• Nenhum resultado encontrado

2 AS IMPLICAÇÕES DO PROJETO AVANÇAR E OS ASPECTOS

2.1 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A presente pesquisa optou por uma abordagem qualitativa, vez que ela possibilita ao pesquisador estudar os fenômenos e os atores neles envolvidos, considerando o contexto social e histórico. Sua realização se deu por meio de um estudo de caso, no qual se pretendeu investigar por que a Escola Alfa não

conseguia realizar grandes reduções nas taxas de abandono em suas turmas do PA.

Segundo Godoy (1995), na abordagem qualitativa, a preocupação fundamental é estudar e analisar os fenômenos em seu ambiente natural. Para a autora, nesse tipo de abordagem, é fundamental valorizar o contato entre pesquisador e pesquisado. Argumenta que o fenômeno pode ser melhor observado e analisado no contexto onde está ocorrendo, pois o pesquisador tem maior possibilidade de “compreender os fenômenos que estão sendo estudados a partir da perspectiva dos participantes” (GODOY, 1995, p. 63).

Sobre o estudo de caso, o caracteriza como um tipo de pesquisa em que o objeto de análise é uma unidade que se deve abordar profundamente, com o de objetivo investigar detalhadamente um ambiente, um sujeito ou uma situação particular, como o abandono nas turmas do PA, por exemplo. A autora ressalta ainda que o estudo de caso, só possível em um contexto específico, tem se tornado a estratégia preferida daqueles que buscam saber como e porque alguns fenômenos acontecem, quando o controle sobre os eventos estudados é reduzido e o foco de interesse é sobre fenômenos atuais.

Para André (2013, p. 97), esse método pode ser empregado em pesquisas educacionais “para descrever e analisar uma unidade social, considerando suas múltiplas dimensões e sua dinâmica natural”. Ela afirma que, em uma perspectiva de abordagem qualitativa, o estudo de caso permite reorganizar os processos e as relações que configuram uma determinada experiência no cotidiano escolar. Dessa forma, possibilita a compreensão não apenas do surgimento e desenvolvimento de um fenômeno, mas como ele evolui em certo período de tempo.

No presente trabalho, foram realizadas as pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa bibliográfica foi a primeira fonte de consulta e por meio dela foi possível fazer o levantamento de autores e obras que ajudaram na construção do referencial teórico para a análise dos dados coletados na pesquisa de campo, que também auxiliaram na compreensão do caso de gestão em questão.

Segundo Fachin (2001), a pesquisa bibliográfica diz respeito ao conjunto de conhecimentos humanos reunidos em obras e tem como base auxiliar o leitor na consulta de assuntos relacionados ao tema pesquisado. Para Severino (2007, p.122), tal pesquisa “é aquela que se realiza a partir do registro disponível,

decorrente de pesquisas anteriores, em documento impressos, como livros, artigos, teses etc.”

Já a pesquisa documental foi realizada a partir do levantamento de dados estatísticos sobre abandono escolar e registros do Programa de Correção de Fluxo Escolar – Projeto Avançar na escola e no Amazonas. Apesar das dificuldades em conseguir informações atuais, foram consultados o INEP (2016), a secretaria da escola e a CDE 02, além do CEE/AM da SEDUC/AM e SIGEAM. De acordo com Fachin, a pesquisa documental considera como documento toda informação em forma de textos, imagens, sons, jornais, fotos, gravações e documentos legais.

A pesquisa de campo que, segundo a estudiosa tem como foco a observação do contexto em que o problema acontece, foi a que permitiu o contato direto do pesquisador com os sujeitos da pesquisa em seu local de atuação. Fachin (2001, p. 134) reforça ainda que tal pesquisa é empregada “[...] em investigações que procuram avaliar a eficácia de um conjunto de processo parar auxiliar a sociedade”. Em se tratando do Projeto Avançar, ela buscou investigar as causas do alto índice de abandono dos alunos no projeto e as dificuldades da equipe gestora em minimizar tal problema na escola pesquisada.

Para a sua realização, foram utilizados dois instrumentos para coleta de dados: a entrevista semiestruturada e o questionário.

A entrevista tem como objetivo principal, segundo Marconi e Lakatos (2003), colher informações do entrevistado sobre algum assunto ou problema a ser investigado. Nesta pesquisa, as entrevistas foram organizadas a partir de um roteiro semiestruturado, no qual o entrevistado respondeu às perguntas formuladas previamente e, posteriormente, foram exploradas outras situações surgidas ao longo da entrevista pelo entrevistador.

O questionário, por sua vez, consiste em elencar um quantitativo de questões submetidas a um grupo de pessoas, com o objetivo de coletar informações sobre determinada temática. Ainda de acordo com Marconi e Lakatos (2003, p. 200), o questionário “[...] é um instrumento de coleta de dados, constituído por uma série ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador”.

Os sujeitos selecionados foram a gestora e a pedagoga da escola, a supervisora pedagógica da CDE 02, responsável por acompanhar o PA na escola

selecionada; nove professores que trabalham ou já trabalharam no PA Fase 04 e 16 alunos que estudam no PA.

Vale ressaltar que a coleta de dados com a gestora, a pedagoga, a supervisora da CDE 02 e os professores foram realizadas por meio de entrevistas, por entender que, a partir do diálogo com esses atores, pode-se conseguir informações sobre o PA, visto que isso não seria possível em outras fontes, como a pesquisa bibliográfica e documental. Já com os alunos, a coleta foi realizada por meio de questionários com perguntas de fácil entendimento, levando-se em consideração o seu nível de compreensão, facilitando, desse modo, a tabulação e análise dos dados coletados.

A seleção da gestora e da pedagoga como sujeitos de pesquisa se deu pelo fato de serem elas as responsáveis pela implementação e acompanhamento do PA na escola. Seus relatos subsidiaram este estudo, vez que se passou a compreender melhor as dificuldades relacionadas à redução das taxas de abandono nas turmas do PA. Já a escolha da supervisora pedagógica da CDE 02 se justifica pelo fato de ela ser o elo entre coordenadoria e escola. Sua contribuição ajudou a perceber qual é o papel da CDE 02 na implementação do PA e o tipo de apoio oferecido para que ele funcione adequadamente.

Já a escolha dos professores baseou-se na sua importância frente à execução das ações do PA no cotidiano escolar. Suas percepções foram fundamentais porque possibilitaram o levantamento de questionamentos sobre as dificuldades em se trabalhar com as turmas do projeto e os possíveis motivos para o abandono do aluno.

Por fim, a seleção dos alunos que frequentam o projeto se deu em função de poder ouvir a opinião de cada um deles sobre o seu desenvolvimento e se ele contribui efetivamente para motivá-lo a frequentar suas aulas. Para isso, foram escolhidos todos os 28 alunos que frequentavam a turma do PA, mas apenas os autorizados pelos pais ou responsáveis para participarem da pesquisa. No entanto, devido à ausência de alguns pais ou responsáveis na reunião para assinatura do termo de compromisso, somente 17 foram autorizados a responderem às questões propostas pelo pesquisador.

Após a realização das entrevistas e questionários, os dados da pesquisa foram tabulados como forma de auxiliar o pesquisador na análise dos resultados. Para a avaliação das falas da gestora, pedagoga e supervisora pedagógica da CDE,

levou-se em consideração a visão de cada uma a respeito da implementação e do monitoramento do PA, da seleção e capacitação para atuar no projeto, do apoio recebido de órgãos superiores, do abandono e das dificuldades em desenvolver ações para reduzir esse índice e do acompanhamento pedagógico das ações do projeto.

Na tabulação das entrevistas com os professores, os dados para reflexão foram sua visão e atuação no PA, operacionalização das ações, apoio pedagógico, dificuldades para trabalho com a metodologia, acompanhamento dos alunos e informações sobre abandono.

A descrição do questionário respondido pelos alunos foi organizada com o intuito de analisar os dados com maior eficácia. As principais informações debatidas foram percepção a respeito do processo de ensino e aprendizagem desenvolvido em sala, seu relacionamento com o professor, atividades diferenciadas trabalhadas pelo docente e sua participação, ações que o motivam, motivos para o abandono e sugestões de melhoria.

2.2 O PROJETO AVANÇAR ENQUANTO POLÍTICA DE ENFRENTAMENTO AO