• Nenhum resultado encontrado

Neste item, apresento a forma com que foi organizada a pesquisa, explicitando as etapas e os procedimentos para o desenvolvimento deste trabalho com o propósito de alcançar os objetivos e responder as questões que norteiam o estudo, explicitadas na introdução. Essa pesquisa, de natureza qualitativa (LÜDKE, ANDRÉ, 1986, 2005; BOGDAN, BIKLEN, 1994), abrange a análise de SE elaboradas por licenciandos no curso de Licenciatura em Química da Unijuí, no componente curricular Estágio Curricular Supervisionado IV: Ensino de Química I.

Para a produção dos dados de pesquisa foram realizadas os seguintes procedimentos formais:

1º procedimento: Contato com professor responsável pela disciplina para tomar conhecimento em relação aos alunos matriculados na disciplina de Estágio IV, nos anos de 2008, 2009, 2010

e 2011. O número total de licenciandos matriculados nesse período foi de cinquenta e nove, sendo que: no ano de 2008, no 1º semestre, matricularam-se quatro alunos todos foram aprovados; no 2º semestre, matricularam-se vinte e dois, sendo que dois fizeram cancelamento da disciplina e um reprovou. No 1º semestre de 2009, oito licenciandos efetivaram matrícula, destes um reprovou e o restante foi aprovado. No ano de 2010, no 1º semestre, realizaram matrícula quinze alunos, sendo que dois reprovaram. Já no 1º semestre de 2011, onze licenciandos efetivaram matrícula, destes um reprovou e um fez cancelamento da disciplina.

2º procedimento: Levantamento das SE elaboradas durante o desenvolvimento da disciplina de Estágio IV, nos referidos períodos. No levantamento efetuado, identifiquei quarenta (40) SE. Cabe ressaltar que o número de SE elaboradas não é igual ao número de alunos, pois sua produção poderia ser individualmente ou em pequeno grupo. Inicialmente foi feita a codificação das SE, com o código numérico de 1 a 40 seguido da série e do ano em que foi elaborada, evitando, assim, a identificação dos sujeitos envolvidos. A série é identificada pelos números romanos I, II e III, em que o I refere-se a 1º ano do Ensino Médio, o II refere- se ao 2º ano e o III para o 3º ano. Exemplo: 37/III/2011, indica a SE de número 37, elaborada para 3ª série do Ensino Médio no ano de 2011.

3º procedimento: De posse das SE, primeiramente identifiquei os temas, o nome da SE e os conteúdos escolares nelas contemplados, com o intuito de analisar quais eram as temáticas que despertaram maior interesse nos licenciandos e a série a que se destinava a SE. Isso possibilitou-me ter a visão geral dos dados para posterior análise.

4º procedimento: Devido à quantidade de dados produzidos houve necessidade de alguns recortes. Das 40 SE, apenas onze foram utilizadas nesta pesquisa. No quadro abaixo estão as SE selecionadas com o código e o respectivo nome:

Quadro1: Situações de Estudo selecionadas e analisadas

Código Nome da SE

04/III/2008 Os medicamentos e as dores dos seres humanos: síntese e ação de fármacos 06/I/2008 Água

23/II/2008 Pilhas e baterias

24/I/2009 Cargas elétricas organizadoras de estruturas químicas e definidoras de características da matéria 27/II/2009 O ser humano em busca de fontes de energia

30/III/2010 A importância do plástico para a sociedade e suas consequências 33/I/2010 Multiplicidade de Materiais e Substâncias no meio Biótico 34/II/2010 Equilíbrio químico na natureza e pilhas em nossa vida

36/I/2011 Solo e nutrientes básicos para o desenvolvimento das plantas 37/III/2011 Polímeros: conhecendo suas diversidades

39/II/2011 Equilíbrio Químico com base no ser vivo Fonte: Jaqueline Vianna, 2013.

Para a escolha das SE tive o cuidado para que não houvesse assuntos e séries repetidos, seguindo os seguintes critérios: a) que para cada ano, no caso 2008, 2009, 2010 e 2011, fosse escolhida uma SE elaborada para cada série do Ensino Médio, sempre que possível, porque as produções em algum ano podem não contemplar uma determinada série e b) que as temáticas fossem diferentes em cada série e anos, isso sempre que possível, pois em alguns anos os temas e os conteúdos escolhidos pelos licenciandos foram iguais. Dessa forma, tentei, com as SE selecionadas, contemplar os mais variados conteúdos dos três anos do Ensino Médio e temáticas diferenciadas para cada série.

No entanto, em muitos casos os conteúdos contemplados na proposta dos licenciandos são iguais, isso porque a disciplina de Estágio IV que os prepara para o estágio de docência e proporciona a eles a produção de uma SE é ofertada no 1º semestre de cada ano para todas as turmas, assim o conteúdo que o professor da escola vai negociar com o licenciando será sempre o mesmo, embora as temáticas sejam diferentes. Deste modo, o enfoque dado aos conteúdos pode ser diferente dependendo da temática escolhida pelo licenciando. E isso é possibilitado pela SE, pois esta é uma proposta que propõe que os conteúdos sejam trabalhados para explicar uma determinada situação em estudo. Assim, conteúdos já estudados na mesma série ou em outras séries podem ser retomados.

5º procedimento: Delimitação dos focos temáticos: o contexto da SE; os conteúdos/conceitos contemplados na SE e recursos de apoio para a produção de SE.

6º procedimento: A partir do material empírico escolhido e dos focos temáticos delimitados, busquei responder e/ou elaborar entendimentos sobre as questões e objetivos desta pesquisa através da Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 2011), conforme etapas e características anteriormente descritas. Segundo sugerem os autores, o material a ser analisado, formado fundamentalmente de produções textuais, chama-se corpus nesta metodologia, ou seja, os dados são textos denominados, em seu conjunto, de corpus. Estes textos que compõem o corpus de análise podem ser aqueles elaborados especialmente para a pesquisa, tais como: entrevistas, questionários, etc., como podem ser textos previamente existentes, tais como: relatórios, revistas, atas de diversos tipos. Nesta pesquisa, as SE elaboradas por licenciandos fazem parte do corpus. Segundo Moraes (2003), para obtenção de resultados válidos e confiáveis em relação aos fenômenos pesquisados, requer do pesquisador uma seleção e delimitação rigorosa do conjunto de textos.

Com essa metodologia de análise de dados foi possível compreender melhor os textos e organizar a identificação de elementos importantes para a elaboração da escrita da

dissertação. Para selecionar as informações essenciais dos textos, o que, neste caso, são as SE elaboradas pelos licenciandos, Moraes e Galiazzi (2011, p.11) sugerem a unitarização, que consiste num processo de desmontagem dos textos, que daí resultará nas unidades de significado. Balizados em Moraes (1999), os autores enfatizam que o processo de unitarização pode ser consolidado em três momentos distintos: 1º) decomposição “dos textos e codificação de cada unidade”; 2º) “reescrita de cada unidade de modo que assuma um significado, o mais completo possível em si mesma” e 3º) “atribuição de um nome ou título para cada unidade assim produzida” (p.19). Cada fragmento constitui-se como um componente importante para compreender o fenômeno analisado.

7º procedimento: Após o processo de unitarização das SE, buscou-se estabelecer relações entre as unidades de significado, para a construção das categorias de análise. Essa construção constitui um processo de classificação em que as unidades de significado são organizadas e ordenadas “em conjuntos lógicos abstratos, possibilitando o início de um processo de teorização em relação aos fenômenos investigados” (MORAES; GALIAZZI, 2011, p.75). Assim as categorias em seu conjunto compõem os dados que organizam o “metatexto que se pretende escrever. É a partir delas que se produzirão as descrições e interpretações que comporão o exercício de expressar as novas compreensões possibilitadas pela análise” (MORAES; GALIAZZI, 2011, p.23).

8º procedimento: Elaboração dos metatextos. Os metatextos são produções decorrentes das descrições e interpretações feitas sobre as categorias. As elaborações escritas pelo pesquisador expressam as novas compreensões atingidas em relação às questões abordadas nesta pesquisa.

A sequência de procedimentos permitiu a efetiva obtenção dos dados necessários para a análise, assim como a ATD contribui para o recorte dos elementos mais importantes do

corpus considerado. No próximo capítulo são explicitadas e discutidas as categorias e as

proposições que emergiram da análise das SE selecionadas, com o intuito de compreender os níveis de elaboração dos licenciandos.

3 A INSERÇÃO DE LICENCIANDOS NA ELABORAÇAO DE PROPOSTA CURRICULAR: UM OLHAR SOBRE A SITUAÇÃO DE ESTUDO

O presente capítulo foi elaborado com vistas a uma análise e discussão das SE elaboradas pelos licenciandos. A partir das SE selecionadas, os dados produzidos e expostos neste capítulo foram estudados e organizados por meio da ATD (MORAES; GALIAZZI, 2011), já discutido no capítulo anterior. Para essa investigação três focos temáticos foram construídos, dos quais emergiram quatro categorias. Em cada categoria duas proposições puderam ser construídas. O primeiro foco faz referência ao “contexto da Situação de Estudo” incluindo uma categoria: temática. O segundo enfatiza “os conteúdos/conceitos contemplados na SE” e destaca duas categorias: linguagem química e significação e contextualização. O terceiro foco contempla reflexões sobre os “recursos de apoio para a produção de SE” e integra uma categoria: ferramentas/instrumentos de mediação para a elaboração de Situação de Estudo.

Com respaldo em aportes teóricos que abordam a formação docente e a produção curricular, a análise e a interpretação dos dados permitiram uma reflexão mais aprofundada sobre as SE produzidas pelos licenciandos. O quadro 1 apresenta os focos temáticos elaborados na pesquisa, as categorias e algumas afirmativas ou proposições que puderam ser feitas e defendidas. Estas proposições devem poder ser reafirmadas nos argumentos produzidos ou negadas, mesmo que parcialmente (SOUZA, F., 2012; COSTA-BEBER, 2012; RITTER-PEREIRA, 2011; SCHERER, 2010). Para defender as proposições feitas para cada categoria, utilizei na primeira proposição da primeira categoria a analise feita das 40 (quarenta) SE, já para defender as demais proposições foram analisadas as 11 (onze) SE selecionadas para esta pesquisa conforme descrito no Capítulo 2.

Quadro 2: Focos temáticos, categorias e proposições

Focos temáticos Categorias Proposições

3.1 Contexto da