• Nenhum resultado encontrado

Servidora do TJDFT que foi catadora de latinhas continua sendo exemplo de superação

A história de vida da servidora do TJDFT, Marilene Lopes, continua emocionando pessoas em todo o Brasil. Há um ano, a servidora da Contadoria virou notícia ao ter sua trajetória publicada no site e divulgada no Facebook do Tribunal, pela Assessoria de Comunicação Social. De lá para cá, foram inúmeras entrevistas para os mais diversos veículos de comunicação locais e nacionais.

Mais recentemente, a história de Marilene foi apresentada pelo Domingo Espetacular, Fala Brasil e Balanço Geral, da TV Record. Ela foi também personagem do programa Meio Ambiente por Inteiro, da TV Justiça; do Jornal Extra, do Rio de Janeiro, e do jornal da Unisul Virtual – Universidade do Sul de Santa Catarina.

Marilene, que já catou latinhas na rua para alimentar os filhos, ingressou no TJDFT por sua dedicação aos estudos. Conta que, com as crianças ainda pequenas, estudava, nas madrugadas, as matérias que poderiam ajudá-la a passar em um concurso público. Quando fez a prova do TJDFT, teve menos de um mês para aprender os conteúdos específicos, mas dedicava-se aos livros durante todo o dia e até o início da madrugada. Deu certo. Marilene hoje é conhecida de todo o Brasil como a servidora que tem uma história capaz de motivar outras pessoas a buscar o estudo como forma de vencer as dificuldades.

Marilene já foi procurada também pela TV Band, Jornal de Brasília, R7, G1, Folha Dirigida, e alguns blogues. Sua história foi replicada aos milhares pela web que, em pesquisa no Google, retorna mais de 1 milhão e 530 mil resultados. De lá para cá, Marilene se tornou conhecida dentro e fora do Tribunal e tem sido reconhecida nas ruas por pessoas que a abordam e cumprimentam – algumas até pedem autógrafo.

Veículo: Portal Unoesc Data: 26/05/2014

Link: http://www.unoesc.edu.br/noticias/single/aristides-cimadon-e-sebastiaeo-salesio- herdt-conduziraeo-a-acafe-pelos-prox

ARISTIDES CIMADON E SEBASTIÃO SALÉSIO HERDT CONDUZIRÃO A ACAFE PELOS PRÓXIMOS DOIS ANOS

Os reitores da Unoesc e da Unisul foram eleitos presidente e vice-presidente da associação em assembleia realizada nesta segunda-feira

O Reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, e o Reitor da Unisul, Sebastião Salésio Herdt, foram eleitos nesta segunda-feira como presidente e vice-presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). A eleição ocorreu durante a manhã, em uma assembleia geral realizada na Unoesc Joaçaba, com a presença de

representantes de 14 das 16 instituições que formam a associação.

A chapa formada por Cimadon e Salásio foi a única a candidatar-se. A eleição dos dois como principais dirigentes do sistema comunitário de ensino superior de Santa Catarina já era um consenso entre os reitores da Acafe, que nas últimas semanas receberam a visita dos candidatos e puderam discutir a expectativa e as prioridades da entidade para os próximos anos.

Cimadon, que na atual gestão ocupa a função de Vice-presidente da Acafe, lembra que há três frentes de trabalho consideradas prioritárias para o biênio que se estende de junho de 2014 a junho de 2016, período do mandato da próxima gestão: a revisão do planejamento estratégico da associação; a realização de atividades de cooperação entre as instituições comunitárias catarinenses; além do fortalecimento da Acafe enquanto órgão de atuação política na busca de soluções para as dificuldades vivenciadas pelas associadas.

– Queremos transformar a Acafe cada vez mais em uma agência de desenvolvimento do ensino superior, fazendo com que as nossas instituições comunitárias realmente sejam reconhecidas pelo trabalho que fazem no Estado de Santa Catarina – diz o presidente eleito.

Salésio também destaca como principal objetivo da nova gestão o fortalecimento da Acafe, lembrando que a associação atua em um estado descentralizado em termos de ensino superior e que tem no sistema comunitário o principal fator de desenvolvimento. – Sem dúvida alguma, o papel político da Acafe, do ponto de vista de mostrar essa articulação em todo o Estado, vai ser um diferencial, pois mostra a força e a organização das instituições comunitárias. E um segundo aspecto importante é desenvolvermos esse conceito de universidades comunitárias, que são determinantes para o desenvolvimento regional – afirma.

Os dois assumem as funções para as quais foram eleitos no dia 3 de junho. No dia 19 de junho, na Univali, durante a 24ª Confraternização dos Funcionários e Professores das

Fundações Educacionais do Sistema Acafe, ocorrerá uma nova assembleia da Acafe, em que os dois serão empossados oficialmente.

A assembleia desta segunda-feira foi acompanhada pelo diretor de ensino superior da Secretaria de Estado da Educação, Gilberto Agnolin, e por Vice-reitores e demais dirigentes da Unoesc e das outras instituições associadas à Acafe.

CONSELHOS DELIBERATIVO E FISCAL

Além de escolher a presidência e a vice-presidência para o biênio 2014-2016, a

assembleia desta segunda-feira elegeu os integrantes dos conselhos deliberativo e fiscal da associação para o mesmo período.

Os nomes escolhidos para o conselho deliberativo foram os dos professores João Natel Pollonio Machado, da FURB; Mário Cesar dos Santos, da Univali e presidente da Acafe na gestão 2012-2014; Odilon Luiz Poli, da Unochapecó; e Günther Lother Pertschy, da Unifebe.

Já para o conselho fiscal, foram eleitos cinco membros titulares e três suplementes. Os titulares são os professores Adelcio Machado dos Santos, da Uniarp; Elcio Willemann, da Unibave; Solange Salete Sprandel, da UNC; Sandra Furlan, da Univille; e Luiz Carlos Pfleger, da Uniplac. Como suplentes, foram escolhidos os professores Frederico Unterberger, da Católica de Santa Catarina; Gildo Volpato, da Unesc; e Célio Simão Martignago, da Unidavi.

MANDATO ATUAL ENCERRA COM DUAS GRANDES CONQUISTAS

Em um breve balanço da gestão que encerrará no dia 3 de junho, o atual presidente da Acafe, Mário Cesar dos Santos, lembra duas importantes vitórias que foram alcançadas pelo segmento comunitário durante o seu mandato como presidente da associação: a edição da lei que instituiu o Proies e a chamada Lei das Comunitárias, que estabelece o marco regulatório para o funcionamento das instituições comunitárias de ensino

superior.

– [A primeira], um programa de recuperação das instituições de ensino superior que, de certa forma, resolve nosso problema pretérito, nossas pendências fiscais do passado. E o projeto de lei das comunitárias, [...] que vai nos dar uma grande condição de novos recursos, participação em editais, e muito vai ajudar nossas instituições para o futuro – comenta.

Ele lembra que apesar destas conquistas, a nova diretoria da Acafe terá muitos desafios pela frente.

– Os professores Aristides Cimadon e Sebastião Salésio Herdt terão um grande trabalho, pois os desafios são cada vez maiores. A expectativa das nossas comunidades

social, saúde... são muito grandes. Então creio que os desafios para eles são muito maiores do que os que eu tive – diz o professor.

Rádio

Veículo: Rádio Tubá Data: 27/05

Horário: 16h20

Assunto: 2ª Insônia Produtiva Entrevistado: Mário Bressan

Televisão

Veículo: Unisul TV Data: 27/05

Horário: 18h30

Assunto: 2ª Insônia Produtiva Entrevistado: Mário Bressan

Documentos relacionados