• Nenhum resultado encontrado

5 O PERCURSO METODOLÓGICO DA PESQUISA

5.2 As falas dos sujeitos da pesquisa

TABELA 1 - ENTREVISTADOS/AS: MEMBROS DA ESCOLA (continua)

Tema Resposta Categoria

de Análise Escola

Família Agrícola

A dinâmica de funcionamento da escola é bastante diferenciada, pois são adotadas estratégias de trabalho que promove o crescimento dos/as alunos/as em vários aspectos. O Plano de estudo, que é elaborado pelos/as alunos/as conta com o acompanhamento sistemático dos/as monitores e da família. Ele define ainda o aprofundamento das temáticas levantadas em estudo realizadas na escola e abre as possibilidades para maior envolvimento da família nas atividades escolares de seus/uas filhos/as.

Prática Pedagógica

Projeto Formativo

As práticas de estudo na escola contribuem para uma formação consciente, pois faz a ligação do que se aprende na escola com o que é vivenciado no campo. O tema da pesquisa que se desenvolve ao longo de toda a formação é indicado pelos próprios alunos/as e está sempre de acordo com suas realidades. Aprende-se a conviver com as adversidades e superá-las. Prática Pedagógica Pedagogia da Alternância

A Prática pedagógica em alternância colabora para uma aprendizagem tanto no campo da escola quanto no meio em que vivem os/a educandos/as. Há uma interação entre a escola e a comunidade, pois a família participa de todo o processo de aprendizagem de seus/uas filhos/as.

Prática Pedagógica

Convivência com o semiárido

A escola prima pelo diálogo e respeito entre as pessoas, e entre estas e o meio, incentivando as práticas de convivência com o semiárido, construindo técnicas de manejo com a terra, dela extraindo o melhor sem tampouco causar-lhe agressão.

Prática Pedagógica

Escola Família Agrícola

O que faz a diferença na escola é o uso de práticas pedagógicas diferenciadas, que encontram suporte no método de alternância, esse método dá suporte às atividades numa dimensão jamais imaginada, pois integra o trabalho de casa com o trabalho da escola.

Pedagogia da Alternância

Projeto Formativo

O Plano de Estudo é o centro do projeto formativo da EFA, ele garante que a formação aconteça em diferentes espaços de vivência dos/as educando/as. A Pedagogia da Alternância é o que proporciona o desenvolvimento de várias estratégias de ensino em todo o decorrer da formação.

Pedagogia da Alternância Pedagogia da Alternância

A Pedagogia da Alternância promove um trabalho pedagógico baseado em três momentos da vida do/a educando/a: sessão escolar, sessão familiar e sessão comunidade. Uma formação que acontece em três momentos, mas de forma integrada colabora para a formação do educando/a transformadora.

Pedagogia da Alternância

TABELA 1 - ENTREVISTADOS/AS: MEMBROS DA ESCOLA (conclusão) Convivência

com o semiárido

A Pedagogia da Alternância dá mobilidade para o conhecimento do meio, esse conhecimento suscita a vontade de intervir sobre a realidade. E essa intervenção passa pela necessidade de aprender a conviver no e com o semiárido.

Pedagogia da Alternância Escola Família Agrícola

A EFA abre as portas para a construção e o exercício de práticas sociais diferenciadas, à medida que promove a identificação dos educando/as com o seu meio, dando a eles/as conhecimento para desenvolver a autonomia e o espírito de coletividade e cooperação.

Prática Social

Projeto Formativo

O projeto formativo da EFA propõe aos estudantes a realização de pesquisa em suas comunidades, compondo com ela um Plano de Estudo que lhes auxilia na construção de um olhar crítico sobre os acontecimentos sociais. Essa consciência crítica é o que os inspira a busca pela transformação de suas realidades.

Prática Social

Pedagogia da

Alternância

O trabalho em alternância leva os/as estudantes a compreender melhor sua comunidade e a refletir melhor sobre seus problemas. A escola procura sempre dar um sentido aos conteúdos programáticos estudados em sala de aula, para que o este possa sempre estar à serviço da transformação da realidade. Prática Social Convivência com o semiárido

A convivência com o semiárido é trabalhado desde à entrada dos/as alunos/as na escola, então o que é aprendido na escola é levado para ser compartilhado na comunidade, no intuito de melhorar cada vez mais a relação de toda a família com o seu meio.

Prática Social

TABELA 2 - ENTREVISTADOS/AS: ALUNOS/AS EGRESSOS (continua)

Tema Resposta Categoria

de Análise Escola

Família Agrícola

A EFA não é apenas uma escola, ela é um lugar que cuida de toda a formação de seus/as alunos/as. Lá não é apenas o conhecimento formal que é levado em conta, são consideradas importantes todas as atividades pedagógicas desenvolvidas no decorrer de todo o curso. Além das atividades de casa e da escola, ainda são feitos estudos nos momentos de serão, algo que engrandece a formação de todos.

Prática Pedagógica

Projeto Formativo

Depois que se aprende o sentido de tudo o que há num lugar, há um despertar de consciência que faz brotar o encanto pela terra, pela cultura e por tudo que pode ser desenvolvido no lugar. Aprender alternando os momentos de estudo dá uma dimensão maior para o ato de estudar.

Prática Pedagógica

Escola Família Agrícola

As regras de convivência na escola conduz a construção de um bem viver que deve ser compartilhado na comunidade e no trabalho. As desigualdades do mundo passam a ser percebidas, mas de um jeito diferente, pois a EFA ajuda na construção de uma prática que não se contenta só com reflexão, é preciso agir para transformar.

Prática Social

TABELA 2 - ENTREVISTADOS/AS: ALUNOS/AS EGRESSOS (conclusão) Projeto

Formativo

O projeto formativo da EFA forma os/as educando/as por dentro, nasce em cada fase de trabalho lá a vontade de intervir sobre o mundo, cooperando em todos os ambientes para a construção de um mundo melhor.

Prática Social

Escola Família Agrícola

A alternância permite entender os dois espaços de aprendizagem da formação do/a educando: a escola e a comunidade, sem, no entanto ficar restrito à contemplação do que nele ocorre, mas fazendo intervenção para mudar o que não está bom. Pedagogia da Alternância Projeto Formativo

O Projeto formativo proporciona o conhecimento da realidade. Integrar o que é estudado na escola ou nas unidades produtivas às experiências dos/as alunos em suas comunidades eleva o potencial de compreensão de mundo.

Pedagogia da

Alternância

TABELA 3 - ENTREVISTADOS/AS: ALUNOS/AS EGRESSOS

Tema Resposta Categoria de Análise

Formação dos/as alunos/as

ANTES da EFA

Os/as alunos/as eram acanhados/as, resistiam à participação nas reuniões políticas realizadas nos assentamentos onde moravam, diziam que não queriam trabalhar no campo, porque era um trabalho pesado. Desejavam apenas concluir o Ensino Médio para irem trabalhar em outros lugares que fossem distantes do meio rural Prática Social NÃO TRANSFORMADORA Formação dos/as alunos/as DEPOIS da EFA

Depois que os/as alunos/as entraram na EFA começaram a ter atitudes diferentes em suas casas e nas comunidades. Aos poucos iam despertando o interesse por todo o

desenvolvimento do lugar, faziam

apontamentos, sugeriam novas práticas de manejo com a terra. Nas reuniões eles passavam a ser líderes das discussões políticas.

Prática Social TRANSFORMADORA