• Nenhum resultado encontrado

4 O CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE

4.1 O projeto pedagógico do curso de Pedagogia a distância da UFU

4.1.5 As avaliações

O processo de avaliação da aprendizagem do Curso de Pedagogia a Distância da UFU leva em conta não apenas os resultados em si, mas também todo o desempenho atingido pelo aluno ao longo da realização das atividades propostas, da interação com tutores e discentes, entre outras ações que estão intrínsecas ao seu processo de desenvolvimento e formação como Pedagogo. De acordo com o PPC (2009), a forma de avaliar leva em conta também a visão de escola, de educação e de sociedade, sendo colocada a serviço da educação e da formação do Pedagogo, evidenciando os avanços e desafios superados pelo mesmo no seu processo de formação e concretizando os objetivos propostos no presente Projeto Pedagógico.

Assim, pode-se dizer que o processo de avaliação será formativo, ou seja, levando em conta as diversas práticas propostas ao longo do curso. Estará interligado a um processo de leitura sistemática da realidade, possibilitando a tomada de consciência da situação, por meio da interpretação das informações no sentido de oferecer subsídios para intervenção e possível mudança da realidade avaliada, tendo como critério de aprovação uma pontuação máxima de 100 pontos e mínima de 60 pontos em cada uma das disciplinas propostas no currículo do curso.

As atividades a distância corresponderão a 40% do total de pontos atribuídos a cada disciplina. Como explicado anteriormente, as atividades propostas e avaliadas nessa modalidade serão planejadas e desenvolvidas pelos professores autores da área e os professores das disciplinas. Para as atividades presenciais estão previstas avaliações presenciais, as quais corresponderão um total de 60% dos pontos em cada disciplina. Além disso, o aluno terá atividades complementares, as quais poderão contribuir para o seu processo de aprendizagem, portanto, também serão avaliadas, levando em conta os critérios do curso.

O processo de recuperação será realizado em conformidade com as normas da UFU contidas na resolução nº 2 do CONGRAD/UFU, e será de responsabilidade do tutor a distância efetivar a informação da necessidade de recuperação de um ou mais dos discentes que estão sob sua orientação. Além disso, também será o tutor a distância, sob a mesma resolução, que efetivará os alunos que estiverem em dependência e em jubilamento de

disciplina. Tudo isso, com o respaldo dos professores/autores do curso. Conforme assevera Silva,

Para certificação do aluno ao final do curso, é estipulada, como requisito no PPC, a integralização curricular que implica aprovação do aluno em todas as disciplinas, bem como a conclusão das atividades de estágio e PIPE e das atividades acadêmicas complementares. O atendimento desses requisitos certifica ao concluinte o título de Licenciado em Pedagogia (SILVA, 2013, p. 76).

Além da avaliação realizada para fins de diagnóstico de desempenho dos alunos e de suas práticas realizadas, o curso conta também com uma avaliação do curso em si, na qual são analisados os indicadores de qualidade adotados de acordo com os Referenciais de Qualidade de Curso a Distância, sugeridos pela Seed/MEC, a saber:

[...] compromisso dos gestores; desenho do projeto; equipe profissional multidisciplinar; comunicação/interação entre os agentes; recursos educacionais; infraestrutura de apoio; avaliação contínua e abrangente; convênios e parcerias; transparência nas informações; e sustentabilidade financeira (UFU CONSUN, 2009, p. 65).

Para verificação da qualidade orientada nos referenciais, o Colegiado do curso, com apoio da Coordenação de avaliação da aprendizagem e acompanhamento da prática pedagógica, conduzirá a avaliação institucional, levando em consideração cada um dos indicadores elencados. De acordo com Parreira Junior,

Esse documento foi definido a partir da legislação em vigor e pode ser considerado um guia para as ações ministeriais e também das instituições de ensino que atuam na EaD. Estão descritos detalhes que vão das concepções do currículo proposto, organização da equipe multidisciplinar, produção do material até as necessidades básicas de estrutura física (PARREIRA JUNIOR, 2012, p. 53).

O autor relata ainda que esse documento trata de um dos critérios utilizados pelos avaliadores do MEC para aprovar e autorizar a oferta de cursos a distância nas instituições de ensino superior.

Mediante esse fato, as avaliações do curso devem acontecer em dois momentos do curso, no final do 4º semestre e no encerramento do curso. Mediante os resultados, caberá à Coordenação do curso gerar os relatórios relativos ao desempenho do curso nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, relatando ao CONFACED o resultado de cada um dos processos de avaliação institucional previsto.

Dessa forma, observa-se que o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia a Distância da UFU leva em conta os critérios exigidos pela regulamentação e diretrizes da EaD estabelecidas pela Seed/MEC, buscando atender as necessidades de formação do Pedagogo na

região em que a faculdade está situada, levando em conta o contexto em que o discente está inserido, as relações entre teoria e prática educacional, possibilitando condições de aquisição e multiplicação do conhecimento a ser adquirido e contribuindo para que a formação do profissional da educação seja de qualidade e garanta a prática de um profissional que esteja preparado para atuação como docente na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

Como forma de confirmar se o que foi previsto no PPC foi praticado e obteve os resultados esperados, na próxima seção, serão apresentados os dados relativos à pesquisa de campo realizada na sede do curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal de Uberlândia.

5 A REALIZAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFU TURMA