• Nenhum resultado encontrado

Em qual(ais) aspecto(s) acredita ser necessário o aprimoramento da gestão social interna do IFBA?

IDEM 22. Dê as características do projeto social:

17. Em qual(ais) aspecto(s) acredita ser necessário o aprimoramento da gestão social interna do IFBA?

Visão Estratégica

Programas de sensibilização interna Planejamento Estratégico Socioambiental

Montagem da “Rede de Fornecedores socialmente responsáveis e sustentáveis” Indicadores de Projetos Sociais

Programa de Voluntariado Missão e Valores

Relatório Socioambiental Código de Ética

(quatro) indicações. Todavia, vê-se claramente 18 (dezoito) indicações para o item “todas as anteriores”, inserindo-se, além da mencionada: qualificar sua relação com os clientes, identificar-se como uma corporação-cidadã e servir de exemplo a outras organizações. Desta forma, “melhorar a sua imagem institucional”, passa a figurar com 22 (vinte e duas) indicações, representando o maior anseio dos respondentes, seguida de “servir de exemplo a outras organizações” e de “identificar-se como uma corporação- cidadã”, cada uma com 20 (vinte).

Constata-se, nas respostas dos participantes da pesquisa, que os projetos/programas sociais desenvolvidos pelo IFBA foram definidos pelo Governo Federal, considerando a incidência de 13 (treze) indicações, seguido de Direção e Gerências, com 11 (onze) afirmativas. Todavia, os itens que indicam ser “pelo conjunto dos empregados” e “por um Comitê Gestor de Responsabilidade Social”, obtiveram, individualmente, 4 (quatro) indicações, enquanto o item pela Reitoria, 3 (três).

Quanto à área do IFBA tida como responsável pelos programas/ projetos sociais desenvolvidos, constata-se, no item “Setor criado pelo IFBA para esse fim”, destaque para a existência do setor de Assistência Social e Pedagógica e do Comitê Interno de Sustentabilidade Ambiental. Percebe-se, também, empate entre as indicações dos itens “Área de Recursos Humanos” e “Área de Relações com a Comunidade”, quando foram registradas, respectivamente, 5 (cinco) indicações, contra 4 (quatro) para “Área de Relações Institucionais” e “PROEX”, respectivamente.

Outro contexto, indicada por 15 (quinze) servidores, representando 60% (sessenta por cento), refere-se à afirmativa de que o IFBA desenvolve programas sociais voltados para funcionários/colaboradores internos. Mas, nessa alternativa, a opção “desconheço” aparece com 6 (seis) respondentes, 24% (vinte e quatro por cento) do total. No que pertine a programas para familiares dos funcionários, a situação entre “sim” e “não”, aparece com 6 (seis), 24% (vinte e quatro por cento) e 4 (quatro) representando 16% (dezesseis por cento), respectivamente. Entretanto, a soma das respostas “desconheço”, 13 (treze), percentual de 52% (cinquenta e dois por cento), com o número de não respondentes de tal alternativa, 2 (dois), perfaz um total de 15 (quinze), representando, portanto, 60% (sessenta por cento) do total dos questionários devolvidos.

No assunto, se a alta administração participa e se envolve nos programas sociais, percebe-se uma maioria, 15 (quinze) servidores, afirmando “sim”, representando 60% (sessenta por cento) do total de questionários devolvidos. Por outro lado, em relação a alta administração participar e se envolver nas ações voluntárias do IFBA, a questão se

divide entre “sim” e “desconheço”, com 7 (sete) e 14(quatorze) indicações, representando do total de questionários devolvidos, 28% (vinte e oito por cento) e 56% (cinquenta e seis por cento), respectivamente.

Na questão se o IFBA possui Investimento Social alocado para o(s) projeto(s) voltado(s) para a área de: educação, cultura, capacitação e desenvolvimento profissional, saúde, etc., para o ambiente interno, percebe-se que a maioria, 16 (dezesseis) respondentes, afirmaram “sim”, correspondendo 64% (sessenta e quatro por cento) do total de questionários devolvidos. 7 (sete) servidores, 28% (vinte e oito por cento) registraram “desconhecer” a existência de tal investimento.

Contudo, mesmo com a afirmação de que o IFBA possui Investimento, como anteriormente mencionado, a situação apresentada no item que trata do desenvolvimento de algum tipo de programa de treinamento, sensibilização e conscientização dos servidores sobre conceitos e a importância do desenvolvimento de projetos de Responsabilidade Social, apresenta uma realidade diferente, onde a soma das respostas concentradas em “não” e “desconheço” representam 20 (vinte) respondentes, equivalendo ao percentual 80% (oitenta por cento), contra 4 (quatro), representando 16 % (dezesseis por cento) dos respondentes, que afirmam “sim”.

Encontra-se, também, outra realidade, no item “o IFBA tem um PIV – Programa Interno de Voluntariado, que incentiva a participação de colaboradores internos?”, quando as afirmativas “não” 12 (doze) respondentes, 48% (quarenta e oito por cento) e “desconheço” 11 (onze), 44% (quarenta e quatro por cento) representam um total de 23 (vinte e três) indicações, num percentual de 92% (noventa e dois por cento) dos questionários devolvidos.

No que se refere ao horário de desenvolvimento das atividades dos colaboradores internos-voluntários, em que pese 15 (quinze), 60% (sessenta por cento) responderem a questão, 6 (seis), 24% (vinte e quatro por cento) registraram “desconhecer” e 1 (um) afirmou que “não”. A maior indicação ficou para a alternativa “em ambos os períodos”, com 5 (cinco) e com 2 (duas), “durante o expediente” enquanto “fora do expediente” ficou com 1 (uma).

Um percentual de 68% (sessenta e oito por cento), 17 (dezessete) respondentes, afirmaram conhecer o Código de Ética documentado do IFBA, enquanto 4 (quatro) afirmaram que “não”, número idêntico ao dos que responderam “desconheço”, representando, respectivamente, 16% (dezesseis por cento). A situação é similar, em número e percentual, à encontrada no item “O IFBA atende à legislação vigente no que concerne à contratação de portadores de deficiência e mobilidade reduzida?”, 17

(dezessete) respondentes, 68% (sessenta e oito por cento), quanto à afirmativa “sim”, diferindo na afirmativa “desconheço”, com 6 (seis) indicações que representam 24% (vinte e quatro por cento) do total.

Atreladas ao contexto do comentário anterior, tem-se as respostas apresentadas no item “O IFBA considera importante, para suprir eventuais necessidades na Administração, a contratação de: Idosos, Aprendizes, Portadores de Deficiência, Minorias raciais e Ex-presidiários”, que demonstram, nas alternativas “Portadores de Deficiência”, 20 (vinte) indicações, com 80% (oitenta por cento) das afirmações “sim”, contra 4 (quatro) “desconheço”, 16 % (dezesseis por cento). Já as opções “Aprendizes” e “minorias raciais” apontam, respectivamente, 15 (quinze) afirmativas, 60% (sessenta por cento) e 13 (treze), 52% (cinquenta e dois por cento) para “sim”, enquanto na opção “desconheço”, aparecem 8 (oito), 32% (trinta e dois por cento) e 9 (nove) 36% (trinta e seis por cento).

No que tange às alternativas “Idosos” e “Ex-presidiários”, no quadro apresentado, computa-se, respectivamente, 13 (treze) respondentes, 52% (cinquenta e dois por cento) e 11 (onze), 44% (quarenta e quatro por cento) do total, afirmando “desconheço”.

Ainda, na análise da parte I – Ambiente Interno da Organização, Reitoria/Campus Salvador, destaca-se, também, a expressiva afirmativa, no que se refere à questão: “Em qual(ais) aspecto(s), abaixo, acredita ser necessário o aprimoramento da gestão social interna do IFBA?”, em que os temas “Visão Estratégica” e “Programas de Sensibilização Interna” obtiveram, respectivamente, 13 (onze) indicativos, percentual de 52% (cinquenta e dois por cento), seguidas de “Planejamento Estratégico Socioambiental”, com 12 (doze), 48% (quarenta e oito por cento), de “Indicadores de Projetos Sociais” e de “Montagem da “Rede de Fornecedores Socialmente Responsáveis e Sustentáveis”, estes respectivamente, com 11 (onze) indicativos, percentual de 44% (quarenta e quatro por cento), do “Programa de Voluntariado”, com 10 (dez), 40% (quarenta por cento) e de “Missão e Valores”, com 8(oito) indicativos, 32% (trinta e dois por cento) do total de respondentes.

Percebe-se, também, que os temas “Relatório Socioambiental” e “Código de Ética” tiveram 6 (seis) indicativos, 24% (vinte e quatro por cento) e 4 (quatro), 16 % (dezesseis por cento), respectivamente.

4.4.2 Reitoria e Campus Salvador: parte II - ambiente externo

Nas figuras 18 a 20, nos Quadros 15, 16 e nas figuras 21 a 26, a seguir, estão os resultados obtidos conjuntamente, no que se refere à parte II - sobre o ambiente externo da organização - Reitoria/Campus Salvador.

Ambiente Externo da Organização - Reitoria/Campus Salvador

Quadro 14

21. O(s) programa(s) de Responsabilidade Social que o