• Nenhum resultado encontrado

6.1 DIÁRIO GAÚCHO 128 !

6.1.2.2 Arquitetura de Informação 160 !

Analisar a arquitetura de informação é relevante para compreender como o

site está disponibilizado no ambiente digital, bem como para decifrar a estrutura do

mesmo. Entender a disposição de conteúdo também proporciona o conhecimento e favorece a análise das possibilidades existentes no ambiente digital. Sendo assim, o

site do Diário Gaúcho está disposto da seguinte forma:

Figura 17 - Suporte para análise da arquitetura de informação

Fonte: O autor (2015).

No início do site, há uma barra para o portal clicRBS, principal portal de notícias do Grupo RBS que tem como objetivo disseminar todos os conteúdos produzidos pelos veículos de comunicação da empresa. Junto a esta barra, há um campo de busca por conteúdo em todos os veículos de comunicação. Além disso, há o espaço para login. Vale salientar que não existe login específico para leitores

do Diário Gaúcho. O login existe para assinantes do jornal Zero Hora, jornal tradicional e coirmão do veículo analisado.

No topo do site, há espaço para publicidade, um espaço para a data e a temperatura de Porto Alegre, com link para a previsão do tempo, que leva para o site do clicTempo. No centro, está localizada em destaque a marca do Diário Gaúcho. À direita, são apresentadas as principais formas de contato entre leitor e publicação. São elas: Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp. Percebe-se, em um primeiro momento, que o site não enfatiza o contato via e-mail ou telefone, diferentemente do jornal impresso, que em diversos momentos destaca essas formas de interação o público.

Logo abaixo, o site apresenta o menu composto por: home, Notícias, Polícia, Entretenimento, Holofote, Dupla Gre-Nal, Vídeo, Últimas, Edição impressa e Promoções, respectivamente. Vale salientar, aqui, o destaque no menu para o Holofote, que é um blog de Entretenimento do Diário Gaúcho, apenas comprovando a importância das notícias de entretenimento para o público que acessa este conteúdo. No menu, as editorias também são tratadas com nomes diferentes quando comparadas com o rótulo do jornal impresso.

Figura 18 - Topo do site do Diário Gaúcho - AI

Fonte: Diário Gaúcho: [topo do site].

Os itens de menu referentes a Notícias, Entretenimento, Dupla Gre-Nal possuem subníveis para listas de últimas notícias de cada editoria, blogs e atalhos para alguns blogs/colunas relevantes. Já a editoria de Polícia não possui esta

possibilidade, sendo que o link remete direto à capa de últimas noticias desta editoria, conforme pode ser analisado na imagem a seguir.

Figura 19 - Menu do site do Diário Gaúcho - AI

Fonte: Diário Gaúcho: [menu] (19 maio 2014).

A parte editorial da home do site do Diário Gaúcho é composta por duas colunas. A primeira coluna dá enfoque aos assuntos em destaque, normalmente compostos por notícias de esporte, mais precisamente, sobre a dupla Gre-Nal, ou notícias voltadas para a editoria de polícia, de acordo com a entrevista realizada com o editor-chefe do jornal, Carlos Etchichury. Elas podem ter foto, cartola, título e linha de apoio. A segunda coluna sempre é composta por últimas notícias de entretenimento, o que engloba o blog Holofote. Estas matérias também podem compor foto, cartola, título e linha de apoio.

No caso analisado, a primeira coluna, na linha considerada como espaço editorial - destaques, fazia hiperlinks para seis matérias sobre a Dupla Gre-Nal, sendo que quatro delas possuíam um destaque com foto. Também estava em destaque, na mesma coluna editorial, uma matéria de entretenimento, uma notícia de geral e três matérias da editoria de polícia, de acordo com o que pode ser observado na imagem a seguir.

Figura 20 - Linhas editoriais do site do Diário Gaúcho - AI

Fonte: Diário Gaúcho: [editorial de destaque] (19 maio 2014).

Logo abaixo das referidas matérias, que estão localizadas no espaço editorial - destaque do site, há uma área de publicidade, que divide o conteúdo publicado. Este segundo grande espaço do site é confuso e há uma mistura de assuntos e editorias em um só local. A primeira coluna desta linha, portanto, foi identificada como espaço editorial - mais destaques, pois não há uma definição exata que identifique o motivo pelo qual tais notícias ganhem espaço na home do site. Na segunda coluna desta linha, percebe-se, porém, que há uma coerência no conteúdo visto que todas as notícias continuam sendo focadas em entretenimento, segundo pode ser observado a seguir.

Figura 21 - Linhas editoriais do site do Diário Gaúcho - AI

Fonte: Diário Gaúcho: [conteúdo editorial de maior destaque] (19 maio 2014).

Conforme observado anteriormente, logo após um espaço publicitário, há notícias de geral, polícia e conteúdo relacionados à promoção do Junte & Ganhe. A coluna da direita continua com uma definição. O espaço é destinado exclusivamente a conteúdos referentes a entretenimento.

Na linha seguinte, há uma breve explicação sobre o site do Diário Gaúcho , bem como um mapa simplificado do site, seguido por um formulário de busca,

finalizando, assim, a home do site do Diário Gaúcho, conforme pode ser analisado a seguir:

Figura 22 - Rodapé do site do Diário Gaúcho - AI

Fonte: Diário Gaúcho: [rodapé] (19 maio 2014).

Após analisar a arquitetura de informação da home do site, torna-se importante compreender como se dá a disposição dos elementos nas páginas internas de notícias. Assim como na home, na página interna há a barra para o portal clicRBS, com o campo de busca por matérias. O espaço para login também está presente, assim como na home. No topo da página interna, há espaço para publicidade e o destaque para a marca do Diário Gaúcho, à esquerda. Logo abaixo, há o menu e o mapa do site, disponibilizado da mesma forma quando comparado com a home do site do Diário Gaúcho.

Figura 23 - Página interna de notícia do site do Diário Gaúcho - AI

Fonte: Diário Gaúcho: [topo da página interna de notícia] (19 maio 2014).

Após a disponibilização do menu, há um espaço para o nome do título da página (no caso analisado, a matéria estava disponibilizada em uma seção intitulada

de Notícias), além de deixar aparente o breadcrumb, conhecido também como "caminho de pão” ou navegação estrutural. O breadcrumb é uma técnica utilizada em interfaces de usuário, a fim de proporcionar uma forma de localização dentro da estrutura da página analisada. Neste caso, o caminho é: Diário Gaúcho - Notícias - Notícias.

Figura 24 - Página interna de notícia do site do Diário Gaúcho - AI

Fonte: Diário Gaúcho: [topo da página interna de notícia] (19 maio 2014).

A seguir, a divisão editorial se dá em duas colunas, novamente. À esquerda, apresenta-se a notícia, que pode conter texto, hiperlinks, fotos, vídeos e áudio, além de tags e comentários de leitores. À direita, há opções para que os leitores permaneçam conectados ao jornal popular em redes sociais, além de mais opções de notícias relacionadas à matéria que está sendo lida e um bloco com as últimas notícias publicadas.

Figura 25 - Página interna de notícia do site do Diário Gaúcho - AI

Fonte: Diário Gaúcho: [notícia].

Para finalizar, há um espaço para publicidade, um rodapé composto por logotipia do jornal popular e um campo de busca. Em seguida, uma barra de compartilhamento da notícia em redes sociais.

Figura 26 - Página interna de notícia do site do Diário Gaúcho - AI

Fonte: Diário Gaúcho: [espaço para publicidade e rodapé de página interna de notícia] (19 maio 2014).