• Nenhum resultado encontrado

Aristides Cimadon e Sebastião Salésio Herdt conduzirão a Acafe pelos próximos dois anos

Os reitores da Unoesc e da Unisul foram eleitos presidente e vice-presidente da associação em assembleia realizada nesta segunda-feira

O Reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, e o Reitor da Unisul, Sebastião Salésio Herdt, foram eleitos nesta segunda-feira como presidente e vice-presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). A eleição ocorreu durante a manhã, em uma assembleia geral realizada na Unoesc Joaçaba, com a presença de

A chapa formada por Cimadon e Salásio foi a única a candidatar-se. A eleição dos dois como principais dirigentes do sistema comunitário de ensino superior de Santa Catarina já era um consenso entre os reitores da Acafe, que nas últimas semanas receberam a visita dos candidatos e puderam discutir a expectativa e as prioridades da entidade para os próximos anos.

Cimadon, que na atual gestão ocupa a função de Vice-presidente da Acafe, lembra que há três frentes de trabalho consideradas prioritárias para o biênio que se estende de junho de 2014 a junho de 2016, período do mandato da próxima gestão: a revisão do planejamento estratégico da associação; a realização de atividades de cooperação entre as instituições comunitárias catarinenses; além do fortalecimento da Acafe enquanto órgão de atuação política na busca de soluções para as dificuldades vivenciadas pelas associadas.

– Queremos transformar a Acafe cada vez mais em uma agência de desenvolvimento do ensino superior, fazendo com que as nossas instituições comunitárias realmente sejam reconhecidas pelo trabalho que fazem no Estado de Santa Catarina – diz o presidente eleito.

Salésio também destaca como principal objetivo da nova gestão o fortalecimento da Acafe, lembrando que a associação atua em um estado descentralizado em termos de ensino superior e que tem no sistema comunitário o principal fator de desenvolvimento.

– Sem dúvida alguma, o papel político da Acafe, do ponto de vista de mostrar essa articulação em todo o Estado, vai ser um diferencial, pois mostra a força e a organização das instituições comunitárias. E um segundo aspecto importante é desenvolvermos esse conceito de universidades comunitárias, que são determinantes para o desenvolvimento regional – afirma.

Os dois assumem as funções para as quais foram eleitos no dia 3 de junho. No dia 19 de junho, na Univali, durante a 24ª Confraternização dos Funcionários e Professores das Fundações Educacionais do Sistema Acafe, ocorrerá uma nova assembleia, em que os dois serão empossados oficialmente.

A assembleia desta segunda-feira foi acompanhada pelo diretor de ensino superior da Secretaria de Estado da Educação, Gilberto Agnolin, e por Vice-reitores e demais dirigentes da Unoesc e das outras instituições associadas à Acafe.

Conselhos deliberativo e fiscal

Além de escolher a presidência e a vice-presidência para o biênio 2014-2016, a

assembleia desta segunda-feira elegeu os integrantes dos conselhos deliberativo e fiscal da associação para o mesmo período.

Os nomes escolhidos para o conselho deliberativo foram os dos professores João Natel Pollonio Machado, da FURB; Mário Cesar dos Santos, da Univali e presidente da Acafe na gestão 2012-2014; Odilon Luiz Poli, da Unochapecó; e Günther Lother Pertschy, da Unifebe.

Já para o conselho fiscal, foram eleitos cinco membros titulares e três suplementes. Os titulares são os professores Adelcio Machado dos Santos, da Uniarp; Elcio Willemann, da Unibave; Solange Salete Sprandel, da UNC; Sandra Furlan, da Univille; e Luiz Carlos Pfleger, da Uniplac. Como suplentes, foram escolhidos os professores Frederico Unterberger, da Católica de Santa Catarina; Gildo Volpato, da Unesc; e Célio Simão Martignago, da Unidavi.

Mandato encerra com duas grandes conquistas

Em um breve balanço da gestão que encerrará no dia 3 de junho, o atual presidente da Acafe, Mário Cesar dos Santos, lembra duas importantes vitórias que foram alcançadas pelo segmento comunitário durante o seu mandato como presidente da associação: a edição da lei que instituiu o Proies e a chamada Lei das Comunitárias, que estabelece o marco regulatório para o funcionamento das instituições comunitárias de ensino

superior.

– [A primeira], um programa de recuperação das instituições de ensino superior que, de certa forma, resolve nosso problema pretérito, nossas pendências fiscais do passado. E o projeto de lei das comunitárias, [...] que vai nos dar uma grande condição de novos recursos, participação em editais, e muito vai ajudar nossas instituições para o futuro – comenta.

Ele lembra que apesar destas conquistas, a nova diretoria da Acafe terá muitos desafios pela frente.

– Os professores Aristides Cimadon e Sebastião Salésio Herdt terão um grande trabalho, pois os desafios são cada vez maiores. A expectativa das nossas comunidades

microrregionais em relação aos trabalhos de ensino, pesquisa, extensão, assistência social, saúde... são muito grandes. Então creio que os desafios para eles são muito maiores do que os que eu tive – diz o professor.

Veículo: Site Prefeitura de Tubarão Data: 26/05/2014

Link: http://www.tubarao.sc.gov.br/secretarias/governo/comunicacao-

social/noticias/forum-parlamentar-discute-conclusao-das-obras-da-oficina-henrique-lage

Fórum Parlamentar discute conclusão das obras da Oficina Henrique

Lage

O fórum foi instalado mobilizando a classe política para que a oficina seja concluída

Os 144 anos do município proporcionaram diversas programações culturais e esportivas aos tubaronenses. Os eventos tiveram sequencia na tarde desta segunda-feira (26), com a instalação do Fórum Parlamentar para tratar da conclusão das obras da Oficina Henrique Lage da Ferrovia Tereza Cristina, realizado no Salão Nobre da Unisul. Comporam a mesa de autoridades o prefeito Olavio Falchetti, representando a Câmara de Vereadores o vereador Júlio César Angelo Rodrigues, o Júlio Kurisquinho, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Felipe Nascimento, o advogado representante da Ferrovia Tereza Cristina João Marcelo Mendes, o diretor da Unisul Campus Tubarão Heitor Wensing, o deputado estadual Ismael dos Santos, o deputado federal Jorge Boeira, ex-deputado federal Leodegar Tiscoski, o presidente da

Associação Empresarial de Tubarão (Acit) Eduardo Nunes e o presidente da Associação dos Micro e Pequenos Empresários (Ampe) Luiz Henrique Dal Molin.

A retirada dos trilhos da avenida Marcolino Martins Cabral é uma questão muito discutida por autoridades e moradores do bairro Oficinas. Em 2002 um convênio, que atualmente está cancelado, foi assinado pela prefeitura com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para a criação da infraestrutura do projeto. Deste convênio apenas a oficina foi iniciada, com 73% da sua obra concluída.

O fórum foi instalado mobilizando a classe política para que a oficina seja concluída e posteriormente, a discussão sobre a retirada dos trilhos da avenida possa ser iniciada. Ao final das discussões, foi decidido entre os participantes que o deputado federal Jorge Boeira ficará responsável pela tomada de contas para avaliar o processo que está na Controladoria Geral da União. A Câmara de Vereadores ficou com encargo de enviar uma solicitação ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para que seja autorizada a criação de uma comissão para realizar a avaliação da obra.

Ainda na noite desta segunda-feira (26), em sequência as comemorações ao aniversário do município, serão entregues títulos de honra ao mérito aos tubaronenses Dilney

Vechi, Fernanda Schmitz Goulart Delgado, Ismael dos Santos, Jaime da mota Corrêa Júnior, José Paulo Garcia, Luissaulo Cunha, Maurício da Silva, Nelson Juliano Schaefer martins e Stélio Cascaes Boabaid.

Também serão homenageados Claudionor Souza dos Santos, Enedir Moraes, João Rodrigues, Jorge Catarino Leonardelli Boeira, Octavio Magri, Rudinei dos Santos Priebe, Ulisses Gabriel e Vânio dos Santos, como cidadãos tubaronenses. Todas as indicações foram realizadas pela Câmara de Vereadores. As homenagens serão realizadas na Uisul, no Centro Integrado de Artes (Bolha).

Nesta terça-feira (27), dia do aniversário do município, será realizada a abertura de três exposições no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick: mostra Zumblick Iluminado, Poesia em Movimento: uma declaração de amor a Tubarão e exposição de fotos antigas de Amadio Vettoretti. As exposições terão início às 19h e finalizarão os eventos em comemoração aos 144 anos de Tubarão.

Veículo: Site Jornal de Piracicaba Data: 26/05/2014

Link:

http://www.jornaldepiracicaba.com.br/capa/default.asp?p=viewnot&cat=viewnot&idnot =218280

Documentos relacionados