• Nenhum resultado encontrado

Arquitetura geral e Funcionamento

No documento Plataformas online para clientes de táxis (páginas 40-45)

2.3 App Cliente

2.3.1 Arquitetura geral e Funcionamento

Como já foi referido várias vezes ao longo deste relatório, esta é a aplicação utilizada pelos consumidores que querem utilizar a rede de táxis, esta pretende facilitar esse processo tornando-o mais automático e rápido. Com esta aplicação é possível fazer um pedido para uma viagem imediata, ou então reservar um veículo para uma viagem futura. Ambos os pedidos funcionam de igual forma, o cliente escolhe o ponto de origem e de destino e depois pode escolher um dos táxis disponíveis no mapa ou seguir sem escolher, neste caso é selecionado o veículo mais próximo. Por fim, aparece o resumo da viagem e a possibilidade de inserir observações. Se estiver a ser criada uma reserva aparece a opção para escolher o dia e a hora, a aplicação tem em conta a hora e o dia naquele momento e não permite selecionar uma viagem com menos de uma hora de diferença para a hora atual. Ao criar a reserva é enviada a confirmação e a aplicação regressa ao início.

Se o utilizador estiver a criar uma viagem, quando ele carrega no botão para chamar táxi, é imediatamente enviada a notificação ao condutor selecionado e inicia-se o processo. Inicialmente aparece os dados do motorista e quanto tempo ele demora a chegar à morada de origem, quando o táxi chegar mostra que está em viagem e para aguardar. No fim, a aplicação mostra o preço e as opções de pagamento, se o utilizador escolher dinheiro tem que aguardar que o motorista confirme na aplicação dele que recebeu o pagamento. No caso de escolher o pagamento via Paypal, é direcionado para o website do Paypal para confirmar a comissão. Se escolher o modo de pagamento a crédito, a aplicação passa diretamente para a avaliação do motorista, isto porque só mostra esta opção aos utilizadores registados nesse serviço. Depois de todas as verificações aparece a opção para avaliar o motorista, esta pode ir de zero a cinco. No fim o utilizador é redirecionado para o menu principal da aplicação e o processo é dado como concluído no lado da aplicação e da central de despacho.

Há vários pontos a ter me consideração durante o processo de uma viagem ou reserva. Estes são funcionalidades que existem ou métodos que garantem o bom funcionamento e fluidez das viagens, tanto para os utilizadores como para os motoristas. Quando um usuário escolhe a origem ou destino, tem a opção de escolher a partir do seu histórico. Quando ele completa uma viagem as moradas de origem e destino são guardadas automaticamente na base de dados e qualquer uma pode ser escolhida durante a criação de uma viagem. Na view de selecionar um táxi, aparecem no mapa todos os táxis ativos naquele momento e encontram-se no local em que o seu ponto se encontra no mapa. Ao carregar em qualquer um deles, é possível visualizar as suas informações, como o número do táxi, o nome, a média de todas as avaliações que recebeu e o número de avaliações que já recebeu. Se o utilizador quiser selecionar aquele táxi em específico

2.3. App Cliente 21 basta, carregar no botão para chamar táxi ou então carrega em fechar para regressar ao mapa. Um dos pontos importantes acontece quando o cliente fecha a aplicação depois de chamar um táxi, quando ele voltar a abrir, apresenta um aviso que tem uma viagem a decorrer e é forçado a ir para a view da mesma, no ecrã aparece o estado da viagem naquele momento. Sempre que a aplicação é aberta é realizada uma verificação para ver se existe alguma viagem em curso ou se existe alguma reserva que vai começar ou já começou. Se o utilizador abrir a aplicação e uma reserva ficar ativa, ele é forçado a ir para a view de viagem, que é um processo exatamente igual ao de uma viagem normal.

Para cancelar uma reserva é exclusivamente através do site. É possível aceder a este no painel “escondido” no menu inicial. Neste painel, os utilizadores podem enviar uma mensagem ou sugestão ou então sair da conta. As mensagens e sugestões são enviadas diretamente para o administrador do serviço e é possível visualizar o histórico das enviadas anteriormente. Quando um utilizador abre a aplicação pela primeira vez ou quando não existe nenhuma conta aberta, o menu principal são dois botões. Um para entrar com uma conta, em que o utilizador tem que inserir as credenciais para entrar, que são o email de registo e a palavra passe escolhida. No caso de ser um cliente novo, ele seleciona o botão de registo, onde insere todos os dados requisitados e só depois é que pode passar para o formulário de login.

2.3.1.1 Mapa Aplicação

A aplicação foi desenhada para ser de fácil interação por parte do utilizador, o objetivo principal é criar novas viagens ou reservas. Por esta razão o menu principal é inteiramente dedicado a essas funcionalidades. Como é uma aplicação simples, com um objetivo claro, não foram criadas muitas mais opções aos utilizadores. As funcionalidades extras existem para dar ao cliente a hipótese de comunicar diretamente com um responsável, dado que um utilizador pode querer uma dúvida ou até mesmo, pode ter uma sugestão para melhorar o sistema.

No canto superior esquerdo do menu principal, existe um botão para mostrar as opções menos importantes, é possível visualizar na primeira imagem da figura 2.7. A partir deste menu é possível aceder à área pessoal do utilizador que redireciona para o site, em que pode alterar os seus dados ou cancelar reservas. Também pode sair da conta na aplicação, ao carregar em logout. Se selecionar o botão mensagens, exibe o histórico de mensagens enviadas e o botão para criar uma nova mensagem. Que consiste numa view com uma caixa de texto e um botão para enviar. O menu de sugestão tem um layout igual, a diferença está no local onde as mensagens são guardadas na base de dados e o título que aparece na mensagem que o administrador recebe. A separação dos destes dois tipos de mensagens foi por uma questão de organização por parte do administrador.

Quando um utilizador quer iniciar uma viagem ou fazer uma reserva, carrega nos respetivos botões no menu principal. Como é possível visualizar na imagem 2.8, ambos os caminhos são iguais até ao momento do resumo da viagem.

22 Capítulo 2. MyNetTaxi

Figura 2.7: Mapa do processo de uma mensagem

A primeira janela tem a função de escolher a origem, para tal basta arrastar o mapa para o sítio pretendido. A morada é atualizada na barra ou o utilizador pode escrever uma morada na caixa de procura. É nestas views que entram os serviços do Google. No canto inferior esquerdo existe o botão do histórico, este é diferente para a origem e destino mas a estrutura e método de utilização são iguais. No canto inferior direito está o botão para continuar e mostrar o mapa, para escolher o destino. Este é igual à origem com a exceção de que aparece a caixa da origem com a morada previamente escolhida, também existe no mapa o marcador da origem.

Depois de escolher uma morada de origem e destino, é dada ao utilizador a opção de selecionar um táxi na view seguinte. Se este não pretender, basta carregar em continuar e ser-lhe-á atribuído o mais próximo. No mapa aparecem todos os táxis disponíveis naquele instante, ao carregar num qualquer aparece os vários dados dele e as opções para chamar o táxi ou fechar.

Ao chamar o táxi aparece o resumo da viagem, se o utilizador selecionou um táxi apresenta o nome e a imagem do mesmo. Se não escolheu, não aparece nada, pois só vai ser designado um táxi quando se fizer a verificação do veículo mais próximo. Esta é feita quando se inicia o

2.3. App Cliente 23

Figura 2.8: Mapa do processo da escolha de uma viagem

processo da viagem. Se o utilizador estiver a criar uma reserva, da mesma forma, aparece a opção para escolher a hora e dia e no próximo passo é enviada a reserva e a aplicação regressa ao início.

A partir do momento em que um utilizador carrega em chamar táxi é iniciada uma viagem, a figura 2.9é o mapa do processo de uma. Inicialmente é enviada uma mensagem para o motorista em questão, enquanto este não aceita aparece no ecrã para aguardar, em conjunto com a opção de cancelar, é possível visualizar em 2.9 fig. 1. Se o motorista rejeitar o pedido, o cliente é

24 Capítulo 2. MyNetTaxi

Figura 2.9: Mapa do processo de uma viagem

notificado e pode escolher entre cancelar a viagem ou procurar outro táxi. Se o motorista aceitar, a view muda para informar que o táxi está a caminho e qual é o seu nome, está representado na imagem 2.9fig. 2. Mostra também o tempo estimado que o motorista demora a chegar à morada de origem. O utilizador também tem a opção de cancelar a viagem. Quando o táxi chega o ecrã mostra um aviso e informa que a mesma está a decorrer. A partir deste ponto o utilizador não tem a opção de cancelar a viagem, é o que retrata a 2.9 fig. 3.

No fim da viagem, o cliente pode ver o custo total e as várias opções de pagamento, como é possível verificar na 2.9fig 4. Sendo a dinheiro, através do Paypal ou caso seja um utilizador a crédito, aparece a opção para pagar usando esta variante. Ao escolher uma das opções é feita a

2.3. App Cliente 25 verificação necessária e por fim aparece a view para avaliar o motorista numa escala de zero a cinco, que é a última imagem da figura2.9.

Todo o funcionamento da aplicação é de fácil utilização e intuitivo. A aplicação foi desenhada para que qualquer utilizador, de qualquer faixa etária, consiga utilizar sem dificuldades e sem explicação prévia. O mapa da mesma foi desenhado à imagem da aplicação Android da Uber, com algumas diferenças devido à diferença da estrutura do back-end e às funcionalidades extra que a Uber oferece. A estrutura da aplicação é muito idêntica, a Uber permite iniciar uma viagem sem destino, que pode ser introduzido posteriormente pelo cliente ou pelo motorista. No fim de uma viagem não existe a opção de pagamento, visto que é feito de forma automática. Quando é feito o registo na aplicação da Uber é obrigatório introduzir um cartão de crédito ou uma conta Paypal. Na aplicação MyNetTaxi foi escolhido oferecer várias opções de pagamento ao utilizador, incluindo pagar a dinheiro.

No documento Plataformas online para clientes de táxis (páginas 40-45)

Documentos relacionados