• Nenhum resultado encontrado

VÁRIOS PARTE

A PONTAMENTOS V ÁRIOS

PARTE I

por Francisco Montanha Rebelo

Mais uma vez fui ao conjunto de documentos que acumulei ao longo de 20 anos de pesquisa, nesta paixão que é a genealogia, e descobri uma série de capítulos sobre várias famílias que tenho vindo a estudar, uns mais completos do que outros. Aqui os publico, na esperança e com o desejo que estes possam ser de alguma utilidade para os leitores. São eles:

Ataídes, de Lisboa / Barão do Burgal / Barbosa Montanha / Borjas, de Lisboa, São Miguel de Alfama, Rua de Castelo Picão / Campos Ribeiro, de Leiria / Carreira Moniz - Carreira Viçoso / Cordeiro / Costa Montanha, de Leomil / Ferrari, de Génova / Gneco / Guedes Montanha

ATAÍDES, de Lisboa

I. João-Baptista Monteiro Casou com Catarina Soares. Filho:

II. António Monteiro de Ataíde

Baptizado em 30 de Janeiro de 1689 na freguesia de Nossa Senhora da Encarna- ção1, Lisboa, pelo padre João Leite de Aguiar, sendo padrinho Domingos Gonçal-

ves Franco.

Casou na freguesia de Santa Marinha2, Lisboa, com mandato do juiz dos casamen-

tos Manuel de Freitas Faleiro, em 11 de Outubro de 1718, com D. Maria-Joana-

Teodora de Azevedo, filha de Luiz Soares da Ribeira, baptizado na freguesia de

1 Arquivo Nacional da Torre do Tombo (A.N.T.T.), registos paroquiais, freguesia da Encarnação, Lisboa,

livro 9-B, folha 49 verso: ”aos 30 dias do mês de Janeiro de 1689 baptizou o padre João Leite de Aguiar cura ao presente nesta freguesia a António filho de João Baptista Monteiro e de Catarina Soares. Padri- nho: Domingos Gonçalves Franco.”

2 A.N.T.T., registos paroquiais, freguesia de Santa Marinha, Lisboa, livro 1-C, folha 62 verso: “aos 11 dias

do mês de Outubro de 1718 nesta igreja de Santa Marinha se receberam por marido e mulher com man- dado do (…) juiz dos casamentos Manuel de Freitas Faleiro e tendo os mais banhos correntes (…) Antó- nio Monteiro de Ataíde filho de João Baptista Monteiro e de sua mulher Catarina Soares, baptizado na freguesia de Nossa Senhora da Encarnação de Lisboa Ocidental e morador nesta freguesia e Maria Joana Teodora, filha de Luiz Soares da Ribeira e de Luisa Teresa da Costa, baptizada na freguesia de São Miguel de Alfama de Lisboa Oriental, moradora na freguesia de Santa Engrácia. Padrinhos: João Tavares, Jacinto Luiz Vieira de Almada, Silvestre Henriques (…).”

| 79

CADERNOS BARÃO DE ARÊDE

Santa Justa, Lisboa, F.C.A.3 para Soares de Toledo, teve alvará de serventia de al-

moxarifado na junta do comércio4 (filho do drº António-Paulo Soares e neto do

drº Leonardo-Paulo Soares), e de sua mulher Luisa-Teresa da Costa, baptizada na freguesia de São Vicente de Fora, ambos moradores na freguesia de São Miguel de Alfama, Lisboa.

Eram ambos moradores na freguesia de Santa Engrácia. Foram padrinhos João Tavares, Jacinto Luiz Vieira de Almada e Silvestre Henriques.

D. Maria-Joana-Teodora de Azevedo nasceu a 17 de Junho de 1697 e foi baptizada a 28 do mesmo mês na freguesia de São Miguel de Alfama5, Lisboa, pelo padre te-

soureiro João Marques de Figueiredo, sendo padrinho o padre Cipriano Gomes Claro, sacerdote do hábito de São Pedro.

Filha:

III. D. Maria-Caetana de Azevedo e Ataíde

Foi baptizada em 26 de Julho de 1735 na freguesia de São Tomé6, Lisboa, pelo

prior Francisco Gomes; foi padrinho João Mendes de Faria, morador às escadinhas do Carmo e madrinhas Nossa Senhora do Rosário e D. Maria-Micaela da Silva. Casou em Lisboa, na freguesia da Encarnação, em 7 de Setembro de 1754, em pre- sença do reverendo Vicente Ferreira Rolim coadjutor que era na dita igreja, com

Alexandre-José Montanha, morador nesta freguesia e baptizado na freguesia de

Nossa Senhora da Pena, filho de José da Costa Montanha, baptizado na freguesia de Santa Catarina do Monte Sinai e de Dona Leocádia-Teresa-Rosa, baptizada na freguesia de Nossa Senhora das Areias da vila da Pederneira, “… e por se queimar o livro em que estava lançado este assento no incêndio que se seguiu ao terramoto do ano de 1755 e recorrendo o contraente ao drº José Mendes da Costa, desem- bargador de relação eclesiástica que está servindo de vigário geral lhe mandasse abrir novo assento e mandando o dito senhor informar o reverendo pároco o fez

3 Sousa Machado, “Brasões Inéditos”, nº 488, 22 de Novembro de 1638.

4 A.N.T.T., Registo Geral de Mercês, Luis Soares da Ribeira, alvará de serventia do almoxarifado na Junta

do Comércio, D.Pedro II, livro 14, folha 78 verso, 10 de Março de 1700.

5 A.N.T.T., registos paroquiais, freguesia de São Miguel de Alfama, Lisboa, livro 3-B, folha 117 verso:

“em os 28 dias do mês de Junho de 1697 anos de minha licença o padre tesoureiro João Marques de Figueiredo, baptizou e pôs os Santos Óleos a Joana, nascida em os 17 dias do dito mês, filha de Luiz Soares da Ribeira e de sua mulher Luisa Teresa da Costa, ambos naturais desta cidade, ele baptizado na freguesia de Santa Justa e ela na de São Vicente de Fora, moradores nesta da Rigueixa, foi padrinho o padre Cipriano Gomes Claro, sacerdote do hábito de São Pedro de que fiz este assento (…).”

6 A.N.T.T., registos paroquiais, freguesia de São Tomé, Lisboa, livro 2-B, folha 149: “em os 26 dias do

mês de Julho de 1735 baptizei solenemente a Maria, filha de António Monteiro de Ataíde, natural e bapti- zado na freguesia de Nossa Senhora da Encarnação da igreja nova do Alecrim do patriarcado, e de sua mulher D. Joana Teodora de Azevedo, natural e baptizada na freguesia de São Miguel de Alfama. Foi padrinho João Mendes de Faria, morador às escadinhas do Carmo. Madrinha Nossa Senhora do Rosário (…) e foi mais madrinha D. Maria Micaela da Silva.”

CADERNOS BARÃO DE ARÊDE

com os banhos que escaparam do dito incêndio e a vista da dita informação man- dou por seu despacho se lavrasse este novo assento que lancei e assinei nos 17 de Agosto de 1771.”7 C.g.

BARÃO DO BURGAL

I. António-José da Silva

Casado com Ana-Maria-de-Jesus e Silva. Filho:

II. Manuel-António da Silva Natural de Matosinhos.

Casou com Joana Maria de Pinho, também natural de Matosinhos. Em 1852 eram moradores na rua Direita da freguesia de Matosinhos. Filho:

III. João-José de Pinho Nasceu em Matosinhos8.

Casou com D. Rita-Etelvina Martins de Pinho, nasceu na cidade do Mara- nhão, filha de José Martins de Azevedo, natural da freguesia de Alquotim, bispa- do de Aveiro e de sua mulher Francisca-Rita Cordeiro, natural do Maranhão. Filho:

IV. Alfredo Montanha Martins de Pinho

7 A.N.T.T., registos paroquiais, freguesia da Encarnação, Lisboa, livro 10-C, folha 224 verso: “aos 7 dias

do mês de Setembro de 1754 nesta igreja em presença do reverendo Vicente Ferreira Rolim coadjutor que era na dita igreja com papéis correntes se receberam por palavras de presente por marido e mulher como manda a Santa Madre Igreja de Roma Alexandre José Montanha, morador nesta freguesia e bapti- zado na freguesia de Nossa Senhora da Pena desta cidade, filho de José da Costa Montanha, baptizado na freguesia de Santa Catarina do Monte Sinai e de Dona Leocádia Teresa Rosa, baptizada na freguesia de Nossa Senhora das Areias da vila da Pederneira; com Dona Maria Caetana de Azevedo moradora na freguesia de Santa Catarina do Monte Sinai baptizada na freguesia de São Tomé desta cidade filha de António Monteiro de Ataíde baptizado nesta freguesia e de sua mulher Dona Joana Teodora de Azevedo baptizada na freguesia de São Miguel de Alfama e recebidos na freguesia de Santa Marinha desta cidade e os pais do contraente foram recebidos nesta de Nossa Senhora da Encarnação; e por se queimar o livro em que estava lançado este assento no incêndio que se seguiu ao terramoto do ano de 1755 e recorrendo o contraente ao drº José Mendes da Costa, desembargador de relação eclesiástica que está servindo de vigário geral lhe mandasse abrir novo assento e mandando o dito senhor informar o reverendo pároco o fez com os banhos que escaparam do dito incêndio e a vista da dita informação mandou por seu despa- cho se lavrasse este novo assento que lancei e assinei nos 17 de Agosto de 1771.”

| 81

CADERNOS BARÃO DE ARÊDE

Nasceu no dia 14 de Fevereiro de 1852 e foi baptizado na igreja de Matosinhos no dia 11 do mês de Abril do dito ano9. Foram padrinhos Manuel Francisco de

Oliveira da cidade do Pará por quem tocou com procuração José António de Pi- nho desta freguesia e Antónia Maria de Pinho, tia paterna. Testemunhas Manuel António Ribeiro e João José dos Reis.

1º Barão do Burgal10 em 8 de Outubro de 1891.

Comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa11 em

1891.

Director do Liceu Literário do Rio de Janeiro. Presidente do Banco Regional do Brasil.