• Nenhum resultado encontrado

Os MDF-e´s emitidos não serão armazenados automaticamente para isso disponibilizaremos o recurso ARMAZENAR XML.

Uma vez armazenado o arquivo, o manifesto respectivo a esse xml não será mais visualizado na tela Gerenciar MDF-e, será definitivamente apagado.

Para iniciar o processo de armazenamento é necessário selecionar um ou mais registros no grid de pesquisa para acionar o recurso.

Para concluir este procedimento serão criadas algumas validações, conforme segue:

- Conforme legislação o manifesto só poderá ser Cancelado até 24 horas após sua autorização junto à SEFAZ, sendo assim o sistema não permitirá armazenamento de MDF-e que ainda esteja dentro desse prazo, pois uma vez armazenado não poderá mais ser cancelado.

Desta forma, se for selecionado um ou mais manifestos que ainda estejam no prazo para cancelamento o sistema não permitirá o armazenamento e exibirá uma mensagem de aviso, e não armazenará.

- Para armazenar um xml de MDF-e o mesmo deve estar com situação condizente, ou seja, situação “Cancelado” ou “Encerrado”, que são situações que já tiveram um desfecho.

Caso seja selecionado um ou mais registros cuja situação não seja compatível com as acima mencionadas, ao clicar em ARMAZENAR XML o sistema exibirá a mensagem de aviso, e não fará o armazenamento. - Para armazenar os manifestos é preciso marcar ao menos um registro no grid.

- O processo de armazenamento como já citado poderá ser feito em lote, no mesmo lote poderão constar registros com situações Cancelado e Encerrado.

O limite máximo para armazenamento em lote é de 100 registros, caso seja selecionado mais de 100 em um único lote para armazenar, ao acionar o botão ARMAZENAR XML o sistema exibirá a mensagem de alerta.

O usuário poderá selecionar a quantidade de 100 registros avançando ou retrocedendo as páginas que o sistema manterá os registros marcados, somente será desmarcado mediante comando do usuário.

Estando tudo correto dentro dos parâmetros e validações descritas, o sistema armazenará os arquivos xml dos manifestos apagando-os da tela Gerenciar MDF-e, exibindo a mensagem:

“Os arquivos foram armazenados com sucesso.”

Gerenciar Séries

Nesse processo disponibilizaremos o recurso de gerenciamento das séries dos manifestos, onde o usuário poderá decidir o número do próximo MDF-e a ser gerado.

No menu “MDF-e” opção “Gerenciar Séries” teremos os botões Incluir, Alterar e Excluir, além dos filtros para que o usuário possa pesquisar as séries cadastradas.

Incluir

Para incluir uma nova série o usuário deverá acionar o botão Incluir constante na tela Gerenciar Séries MDF-e, feito isso o sistema abrirá uma nova tela.

Série: Neste campo deverá ser informado a série para qual o usuário deverá atribuir o controle do último e

próximo número de manifesto a ser emitido. Não será permitido cadastrar uma mesma série mais que uma vez.

N° Último MDF-e: Neste campo deverá ser informado o número do último MDF-e que foi emitido para que o

sistema sugira o número do próximo manifesto.

N° Próximo MDF-e: Este campo ficará desabilitado para digitação, o sistema preencherá automaticamente

o número do próximo manifesto a ser emitido partindo da informação do campo anterior “Nº Último MDF-e” pois será esse número que será sugerido quando for informada a série na tela de emissão do manifesto. Estando os campos preenchidos corretamente, o usuário poderá acionar os botões Salvar ou Cancelar. Acionando o botão Salvar, o sistema gravará a informação no grid de pesquisa e nas emissões dos manifestos. O sistema apresentará o número do próximo MDF-e conforme parâmetros informados no Gerenciar Séries.

Acionando o botão Cancelar o sistema apaga as informações e retorna para a tela de pesquisa sem incluir o novo número de série.

Alterar

O sistema possibilitará alteração de qualquer campo das séries cadastradas, caso o usuário altere apenas o número do último MDF-e emitido, o sistema passará a sugerir na emissão do manifesto o próximo número conforme essa informação.

Se o usuário alterar a série e na emissão do MDF-e informar uma série que não foi cadastrada, o sistema não sugerirá o número do MDF-e, pois o parâmetro para sugestão do número do próximo é o cadastro feito nesta tela.

Emitindo um MDF-e cuja série não existe na tela de gerenciamento de séries, pois houve alteração, o sistema alimentará novamente o grid com essa nova informação, ou seja, a série, o número do último MDF- e e o próximo a ser emitido.

Excluir

O sistema possibilitará a exclusão das séries cadastradas, para isso o usuário deverá selecionar o cadastro da série que deseja excluir no grid e acionar o botão EXCLUIR.

Acionando o botão Excluir o sistema apagará o cadastro selecionado e ao término exibirá a mensagem: “Exclusão efetuada com sucesso.”

Após a exclusão desta série, na emissão do MDF-e se for digitado o número de série no qual o cadastro foi excluído do gerenciar séries, o sistema não sugerirá o número do próximo manifesto.

O usuário terá que digitar o número deste MDF-e e após salvá-lo o sistema alimentará o grid do cadastro de séries com essa informação: Série, N° Último MDF-e e N° Próximo MDF-e.

A partir daí o sistema sugerirá nas emissões os números dos próximos manifestos, tendo sempre como referência o que estiver cadastrado na tela “Gerenciar Séries”.

Pesquisa

Campos:

Série: Informando somente a Série e acionando só botão Pesquisar, o sistema trará no grid a série

cadastrada.

N° Último MDF-e: Se for informado o Nº Último MDF-e, o sistema trará no grid todos os últimos manifestos

atribuídos para a(s) série(s) cadastrada(s).

Até: Informando um número de MDF-e neste campo e acionando o botão Pesquisar, o sistema trará todos

os manifestos até a numeração informada atribuída para a(s) série(s) cadastradas.

Documentos relacionados