• Nenhum resultado encontrado

2 REVISÃO DA LITERATURA: O OBJETO NOS CAMINHOS DA ACADEMIA, O

5.6 AS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE

ALFABETIZAÇÃO NAS UNIVERSIDADES NACIONAIS DA ARGENTINA

A Argentina possui 60 universidades nacionais, das quais 25 oferecem cursos de formação de professores primários. O Gráfico 3 apresenta uma comparação entre a quantidade de cursos de Pedagogia em relação ao número de Universidades Federais em ambos os países. O Gráfico 4 apresenta a distribuição percentual dos cursos de formação de professores para a educação básica nas Universidades Federais argentinas.

Gráfico 3 – Distribuição dos cursos de formação docente nas universidades nacionais argentinas

Fonte꞉ Elaborado pela autora ( 2018 ).

Gráfico 4 – Distribuição das instituições de formação de professores para a educação primária na Argentina (públicas x privadas)

Entre as 60 universidades argentinas pesquisadas, 10 delas oferecem o curso de Licenciatura em Ciências da Educação, que prioriza aspectos teóricos e possibilita a formação de pesquisadores na área de ciências da educação, bem como a formação para assessoria e gestão pedagógica no ensino primário e secundário. Outras sete oferecem cursos de professorado em educação primária, professorado em educação inicial e professorado e licenciatura em Ciências da Educação.

No caso dos cursos de professorado, eles oferecem habilitação específica para a docência nas referidas modalidades de ensino (primário ou inicial) e, em cinco dos sete cursos oferecidos, existem disciplinas voltadas para a alfabetização. As disciplinas oferecidas nos cursos de formação de professores que possuem a alfabetização em suas ementas são Alfabetização Inicial e Língua e sua Didática, oferecidas como obrigatórias, entre o segundo e o terceiro anos do curso.

No entanto, tais dados não são suficientes para uma análise da oferta de disciplinas sobre a formação de alfabetizadores no país, se não considerarmos as instituições que são formalmente responsáveis por essa formação. O Gráfico 5 apresenta a distribuição percentual de tais instituições.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Formação Docente da Argentina, existem 119 instituições públicas voltadas para a formação de docentes para o ensino primário no país. Cada província estabelece suas próprias grades curriculares, a serem seguidas por todas as instituições. O Gráfico 5 representa a distribuição das instituições por províncias

Gráfico 5 – Institutos de formação de professores argentinos – por província

Fonte: Elaborado pela autora (2018).

A maioria das instituições de formação de professores está localizada na região de Buenos Aires, seguida por San Juan e San Luis.

De acordo com o Desenho Curricular para a Educação Inicial (ARGENTINA, 2008), a educação inicial é o momento no qual os alunos são apresentados ao mundo letrado, sem o compromisso com o aprendizado da escrita. A alfabetização é inserida no currículo escolar da educação primária, como ocorre no Brasil.

Dessa maneira, SUARES, 1993 (apud AMANTEA et al., 2006, p. 41) nos salienta que

Os desenhos curriculares podem ser entendidos como objetos culturais gerados por formas históricas de tradição seletivas próprias de um grupo

social dado que, a partir de relações de poder favoráveis, prioriza a inclusão hierarquizada de certos conteúdos e valores (próprios).

Percebemos, assim, a importância da articulação do currículo.

Ao olharmos para a organização do currículo de formação de professores alfabetizadores na Argentina, vemos que a formação para o Professorado em Educação Primária obedece à seguinte distribuição temática e de carga horária, o que está indicado no Quadro 4꞉

Quadro 4 – Distribuição do conteúdo da formação de professores para a educação primária da Argentina

Campo Total de horas Porcentaje

Campo de la Formación General 912 23% Campo de la Formación Específica 2013 52%

Campo de la Formación de la

Práctica 975 25%

Total 3900 100%

Fonte꞉ Elaborado pela autora (2018).

Os planos de estudos são organizados de acordo com as determinações de cada província. O Quadro 5 sintetiza as disciplinas de alfabetização de cada uma delas, de acordo com os dados existentes nos sites das instituições de ensino de cada província.

Quadro 5 – Disciplinas de alfabetização nos cursos de formação de professores para a educação primária por província

Província Disciplinas instituiçõesNúmero de

Buenos Aires Práticas de Linguagem 29

Chaco Língua 5 Alfabetização inicial Chubut Alfabetização acadêmica 3 Língua Alfabetização inicial

Formosa Não encontrado 4

Jujuy

Oralidad, Lectura y Escritura

4 Alfabetización en Lengua Inglesa

Lengua y su Didáctica Lengua: Y su didáctica

La Pampa Práticas de leitura 4

Alfabetização

Neuquén Didáctica da língua e da literatura 4

Salta

Língua

3 Práticas de Leitura, escrita e oralidade

Didática da língua Alfabetização inicial

Didática da língua

Santa Fé Alfabetização inicial 10

Córdoba Língua e literatura 10

Corrientes Não encontrado 4

Entre Rios Alfabetização inicial 6

La Rioja Alfabetização inicial 3

Misiones

Leitura, escrita e oralidade

1 Didática da língua

Alfabetização inicial – língua e sistema numérico

San Ruan Alfabetização inicial 4

San Luiz Alfabetização inicial 2

Santa Cruz Não encontrado 2

Terra do Fogo Alfabetização inicial 2

Tucumán Alfabetização inicial 4

Cidad Autônoma

de Buenos Aires Práticas de Linguagem 3 Mendoza Leitura, escrita e oralidade 6

Rio Negro Alfabetização inicial 3

Santiago del

Estero Alfabetização inicial 2

Fonte: Elaborado pela autora (2018).

A disciplina Alfabetização Inicial é aquela com maiores ocorrências nas estruturas curriculares das províncias. No entanto, a disciplina Oralidade, Leitura e Escrita é aquela presente em um número maior de Institutos, tendo em vista que é adotada por todos os Institutos de Buenos Aires, província com o maior número deles. O Gráfico 6 apresenta a síntese da distribuição de disciplinas por número de Institutos.

Gráfico 6 – Distribuição de disciplinas de alfabetização por número de institutos na Argentina

Fonte: Elaborado pela autora.

A disciplina Alfabetização Inicial é a segunda mais presente entre os planos de estudos analisados, seguida pela disciplina Língua. Não foram encontradas disciplinas voltadas para a alfabetização na educação de jovens e adultos, como ocorre no Brasil, nem cursos de formação de professores específicos para esse grupo. É interessante observar, também, a existência de uma disciplina voltada para a alfabetização numérica e outra para a alfabetização em língua inglesa nos planos de estudos da Argentina, algo que não ocorre nos planos do Brasil.