• Nenhum resultado encontrado

1.4 CONHECENDO O PROJETO AVANÇAR

1.4.3 Aspectos metodológicos

O Programa de Correção de Fluxo Escolar dos anos finais do EF, ao apresentar o Projeto Avançar no contexto escolar, destaca os aspectos metodológicos, como a parte pedagógica e o planejamento, a estrutura curricular, o sistema de avaliação e a promoção e metodologia, e como eles devem ser desenvolvidos.

No aspecto pedagógico, o projeto prevê um encontro mensal e bimestral, com a participação de professores e equipe pedagógica, para reflexão e troca de experiências sobre o Projeto Avançar. Seu objetivo é melhorar a prática pedagógica em sala de aula. O planejamento deve ser realizado mensalmente, levando-se em consideração as seguintes questões: o diagnóstico para detectar qual é o nível de conhecimento em que se encontra o aluno; os objetivos da aprendizagem do aluno; as metas que os direcionam para os resultados que se quer alcançar; as estratégias que indicam os passos e a metodologia para realizar as atividades e a avalição, na qual se especifica de que forma o aluno será avaliado. Segundo o PA (2005, p.19)

Currículo ocupa um lugar central nos planos educacionais, pois é um elo entre os conhecimentos formais e saberes sociais, ou seja, entre o conteúdo programático e a prática pedagógica articuladas no planejamento (PROJETO AVANÇAR, 2005, p. 19).

A estrutura curricular do PA está respaldada na proposta curricular para a correção de fluxo escolar em vigor desde 2013, conforme Resolução nº 20/2013- CEE/AM. A tabela 4 mostra os componentes curriculares trabalhadas no PA dos anos finais do EF, na fase 4, bem como a carga horária semanal e anual de cada componente.

Tabela 4 - Matriz curricular nos anos finais do EF do Projeto Avançar a partir de 2013

Fonte: Documento oficial do projeto (2014). Legenda: Carga Horária Semanal (S)

Carga horária Anual (A)

A tabela 4 mostra que os componentes curriculares com maior carga horária são Língua Portuguesa e Matemática e de menor carga horária, Artes e Ensino Religioso. Essa diferença mostra a importância das duas primeiras para o desenvolvimento da leitura, da escrita e do cálculo. Com isso, é possível compreender que a quantidade de aulas dessas disciplinas se dá pelas dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos.

O ponto forte do Programa é o acesso ao domínio da leitura e escrita e também dos cálculos matemáticos como fator preponderante para o letramento, pois sabemos que um grande número de jovens não dominam a leitura e a escrita, nem os cálculos matemáticos, utilizando-os de maneira mecânica. Isso traz como reflexo a repetência e a evasão escolar (PROJETO AVANÇAR, 2005, p. 28).

Nesse sentido, espera-se que os professores do projeto que atuam nessas disciplinas consigam envolver os alunos através de estratégias que facilitem o processo de aprendizagem da leitura, da escrita e do cálculo matemático. Segundo o

Base Nacional Comum Componentes Curriculares S A Língua Portuguesa 5 200 Matemática 5 200 História 3 120 Geografia 3 120 Ciências 3 120 Educação Física 2 80 Inglês 2 80 Ensino Religioso 1 40 Artes 1 40

Total Geral da Carga Horária 25 1000

Parte

PA, se o aluno consegue superar as dificuldades nas duas disciplinas citadas, então terá capacidade para desenvolver habilidades e avançar nos outros componentes da grade curricular. Com relação à parte diversificada, não há disciplinas específicas, por isso não há carga horária. No entanto, alguns temas contemporâneos são trabalhados de forma transversal.

Quanto ao processo de avaliação, o documento do projeto destaca que ele tem a finalidade de possibilitar que o aluno aprenda a desenvolver os seus conhecimentos, facilitando a aquisição de uma aprendizagem significativa para aplicar em sua vida. Importante ressaltar que, segundo o PA, o professor deve trabalhar a avaliação em uma perspectiva diagnóstica, contínua e formativa.

O sistema de avaliação do programa trabalha com os conceitos “Não Avançou” (NAV), “Avançou” (AV) e “Avançou Muito” (AVM), que pertencem a uma escala utilizada para todos os componentes curriculares da Base Nacional. Para os conceitos adotados, o projeto convencionou como medida numérica que o NAV corresponde às notas de 0 a 5,9, AV às notas de 6,0 a 7,9 e AVM de 8,0 a 10,0 pontos.

No rendimento final, os três conceitos são utilizados como critério de promoção para cada componente curricular. Por exemplo, se o aluno está na turma da fase 3 e recebe o conceito NAV, ele permanece na mesma série de origem (6º ano) ou continua no projeto. Com o conceito AV, ele avança para o 8º ano. Já com conceito AVM, ele vai para o 9º ano. Da mesma forma, em uma turma da fase 4, com o conceito NAV, o aluno permanecerá na mesma série de origem (7º ou 8º ano), com AV, avança para o 9º ano e se receber AVM, para o ensino médio.

Para os alunos com dificuldades de aprendizagem e que estão com conceito NAV, o professor deve sugerir atividades pedagógicas que “favoreçam a recuperação paralela de forma que o aluno seja capaz de reverter a sua dificuldade de aprendizagem e transformá-la em aprendizagem significativa” (PROJETO AVANÇAR, 2005, p. 22).

De acordo com o PA, a cada mês deverá ser realizada uma reunião pedagógica com todos os professores que atuam nas turmas do Programa de Correção do Fluxo Escolar nos anos finais para avaliar a participação, a assiduidade e as condições de ensino e aprendizagem. Após esse momento, os professores farão um relatório que deverá ser assinado pelos professores, pedagogos ou apoio pedagógico e gestor(a) da escola.

Com relação à metodologia, o PA ressalta que deve ser priorizado o conhecimento prévio do aluno, permitindo a ele que desenvolva suas habilidades e competências no decorrer do processo. Como recurso pedagógico, o PA destaca que os livros didáticos servirão de subsídios pedagógicos para o educador no desenvolvimento das atividades em sala. A experiência de vida é o ponto de partida do processo e aprendizagem, uma vez que os conceitos e as experiências promovem mudanças no conhecimento existente, contribuindo para a construção de um novo conhecimento. O PA ainda orienta o trabalho com projetos interdisciplinares como forma de reforçar a aprendizagem e envolver os alunos nas atividades pedagógicas.