• Nenhum resultado encontrado

ARQUIVO E PATRIMONIO INDUSTRIAL: DOCUMENTOS REMANESCENTES DAS PRIMEIRAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

ARCHIVE AND INDUSTRIAL HERITAGE: REMAINING DOCUMENTS OF EARLIEST POWER PLANTS IN SÃO PAULO

Márcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano Telma Campanha Carvalho

Resumo: Este trabalho apresenta resultados preliminares do projeto de pesquisa temática História da Energia Elétrica no Estado de São Paulo (1890-1960): patrimônio industrial, paisagem e meio-ambiente, no eixo temático Arquivologia. Neste eixo estão contemplados dois objetivos. Um de ordem formal, com o levantamento, pesquisa e identificação dos acervos documentais relativos a aproximadamente 50 pequenas centrais hidrelétricas construídas no estado de São Paulo na primeira metade do século XX e a produção de um vocabulário controlado para indexação dos termos utilizados no projeto. Outro objetivo refere-se ao levantamento e análise das condições de preservação desses acervos, em diferentes condições de uso, ou seu desaparecimento. Como resultado esperado, apresentamos o projeto de implantação do Inventário de Patrimônio Industrial da Indústria de Energia Elétrica do Estado de São Paulo, a ser publicado no final do projeto. Instrumento híbrido, estruturado em uma base de dados relacional, que reunirá informações coletadas em todos os eixos temáticos, visando criar um instrumento de referência que articule dados sobre os diferentes eixos temáticos do projeto, de modo a ampliar as possibilidades de pesquisa sobre os dados coletados e abrir novas perspectivas aos pesquisadores do tema.

Palavras-chave: Patrimônio Industrial; Preservação documental; pequenas centrais hidrelétricas, energia elétrica; Descrição arquivística.

Abstract: This work presents preliminary results of the thematic research project called History of Electric Energy in the State of São Paulo (1890-1960): industrial heritage, landscape and environment, in the thematic line of Archival Science. In this line two objectives are included. A formal order objective, to the survey and identified of documental archives relating to 50 small hydroelectric plants, built in São Paulo at the first half of the 20th century and production of a controlled vocabulary for indexing terms used in the project. Other purpose refers to the analysis of the preservation conditions to these archives groups, under different conditions of use, or its disappearance. As expected result, we present the project of Industrial Heritage Inventory of Electric Energy Industry in State of Sao Paulo, to be published at the end of the project. An hybrid instrument, structured in a relational database, that will bring together information collected, aiming to create a reference tool that links data on the different themes of the project in order to expand the possibilities of research on the collected data and provide new insights to researchers of the subject.

Keywords: Industrial Heritage. Preservation. Small Hydroelectric Plant. Electric Energy. Archival description.

INTRODUÇÃO

O projeto temático História da Energia Elétrica no Estado de São Paulo (1890-1960): patrimônio industrial, paisagem e meio-ambiente, também denominado Projeto Eletromemória 2, é a segunda fase de um projeto de pesquisa voltado ao levantamento do patrimônio histórico do setor de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no

estado de São Paulo ao longo do século XX. É um projeto multidisciplinar e interinstitucional, formado por professores, pesquisadores e estudantes das três universidades paulistas – Unicamp, USP e UNESP das áreas de História, Geografia, Museologia, Arquivologia, Biblioteconomia e Arquitetura.

Especificamente, esta segunda fase do projeto se destina a estudar um conjunto extremamente representativo de usinas e pequenas centrais hidrelétricas construídas durante o período inicial da eletrificação do Estado de São Paulo, abrangendo unidades produtivas instaladas entre as décadas de 1890 e 1960, em uma abordagem interdisciplinar, que considera aspectos históricos, documentais, ambientais e de patrimônio industrial.

Como universo de pesquisa foram selecionadas cerca de 50 unidades de geração de energia elétrica, a maioria composta por pequenas centrais hidrelétricas (PCHs)7 e algumas usinas hidrelétricas (UHEs) representativas do período estudado.

Como objetivo geral do projeto pretende-se analisar a evolução dessas unidades produtivas dentro do contexto social, histórico e geográfico, para evidenciar as transformações advindas do processo de eletrificação, bem como os beneficiários e os impactos urbanos e na paisagem do Estado no período de construção, com ênfase para a territorialização, a paisagem e o ambiente, juntamente com a análise do potencial atual e futuro dessas instalações como integrantes de esforços de revitalização de patrimônio industrial e constituição de acervo museológico.

Durante o primeiro ano do projeto, estão sendo realizados levantamentos junto a unidades produtivas pertencentes a grandes conglomerados empresariais de geração de energia como a CPFL Energia, Companhia Metropolitana de Águas e Energia – EMAE, entre outras empresas com unidades geradoras de sua propriedade. Além dessas, há uma grande quantidade de companhias locais, privadas ou municipais, dispersas pelo Estado, que também serão visitadas.

A maior parte das unidades estudadas mantém-se em operação, muitas delas tendo sido modernizadas e repotenciadas ao longo dos anos. Também há aquelas que deixaram de operar, mas suas instalações, mesmo que parcialmente preservadas, mantém-se como vestígio patrimonial na paisagem cultural e física do ambiente. Essas unidades testemunham o esforço

7

Uma pequena central hidrelétrica – PCH - é definida como um “empreendimentos hidrelétricos com potência superior a 1.000 kW e igual ou inferior a 30.000 kW, com área total de reservatório igual ou inferior a 3,0 km2 (ANEEL,2009). .

de industrialização que levou o estado de São Paulo a uma posição de liderança industrial no cenário nacional durante a primeira metade do século XX.

O projeto vem sendo desenvolvido em quatro eixos temáticos de forma interdisciplinar: História, Patrimônio Industrial/Cultura Material/Museologia, Paisagem/Meio-Ambiente e Ciência da Informação.

O eixo temático Históriatem como objetivo pesquisar as transformações das usinas e seus equipamentos, envolvendo também a história da tecnologia de geração elétrica, bem como trabalhos de história oral, com enfoque preferencial para a identificação de trabalhadores, seus familiares e demais moradores das localidades das usinas estudadas, que vivenciaram sua operação em diferentes momentos.

O eixo temático Patrimônio Industrial, Cultura Material e Museologia tem como objetivo realizar o inventário do patrimônio representado por edificações, equipamentos e demais elementos de cultura material, que forem eventualmente identificados nas usinas estudadas. As pesquisas vêm sendo realizadas por equipe multidisciplinares interessadas em identificar as condições do patrimônio industrial de São Paulo e realizar análise sobre o potencial meseológico dessas unidades.

O eixo temático Paisagem e Meio Ambiente privilegia o estudo do meio no entorno dos locais de implantação das usinas estudadas, numa abordagem de estudo descritivo-comparativo, considerando a situação no período de instalação de cada usina e sua condição atual. Dentre os temas estudados citamos a comparação entre a cobertura vegetal, o regime de águas, o histórico de uso e ocupação humana do solo, a análise da paisagem em diferentes momentos históricos e a representação cartográfica das principais transformações.

No caso do eixo temático Ciência da Informação, objeto deste trabalho, há um objetivo duplo, representado por dois grupos de pesquisadores. A primeira equipe vem realizando estudos na área de Arquivologia, com o levantamento da produção documental e de acervos existentes relativos às unidades estudadas, visando identificar entre outras questões as condições de preservação de documentos em diferentes contextos, como no caso de usinas de propriedade de grandes empresas geradoras de energia elétrica, prefeituras e produtores independentes de energia para consumo próprio, até unidades fora de operação, cujo edifício e documentação são preservados a título de patrimônio cultural. Considerando a idade das unidades industriais envolvidas, com mais de 60 anos e algumas delas centenárias, o acervo documental identificado apresenta uma abrangência temporal significativa. As sucessivas alterações na propriedade das unidades produtivas fez com que os documentos transitassem por uma série de empresas e entidades diferentes, ocasionando considerável dispersão do

acervo original. Por outro lado, a abrangência geográfica do projeto, representada pela seleção de unidades produtivas localizadas em regiões do Estado, possibilita o estudo comparativo das condições dos acervos em condições geográficas e de desenvolvimento econômico e social diversos.

Paralelamente, outra equipe de pesquisadores está trabalhando no levantamento de termos e estudo para formalização de um instrumento de pesquisa – uma base de dados de descrição de documentos e de conteúdos relativos a cada unidade pesquisada, contemplando além de dados do acervo documental, informações históricas, patrimoniais e ambientais. A criação de uma ferramenta de controle de vocabulário específica para a área de geração de energia elétrica, no contexto do patrimônio industrial paulista, deve agregar termos das áreas do conhecimento presentes no projeto: energia elétrica, patrimônio industrial, museologia e meio ambiente.

Este trabalho apresenta os resultados preliminares do projeto de pesquisa no eixo Ciência da Informação, relativos às expedições realizadas durante o primeiro ano do projeto e ao desenvolvimento do instrumento de pesquisa.

DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

Outline

Documentos relacionados