• Nenhum resultado encontrado

ASPECTO GERAL E CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DO SEU FORNO RESISTÊNCIA INFERIOR

funcionamento Deve manter as crianças afastadas do aparelho.

3 3 RECOMENDAÇÕES E MEDIDAS GERAIS

4.1 ASPECTO GERAL E CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DO SEU FORNO RESISTÊNCIA INFERIOR

RESISTÊNCIA SUPERIOR CC4HL60W GRELHA 1000 WATT 1000 WATT 1600 WATT

A parte superior das placas é revestida com um material de protecção resistente ao calor. Rode o interruptor do fogão eléctrico para a posição “3” e depois deixe a funcionar durante 5 minutos para queimar e portanto para endurecer a camada protectora na primeira utilização.

Durante a utilização de fogões eléctricos, é necessário prestar atenção às caçarolas utilizadas que devem ter bases lisas. Se apropriado e se forem usadas caçarolas com base lisa e dimensionada, pode obter uma maior eficiência do seu fogão. Não é sugerida a utilização de caçarolas de pequena dimensão no bico do fogão maior, dado que isto dará origem a uma perda de calor e portanto que seja consumida energia desnecessariamente.

CORRECTO caçarola de base redondaINCORRECTO CORRECTOcaçarola de

diâmetro reduzido

INCORRECTO

caçarola com base não definida

Deve assegurar que o seu fogão está desligado, isto é que o interruptor de controlo está na posição “0” depois de cozinhar. Também nunca deve tocar no mesmo, uma vez que este se mantém quente algum tempo depois de desligado. Não deixe que as crianças se aproximem do mesmo.

Limpe o fogão eléctrico com um pano molhado depois de o utilizar. Se estiver demasiado sujo, pode também limpá-lo com água com detergente. Aqueça durante alguns minutos para que a parte superior seque depois de limpa. Se não for para utilizar a parte superior durante algum tempo, coloque uma fina camada de óleo do tipo de óleo de máquina.

4.3 USO DOS FOGÕES DE PLACAS E VITROCERÂMICOS.

O fogão eléctrico é comandado por interruptores com 7 posições. “0” é a posição para desligado. A descrição da utilização nas outras 6 posições é descrita abaixo.

1... ...Manter quente

2-3...Aquecer a baixa temperatura 4-5-6..Cozinhar – cozer e assar

PT

4. 4. 2 Uso dos interruptores de função do forno

Este interruptor permite-lhe seleccionar as funções do forno. As funções e as suas posições são mostradas no quadro seguinte. Também, serão explicadas instruções detalhadas e as suas utilizações nas páginas seguintes.

O termóstato do seu forno e as lâmpadas de aviso e as resistências inferior e superior começam a funcionar.

O termóstato do seu forno e as lâmpadas de aviso e as resistências inferior e superior começam a funcionar.

As lâmpadas e o termóstato do seu forno, resistência inferior a funcionar As lâmpadas e o termóstato do seu forno, resistência superior a funcionar

Função da resistência inferior-superior (Cozedura estática)

Nesta cozedura, definida como o método tradicional, o calor que é difundido equalitariamente para o seu forno a partir dos elementos de aquecimento inferior e superior asseguram que tanto a parte de baixo como a parte de cima dos seus alimentos são cozinhados da mesma forma.

É recomendado fazer um pré-aquecimento durante 10 minutos. Deixe que os alimentos que foram colocados previamente num recipiente adequado sejam cozidos durante o período de tempo recomendado. A resistência inferior é a função preferida para cozer bolos, pão-de-ló, pudim, esparguete no forno, lasanha e pizza.

No fim do processo de cozedura, desligue o interruptor do forno e da resistência e limpe o tempo programado. Retire os alimentos cozinhados do forno, coloque num local seguro e abra a porta do forno para assegurar que o forno arrefece completamente. Dado que o forno ainda estará quente durante algum tempo, não só deve manter-se afastado do mesmo como também as crianças devem estar afastadas.

Função grelhador

Esta função é usada para grelhar. Para grelhar, coloque os alimentos no grelhador, e a prateleira do grelhador deve estar no nível mais alto. Pode começar a grelhar depois de ter colocado o tabuleiro do forno na 3ª prateleira. O tabuleiro que é colocado na 3ª prateleira assegurará a recolha das gorduras que caiem dos alimentos.

Rode o interruptor de programação de aquecimento do seu forno, até mostrar o indicador desta função. Coloque os seus alimentos no forno após ter pré-aquecido durante 5 minutos.

No final da cozedura, bem como em todos os processos de cozedura, desligue o interruptor do forno e o interruptor de aquecimento programado Limpe o tempo de programação do forno e retire os alimentos cozinhados do forno e coloque-os num local seguro. Não se aproxime do forno até que este tenha arrefecido e mantenha as crianças afastadas.

Aviso: Programação máx. do termóstato 190ºC

Função resistência inferior

Nesta cozedura é melhor difundida a partir do elemento de aquecimento inferior. A função de aquecimento é apropriada para aquecimento dos alimentos em vez de os cozer.

Função da resistência superior

Nesta cozedura é melhor difundida a partir do elemento de aquecimento superior. A função de aquecimento é apropriada para aquecimento dos alimentos em vez de os cozer.

4. 4. 3 Acessórios utilizados no forno

Pode usar pratos de vidro, formas de bolo, tabuleiros especiais para forno, que encontra com facilidade no Mercado, à parte dos tabuleiros de forno e da grelha espeto em arame para assar frangos que são fornecidos com o seu forno. Tome especial atenção à informação fornecida pela empresa fabricante e que se refere a este assunto. No caso de serem usados pratos de pequenas dimensões, coloque o prato na grade do grelhador, de modo a ficar completamente na parte do meio da grade. Deve ser seguida também a seguinte informação para os pratos esmaltados.

Se os alimentos que forem para ser cozinhados não cobrirem totalmente o tabuleiro do forno, se os alimentos tiverem sido retirados do congelador ou o tabuleiro que está a ser usado para a recolha dos molhos dos alimentos que caiem quando se está a grelhar, podem ser observadas no tabuleiro alterações das formas devido à alta temperatura que ocorre durante a cozedura ou o assado.

O tabuleiro voltará à sua forma anterior somente depois de ter arrefecido após a cozedura. Isto é um acontecimento físico normal que acontece durante a transferência de calor. Não deve deixar este tabuleiro ou prato em ambientes frios imediatamente após a cozedura em tabuleiro ou prato de vidro. Não colocar em superfícies frias ou molhadas. Colocar sobre um pano de cozinha seco ou uma base para pratos, permitindo que arrefeça lentamente. Caso contrário o tabuleiro ou prato de vidro podem partir-se. Se grelhar no seu forno, recomendamos que use o grelhador que foi fornecido em conjunto com o tabuleiro junto com o seu produto. ( Se o seu produto incluir este material) Portanto, as gorduras que salpicam e caem não sujarão o interior do forno. Se usar a grade maior do grelhador, coloque um tabuleiro nas prateleiras inferiores para as gorduras que não tenham sido recolhidas. Coloque também alguma água no mesmo para facilitar a limpeza. Use a 4ª e 5ª prateleiras enquanto está a grelhar e coloque alguma gordura no grelhador para que os ingredientes que vai grelhar não fiquem agarrados ao grelhador.

Poupança de energia

- Durante o uso de fogões eléctricos, é necessário utilizar caçarolas com as bases planas.

- Escolher um trem de cozinha do tamanho adequado. - Usar uma tampa reduzirá os tempos de cozedura.

- Minimizar a quantidade de líquido ou gordura reduzirá os tempos de cozedura. - Quando o líquido começa a ferver, reduzir a temperatura programada.

- A porta do forno não deve ser aberta com frequência durante o período de cozedura.

6. Porta-grade 5. Porta-grade 4. Porta-grade 3. Porta-grade 2. Porta- grade 1. Porta-grade

Grade para panelas anti-basculante

Para colocar correctamente a grade na cavidade, coloque-a em qualquer porta-grades e empurre a grade até ao fim.

A grade para panelas anti-basculante deve ser colocada no interior da cavidade.

PT

5. Porta-grade 4. Porta-grade 3. Porta-grade 2. Porta-grade 1. Porta-grade

Limpar a tampa do seu forno

De modo a ser possível limpar a tampa do seu forno a partir do interior e do exterior, use um limpa-vidros. Depois enxagúe, seque com um pano seco. A tampa deve ser retirada para a limpeza conforme se mostra na figura seguinte.

*

Abrir completamente a tampa.

*

Passe o perno de metal através dos orifícios como se mostra na figura.

*

Faça este procedimento para ambas as dobradiças.

*

Levante ligeiramente a tampa, puxe ligeiramente para fora. A tampa sairá completamente.

*

De novo, coloque-a nos orifícios da dobradiça fixando a tampa na sua posição.

Não limpe a tampa do forno enquanto os painéis de vidro estiverem quentes. No caso desta precaução não ser tomada, o painel de vidro pode partir-se. Contacte a Assistência Autorizada quando ocorrer qualquer problema.

5. 1 LIMPEZA

Assegurar que os interruptores de controlo estão desligados e que o seu aparelho arrefeceu antes de limpar o seu forno. Desligar o aparelho.

Controlar se são apropriados e recomendados pelo fabricante antes de usar os materiais de limpeza no seu forno. Dado poderem danificar as superfícies, não use cremes cáusticos, pós de limpeza abrasivos, esfregão de arame ou utensílios rijos. No caso de os líquidos se derramarem à volta do queimador do seu forno, a parte esmaltada pode ficar danificada. Limpe imediatamente os líquidos derramados.

Limpeza do interior do seu forno

Assegurar que o forno está desligado antes de iniciar a limpeza.

O interior do forno esmaltado é limpo mais facilmente quando o forno está quente. Depois de cada utilização, esfregue o forno com um pano macio que tenha sido embebido em água com detergente.

Depois limpe com um pano humedecido uma vez mais e seque-o. Pode ser necessário usar um material líquido de limpeza de tempos a tempos e fazer uma limpeza completa. Não limpar com agentes de limpeza em pó secos.

Limpar o fogão em com placas vitrocerâmicas

Antes de iniciar a limpeza aguarde que as placas vitrocerâmicas arrefeçam totalmente. Assegurar que o material de limpeza não contém quaisquer partículas que possam riscar o vidro. Use detergente líquido ou em creme. A superfície vitrocerâmica deve ser limpa com água fria e seca com um pano macio de modo a que não fiquem resíduos do material de limpeza. Use a espátula fornecida com o seu produto para a limpeza de alimentos ou resíduos. Alimentos do tipo doce devem ser limpos imediatamente após terem salpicado e antes que o vidro arrefeça. O material de limpeza de aço pode danificar o vidro vitrocerâmico. O pó na superfície deve ser limpo com um pano molhado. A alteração de corn as superficies cerâmicas não afecta a estrutura functional das mesmas e a durabilidade da vitrocerâmica.

A alteração de cor é causa por resíduos que não foram limpos, erosão devido às caçarolas e ao uso de materiais de limpeza não adequados e não é devida a alteração do produto. A espátula de limpeza deve ser sempre usada antes de aplicar produtos químicos. Com esta espátula pode limpar mesmo a sujidade mais pequena existente na superfície. Os materiais que são difíceis de limpar como plástico derretido, materiais gordurosos ou açucarados podem ser facilmente limpos com a espátula. A sua espátula é perigosa porque está equipada com uma lâmina, portanto deve ser mantida longe do alcance das crianças. Tenha cuidado para não riscar o adesivo de silicone colocados nos rebordos do vidro quando estiver a usar a espátula.

5.2 MANUTENÇÃO

Substituição da lâmpada do forno

A substituição da lâmpada do forno deve ser feita por um técnico autorizado. A lâmpada deve ser de 230V, 25Watts, Tipo E14, T300 antes de substituir a lâmpada, o forno deve ser desligado e deve deixar que arrefeça.

Documentos relacionados