• Nenhum resultado encontrado

O LOCUS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E NA ARGENTINA

2 REVISÃO DA LITERATURA: O OBJETO NOS CAMINHOS DA ACADEMIA, O

5.5 O LOCUS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E NA ARGENTINA

Para que a aprendizagem escolar seja uma experiência intelectualmente estimulante e socialmente relevante, é indispensável a mediação de professores com boa cultura geral e domínio dos conhecimentos que devem ensinar e dos meios para fazê-lo com eficácia.

A educação escolar é uma política pública endereçada à constituição da cidadania. Uma consequência disso é que a educação inicial de professores deve ter, como primeiro referencial, as normas legais e recomendações pedagógicas da educação básica.

É indispensável que os professores em preparação para lecionar nos anos iniciais do ensino fundamental dominem os objetos de ensino. Por este motivo a análise e comparação das disciplinas existentes nas matrizes curriculares busca fortalecer nossos discursos sobre a oferta de disciplinas que auxliem na formação desse professor que atuará nas primeiras séries do ensino básico, auxiliando na alfabetização dos estudantes.

5.5.1 As matrizes curriculares dos cursos de formação de professores: disciplinas de alfabetização nas universidades federais brasileiras

Muitas tem sido as maneiras de pesquisadores olharem para a formação dos professores. E a maneira que encontramos para olhar para esse caminho foi a observação das ementas e matrizes curriculares das universidades brasileiras e argentinas.

Esta análise foi realizada buscando levantar dados e comparar as propostas de cada sistema de ensino de formadores de professores, discutindo brevemente sobre os dados coletados. É factível pensar que a responsabilidade da formação dos

professores dar-se-á apenas no âmbito das universidades. Uma melhor compreensão a respeito da questão pode ser alcançada se refletirmos sobre esse tema.

É fundamental olharmos para as instituições e a maneira como estão organizadas para podermos vislumbrar, de fato, a origem da formação desse profissional que atuará nas classes alfabetizadoras.

O Brasil possui 2.407 instituições de ensino superior públicas e privadas. Entre elas, aproximadamente 1.427 oferecem o curso de Pedagogia, com 23 diferentes habilitações (IBGE, 2014).

Entre as 68 universidades públicas federais existentes, 46 oferecem cursos de Pedagogia. A maioria delas está localizada na região sudeste do país, conforme indica o Gráfico 1.

Gráfico 1 – Distribuição dos cursos de Pedagogia por estado, no Brasil.

Do total de cursos de Pedagogia encontrados nas Universidades Federais do país, entre aqueles que oferecem disciplinas com foco na formação de alfabetizadores, somente um (1) não oferece disciplinas voltadas para a alfabetização.

Entre aqueles que oferecem disciplinas nessa temática, a maioria oferece duas (2) disciplinas, de acordo com as informações apresentadas no Gráfico 2.

Gráfico 2 – Quantidade média de disciplinas voltadas para alfabetização

Fonte꞉ Elaborado pela autora (2018).

A maioria das disciplinas é oferecida entre o 3º e o 4º período da universidade, no segundo ano de formação e próximo à metade do curso. Ao todo, nos 45 cursos de Pedagogia das Universidades Federais brasileiras, são oferecidas 88 disciplinas cujas ementas indicam a alfabetização como temática. O Quadro 2 apresenta as disciplinas que mais são oferecidas, por ordem de oferta.

Quadro 2 – Disciplinas voltadas para a alfabetização oferecidas nos cursos de Pedagogia das Universidades Federais brasileiras.

Disciplina Ocorrências

Alfabetização e Letramento 17

Teorias e Práticas Alfabetizadoras I 9 Alfabetização de Jovens e Adultos 6

Alfabetização 6

Fundamentos da Alfabetização 3

Linguística Aplicada à Alfabetização 3

Didática 1 2

Fundamentos Teórico-Metodológicos em Alfabetização I 2

Metodologia Da Alfabetização 2

Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 2 Princípios e Métodos de Alfabetização I 2 A Literatura Infantil e a Criança no Contexto Alfabetização e

Letramento 1

Alfabetização e Avaliação 1 Alfabetização e Construção do Conhecimento 1 Alfabetização, Leitura e Escrita 1 Alfabetização: Oficina de Material Didático 1 Alfabetização: Teoria e Prática 1

Arte e Educação 1

Currículo e Alfabetização 1

Ensino, Aprendizagem, Conhecimento e Escolarização 3 1 Ensino e Aprendizagem da Linguagem 1 1 Estágio Supervisionado na Escola II – Alfabetização 1

Formação para a Docência 1

Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos 1 Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e Letramento 1 Fundamentos e Metodologia do Ensino da Linguagem II 1 História e Metodologia da Alfabetização para Crianças, Jovens e

Adultos 1

Língua e Literatura Infantil 1 Língua Portuguesa nos Anos Iniciais 1

Linguagem e Alfabetização 1

Linguagem e Pensamento I 1

Linguagem Escrita e Criança 1

Metodologia da Alfabetização de Jovens e Adultos 1 Metodologia e Prática da Alfabetização 1 Políticas e Gestão de Alfabetização 1 Prática de Ensino e Estágio Docente em Alfabetização em Língua

Portuguesa 1

Processo de Alfabetização 1

Processos da Leitura e da Escrita 1 Residência Pedagógica em Educação de Jovens e Adultos 1 Teoria e Prática Pedagógica IV 1 Fonte꞉ Elaborado pela autora (2018).

Foram encontradas 41 diferentes disciplinas. As mais frequentes foram “Alfabetização” e “Teoria e Prática em Alfabetização”, indicando uma preocupação com a oferta de disciplinas voltadas para a prática pedagógica.

Após a leitura das ementas das disciplinas, elas foram categorizadas em teóricas (cujo conteúdo prioriza discussões teóricas voltadas para os processos cognitivos subjacentes ao aprendizado da língua, bem como questões epistemológicas), práticas (aquelas voltadas para o desenvolvimento de materiais didáticos voltados para o ensino da língua e de metodologias de aprendizado) e teórico-práticas (disciplinas que apresentam uma ampla discussão teórica que se materializa por meio de estágios, elaboração de material didático e de planos de aula, em uma aplicação da teoria na prática pedagógica).

Ao categorizar as disciplinas, é possível identificar uma prevalência daquelas voltadas para discussões teóricas em relação àquelas de cunho prático, conforme indicado no Quadro 3.

Quadro 3 – Categorização das disciplinas

Categoria DisciplinasNúmero de

Práticas 15

Teóricas 56

Teórico-práticas 15

Total 86

Fonte꞉ Elaborado pela autora (2018).

Em relação aos conteúdos das ementas das disciplinas com os mesmos títulos, nota-se uma unicidade em seus conteúdos. As disciplinas chamadas de Alfabetização e Letramento focam nos estudos da história da escrita, nos processos de construção do conhecimento escrito, no papel da linguagem oral na alfabetização e na análise de materiais didáticos voltados para a alfabetização. Em nenhuma ementa foi indicada uma bibliografia específica.

As disciplinas voltadas para a alfabetização de jovens e adultos apresentam, em suas ementas, conteúdos voltados especificamente para a história da educação de jovens e adultos no Brasil e as especificidades culturais da alfabetização desse grupo.

Nota-se que existe somente uma disciplina voltada para a alfabetização por meio dos estudos de literatura infantil, ofertada como disciplina optativa.

5.6 AS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE