• Nenhum resultado encontrado

1 O ENSINO MÉDIO PRESENCIAL COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NO

1.3 Os profissionais envolvidos e suas atribuições

1.3.1 A equipe do Centro de Mídias

A equipe do Centro de Mídias da Educação do Amazonas é composta por: diretoria, que conta com uma assessoria da diretoria; gerência de ensino mediado por tecnologia, que conta com um técnico educacional e um técnico administrativo; gerência de operação e suporte, que conta com um assessor, um técnico educacional e um técnico administrativo; gerência de soluções tecnológicas, que conta com um técnico educacional e um técnico administrativo; gerência adjunta pedagógica, que conta com um assessor, um assessor pedagógico, os professores ministrantes, um técnico educacional e um técnico administrativo, e coordenação de projetos, que tem um técnico educacional e um técnico administrativo. Todos esses profissionais possuem atribuições epecíficas, que juntas dão suporte às ações do Professor Ministrante e do Professor Presencial na implementação do Projeto.

Para uma melhor compreensão, apresentamos, a seguir, a Figura 3, que expõe a estrutura organizacional do Centro de Mídias.

Figura 3- Organograma do Centro de Mídias da Educação do Amazonas

Fonte: Amazonas, 2014, p. 17.

Com base no organograma exposto na Figura 3, especificamos, a gestão do Projeto, notadamente, a Gerência de Ensino Mediado por Tecnologia (GEMTEC) e a Gerência de Operação e Suporte (GEOS). O setor responsável pelo Suporte tecnológico, o Suporte pedagógico e a função do Professor Ministrante.

A Gerência de Ensino Mediado por Tecnologia (GEMTEC) é responsável por prestar assessoria direta à diretoria do CEMEAM, por realizar a gestão de contratos de aquisição, por meio de elaboração de projetos básicos e termos de referência, além de acompanhar a execução destes instrumentos (contração e aquisição de bens e serviços) após o processo iniciado. Também, fica sob responsabilidade desta gerência o contato com o departamento de gestão de pessoas da SEDUC, para a contratação de Professores Ministrantes, de Professores Presenciais e pelo acompanhamento da gestão de pessoas em relação à lotação, frequência, liberação de licenças e de férias.

Segundo a Proposta do EMPMT (AMAZONAS, 2014, p. 48), há uma equipe pedagógica responsável pelo acompanhamento do Projeto no CEMEAM, sob a responsabilidade da Gerência de Ensino Mediado por Tecnologia - GEMTEC. Essa equipe é responsável pela elaboração do cronograma das viagens aos municípios

atendidos pelo Projeto. Essas viagens devem acontecer ao longo do ano e têm como objetivo a realização de visitas de acompanhamento pedagógico. Nessas visitas, o supervisor deve avaliar o Professor Presencial, os alunos, as salas de aula onde o Projeto é desenvolvido, os equipamentos, o material didático, o transporte escolar e a merenda. Compete ao supervisor, a responsabilidade de tomar todas as providências para a solução dos problemas detectados e passíveis de solução imediata. O que não for possível de resolver no próprio município deverá ser providenciado após o retorno do supervisor a Manaus, onde elaborará um relatório de sua supervisão. A ideia é conhecer a realidade e o contexto de cada local.

Já a Gerência de Operação e Suporte (GEOS) é o setor responsável por prestar assessoria à diretoria do CEMEAM, além disso é esta gerência que faz o levantamento da demanda de antenas, de kits tecnológicos, de serviços internos e externos, e pela solicitação e supervisão de serviços de instalação, remanejamento de antenas e de envio de equipamentos e outros materiais para as comunidades polo.

A GEOS também é responsável pelo contato com as Escolas Matrizes de Manaus, pela intermediação para a solução de problemas técnicos, de transporte, de energia e de material junto às coordenadorias regionais e gestores nas comunidades polos.

O Suporte Tecnológico do EMPMT é feito por duas empresas privadas contratadas para este fim. Estas empresas têm a responsabilidade de fazer a manutenção e o reparo nos equipamentos, a produção midiática e o envio do pacote pedagógico, após sua aprovação, pelo Professor Ministrante e pelo suporte pedagógico, via IPTV, para os Professores Presenciais.

O Suporte Tecnológico acontece de duas formas e por duas empresas distintas. Uma empresa fica responsável pela instalação dos kits, reparo e manutenção dos equipamentos e do link de internet, ela atua na parte externa do Projeto. Outra empresa acompanha as aulas do EMPMT em tempo real, cuida da produção midiática e do envio do pacote pedagógico para o Professor Presencial, e atua do CEMEAM. Ambas podem ser solicitadas pelo Professor Presencial ou pelo gestor escolar dos polos, através do chat ou telefone, para solucionar problemas técnicos. Nesta situação, um profissional é acionado para providenciar as correções necessárias.

Quando as correções não podem ser feitas pelo sistema, de modo online, é feita uma ordem de serviço, que, após a autorização, cabe à empresa enviar um técnico para o município ou comunidade solicitante. No caso de Beruri, o técnico é recebido pelo coordenador do Projeto na escola matriz, e, juntos, viajam para as comunidades com o objetivo de solucionar os problemas, de acordo com a necessidade das comunidades.

O setor de Suporte Pedagógico é composto por 06 (seis) assessores, pedagogos e especialistas, que possuem a incubência de oferecer suporte ao Professor Ministrante e ao Professor Presencial, este suporte é realizado a partir do acompanhamento de todo o processo de produção dos instrumentos pedagógicos e midiáticos que subsidiarão a mediação do conhecimento.

O principal instrumento de auxilio ao Professor Presencial, ou seja, o pacote pedagógico, passa pela avaliação deste suporte, que também é responsável pelo acompanhamento da transmissão das aulas, ora no estúdio, ora pelo IPTV, além de atenderem pelo chat, os Professores Presenciais, em suas demandas.

Isso posto, percebe-se que o Suporte Pedagógico é fundamental para o desenvolvimento do EMPMT, pois desempenha uma função importante para a atuação dos Professores Ministrantes e dos Professores Presenciais em suas funções.

O Professor Ministrante participa do Planejamento Curricular em todas as etapas, desenvolve estudos e pesquisas para a atualização anual do Plano Pedagógico Curricular, elabora o cronograma do componente curricular, seleciona recursos midiáticos adequados às competências e habilidades propostas pelas aulas, cumpre o cronograma estabelecido para a produção das aulas, além de ser o responsável pela roteirização das aulas com a equipe técnica da produtora.

Este profissional também é responsável pela produção do pacote pedagógico dos componentes curriculares a serem ministrados e enviados aos Professores Presenciais, além de ser o responsável por ministrar as aulas, em tempo real, nos estúdios no CEMEAM.

Os Professores Ministrantes, especialistas em cada componente curricular do Ensino Médio, profissionais efetivos da SEDUC-AM, são escolhidos através de processo seletivo de análise curricular e de desenvoltura diante de uma câmera. Embora estejam mediando os conhecimentos de um estúdio localizado em ponto remoto, estão presentes em cada sala de aula, simultaneamente, através dos

recursos da tecnologia e ficam à disposição dos Professores Presenciais e dos alunos durante os 200 dias letivos, mesmo depois de encerrados os módulos de suas disciplinas.

Na seção 1.3.2 apresentamos as Equipes Locais, compostas pelo coordenador regional, pelo gestor da escola matriz, pelo coordenador do Projeto, que são os responsáveis pela gestão do EMPMT nos municípios polos, e os Professores Presenciais responsável pela gestão da sala de aula.