• Nenhum resultado encontrado

As plantas medicinais e o tratamento das doenças

2.4. Análise de conteúdo e Interpretação dos resultados

2.4.9. As plantas medicinais e o tratamento das doenças

Dois dos entrevistados dizem não saber responder a esta questão (entrevista 1 e 2). Oito entrevistados dão exemplos de plantas medicinais que tratam determinadas doenças. Para as entrevistas 7, 9, 12 e 13 criei tabelas particulares para cada um dos entrevistados, uma vez que são dados bastantes exemplos de plantas medicinais e de doenças que as mesmas tratam ou ajudam a tratar. O entrevistado 5, diz que o chá ajuda nas dores de estômago e azia “Estômago, azia, o chá alivia um bocadinho...” (entrevista 5). A entrevistada 8, refere o reumatismo, a tireóide e as enxaquecas mas não diz quais as plantas medicinais que utiliza. Já a entrevistada 14, diz que as plantas ajudam a tratar a obstipação e que os chás assim como a valeriana têm efeitos calmantes “A obstipação, sei que tratam muito, problemas urinários também, há sempre um chazinho que faz bem para isso, para a indisposição, um chá de cidreira, a camomila, é um bom relaxante, a valariana que tem os seus efeitos calmantes” (entrevista 14). Quatro dos entrevistados 3,4,6 e 11 não respondem a esta questão.

2.4.9.1. Plantas medicinais, o que tratam? (entrevista 7)

A entrevistada 7, refere algumas plantas medicinais bem como para que estas servem, refere a malvela, o ápio para o estômago, a salva para infeções das pessoas, a cidreira desgasta, refere ainda o chá de carqueja e de tília, o pelicão bravo e manso, dizendo que o bravo é melhor que o manso “dizem que o pelicão bravo é muito melhor que o manso, faz bem às crises de fígado”. Já o eucalipto descongistiona o nariz “o eucalipto é bom para respirar, para fazer inalações, faz muito bem” (entrevista 7).

65

2.4.9.2. Plantas medicinais, o que tratam? (entrevista 9)

De acordo com a tabela 11.2, existem diversas plantas que curam certas doenças. A entrevistada 9, expõe várias plantas medicinais como o eucalipto, o loureiro, o alecrim, as marianas e a alfazema que são boas para curar a gripe. Já a flor de morango, o mil-folhas, a menta e a lúcia-lima são bons para usar como chá, assim como a ruda que é boa para chás mas também para a inveja. As urtigas são boas para o reumatismo e, o hipericão-do-gerês, é benéfico para o fígado e intestinos. A betónica é utilizada pela entrevistada como substítuta da canela quando faz rabanadas. A entrevistada só explica como se utiliza o alecrim “Fervo, é uma infusão de alecrim. Estás abafada dos bronqueos ou que não podes respirar, ferves um bocado de alecrim numa panela grande, um bocado de eucalipto, qualquer planta que tenha cheiro, ferve-la ali, pões a panela ou um bacio ou o que queiras pôr, pões uma toalha de felpo por cima e apanhas aqueles vapores, alivia-te, alivia os pulmões e a respiração” e como se utilizam as urtigas “...as urtigas apanham-se, lavam-se, com umas luvas se não picas-te, lava-las com as luvas e depois coze-las numa panela à parte sozinhas, a seguir tira-las da água, deixa-las escorrer e tiras-lhe só a folha porque o troxo (caule da planta) fica duro. Tens de ter a calda da sopa feita com cenoura, cebola e batata, o que lhe queiras pôr, ao estar a calda pronta, pões as urtigas numa malguinha, não se quer a folha inteira, com uma tesoura cortas a folha para ficar miudinha, é como fazemos em Mourilhe, no hotel do meu irmão, quando fazemos o caldo de urtigas, que é nas sextas-feira 13 e assim. Temos uma terrinas de pôr as sopas nas mesas, põem-se um bocadinho daquela urtiga já cozida e picada na terrina, mexe-se e depois as pessoas servem-se nos pratos ou nas tigelas, onde queiram comer” (entrevista 9).

66

2.4.9.3. Plantas medicinais, o que tratam? (entrevista 12)

A entrevistada 12, é a que mais informação deu acerca do uso de plantas medicinais e quais as doenças que estas podem tratar, aliás, foi esse conhecimento acerca de plantas medicinais que fez com que a entrevistada 12 fosse uma das escolhidas. Na tabela 1.3 podemos associar cada planta a uma doença e a entrevistada explica-nos como usar o alecrim “Sim, junto com o mel, mas só assim um bocadinho que ele é muito forte...”, a hortelã “...a sopa alentejana, aquela que se faz com um ovo, eu sabia fazer agora é que não me lembro...era um ovo cozido...e a hortelã também é boa para o cozido português...um raminho só, eu trabalhei num restaurante em Lisboa, deitavam-lhe um raminho de hortelã sempre ao cozido, couves e batata e nabo e cenoura, botavam-lhe um raminho que sabia melhor o cozido”, o hipericão “O hipericão temos comprado...cá também há, mas havia lá para o lado dos Pisões, eu agora já não posso andar, não vou lá buscá-lo, bota uma flor amarela e tem umas folhinhas como um dedo, fininhas, eu até te vou mostrar mas a Ana (filha) é que comprou. É bom para a depressão, antivírus, ansiedade, tensão, insónias, reumatismo, dores musculares e articulação, vesícula, fígado, rins, menopausa, constipações, herpes...”, o limonete “este (o limonete) as folhas podem parecer muito estreitinhas mas se a gente deitar três para uma chávena é o suficiente porque, caso contrário, faz o chá muito forte e os chás fortes fazem mal. Estas folhas, têm que ser só três para uma chávena, essas três parece que são muito estreitinhas mas bota-las na água e elas ficam muito largas, como dois dedos”, a camomila diz que não a apanha porque não tem conhecimento de como se usa “Esta aqui (mostra no livro) chamam-lhe a camomila, são flores mas eu não sei se são naturais se não, nunca a apanho...”, diz que a ruda não se pode beber, é só para lavar o corpo com ela “Mas não se pode beber! Mesmo ali avisa no livro, é só para lavagem, se tu tiveres hemorroidas, que estejam com muita infeção...tem que a gente ser lavada com água fria, deixa-la arrefecer depois, a água quente faz mal! Tem que ser mesmo gelada e faz muito bem. Uma vez uma pessoa andava muito mal do intestino, comia aquelas comidas com picante...Tem que ser numa bacia onde nos caiba o rabo, depois estamos lá cinco minutos, passa logo...fazes assim duas ou três vezes, passa tudo!”, diz-nos ainda que os ouriços têm de ser apanhados verdes “Sim, mas é quando estão verdes e quando vêm aquelas bolinhas amarelas, de virem os ouriços no castanheiro, parece um morrão aquilo, dizem que faz bem e as pontas das silvas, não sei se são três ou se são sete, dizem que é bom para a diarreia”, a oliveira serve para beber em chá para a tensão alta “A oliveira também é boa para quando a gente tem a tensão muito alta. Tomas uma chávena ou duas em jejum, sem açúcar, mas não se pode abusar muito, tomas duas vezes por semana, por exemplo, tomas na segunda-feira, estás dois ou três dias sem beber, depois tomas outra e depois páras, tudo

67

seguido pode descer muito e, para subir a tensão baixa, é um copo de água fria com uma colher boa de açúcar mexido e beber”, por fim, a entrevistada 12 diz que o loureiro é benéfico para os músculo e é um bom tempero “E o loureiro é bom para temperar carnes, dizem que é bom para os músculos, lava-se a gente com aquilo na banheira, ferve um pouco de loureiro, eu já fiz mas não senti nada em relação aos músculos, mas é bom para os comeres” (entrevista 12).

2.4.9.4. Plantas medicinais, o que tratam? (entrevista 13)

A entrevistada 13, faz algumas infusões de plantas medicinais nos seus tempos livres e diz, na tabela 11.4, que as barbas de milho são benéficas para as infeções urinárias, a camomila é boa para as insónias, é calmante, a carqueja é boa para estados gripais, colesterol, diabetes e tensão alta e a urtiga é vantajosa para a próstata, para a anemia e para a circulação sanguínea.

68