• Nenhum resultado encontrado

ASPECTOS METODOLÓGICOS

No documento A produção do gênero resumo (páginas 78-82)

4.1. Procedimentos metodológicos da pesquisa

O desenvolvimento desta pesquisa tem como base os estudos desenvolvidos sobre o processo de sumarização da informação semântica, pautando-se principalmente nos postulados propostos por Kintsch e van Dijk. Além desses princípios teórico-metodológicos de base sociointeracionista, as investigações desta pesquisa se inserem também no quadro dos estudos teóricos sobre os gêneros textuais.

Para a obtenção dos dados, utilizamos o texto “Violencia en Cidade de

Deus, la favela estrella del filme que peleó por un Oscar” (cf. anexo 1). No

momento de escolher o texto a ser trabalhado, nos preocupamos em selecionar um cuja temática não inviabilizasse a compreensão do aluno. Diante disso, os seguintes pontos foram decisivos: a) a série que o aprendiz está cursando, b) a leitura se daria em língua estrangeira e c) o texto não poderia apresentar muitos falsos cognatos para não promover uma compreensão distorcida da informação.

Como tarefa, foi solicitado aos alunos a elaboração de um resumo do texto sendo-lhes facultada a consulta do mesmo. Antes, porém, o texto foi submetido a uma análise às duas professoras responsáveis pelos grupos onde ocorreu a pesquisa, a fim de se detectar a estrutura lógica e argumentativa subjacente ao texto. Sendo coincidentes as opiniões, foi solicitada aos alunos a tarefa de elaboração de um resumo.

O corpus6 selecionado se constitui de 60 (sessenta) produções de resumo feitas pelos alunos, dos quais foram selecionados 44 (quarenta e quatro) para ilustrarem as categorias estabelecidas nesta pesquisa.

A seguir, descreveremos os dados relativos aos sujeitos participantes da pesquisa e aos instrumentos utilizados para a coleta de dados.

4.2. Os sujeitos participantes da pesquisa

Para a viabilização desta pesquisa, selecionamos alunos do Ensino Médio de duas escolas da Rede Privada de Ensino do Estado de Pernambuco e que serão denominadas neste trabalho de “Escola A” e “Escola B”. Essas escolas estão sob a jurisdição da Diretoria Executiva Regional de Pernambuco – GERE RECIFE SUL. O principal motivo para a escolha das referidas escolas deve-se ao fato de que apenas nos estabelecimentos da Rede Privada de Ensino do Estado de Pernambuco pode- se encontrar o Espanhol como uma Segunda Língua Estrangeira Moderna em seu currículo escolar.

A escolha de duas escolas para a realização da pesquisa se justifica pelo fato de que na Escola A o resumo, objeto de nossa pesquisa, é um gênero presente nas atividades dos alunos e ensinado pelos professores, enquanto na Escola B, apesar de estar presente nas tarefas realizadas pelos alunos, não é trabalhado sistematicamente pelos professores, conforme informações das professoras responsáveis pelos grupos pesquisados.

Quanto às turmas, foi escolhida uma da 1ª série do Ensino Médio em cada escola. A determinação da série se deve ao fato desta marcar o início do curso de Língua Estrangeira neste nível, que possui, entre suas funções, um compromisso com a educação para o trabalho, tornando-se, pois, imprescindível incorporar as necessidades da realidade ao currículo escolar de forma que os alunos tenham acesso, no Ensino Médio, àqueles conhecimentos que, de forma mais ou menos imediata, serão exigidos pelo mercado de trabalho.

6

A transcrição feita dos resumos que compõem o corpus obedece rigorosamente à linguagem e ao destaque dados pelos seus produtores. Assim, houve resumos escritos em um só parágrafo, enquanto outros foram escritos em vários parágrafos, dados que respeitamos na integralidade textual (Cf. anexo 6).

A pesquisa envolveu 60 (sessenta) alunos com idade predominante entre 14 (catorze) e 16 (dezesseis) anos, regularmente matriculados nas duas escolas já referidas. A grande maioria dos alunos informou não estudar espanhol em nenhuma instituição particular de ensino de línguas (cf. anexo 5), o que revela que os conhecimentos adquiridos em língua espanhola se dão, efetivamente, na escola.

4.3. Instrumentos utilizados na coleta de dados

4.3.1. Questionário sociocultural

A fim de se obter um perfil sociocultural dos sujeitos envolvidos nesta pesquisa, considerado relevante pelo professor pesquisador, foi aplicado um questionário (cf. anexo 2) elaborado com 16 (dezesseis) questões referentes à idade, sexo, nível de instrução dos pais, tempo de estudo em língua espanhola, interesses pessoais, relação que mantém com a leitura e escrita em espanhol, dificuldades/facilidades na leitura e escrita em espanhol, entre outras.

É importante destacar que, na discussão dos resultados, algumas questões presentes nesse questionário serão tratadas mais minuciosamente, a partir de ilustrações gráficas. Esse procedimento se dará por considerarmos relevantes para o entendimento dos resultados observados na análise dos textos produzidos pelos alunos.

4.3.2. Protocolos de pesquisa

Após a aplicação do questionário sociocultural, os sujeitos foram solicitados a responder a um protocolo de pesquisa composto por 9 (nove) questões (cf. anexo 4), cujo objetivo era investigar alguns procedimentos utilizados por eles no momento da leitura/produção de textos em espanhol.

Além de ser um instrumento complementar do questionário sociocultural, este recurso visava ainda evidenciar a concepção que os sujeitos têm de resumo, se costumam utilizar esse gênero e se é um gênero que contribui para a apreensão do conteúdo de um texto.

Concomitantemente, as professoras foram solicitadas também a responder a um protocolo de pesquisa com 10 (dez) questões (cf. anexo 3), cuja finalidade consistiu em observar se o resumo é um gênero que está presente em suas aulas; quais os procedimentos que utilizam para a sua elaboração; o que costumam avaliar nos resumos produzidos pelos alunos; que concepção têm de leitura, escrita e resumo; e se este é um gênero que contribui para apreensão do conteúdo de um texto.

Esses instrumentos foram de fundamental importância para a análise e compreensão de alguns fenômenos constatados nos textos que compuseram o nosso corpus e que, portanto, serão analisados no capítulo seguinte.

No documento A produção do gênero resumo (páginas 78-82)