• Nenhum resultado encontrado

5.4 CATEGORIAS ANALÍTICAS DESCRITIVAS

5.4.2 O Portfólio e o Potencial Criativo da Aprendizagem Escolar

5.4.2.1 As Fábulas

Na atividade da sequência da fábula, alguns grupos não identificaram a ordem e, por isso, tiveram dificuldades em criar a moral para a narrativa. Contudo, grande parte do grupo identificou o início, meio e fim e realizou a segunda etapa ao criar uma moral condizente com o que foi lido na fábula A cigarra e A formiga.

A atividade da construção textual onde o grupo já tinha a introdução e dava segmento ao desenvolvimento, clímax e desfecho, a atividade da fábula A raposa e as uvas e a atividade onde os alunos escolhiam a moral e criavam uma narrativa foram importantes para notar a noção de continuidade na leitura e na escrita.

Os alunos, em nossa visão, avançaram com relação à duração da narrativa que costumava ser bastante curta. Alguns grupos não utilizaram de modo enfático a criatividade, pois escreveram pouco e compuseram desfechos óbvios. Porem, vê-se que o trabalho em grupo proporcionou maior grau de criatividade ao se encontrarem diferentes ideias e sugestões de acontecimentos para a narrativa.

As atividades que foram escritos acrósticos e receitas poéticas tiveram alto grau de criatividade, sendo que se trata de um gênero mais acessível aos alunos desta faixa etária. A seguir alguns exemplos:

ESTUDAR SABER CUMPRIR ORGANIZAR AMIZADE!

“ACRÓSTICO AMIGOS”, 6º ANO C Amizade é impossível de esquecer, pois Meus melhores amigos são realmente Inesquecíveis, amigos são aqueles que Gostamos e eu sei que

Os meus amigos e as minhas amigas São os melhores!

“RECEITA PARA DIA CHUVOSO” 6º ANO C Ingredientes:

Um video game play station 2

Um vaso de pipoca com leite condensado Um refrigerante

Três amigos Receita:

Num dia chuvoso Pegue o vídeo game Faça pipoca

Chame os amigos Compre o refrigerante E comece a brincar!

“ACRÓSTICO AMIGOS” 6º ANO C Amigo é pra quando precisar

Mesmo que estejamos sem se falar Instante algum vamos deixar de se falar Gratidão sempre terei por ti

Os minutos que não passamos juntos, não consegui parar de pensar em ti Sempre vou continuar a amar-te.

Estas produções escritas reproduzidas acima foram escolhidas para o portfólio da turma. E foram colocadas no corpo deste trabalho a fim de exemplificar a

criatividade que cada atividade promovia na sala de aula. Os alunos, ao mesmo tempo em que faziam as atividades em grupo, comunicavam-se mais. Havia interação e motivação. Existiam alguns momentos em que os grupos de aprendizagem perguntavam: “Só tem essa? Então, podemos fazer outra?”

As composições a seguir, também do 6º ano C, trazem a interpretação de texto ao ler e criar uma moral para a narrativa da Cigarra e A formiga:

“Ensina que é necessário preparar-se para os dias de necessidade.” “Melhor trabalhar no verão para ter o que comer no inverno.”

E a próxima composição escrita trouxe a inversão, ao criar uma narrativa através da interpretação de uma moral:

O PASTOR MENTIROSO

Era uma vez, em uma pequena cidade habitada por um povo pobre e trabalhador em cima da montanha, existia um pastor que gostava de brincar mentindo para as pessoas. La em cima tinha um lobo e um rebanho de ovelhas. Todos os dias o pequeno pastor falava que o lobo tinha atacado as ovelhas, falando assim:

- Olha o lobo, gente!

Mas era mentira. Certo dia, as ovelhas foram atacadas pelo lobo e ele falou para o povo, só que ninguém acreditava nele. Quando foram ver, não tinham mais ovelhas, mais sim a carcaça e os ossos.

Moral: O mentiroso um dia pode falar a verdade, mas ninguém acreditará nele. Os pontos ressaltados acima são importantes porque são o início de um bom futuro destes educandos como leitores competentes e escritores autônomos, contudo é sabido que o trabalho com formação da leitura e da escrita exige mais tempo. A educação básica brasileira é composta de nove anos, sendo estes anos, muitas vezes, insuficientes para o alcance deste intento.

Também nos anexos deste trabalho há o portfólio do 6º ano A seguir algumas produções que abordam os aspectos citados anteriormente (autonomia, criatividade, leitura e produção escrita, autoestima e acompanhamento da própria aprendizagem) e que, por sua vez, apareceram nas composições desta turma.

“Devemos ter mais responsabilidade e deixar de lado as brincadeiras.” Esta frase, apesar de ser uma criação de moral para a fábula A cigarra e a formiga, retrata um pouco do compromisso que foi sendo construído ao longo do projeto. O que também se nota na frase seguinte: Há sempre tempo para o trabalho, e um tempo para a diversão.

O GATO E O CÃO

O gato está passeando, quando viu um cachorro. Ele estava tão faminto que avançou no gato, o gato disse:

- Amigo, não faça isso, quando você quiser, eu te dou um peixe. - Está bem. Perto do rio o gato estava atrás do cão e aí o cão falou: - Entra na água!

- Vai você!

E, logo em seguida, o gato empurrou o cão. Moral: Na hora H, sabemos quem somos.

O grupo que compôs a fábula acima também é do 6º ano A. Eles se aproximaram bastante da interpretação da fábula; de acordo com o diagnóstico que a professora Cristiane tinha desde o início do ano, o grupo avançou e já consegue escrever uma narrativa curta como a lida acima. Outro ponto positivo é que há mais proximidade com a escrita formal e a estrutura textual, pois o grupo reescreveu o texto antes de integrá-lo ao portfólio.

Ao observar o projeto, é visível que os alunos cresceram ao ouvir ideias e compartilhar as suas. Os trabalhos foram enriquecidos e todos puderam aprender mais, seja na leitura, escrita, estrutura, ortografia, dentre outros. Contudo, ainda há muito que aprender, pois os grupos, ao ler as histórias uns dos outros, ajudavam, mas também, por vezes, desmereciam seus esforços, o que precisou de muita atenção da docente, a fim de mostrar o quanto é prejudicial e inadequada tais atitudes.