• Nenhum resultado encontrado

4 PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO

4.1 BRECHÓ IS THE NEW BLACK

4.2.4 A ascensão do Instagram

De acordo uma publicação feita no ano de 2020 no site da Apptuts (um site dedicado a notícias, reviews e tutoriais de aplicativos para smartphones ​e computadores), em abril de 2017, o Instagram revelou para o público que havia atingido o número de 700 milhões de usuários ao redor do globo. Esse número subiu em mais 100 milhões até o final do ano. Ou seja, em setembro de 2017 a rede social contava com 800 milhões de perfis ativos mensalmente. Sendo que 500 milhões desses usuários estavam ativos diariamente.

Em junho de 2018, o Instagram ainda quebrou uma barreira que até então só havia sido alcançada por redes como Facebook e Youtube, atingindo 1 bilhão de usuários ativos por mês.

Agora, no ano de 2020, o Brasil é o terceiro país no ranking de países com mais usuários no Instagram, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. Atualmente, o país conta com cerca de 69 milhões de usuários, praticamente o dobro do que tinha em 2017. E quando o assunto trata de usuárias do sexo feminino, o Brasil ocupa o segundo lugar na classificação mundial. Essas informações, considerando que o Brechó Is The New Black é uma marca com foco na divulgação via Instagram, são de extrema relevância para a empresa.

4.3 ANÁLISE S.W.O.T.

Com base nos tópicos anteriores, é possível então dar início a Análise S.W.O.T. Segundo Marcélia Lupetti (2010, p. 36):

A Análise SWOT estuda a competitividade de uma organização, segundo quatro variáveis: ​Strengths (Forças); ​Weaknesses ​(Fraquezas); ​Opportunities (Oportunidades) e ​Threats (Ameaças). Por meio dessas variáveis é possível realizar um levantamento de forças e fraquezas da organização, das oportunidades e ameaças do meio analisado e do grau de adequação entre elas.

Tabela 1 - Análise S.W.O.T.

59

FORÇAS

FRAQUEZAS

Transparência e comunicação clara com os clientes

Preços acessíveis para o público geral Confiança de clientes e seguidoras com peças consignadas

Grande quantidade de peças em estoque Política de devolução e troca de peças

O projeto está parado

Pouca quantidade de peças em tamanhos grandes (G, GG)

Perda de seguidores por inatividade da conta Falta de dinheiro investido na realização do projeto

Afastamento prévio da idealizadora e do projeto Não possui um estilo de peças específico (como brechós de roupas vintage)

Identidade visual não definida Brechó inteiramente virtual

Fonte: Elaborada pela autora.

A partir desta análise, é possível entender que as forças do brechó se devem principalmente à clareza na comunicação e priorização do serviço ao consumidor (como a política de devolução de peças –pouco comum em outros brechós virtuais da região –e os preços altamente acessíveis).

Como fraqueza, o tópico principal é o fato de o projeto estar parado atualmente e a perda de seguidores por este motivo. Isso faz com que o brechó tenha uma desvantagem em comparação aos seus concorrentes, que continuam com postagens ativas e regulares, tendo atenção constante de seus seguidores. Outro grande problema é o fato de o brechó não possuir peças de diversos tamanhos, o que o torna uma empresa não inclusiva neste quesito. Além disso, o fato de não possuir peças específicas de um estilo ou até mesmo uma identidade visual melhor trabalhada, também podem ser um fator chave para distanciar o público da marca, fazendo com que deem mais atenção a brechós com uma identidade melhor construída.

Como oportunidades, é notável o aumento da busca por produtos sustentáveis e um consumo consciente. E, conforme apresentado em alguns tópicos acima, os brechós são uma das formas mais conhecidas de seguir esta tendência. Além disso, também é notável o

60 Aumento da procura pelo consumo

consciente e sustentável

Ascensão do Instagram e de perfis de brechó na plataforma

Alta chance de engajamento com uma comunicação ligada à sustentabilidade

Setor vestuário sendo um dos piores setores quando se fala de consumismo e moda Grande número de concorrentes diretos Mesmo populares, os brechós ainda podem passar uma visão ruim para pessoas que não conhecem mais a fundo sobre o tema (como o nome mercado de pulgas, muito usado no exterior)

crescimento estrondoso da plataforma Instagram nos últimos anos, trazendo vantagem ao Brechó Is The New Black e aos demais perfis de brechós presentes nesta rede social.

Quando se fala de ameaças, é preciso citar o fator principal para qualquer empresa

ligada à moda: moda e sustentabilidade são palavras e definições que entram em conflito

constante. É difícil entender até que ponto a aquisição de uma peça pode ser considerada algo

sustentável; é difícil saber se estamos fazendo aquilo apenas por consumo ou se é algo

realmente necessário, feito de forma consciente e através de valores sustentáveis. Além disso,

mesmo nos dias atuais, os brechós nem sempre têm uma boa visão do público geral - muitos

os vêem como locais sujos e mal cuidados. Além desses fatores, ainda existe a grande

quantidade de brechós virtuais ativos atualmente, isso também é um fator que pode fazer o

Brechó Is The New Black perder a influência e diminuir o número de compras de seus

seguidores. 4.4 OBJETIVOS DA COMUNICAÇÃO Segundo Ogden e Crescitelli (2007), os objetivos de marketing são metas que a

organização quer e/ou necessita atingir. Estes objetivos devem ser específicos e realistas,

podendo ser quantitativos ou qualitativos, além de serem mensuráveis para permitir aos profissionais de marketing saber se foram ou não atingidos. O objetivo deste planejamento de comunicação, por sua vez, é fazer uma

reestruturação da identidade visual e trazer um novo posicionamento de marca para o Brechó

Is The New Black, fazendo com que a marca seja realocada no mercado e retome suas

vendas. 4.5 ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO O intuito deste plano de comunicação é reestruturar e trazer novamente ao mercado

uma marca que tem como seus valores a sustentabilidade e o consumo consciente. Para ter sucesso nesta ação, se faz necessária a aplicação de diversas estratégias, tais como:

a) Gestão do posicionamento da marca; b) Criação da identidade visual da marca; c) Mídia impressa;

d) Marketing digital;

e) Participação em eventos.

Para visualizar as peças criadas para este plano de comunicação, é necessário acessar o caderno de peças, com link disponibilizado em anexo8​.

Documentos relacionados