• Nenhum resultado encontrado

Artefatos extraídos do RUP

No documento ÍNDICE DE FIGURAS (páginas 117-124)

SUBCONTRATAÇÃO PARCIAL COM O RUP

5.3 Artefatos utilizados

5.3.1 Artefatos extraídos do RUP

As ferramentas que são citadas, conforme tabela 5.02, pertencem ao framework do RUP ou são da família Microsoft. Trata-se apenas de exemplos que não se esgotam com as citações.

Tabela 5.02 – EXEMPLOS DE FERRAMENTAS

FERRAMENTAS UTILIZADAS COM O RUP

Nome Fabricante Utilização

IR-ReqPro IBM-Rational Organização, priorização, rastreamento e controle dos requisitos

IR-Rose IBM-Rational Modelagem com UML

IR-ClearCase LT IBM-Rational Gerenciamento de configuração IR-ClearQuest IBM-Rational Gerenciamento de mudança

IR-Soda IBM-Rational Geração automática de documentação

IR-TestManager IBM-Rational Controle e gerenciamento das atividades de teste

IR-Quality Architect IBM-Rational Geração automática de drivers de teste e stubs a partir dos

modelos UML

IR-Robot IBM-Rational Criação, modificação e execução de testes funcionais automatizados

IR-Quantify IBM-Rational Determinação do perfil de desempenho

IR-Purify IBM-Rational Aponta automaticamente os erros ocorridos em tempo de execução

MS-Word Microsoft Processador de texto

MS-VB Microsoft Linguagem de programação Visual Basic

Na seqüência abaixo, tabelas 5.03 a 5.10, os artefatos da disciplina de modelagem de negócios estão sendo omitidos propositadamente, assumindo-se que a empresa alvo já possui os modelos.

As fases estão com as seguintes abreviações: I - fase de iniciação, E - fase de elaboração, C - fase de construção e T - fase de transição.

Tabela 5.03 - REQUISITOS

DISCIPLINA DE REQUISITOS

Artefato Fase Ferramenta Comentário

Visão I IR-ReqPro e

MS-Word

Visão que os envolvidos têm do produto a ser desenvolvido, em termos das necessidades e características mais importantes. O artefato visão captura restrições de design e requisitos de nível muito elevado, para que o leitor possa compreender o sistema a ser desenvolvido.

Solicitações dos principais

envolvidos

I / E IR-ClearQuest

Contém qualquer tipo de solicitação dos principais envolvidos (cliente, usuário final, pessoal de marketing etc.) em relação ao sistema que será desenvolvido.

Modelo de

casos de uso I / E / C IR-Rose e IR-Reqpro

Modelo das funções pretendidas do sistema e seu ambiente, servindo como um contrato estabelecido entre o cliente e os desenvolvedores.

O modelo de casos de uso é usado como fonte de informações essencial para atividades de análise, design e teste.

Casos de uso I / E / C IR-Rose e IR-Soda

Relatório sintetizado de cada caso de uso, gerado a partir do modelo de casos de uso.

Glossário I / E IR-ReqPro Define termos importantes usados pelo projeto.

Especificações Suplementares

- - Capturado como parte do artefato visão.

Protótipo de

Pode ser: esboços ou figuras em papel, bitmaps feitos com uma ferramenta de desenho, protótipo de executável iterativo (feito no MS-VB, por exemplo).

Tabela 5.04 – ANÁLISE E DESIGN

DISCIPLINA DE ANÁLISE E DESIGN

Artefato Fase Ferramenta Comentário

Prova de Conceito Arquitetural

I

Solução para mitigação de riscos arquiteturais Identificados na fase de iniciação, podendo ser apenas conceitual ou ter um protótipo executável.

Protótipos I / E

Os riscos do projeto serão abordados o mais cedo possível usando os protótipos arquiteturais executáveis.

Modelo de Design E / C IR-Rose

Modelo de objeto que descreve a realização dos casos de uso e serve como uma abstração do modelo de implementação e seu código fonte. O modelo de design é utilizado como base para atividades de implementação e teste.

Modelo de dados E / C IR-Rose

Subconjunto do modelo de implementação que descreve a representação física e lógica dos dados persistentes no sistema.

Fornece uma visão geral de arquitetura abrangente do sistema, usando diversas visões de arquitetura para descrever diferentes aspectos do sistema.

Tabela 5.05 - IMPLEMENTAÇÃO

DISCIPLINA DE IMPLEMENTAÇÃO

Artefato Fase Ferramenta Comentário

Modelo de

Conjunto de componentes e dos subsistemas de implementação que os contém. Os componentes incluem componentes de produtos liberados (como executáveis) e componentes a partir dos quais esses produtos são criados (como arquivos de código-fonte). Envolve todos os artefatos necessários para criar e gerenciar o sistema no ambiente em tempo de execução.

Tabela 5.06 - TESTE

DISCIPLINA DE TESTE

Artefato Fase Ferramenta Comentário

Plano de teste I MS-Word

Definir e comunicar a intenção do esforço de teste em determinada programação. Como em outros documentos de planejamento, o principal objetivo é ganhar a aceitação e aprovação dos envolvidos no esforço de teste.

Script de teste E / C / I

Instruções seqüenciais para permitir a execução de um teste. Os scripts de teste podem assumir a forma de instruções de texto documentadas e executadas manualmente ou de instruções que podem ser lidas pelo computador para ativar a execução automática do teste.

Os scripts de teste iniciais podem ser criados assim que houver alguns componentes de software nos quais poderão ser implementados os testes. Portanto, pode existir desde a fase de iniciação.

etc. Conjunto de valores de entrada de teste que são usados durante a execução de um teste, e os resultados esperados mencionados para fins de comparação durante a execução de um teste.

Conjunto de testes I / E / C

IR-Test Manager

Um artefato em forma de pacote usado para agrupar conjuntos de scripts de teste, para determinar a seqüência da execução dos testes e para oferecer informações úteis relacionadas ao registro do teste com as quais os resultados do teste podem ser definidos.

Log de testes I / E / C

Conjunto de dados brutos de saída capturados durante uma execução exclusiva de um ou mais testes, geralmente representando a saída resultante da execução de um conjunto de testes para uma única execução do ciclo de teste.

Lista de idéias de teste

E / C MS-Word Lista enumerada de idéias, geralmente formada parcialmente e que identifica possíveis testes úteis a serem conduzidos.

Caso de teste I / E / C IR-Test Manager

Conjunto específico de inputs de teste, condições de execução e resultados esperados, identificados com a finalidade de avaliar um determinado aspecto de um item de Teste-alvo.

Sumário de avaliação de testes

I / E / C MS-Word

Organiza e apresenta uma análise resumida dos Resultados do Teste e as principais medidas do teste para revisão e avaliação, geralmente executadas pelos principais envolvidos na questão de qualidade. Também pode conter um relatório geral sobre qualidade relativa e fornecer recomendações para um futuro esforço de teste.

Configuração do ambiente de teste

I / E MS-Word

Organização específica de configurações de hardware, software e ambiente associados, necessárias à condução de testes precisos que permitam a avaliação dos itens de teste.

Tabela 5.07 - IMPLANTAÇÃO

DISCIPLINA DE IMPLANTAÇÃO

Artefato Fase Ferramenta Comentário

Produto T

-O empacotamento de um produto para fins comerciais o distingue de uma unidade de implantação. Um produto pode conter várias unidades de implantação e pode ser acessível como uma mercadoria descarregável, em embalagem reduzida ou em qualquer formato de mídia de armazenamento digital.

Considera-se também a unidade de implantação e os artefatos de instalação do software com as instruções necessárias para instalar o produto.

Material de suporte para o usuário

T

-Materiais que ajudam os usuários finais no processo de aprendizagem, utilização, operação e manutenção do produto.

Incluindo as notas de release, que identificam mudanças e erros conhecidos em uma versão de um build ou em uma unidade de implantação que tenha sido disponibilizada para uso.

Tabela 5.08 – GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO E MUDANÇA

DISCIPLINA DE GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO E MUDANÇA

Artefato Fase Ferramenta Comentário

Solicitação de mudança

I / E / C / T IR-ClearQuest

Mudanças nos artefatos de desenvolvimento são propostas através de solicitações de mudança (CRs). As solicitações de mudança são usadas para documentar e controlar defeitos, solicitações de melhorias e qualquer outro tipo de solicitação de mudança no produto. A vantagem das CRs é que elas fornecem um registro das decisões e, devido a seu processo de avaliação, garantem que os impactos das mudanças sejam entendidos no projeto.

Repositório do projeto

I / E / C / T IR-ClearCase LT

Armazena todas as versões de diretórios e arquivos do projeto. Ele também armazena todos os dados e metadados derivados que estejam associados a esses diretórios e arquivos.

Espaço de trabalho I / E / C / T IR-ClearCase LT

Permite acesso a artefatos e recursos necessários para o desenvolvimento e a montagem dos produtos liberados.

Tabela 5.09 – GERENCIAMENTO DE PROJETO

DISCIPLINA DE GERENCIAMENTO DE PROJETO

Artefato Fase Ferramenta Comentário

Caso de negócio I MS-Word

Fornece as informações necessárias do ponto de vista de um negócio, para determinar se vale ou não a pena investir no projeto. Por exemplo, o caso de negócio deve incluir um conjunto de suposições sobre o projeto e a ordem de importância do retorno do investimento (ROI), caso as suposições sejam verdadeiras.

Plano de desenvolvimento de

software

I / E / C MS-Word e MS-Project

Artefato composto e abrangente que reúne todas as informações necessárias ao gerenciamento do projeto. Ele inclui vários artefatos separados, desenvolvidos durante a fase de Iniciação, e é mantido durante todo o projeto.

A lista de riscos e o plano de iteração devem estar incluídas nesse artefato.

Registro de revisão I / E / C / T MS-Word Criado para capturar os resultados da revisão de um artefato de projeto.

Avaliação da iteração

I / E / C / T MS-Word

Captura o resultado de uma iteração, até que ponto os critérios de avaliação foram respeitados, as lições aprendidas e as mudanças que devem ser feitas.

Avaliação de status I / E / C / T MS-Word e e-Mail

Assegurar que as expectativas de todas as partes estejam sincronizadas e consistentes. A avaliação de status periódica fornece um mecanismo que permite gerenciar as expectativas de cada pessoa durante o ciclo de vida do projeto.

Tabela – 5.10 - AMBIENTE

DISCIPLINA DE AMBIENTE

Artefato Fase Ferramenta Comentário

Caso de desenvolvimento

I / E / C / T HTML e MS-Word

Descreve o processo de desenvolvimento escolhido para ser seguido no projeto.

Guia de modelagem de

casos de uso

I MS-Word Descreve o modo preferido de modelar casos de uso e fornece as diretrizes para o conteúdo do modelo de casos de uso e para a nomeação dos elementos dentro do modelo.

Guia de programação

E MS-Word Descreve as convenções que devem ser utilizadas ao se trabalhar com linguagens de programação.

Guia de design E MS-Word Descreve as diretrizes de design e implementação.

Guia de teste I MS-Word

Registro documentado de qualquer um destes itens: decisões de controle e execução do processo, padrões que devem servir de base ou orientações de boas práticas que geralmente devem ser seguidas pelos praticantes de um projeto específico.

106

Guia de interface do usuário

I MS-Word Específico do projeto para descrever como criar a interface do usuário.

No documento ÍNDICE DE FIGURAS (páginas 117-124)