• Nenhum resultado encontrado

A exemplo do que fizemos com as PAs, passamos a examinar, nesta seção, como as PNAs descrevem o que pensam/fazem a respeito do processo de ensino/aprendizagem de línguas. O quadro 9, a seguir, sintetiza essa descrição.

Descrever como realiza o planejamento da disciplina de inglês

Planejamento é fornecido pela franquia Levar em conta a faixa etária e a realidade cultural do aprendiz.

Descrever como seleciona o material didático de inglês

O livro didático é fornecido pela franquia Os conteúdos, a ideologia, a realidade cultural e se os textos são atraentes e interessantes para a faixa etária. Descrever como realiza seu ensino sem o material

didático

De várias formas, através do livro didático, fitas de áudio e vídeo, uso de CDs Roms e aulas de conversação

Dedicar especial atenção à observação, que visará identificar o estágio de aprendizagem no qual os alunos se encontram.

Como você ensina inglês aos seus alunos? -(a professora não respondeu a questão) Através de textos adequados à faixa etária, jogos, músicas e pequenos diálogos contextualizados.

Descrever o que é necessário para aprender inglês Desenvolver as 4 habilidades: ler, escrever, falar e ouvir - Eliminar a resistência que alguns alunos têm em relação à língua inglesa;

- Despertar o interesse pelo inglês. Descrever o papel do professor de inglês - Dedicar-se diariamente ao estudo da língua inglesa;

- Fornecer subsídios para que aconteça o

ensino/aprendizagem, levando-os a assimilarem e contextualizarem os assuntos expostos nas aulas

- Refletir sobre os conteúdos e sobre os objetivos, e quais os benefícios desses conteúdos para os alunos.

Descrever o papel do aprendiz de inglês - Rever os conteúdos já estudados, realizar as atividades propostas e sanar suas dúvidas

- Compreender o funcionamento da língua inglesa através da leitura, audição de músicas, tentativas de elaboração de frases que expressem suas idéias, necessidades, desejos. Descrever o método (metodologia) de um

professor bem-sucedido de inglês

Era de uma ex-professora da graduação. As aulas eram dinâmicas e a abordagem comunicativa era a mais utilizada. A educadora aplicava muitos exercícios, fazia diálogos em duplas e acontecia também prova oral e escrita.

Aquele que mescla gramática, compreensão de textos, simulação de diálogos, encenações.

Como você sabe que seu aluno aprendeu em sua disciplina?

Quando o rendimento do aluno é refletido em seu desempenho nas aulas, na escrita, nas atividades e na avaliação.

Através da aplicação de atividades-problema que exijam que o aluno reflita, levante hipóteses e apresente uma conclusão aceitável e adequada.

A professora Elza, PNA2, afirma que o planejamento é fornecido pela franquia da escola onde trabalha6, a qual também fornece o livro didático, juntamente com fitas de áudio, CDs, etc. No entanto, observa-se que a professora não revelou como ela mesma desenvolveria um planejamento, bem como selecionaria um material didático. A professora ainda declarou que para se aprender inglês é necessário desenvolver as quatro habilidades: ler, escrever, falar e ouvir. O papel do professor é dedicar-se ao ensino, fornecendo insumo interessante e relevante aos aprendizes, a fim de assimilarem e contextualizarem os assuntos expostos em sala de aula. Em relação ao papel do aluno, PA2 enfatiza que tem que estudar e realizar as atividades propostas pelo professor, bem como buscar sanar suas dúvidas. Finalmente, Elza diz que sabe o momento em que o aluno aprendeu por meio de seu desempenho em sala de aula, nas atividades escritas e na avaliação.

PNA1 Maria Inês revela que o professor, ao planejar suas aulas, deve levar em conta a faixa etária e a realidade cultural do aprendiz. Quanto à seleção do material didático, indica que o professor deve observar os conteúdos, a ideologia do material e se os textos são interessantes e atraentes. Tem-se a impressão de que a professora confunde “livro didático” com “material didático”, o que, aliás, é comum até mesmo entre autores de trabalhos sobre o assunto (Freitas e Moser, 2003). No que tange ao ensino sem o uso do livro didático, a professora revelou que se deve identificar o nível de aprendizagem do aprendiz, porém não menciona para que se deve identificar esse nível, e como ensinar sem o suporte de materiais didáticos. O conceito de ensinar de PNA1 se restringe a oferecer textos adequados à faixa etária dos aprendizes, assim

6

Embora PNA2 não seja professora de inglês atuante, trabalha como monitora de informática numa escola particular da região, onde está em contato com professores das disciplinas ali ofertadas pela escola.

como músicas, jogos e diálogos contextualizados. Para se aprender inglês, a professora enfatiza que são necessários dois fatores: eliminar a resistência à língua, para então se ter o interesse despertado pela língua-alvo. Além disso, PNA1 lembra que o papel do professor de inglês é refletir sobre os conteúdos, bem como seus objetivos, tendo em vista a necessidade de se verificar os benefícios desses conteúdos para os aprendizes. Já o papel do aprendiz é, segundo a PNA1, compreender o funcionamento da língua inglesa por meio de leitura, audição de músicas e elaboração de frases em que expressem suas idéias, necessidades, seus desejos, etc. Passamos a examinar, agora, a concepção de avaliação das PNAs.

Tópicos abordados Elza Maria Inês

Comente o que você entende por avaliação. “A avaliação tem a finalidade de demonstrar, através de

médias escolares, o que o aluno aprendeu durante o

bimestre. Essa avaliação é processual, diagnóstica e cumulativa”.

“É a verificação da aquisição do conteúdo pelos alunos, ou seja, é a identificação do estágio de aprendizagem do aluno e, se a aprendizagem não ocorreu, tentar detectar quais são as falhas que estão impedindo a aquisição de conteúdos”.

Comente sobre o que entende por avaliação de rendimento.

“Na avaliação de rendimento o professor observa a

assimilação do aluno em relação ao conteúdo

ministrado nas aulas”.

“Seja aquele que valore todas as participações e todos os progressos e todas as tentativas dos alunos em direção à aprendizagem, observando o aluno em todas as suas fases”.

Descrever como você avalia o seu aprendiz na aula de inglês.

“O aprendiz de inglês deve ser avaliado a todo

momento, o professor precisa observar todos os pontos positivos que o aluno explorou e desenvolveu em suas aulas”.

“Através de suas participações nas atividades propostas e da resolução das questões-problemas das atividades”.

Ao descrever o que entende por avaliação, a PNA2 Elza revela que seu papel é desvelar, por meio do produto (médias escolares), o que o aluno aprendeu durante o bimestre (cumulativa). A avaliação de rendimento, para ela, ocorre por meio da assimilação do conteúdo. Ao descrever como procura avaliar o aprendiz na aula de inglês, PNA2 revela que isso deve ocorrer a todo momento (avaliação), e o professor precisa dar feedback ao aprendiz em tudo aquilo que fez.

Para Maria Inês, a avaliação é diagnóstica, serve para identificar o estágio de aprendizagem, e tem por finalidade detectar as falhas que impedem o crescimento do aprendiz. Esse diagnóstico se dá por meio das participações em atividades propostas pelo professor. Em relação à avaliação de rendimento, PNA1 revela que é também diagnóstica, e serve para monitorar o progresso dos alunos à medida que ocorre a aprendizagem.

Tanto as PAs quanto as PNAs parecem não ter entendido a relação entre planejamento, material didático, metodologia e avaliação dentro de um processo de ensino/aprendizagem, pois definiram na fase de descrição cada componente isoladamente, sem mencionar a relação que ocorre entre eles. Assim, pode-se depreender que as PAs e as PNAs não visualizam a simbiose existente entre ensino e avaliação.

3.4 ANÁLISE E FUNDAMENTAÇÃO DAS INFORMAÇÕES PELO PROFESSOR