• Nenhum resultado encontrado

1 O ENSINO MÉDIO PRESENCIAL COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NO

1.3 Os profissionais envolvidos e suas atribuições

1.3.2 As equipes locais

Nos municípios, a gestão do Projeto fica a cargo das equipes locais, formadas pela coordenador regional, pelo gestor da escola matriz e pelo coordenador do projeto no município.

Na seção, apresentamos as funções da cordenadoria regional, a gestão da escola matriz, a coordenação do Projeto no município, os responsáveis pela gestão do Projeto na escola matriz e nas comunidades polos, além dos Professores Presenciais.

O coordenador regional é responsável por solicitar a instalação dos kits tecnológicos nas comunidades, por receber os documentos dos professores selecionados no processo seletivo e pela gestão de todo o processo educacional da rede estadual de educação no município.

A gestão da escola matriz é responsável pela matrícula dos alunos, pelo acompanhamento dos Professores Presenciais na zona urbana e rural, pelo lançamento das notas dos alunos no SIGEAM, além de ser responsável por realizar uma avaliação dos Professores Presenciais celetistas, no fim do ano, descrevendo a atuação de cada um, com o objetivo de auxiliar na seleção do ano seguinte.

Além do gestor da escola matriz, no caso de Beruri, o EMPMT conta com um coordenador local, que auxilia o gestor no Projeto. Esse coordenador é a pessoa responsável por receber as reinvidicações dos Professores Presenciais e pela busca de soluções para os problemas detectados no Projeto, além de ser o responsável por solicitar ao suporte técnico os reparos nos equipamentos.

Também, apresentamos nesta seção, o Professor Presencial, que é o responsável pela gestão da sala de aula e pela mediação do conhecimento transmitido pelo Professor Ministrante.

Em relação ao Professor Presencial, Maia (2010) destaca que:

[...] as principais atribuições do Professor Presencial seriam: a regência de sala de aula; orientação nas atividades didáticas, principalmente quanto às dinâmicas locais interativas, que são o momento de o professor presencial assumir a classe, levando os alunos a refletirem sobre os questionamentos feitos, pelos professores ministrantes sobre a aula recém-ministrada (MAIA, 2010, p. 86).

Esse profissional é escolhido por meio de processo seletivo, que se dá por edital de convocação da SEDUC-AM com validade de dois anos. Os interessados em participar do processo seletivo, preenchem uma ficha de inscrição no site do Centro de Tecnologia do Amazonas (CETAM), e após receberem o protocolo de sua inscrição, encaminham os documentos que comprovam sua qualificação à Coordenadoria Regional de Educação, que por sua vez, encaminha os documentos para o CETAM, órgão responsável pela seleção (COSTA, 2015).

No início do ano letivo, todos os Professores Presenciais que estão lotados nas salas do projeto devem participar de uma treinamento, este é oferecido pelo CEMEAM, neste recebem as instruções de como acessar a plataforma, os e-mails e o Sistema de Controle Acadêmico (SCA), e como proceder no decorrer do ano letivo.

O instrumento de referência para o trabalho do Professor Presencial são as Orientações Didáticas e Pedagógicas, que deveriam ser enviadas com antecedência, pois constituem-se como ferramenta pedagógica, elas são elaboradas pelo Professor Ministrante e destinadas à orientação dos Professores Presenciais. As Orientações objetivam assegurar a melhor didática do professor na sala de aula e, consequentemente, melhor aproveitamento dos educandos. Porém, elas chegam pouco antes do horário da aula ou, até mesmo, após o início desta.

Nas Orientações, além do conteúdo da aula e dinâmicas locais interativas, são destacadas as questões (situações-problemas) a serem dialogadas na Interatividade, bem como sugestões de como o Professor Presencial deverá proceder mediante o tema e as problematizações propostas pelo Professor Ministrante.

Além dessas atribuições, o Professor Presencial deve solicitar recursos e materiais para as salas de aulas, livros, fardamento, merenda e suporte técnico.

Em relação ás atividades acadêmicas, segundo a Proposta Pedagógica, o Professor Presencial deve chegar à sala de aula às 18 horas e ligar os

equipamentos tecnológicos, acessar o site do Projeto, abrir o e-mail da turma e salvar os documentos do pacote pedagógico dos componentes curriculares, organizar os documentos pedagógicos em pastas de arquivo no computador, receber os alunos, a partir das 18h30, utilizar os roteiros para orientar os alunos sobre o conteúdo da aula do dia, mediar o processo de aprendizagem dos alunos em todas as suas etapas, monitorar e registrar a frequência e as notas no diário físico e no SCA, manter atualizados os dados dos seus alunos no SCA, planejar a reposição das aulas sempre que houver perdas na transmissão e desligar o kit tecnológico ao término de cada aula.

Segundo a proposta pedagógica do EMPMT, o Professor Presencial tem de estar atento a todas as aulas, pois, como não participa de seu planejamento, assim poderá prestar, posteriormente, auxílio aos alunos em suas dúvidas.

Com base no exposto, é fundamental que o Professor Presencial conheça a proposta pedagógica do EMPMT, pois ela fornecerá subsídios para o seu desempenho em sala de aula. Entretanto, ela não é apresentada para o Professor Presencial, nem tampouco são discutidos os componentes curriculares e os conteúdos programáticos que subsidiarão o processo educativo ao longo do ano letivo.

Além das atribuições descritas, os atores do Projeto obedecem a uma matriz de responsabilidades, conforme consta na Figura 4, a seguir:

Figura 4- Matriz de responsabilidades do EMPMT

Fonte: Amazonas, 2014, p. 17.

Nesta Matriz de responsabilidade, é possível perceber que tanto o Professor Ministrante quanto o Professor Presencial apenas são informados das atividades desenvolvidas. A responsabilidade de quase todas as atividades recai sobre o Coordenador Geral.

Na seção 1.4 apresentamos os desafios impostos ao Projeto Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica na realidade amazônica.

1.4 Os desafios no projeto Ensino Médio Presencial com Mediação