• Nenhum resultado encontrado

VÁRIOS PARTE

B ARBOSA M ONTANHA

I. D. Maria-Cláudia-Ernesta Montanha

Bap. na freg. de Vitória da vila de Estremoz, arcebispado de Évora.

Casou em Valência de Alcântara, Espanha, com o Capitão Luiz-António Barbo-

sa Ribeiro, bap. na freg. de Povos.

Moravam na rua das Pedras em Vila Franca de Xira. Em 1796 eram ambos defuntos.

Filhos:

1(II) Sebastião-José Barbosa Montanha, que segue. 2(II) D. Úrsula-Brígida Barbosa Montanha

Bap. pelo Padre Francisco Ribeiro de Figueiredo na freg. de S. Vicente de Vi- la Franca de Xira em 5 de Março de 176412, sendo padrinho o Desembarga-

dor António-José da Cunha e madrinha D. Ana Manoel.

9 Arquivo Distrital do Porto, registos paroquiais, Matosinhos, livro 8-B, folha 112 verso: “Alfredo: filho

legítimo de João José de Pinho, natural desta freguesia, e de D. Rita Etelvina Martins de Pinho da cidade do Maranhão, moradores na rua Direita desta freguesia. Neto paterno de Manuel António da Silva e de Joana Maria de Pinho, desta freguesia, materno de José Martins de Azevedo da freguesia de Alquotim, bispado de Aveiro e de Francisca Rita Cordeiro do Maranhão; nasceu em o dia 14 do mês de Fevereiro de 1852 e foi baptizado por mim solenemente nesta igreja de Matosinhos em o dia 11 do mês de Abril do dito ano. Foram padrinhos Manuel Francisco de Oliveira da cidade do Pará por quem tocou com procu- ração José António de Pinho desta freguesia e Antónia Maria de Pinho, tia paterna. Testemunhas Manuel António Ribeiro e João José dos Reis (…)”.

10 Arquivo Nacional da Torre do Tombo (A.N.T.T.), Administração Interna, livro 61.

11 http://geneall.net/pt/nome/53843/alfredo-montanha-martins-de-pinho-1-barao-de-burgal/

12 Arquivo Nacional da Torre do Tombo (A.N.T.T.), registos paroquiais, Vila Franca de Xira, freg. de S.

Vicente, livro 18-B, folha 139 verso: “aos 5 de Março de 1764 bap. e pus os santos óleos de (…) o padre Francisco Ribeiro de Figueiredo a Úrsula, filha do Capitão Luiz-António Barbosa Ribeiro, bap. em a freg. de Povos e de D. Maria-Cláudia Barbosa Arneta das Montanhas, bap. em a freg. da Vitória da vila de Estremoz, arcebispado de Évora e recebidos em Valença de Alcântara, reino de Castela. Foi padrinho o

CADERNOS BARÃO DE ARÊDE

Casou em Vila Franca de Xira, na mesma freg. em 4 de Agosto de 179613, nas

casas de seus pais, por estar “em perigo de vida e sem esperança de vencer a gravíssima moléstia em que se achava”, como constava da certidão do Médico Alberto Carneiro de Figueiredo e do Cirurgião Domingos-Joaquim de Olivei- ra, com o Capitão Joaquim-Pedro de Sousa, Cavaleiro da Ordem de Cris- to14, bap. na mesma freg., filho do Capitão-Mor Joaquim-José de Sousa e de

sua mulher D. Caetana-Joaquina de Mascarenhas, e irmão de António- Feliciano de Sousa, 1º Barão de Vila Franca da Restauração15.

Foram padrinhos o Reverendo José-Joaquim de Sousa, irmão do contraente e o Beneficiado Feliciano-Santa-Ana de Faria e Costa, notário apostólico. Filhos:

1(III) D. Maria de Sousa Barbosa Montanha

Bap. na freg. de S. Vicente de Vila Franca de Xira em 15 de Fevereiro de 179216.

2(III) D. Mariana de Sousa Barbosa Montanha

Bap. na freg. de S. Vicente de Vila Franca de Xira em 4 de Outubro de 1793.17

3(III) Joaquim-Pedro de Sousa Barbosa Montanha

Bap. na freg. de S. Vicente de Vila Franca de Xira em 2 de Novembro de 179418, sendo padrinhos os Padres Luiz-António Gonçalves Borges

e Manoel de Andrade Aranha.

Desembargador António-José da Cunha. Tocou por ele Luiz Barbosa de Andrade. Madrinha D. Ana Manoel, tocou por ela Manuel-Francisco Pereira de Meneses.”

13 A.N.T.T., registos paroquiais, Vila Franca de Xira, freg. de S. Vicente, livro 10-C, folha 268: “aos 4 de

Agosto de 1796, estando em perigo de vida e sem esperança de vencer a gravíssima moléstia em que se achava Dona Úrsula-Brízida Barbosa Montanha, como me constou da certidão do Médico Alberto Car- neiro de Figueiredo e do Cirurgião Domingos-Joaquim de Oliveira. Neste perigoso estado nas casas de seus pais na rua das Pedras desta vila na minha presença e das testemunhas abaixo assinadas na forma do Sagrado Concilio Tridentino e Constituição deste patriarcado se receberam por marido e mulher o Capi- tão Joaquim-Pedro de Sousa, filho do Capitão-Mor Joaquim-José de Sousa e de Dona Caetana-Joaquina Mascarenhas com a dita Dona Úrsula-Brízida Barbosa Montanha, filha do Capitão Luiz-António Barbosa Ribeiro e de Dona Maria-Cláudia-Ernesta Montanha, já defuntos: ambos os contraentes solteiros, natu- rais e baptizados e moradores nesta freg. e na mesma cumpriram sempre com os preceitos (…); e de como se receberam na forma sobredita precedendo dispensa de banhos por sua Eminência afim da ne- cessidade de (…) e legitimação: de (…) se receberam. Como fica dito e tudo na presença das testemunhas o Reverendo José-Joaquim de Sousa, irmão do contraente e o Beneficiado Feliciano-Santa-Ana Faria e Costa, notário apostólico e outras muitas pessoas …”

14 A.N.T.T., Habilitações da Ordem de Cristo, letra I, maço 52, nº 6.

15 Affonso, Domingos de Araújo, “Livro de Oiro da Nobreza de Portugal”, pág. 522.

16 A.N.T.T., registos paroquiais, Vila Franca de Xira, freg. de S Vicente, livro 21-B, folha 237 verso. 17 A.N.T.T., registos paroquiais, Vila Franca de Xira, freg. de S. Vicente, livro 21-B, folha 238.

18 A.N.T.T., registos paroquiais, Vila Franca de Xira, freg. de S. Vicente, livro 21-B, folha 238: “aos 2 de

| 83

CADERNOS BARÃO DE ARÊDE

Em 1810, em Évora, pede para ser dispensado da tropa pois tem uma casa e lavoura em Vila Franca, é filho único e tem que ajudar sua Mãe e padrasto. Em 29 de Setembro de 1823 recebe a Medalha da Fidelidade. Alferes em 1825. Tenente em 1827. Tenente de Cavalaria em 28 de Se- tembro de 1828. Desliga-se por decreto de 27 de Maio de 1828 por não ser afecto ao sistema da usurpação e sim ao da legitimidade. Morreu em 15 de Maio de 1837, sendo Capitão adido ao forte da Cruz Quebrada, Cavaleiro da Ordem de Cristo19.

II. Sebastião-José Barbosa Montanha Nasceu em Vila Franca de Xira.

Casou, pela primeira vez, com D. Maria-José de Moniz, na freg. de S. Pedro de Alcântara, Lisboa.

Casou, pela segunda vez, a 18 de Dezembro de 1818 na freg. de S. Vicente de Fo- ra, Lisboa20, com D. Ana-da-Madre-de-Deus de Campos Limpo Figueiredo e Melo, filha do Desembargador António de Campos Limpo Figueiredo e Melo e de

sua mulher D. Ana-Teodora-Tibúrcia de Ataíde Pimentel, sendo testemunhas Joa- quim-Rafael do Vale e António Falé da Silveira Barreto.

filho do capitão Joaquim Pedro de Sousa e de dona Úrsula Brízida Montanha que depois foram recebidos nesta freguesia e foi tido este menino antes do matrimónio: fui eu padrinho e o padre Manoel de Andrade Aranha …”

19 Arquivo Histórico Militar (A.H.M.), Joaquim Pedro de Sousa Barbosa Montanha, caixa 520: “ 1810-em

Évora pede para ser dispensado da tropa pois tem uma casa e lavoura em Vila Franca, é filho único e tem que ajudar sua Mãe e padrasto; 1819-tem 22 anos, é solteiro, sem filhos, Santarém, passou as licenças em Évora; 1820-23 anos; 1823-29 de Setembro medalha da fidelidade; 1825-28 anos, alferes, nat. de Vila Franca de Xira; 1827-tenente, nat. de Vila Franca de Xira; 1828-em 28 de Setembro tenente de cavalaria, desliga-se por decreto de 27 de Maio de 1828 por não ser afecto ao sistema da usurpação e sim ao da legitimidade; 1837-39 anos, capitão adido ao forte da Cruz Quebrada, Cavaleiro da Ordem de Cristo; 1837- 15 de Maio morre com sífilis.”

20 A.N.T.T., registos paroquiais, Lisboa, freg. de S. Vicente de Fora, livro 7-C, folha 102 verso: “aos 18

dias do mês de Dezembro do ano de 1818, nesta paroquial de S. Vicente de Fora em minha presença e das testemunhas em baixo declaradas e assinadas se receberam com palavras de presente na forma do Sagrado Concilio de Trento e Constituição deste patriarcado por marido e mulher Sebastião José Barboza Montanha juiz dos direitos reais em V. Franca de Xira e da mesma natural viúvo de D. Maria José de Moniz sepultada na freg. de S. Vicente Mártir da mesma Vila Franca de Xira deste patriarcado e recebidos em S. Pedro de Alcântara e morador em a dita vila na freg. de S. Vicente Mártir a onde tem as desobrigas de estilo. Ilustríssima D. Ana da Madre de Deus de Campos Limpo Figueiredo e Melo, filha legítima do desembargador António de Campos Limpo Figueiredo e Melo já defunto e da Ilustríssima D. Ana Teo- dora Tiburcia de Ataíde Pimentel nat. e bap. em S. Vicente de Fora e moradora na mesma a onde tem desobrigas de estilo. Foram testemunhas presentes além de outras que estavam presentes Joaquim Rafael do Vale e António Falé da Silveira Barreto.”

CADERNOS BARÃO DE ARÊDE

Foi Juiz das Sizas de Vila Franca de Xira em 178921.

Filhos do 1º casamento:

1(III) Joaquim-José Barbosa Montanha22, que segue.

2(III) D. Constança-Fausta Barbosa Montanha23

Nasceu na freguesia de S. Vicente Mártir, Vila Franca de Xira.

Casou na freguesia de S. Paulo, Lisboa, a 30 de Outubro de 1810, com An-

tónio Fallé da Silveira Barreto24, natural de Évora, filho de José Valentim

e de sua mulher Jerónima Luísa. Filhos:

1(IV) D. Emília-Fausta Fallé Barreto25

Casou, pela 1ª vez, na freguesia da Sé, Lisboa, a 15 de Janeiro de 1848, com Rodrigo de Campos Pereira Barreto26, filho de João de Campos

Pereira Barreto, juiz de direito da 5ª vara da Comarca de Lisboa, e de sua mulher D. Mariana-Júlia de Campos Pereira Barreto.

Casou, pela 2ª vez, na freguesia da Madalena, Lisboa, a 13 de Dezem- bro de 1853, com José Lino Nunes de Moura27, que nasceu na fre-

guesia de S. Tomé, Lisboa, a 25 de Setembro de 1829, filho de Pasco- al-José de Moura, que nasceu no Priorado do Crato, vila Amieira, São Tiago Maior a 23 de Março de 1793, e de sua 1ª mulher D. Ana- Inácia-Genoveva Borja, que nasceu na freguesia de S. Miguel de Al- fama, Lisboa, a 1 de Março de 1788, fila de José Francisco Borges28.

Filha do 1º casamento: 1(V) D. Adelina29

Nasceu na freguesia de São Vicente de Fora, Lisboa, a 11 de Novembro de 1848.

2(IV) António Fallé da Silveira Barreto30

Nasceu na freguesia de S. Tiago, Lisboa.

21 A.N.T.T., Sebastião José Barbosa Montanha, carta de oficio de juiz das sisas de Vila Franca de Xira, D.

Maria I, livro 25, folha 48 verso, 7 de Fevereiro de 1792.

22 http://geneall.net/pt/nome/506245/joaquim-jose-barbosa-montanha/ 23 http://geneall.net/pt/nome/2216534/constanca-fausta-barbosa-montanha/ 24 http://geneall.net/pt/nome/2216533/antonio-fale-da-silveira-barreto/ 25 http://geneall.net/pt/nome/2236356/emilia-fausta-falle-barreto/ 26 http://geneall.net/pt/nome/2257268/rodrigo-de-campos-pereira-barreto/ 27 http://geneall.net/pt/nome/2176481/jose-lino-nunes-de-moura/

28 Ver Borjas, de Lisboa, freguesia de São Miguel de Alfama, rua de Castelo Picão. 29 http://geneall.net/pt/nome/2267936/adelina/

| 85

CADERNOS BARÃO DE ARÊDE

Casou na freguesia de S. Cristóvão, Lisboa, a 9 de Março de 1850, com D. Maria-Alexandrina Verde, filha de António-José Verde e de sua mulher Joana-Rosa de Cristo.

Coronel, à data do seu casamento era tenente de Caçadores nº 6. III. Joaquim-José Barbosa Montanha

Nasceu na freguesia de São Vicente Mártir, Vila Franca de Xira. Casou com D. Joaquina-Ludovina Gil Tarouca

BORJAS, de Lisboa, São Miguel de Alfama, Rua do Castelo Picão31

I.

Jorge Francisco

Casou com Maria Lopes. Filho:

II.

Tomé Lopes

Natural de Alcanena, Bugalhos, freguesia de Nossa Senhora da Graça.

Casou com Catarina de Paiva, natural da vila de Estarreja, freguesia de São Tia- go Beduído, filha de Luís de Paiva e de sua mulher Águeda Migueis.

Filho:

III.

António Lopes de Almeida

Nasceu em Lisboa, na freguesia da Conceição, onde foi baptizado a 5.7.1713. Casou em Lisboa, na freguesia São Miguel de Alfama, a 17.2.1738, sendo teste- munhas António de Abreu Lima e Luís de Loureiro, com Tomásia Joaquina de

Sousa, natural de Lisboa, freguesia da Madalena, filha de António Lopes Valente

e de sua mulher Francisca de Sousa. Filhos:

1(IV) Plácido

Nasceu em Lisboa, na freguesia de São Salvador, onde foi baptizado a 30.11.1739, sendo padrinho Manuel Rodrigues Verdelho.

2(IV) António

Nasceu em Lisboa, na freguesia de São Salvador, onde foi baptizado a 29.01.1741, sendo padrinho António Mexia Barbosa.

3(IV) José Francisco de Borja (ou de Borges), que segue.

31 Este capítulo é totalmente baseado nas mensagens de Vasco Quintanilha Fernandes no tópico Borjas,

de Lisboa, São Miguel de Alfama, Rua de Castelo Picão no fórum do geneall.net http://geneall.net/pt/forum/165119/borjas-de-lisboa-sao-miguel-de-alfama-rua-de-castelo-picao/#a367054

CADERNOS BARÃO DE ARÊDE

4(IV) Catarina

Nasceu em Lisboa, na freguesia de São Salvador, onde foi baptizada a 1.1.1745, sendo padrinho Manuel de Sena, cirurgião, e madrinha Soror Cae- tana de Jesus, religiosa no Convento de São Salvador de Lisboa.

5(IV) António

Nasceu em Lisboa, na freguesia de São Salvador, onde foi baptizado a 13.6.1747, sendo padrinho Francisco Xavier.

6(IV) Rosa

Gémea da seguinte, nasceu em Lisboa, na freguesia de São Salvador, onde foi baptizada a 24.11.1748, sendo padrinho José Martim.

7(IV) Ana

Gémea da anterior, nasceu em Lisboa, na freguesia de São Salvador, onde foi baptizada a 24.11.1748, sendo padrinho José Martim.

IV.

José Francisco de Borja (ou de Borges)32

Morador no Beco de Santa Helena, na freguesia de São Miguel de Alfama. Natural de Lisboa, da freguesia de São Salvador, onde foi baptizado a 11.11.1742, sendo padrinho António Mexia Barbosa.

Casou duas vezes:

A 1.ª com Ana Rita Genoveva (de Borges), falecida na freguesia de São Miguel