• Nenhum resultado encontrado

APRESENTAÇÃO DOS USUÁRIOS

3 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS E DISCUSSÃO

3.2 APRESENTAÇÃO DOS USUÁRIOS

Os usuários envolvidos na pesquisa foram identificados com os seguintes nomes: Chico, João, Lalica, Juca, Rosa, Tudinha, Maria, Tanásia, Talapa, Lessa, Bonifácio. Estes foram extraídos do livro “Contos Gauchescos”, do escritor pelotense Simões Lopes Neto, e consistem em personagens principais dos seguintes contos: O Jogo do Osso, O Mate de João Cardoso, Os Cabelos da China, O Negro Bonifácio, No Manantial, Melância e Coco Verde, e Deve um Queijo.

A caracterização dos usuários fornece subsídios importantes para estudar o acolhimento porque se pode através deles identificar como se processou o atendimento a partir das necessidades e como foi a relação usuário/profissional.

Onze usuários fizeram parte da observação no momento do acolhimento, sendo 10 entrevistados. Apenas um não foi entrevistado porque era fora da área de abrangência do CAPS Castelo, não atendendo aos critérios estabelecidos para a seleção dos sujeitos.

O Quadro 4 apresenta os usuários através de dados de identificação como idade, escolaridade, ocupação e necessidade que o levou a procurar o serviço. De acordo com Matumoto (1998), o conhecimento de dados como sexo, idade, ocupação/situação, de onde veio encaminhado e sua necessidade, é pertinente para o estudo do acolhimento no sentido de desencadear uma reflexão sobre estas características e a relação com as ofertas de ações em saúde.

Quadro 4– Apresentação dos usuários acolhidos

Nome Idade Escolaridade Ocupação/

situação Unidade que o encaminhou Necessidade

Chico 33 2º grau

incompleto Operário Assistente social do serviço que

trabalha

Crise de ansiedade e uso de drogas

João 55 1º grau

incompleto Aposentado Não encaminhado veio Alcoolismo

Lalica 17 1º grau

incompleto Estudante Parente usuário de Falta de memória, problemas de concentração na

escola

Juca 68 1º grau

incompleto Aposentado Parente usuário de Insônia, cansaço e inquietação

Rosa 43 3º grau completo Doméstica Médico

Particular cansaço, insônia, falta Falta de memória, de apetite

Tudinha 37 1º grau

incompleto Desempregada Não encaminhado veio pensamentos suicidas Depressão e

Maria 55 1º grau

incompleto Doméstica Unidade de Saúde Básica Depressão e falta de memória Tanásia 52 1º grau completo Do lar Médico

Talapa 57 1º grau completo Do lar Hospital

Psiquiátrico Não estava tomando os medicamentos, início de uma crise

psicótica

Lessa 26 1º grau

incompleto Guardador de Carro Unidade Básica de Saúde Ingestão de álcool com remédios controlados Bonifácio 34 2º grau incompleto Desempregado Hospital Psiquiátrico Alcoolismo, egresso do hospital psiquiátrico

Na distribuição em relação ao sexo dos usuários acolhidos, observei que houve uma pequena diferença entre os sexos, 5 homens e 6 mulheres. Em relação à idade, a faixa etária variou de 17 a 68, destaco o predomínio da faixa etária de 30 a 60 anos, característica de uma demanda em idade produtiva. Na questão em relação à ocupação, 4 trabalhavam, 2 eram aposentados, 2 do lar, 2 estavam desempregados, 1 era estudante.

Dentre os usuários acolhidos que trabalhavam, Chico estava de licença saúde, Maria trabalhava meio período, Lessa trabalhava no período da noite, e apenas Rosa trabalhava tempo integral. Estes dados foram levados em conta pelos profissionais durante a decisão das ofertas e da disponibilização do cardápio.

Um usuário aposentado - Juca - procurou o CAPS Castelo para poder distrair-se trabalhando na oficina de madeira. E uma usuária desempregada - Tudinha - foi ao CAPS Castelo procurando, além de resolver sua necessidade, também ajuda para arrumar um emprego ou conseguir um benefício de auxílio doença, para poder ter uma renda e sustentar o filho.

Apenas 1 dos usuários, Tanásia, não era da área de abrangência do CAPS Castelo, os CAPS são serviços de referência e trabalham com a lógica de regionalização e da territorialização.

Faz-se necessário, neste momento, definir alguns conceitos, como o de área de abrangência ou adscrita, que é toda a área delimitada, onde a equipe do CAPS Castelo atua e onde a população residente nesta área está sob sua responsabilidade. Os serviços de referência ou especializados, que são aqueles que têm como característica atender à população, através do encaminhamento de outros serviços da rede de saúde, caracterizam-se por serem um setor de atendimento secundário.

Já a regionalização trata-se de um processo de delimitação de uma região geográfica do município, onde existe a coordenação entre estes três setores - primário, secundário e terciário. Com a regionalização existe um vínculo bem estabelecido entre a atenção primária, a secundária e a terciária, estes serviços são organizados conforme as necessidades da população e são projetados de forma que existam profissionais e unidades suficientes em cada nível, para cuidar das necessidades naquele nível (Starfield, 2002). No caso o CAPS, fica responsável pela saúde da população desta região, sendo um local de referência da atenção à saúde mental.

A territorialização trata-se de um processo de apropriação do espaço local por parte da equipe de saúde, esta apropriação do espaço local é fundamental, pois compreende sua inserção, e nesse espaço os profissionais de saúde e população podem desencadear processos de mudança das práticas de saúde, tornando-as mais adequadas aos problemas concretos daquela realidade local, no processo saúde-doença, é também nesse espaço local que se materializa a possibilidade de construção de novas práticas sociais, enquanto proposta de ação para o controle social dos serviços de saúde (Mendes et al., 1995).

Dos 11 usuários observados, 4 chegaram ao CAPS Castelo acompanhados. João chegou acompanhado na primeira vez, pela empregada doméstica

da irmã e em sua segunda ida ao Castelo foi acompanhado pela irmã. Lalica foi ao Castelo acompanhado de sua mãe e na outra ida ao serviço foi com a sua irmã. Já Tanásia chegou ao Castelo acompanhada por sua irmã e Talapa chegou ao CAPS Castelo acompanhada de sua filha.

A questão da necessidade de encaminhamento para o CAPS Castelo não é rígida, pois dois usuários foram atendidos, sem um encaminhamento prévio, e dois eram parentes de usuário.