• Nenhum resultado encontrado

As Turmas

No documento A compreensão na aprendizagem (páginas 108-113)

PARTE III Prática de Ensino Supervisionada em 2.º Ciclo do Ensino Básico

X.2. As Turmas

A Prática Educativa no 2.º CEB envolveu 4 turmas diferentes, três do 5.º ano e uma do 6.º ano de escolaridade. A disciplina de Matemática foi lecionada em duas turmas diferentes. Assim sendo, o estágio foi iniciado com a turma do 5.º E durante o 1.º período e no 2.º e 3.º período com a turma do 5.º C, uma vez que a professora cooperante da primeira turma ficou de baixa médica. A disciplina de Português e de Ciências Naturais foram lecionadas com a turma do 5.º G e a disciplina de história e Geografia de Portugal com a turma do 6.º H.

Turma de Matemática (1.ª Sequência de ensino)

A turma com a qual realizei uma parte da prática educativa, na disciplina de Matemática, pertencia ao 5.º ano de escolaridade do 2.º Ciclo do Ensino Básico. A turma era composta por um total de 30 alunos, sendo 18 do sexo masculino e 12 do sexo feminino. As suas idades, aquando do início do ano letivo, eram compreendidas entre os 9 e os 10 anos. Todos os alunos residem em Coimbra à exceção de 6, que habitam nos arredores da cidade.

No que concerne à família a maioria dos alunos habita com os pais e irmãos, sendo o agregado familiar composto, na sua maioria, por 3 e 4 elementos. Grande parte dos alunos tem um irmão com exceção de 4 alunos que não têm nenhum. A idade média dos pais situa-se entre os 40 e os 50 anos. Em todos os agregados há elementos a trabalhar. Mais de metade do número de mães e dos pais tem uma situação profissional estável. A maioria dos pais e das mães tem habilitação académica superior, estando todos eles empregados e as profissões maioritariamente estão de acordo com o grau académico. Os Encarregados de Educação dos alunos

81 são, na sua maioria, as mães, onde apenas 6 alunos têm o pai como Encarregado de Educação.

As disciplinas preferidas apontadas por estes alunos são: Ciências Naturais, Matemática e História e Geografia de Portugal; as que menos gostam e mais referidas são: História, Português e Matemática.

No que concerne ao tipo de aulas as mais apreciadas são o trabalho de grupo, seguido de aulas com audiovisuais e expositivas. As qualidades mais apreciadas nos professores são a simpatia, a exigência e que expliquem bem e os aspetos menos apreciados são a rispidez, antipatia e injustiça.

Um aluno está identificado com Necessidades Educativas Especiais e outro é acompanhado pela Educação Especial.

A turma de Matemática (2.ª, 3.ª e 4.ª Sequências de Ensino)

A turma com a qual realizei uma outra parte da prática educativa, na disciplina de Matemática, pertencia ao 5.º ano de escolaridade do 2.º Ciclo do Ensino Básico. A turma era composta por um total de 30 alunos, 13 do sexo feminino e 17 do sexo masculino. As idades situam-se entre os 9 e os 10 anos. Todos os alunos residem em Coimbra à exceção de 3, que habitam fora da cidade.

No que concerne à família a maioria dos alunos habita com os pais e irmãos. Quanto ao número de irmão 11 alunos têm 1, 10 alunos não têm nenhum, 4 têm 2 e 1 tem mais de 2 irmãos. A idade média da maioria dos pais está acima dos 45 anos e a idade da maioria das mães encontra-se entre os 41 e os 45 anos. A maioria dos pais e das mães tem habilitação académica superior, estando todos eles empregados, com exceção de 2 pais e 3 mães que se encontram desempregados/as. As profissões, na sua maioridade, estão de acordo com o grau académico. Os Encarregados de Educação dos alunos são, na sua maioria, as mães, onde apenas 8 alunos têm o pai como Encarregado de Educação.

As disciplinas preferidas apontadas por estes alunos são: Matemática e Educação Física e as menos preferidas são: Português e Educação Visual.

82

No que concerne ao tipo de aulas mais apreciadas são os trabalhos de grupo, as aulas com meios audiovisuais e expositivas. As qualidades mais admiradas nos professores são a simpatia, saber ensinar, paciência/calma, enquanto que as menos apreciadas são gritar/ralhar/falar alto, a rigidez e a indiferença.

A turma de Português e de Ciências Naturais

A turma com a qual realizei a minha prática educativa na disciplina de Português e de Ciências Naturais pertence ao 5.º ano de escolaridade e perfaz um total de 30 alunos. É composta por 18 rapazes e 12 raparigas, variando as suas idades entre os 9 e os 11 anos. A maioria dos alunos tem residência em Coimbra, dos quais somente 7 alunos habitam fora da cidade.

No que concerne à família 25 dos alunos vivem com os pais e 5 alunos habitam só com a mãe. A idade média dos pais situa-se entre os 40 e os 50 anos. A nível de escolaridade a maioria dos pais possui uma licenciatura, e os restantes situam-se entre o 4.º ano de escolaridade e Doutoramento. Todos os pais trabalham, com a exceção de um, verificando-se uma grande diversidade quanto à situação profissional dos pais/encarregados de educação.

As disciplinas preferidas dos alunos são na sua maioria a Educação Física e matemática. A disciplina que gostam menos foi a de Educação Musical e a Educação Visual.

O tipo de aulas mais apreciadas vai para o trabalho de grupo, seguida de aulas com audiovisuais. As qualidades mais apreciadas nos professores são a simpatia, competência e amizade. Os aspetos menos apreciados são a injustiça, mau humor e falta de paciência.

No que diz respeito a aspetos clínicos na turma existem 4 alunos com dificuldades visuais e 4 alunos com alergias.

A turma de História e Geografia de Portugal

A turma com a qual estou a realizar a prática educativa, na disciplina de História e Geografia de Portugal, pertence ao 6.º ano de escolaridade e perfaz um

83 total de 29 alunos. É composta por 13 rapazes e 16 raparigas, sendo que 20 alunos têm 11 anos, 8 têm 10 e 1 tem 12. Nenhum aluno apresenta retenção anterior. Durante o primeiro período, um dos alunos do sexo masculino abandonou esta turma por motivos pessoais, ficando a turma com 28 alunos.

Os Encarregados de Educação dos alunos são, na sua maioria, as mães (18 mães, 10 pais e 1 tia). As idades dos pais vão desde os 35 aos 55 anos, estando a maioria na casa dos quarenta. No que diz respeito às idades das mães, estas estão situadas entre os 39 e os 53, apresentando maioritariamente quarenta anos. A maioria dos pais e das mães tem habilitação académica superior. Assim, apenas 3 alunos não têm pelo menos um dos pais com licenciatura, mestrado ou doutoramento. Todos os pais trabalham, com a exceção de quatro, estando as suas profissões maioritariamente de acordo com o grau académico.

A residência dos alunos é na sua maioria em Coimbra sendo a dos restantes: um em Cernache, quando está com o pai, um em Almalaguês, um no Marco dos Pereiros e um no Cabouco.

Dois alunos beneficiam do apoio do SASE, escalão B, demonstrando assim que o nível socioeconómico das famílias se apresenta como sendo médio/alto.

As disciplinas preferidas dos alunos são Educação Física, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências Naturais. As disciplinas em que dizem ter mais dificuldades são Português, Matemática, Educação Visual e Educação Tecnológica. Da turma toda só 5 alunos não têm atividades fora da escola.

85

CAPÍTULO X

Intervenção Pedagógica em 2.º Ciclo do Ensino Básico

No documento A compreensão na aprendizagem (páginas 108-113)