• Nenhum resultado encontrado

Apresentação dos resultados

3. Resultados

3.1 Apresentação dos resultados

Os primeiros códigos evidenciados nos conteúdos narrativos deste estudo, destacados dos

dados das entrevistas e dos extratos dos livros, estão apresentados na tabela 5. Para cada questão do guião da entrevista, numa primeira fase, foram demarcados extratos das narrativas, manualmente, e apontados os primeiros códigos para cada questão.

Tabela 5 - Os primeiros códigos extraídos das narrativas deste estudo.

Questões Os primeiros códigos

1 – Fale sobre a sua experiência com o cancro a partir do diagnóstico da doença.

2 – Como passou a gerir/administrar a sua vida após o diagnóstico da doença?

3 – Que impacto teve a doença, do cancro na sua vida? 4 – Fale sobre as transformações que ocorreram na sua vida; com e após o cancro, a nível pessoal, familiar e social.

5 – Como era a sua vida antes do cancro e como é agora? O que mudou?

6 – Alguma história ou comentário que gostasse de referir?

Posicionamento médico; suporte familiar; 1ª reação; Sentimentos: medo, tristeza, desespero, angústia; motivação; persistência; desgaste físico e psicológico; informação da doença; perdas e afastamento de pessoas próximas; tomada de decisão.

Enfrentar a doença; cirurgia e tratamentos; afastamento e redução no trabalho.

Forças para lutar; medo de morrer, auto-imagem; sexualidade; maior impacto.

Valorização da vida; consciencialização da doença;

Valorização da família; prevenção da saúde; sensibilização emotiva; efeitos secundários; projetos futuros; adaptação; recuperação e recaída. Fé e espiritualidade.

Maturação; incertezas; medo da dor e invalidez; experiência a ajudar outros doentes.

Numa primeira fase, foram identificados, manualmente, 34 códigos diferentes, que foram destacados com um marcador do computador por cores diversas (ver anexo C), os quais estão

31

representados na tabela acima. Deste modo, estão indicados no parágrafo a seguir, os códigos e as cores de cada código identificado nesta primeira fase da análise temática:

Posicionamento, informação, relação, suporte médico e multidisciplinar (verde); Apoio/suporte do cônjuge, amigos e familiares (magenta claro); Tomada de decisão (azul claro); Sentimentos: medo, tristeza, desespero, angústia (verde claro); Motivação (laranja – gráfico 10); Persistência (Vermelho 6); Desgaste físico/psicológico (castanho 3); Informação/diagnóstico da doença (amarelo); Afastamento de pessoas próximas (bordeaux); Primeiras reações (azul); Cirurgia e tratamentos (violeta escuro); Afastamento/redução trabalho (amarelo 3); Manter-se ocupada (laranja 3); Medo de morrer (verde 6); Autoidentidade, autoimagem (cinza 60%); Sexualidade (azul 2); Maior impacto (ciano claro); Aspetos positivo (vermelho 6); Aspetos negativo (amarelo 5); Valorização da vida (bordo – gráfico 5); Consciencialização da doença (turquesa 3); Esperança (azul 4); Estratégias de coping (amarelo 2); Mudanças à nível: pessoal, familiar e social (verde 2); Sensibilização emotiva (vermelho); Efeitos secundários (cinza 20%); Adaptação (azul 8); Recuperação e recaída (vermelho 1); Fé e espiritualidade (laranja 1); Outras experiências da doença (Magenta 4); Dilema ético (vermelho 7); Incertezas (verde – gráfico 8); Medo da dor e invalidez (vermelho 2); Experiência a ajudar outros doentes (turquesa 7).

Numa segunda fase, após ter sido feita uma revisão dos primeiros códigos encontrados na base de dados deste estudo, alguns destes códigos foram eliminados, alguns foram agrupados de modo a formar temas e subtemas e outros foram reestruturados. Seguidamente, numa terceira fase, destacaram-se temas e subtemas que melhor respondem às questões de investigação deste estudo, numa decisão tomada pelo investigador. Na tabela a seguir, estão representados os temas e subtemas desta fase de análise.

Tabela 6 – Número de vezes, que cada tema e subtema aparecem nas narrativas.

Temas Frases por

temas

Subtemas Frases por subtemas

Total de temas

1 – Impacto do

cancro 26 a) b) Diagnóstico da doença Sexualidade c) Recuperação e recaída

2 33

8 69

2 – Mudanças e

transformações a) Nível pessoalb) Nível familiar c) Nível social

37 5

13 55

3 – Suporte

multidisciplinar a) Interação médica b) Posicionamento médico c) Relação com equipa multidisciplinar

6 23 11

40

32 c) amigos

d) outras pessoas 10 8 50

5 - Efeitos

secundários a) Durante o tratamentob) Após o tratamento 22 14 36 6 - Sensibilização

emotiva 12 a) Medo da dor e da morte b) Desespero e angústia c) Desgaste físico e psicológico d) Confusão e incertezas 10 22 18 15 77

7 - Auto identidade a) Imagem corporal 19 19

8 - Outros a) Dilema ético

b) Histórico familiar c) Esperança d) Perdas e afastamentos e) Aspetos positivo 7 9 10 8 14 48

Nesta tabela, apresentou-se o número de vezes que cada possível tema e subtema foram encontrados nas narrativas dos participantes deste estudo. Posteriormente a este processo, prosseguiu-se com a análise para a redefinição dos temas e subtemas finais da investigação.

O “impacto do cancro” foi o segundo maior tema de destaque retirado das narrativas, acompanhado dos subtemas: o «diagnóstico da doença», um dos assuntos mais abordados e a «sexualidade» o menos abordado, sendo este eliminado por não ser um dos subtemas relevantes para este estudo.

No tema “mudanças e transformações” que se subdividiu em três níveis: pessoal, familiar e social, houve uma mudança mais enfatizada a nível pessoal e menos focada a nível familiar.

O tema “suporte multidisciplinar”, correspondente ao apoio e suporte prestado ao indivíduo desde o diagnóstico do cancro até a fase final da doença, foi agrupado no tema “apoio na doença”, tal como os subtemas do mesmo.

No decorrer das narrativas, nos extratos narrados, referentes ao tema “efeitos secundários” foi mais enfatizado o subtema «após o tratamento» do que «durante o tratamento».

Os temas “efeitos secundários” e “sensibilização emotiva”, foram dois dos assuntos mais abordados pelos participantes deste estudo, merecendo maior destaque os subtemas: «desespero e angústia» e «desgaste físico e psicológico.»

O tema “auto-identidade” e subtema «imagem corporal» foram aglomerados no tema “impacto do cancro”, por também estar relacionado com o impacto que a doença causa nas pessoas.

Como indicado no processo de análise, houve alguns temas que não se encaixavam bem em alguns temas elaborados. Com isso, criou-se um tema chamado “outros” que inclui os subtemas: «dilema ético», «histórico familiar», «esperança», «perdas e afastamentos» e «aspetos positivo.»

33

Na fase três, o investigador tomou a decisão de incluir como temas principais e finais os oito temas destacados e aglomerados por subtemas na fase 2.

Na quarta fase, ocorreu outro processo de redefinição dos temas, sendo que dos oito temas, eliminaram-se dois, passando a ser seis temas principais. Deste modo, o tema “auto-identidade”, juntou-se ao tema “impacto do cancro”, excluindo-se os subtemas “imagem-corporal” e “sexualidade”. Posteriormente, foi feita uma junção do tema “suporte multidisciplinar” com os seus demais subtemas que se transformou num dos subtemas do tema principal “apoio na doença”. Na figura a seguir estão apresentados o mapa conceptual temático, com os temas e subtemas finais da dissertação.

Figura 2 – Mapa conceptual temático das narrativas do cancro

Na figura 2, estão apresentados os seis temas e os vinte e um sub-temas que foram mais condizentes com esta investigação, após terem passado por cinco fases de análises descritas nos processos anteriores, sendo que, na quinta fase após a redefinição e nomeação dos temas e sub- temas finais, estes foram analisados individualmente em consonância com a história de cada participante, sendo relacionados com as histórias em geral e com as questões de investigação (1 - Quais os maiores impactos causados pelo cancro, no diagnóstico, tratamento e pós-diagnóstico da doença? 2 – Como é que o indivíduo enfrenta e age “na luta” contra o cancro? E quais as transformações sofridas a nível pessoal, familiar e social?).

Por fim, na última fase do processo de análise, apresenta-se o relatório final da análise dos resultados desta investigação, destacado na discussão dos resultados.

Impacto do cancro Diagnóstico da doença; Auto-identidade; Recuperação e recaída. Mudanças e transformações Nível pessoal; Nível familiar; Nível Social. Sensibilização emotiva

Medo de morrer e da dor; Desespero e angústia; Desgaste físico e psicológico; Confusão e incertezas. Apoio na doença Equipa multidisciplinar; Cônjuge; Família; Amigos; Outras pessoas. Efeitos secundários Durante o tratamento; Após o tratamento. Outros Dilema ético; Histórico familiar; Esperança; Perdas e afastamento; Aspetos positivos.

34

Documentos relacionados