• Nenhum resultado encontrado

3 A INFRAERO NO DESENVOLVIMENTO DA INFRAESTRUTURA

3.1 VISÃO GERAL DA EMPRESA

3.1.3 Aspectos organizacionais

A constituição da empresa em termos do seu organograma possui as seguintes características, conforme Infraero (2015, p. 24):

O organograma da Infraero é do tipo funcional, o qual é agrupado de acordo com as funções da Empresa e tem sua estrutura dividida por departamentos, com 03 (três) níveis hierárquicos. No âmbito da Infraero, a estrutura organizacional é disciplinada pelo inciso IX do Art. 28, constante do Estatuto Social.

A estrutura geral da empresa esta configurada, inicialmente, pela Assembleia Geral91, seu Conselho de Administração92 e Fiscal93 e a Diretoria Executiva94. Com relação à estrutura organizacional da empresa, conforme se observa pela figura 3, de cima para baixo, estão à presidência e as diretorias de aeroportos, comercial e de logística de cargas, engenharia e meio ambiente, financeira e de serviços compartilhados, planejamento e gestão estratégica jurídica e de assuntos regulatórios, gestão operacional e navegação aérea95.

91 Conforme Infraero (2015, p. 24) “a Assembleia Geral é o órgão soberano da Infraero, representada pela reunião dos acionistas. Sua função é discutir, deliberar e votar a respeito de demonstrações contábeis; destinação do lucro líquido do exercício e distribuição de dividendos; alienação das ações do seu capital ou de suas controladas; alterações no Estatuto Social; abertura do seu capital e emissão de quaisquer títulos ou valores mobiliários no País ou no exterior, entre outras atribuições”.

92 O Conselho de Administração, por sua vez, “é o órgão de deliberação colegiada responsável por estabelecer as políticas da Empresa, bem como prestar orientações à sua Diretoria Executiva” (INFRAERO, 2015, p. 24). 93 Já o Conselho Fiscal, “é o órgão responsável pela fiscalização dos atos praticados pelos administradores, bem como pela verificação do cumprimento de seus deveres legais e estatutários. Cabe ao Conselho Fiscal examinar e opinar sobre as demonstrações contábeis do exercício, o relatório anual da administração e os processos de prestação de contas” (INFRAERO, 2015, p. 24).

94 As diretorias supracitadas são “constituída de um Presidente e sete Diretores, cujas responsabilidades envolvem a administração geral dos negócios da Empresa, assim como a execução das deliberações da Assembleia Geral, do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal” (INFRAERO, 2015, p. 24).

95

As descrições completas das atribuições de cada diretoria da empresa podem ser encontradas neste endereço eletrônico:<http://www.infraero.gov.br/images/stories/Infraero/Contas/Processos/2015/parte_i_fls_01_a_140.pdf >, p. 26-27. Acesso em: 01.05.2017.

Figura 3: Estrutura Geral da Infraero

Fonte: INFRAERO (2016).

A empresa possui uma cadeia de valor, representada pelo conjunto de atividades realizadas em todo o ciclo de produção dos serviços prestados por ela, conforme apresentado pela figura 4. A saliência desses processos realizados pela empresa se torna relevante, pois esses setores, como de “Gestão Operacional, Segurança Aeroportuária, Navegação Aérea, Logística de Carga e Negócios em Áreas Externas e Serviços Aéreos são consideradas como as áreas mais estratégicas para o desenvolvimento das atribuições finalísticas” da empresa (INFRAERO, 2015, p. 24).

Figura 4: Macroprocessos Finalísticos da Cadeia de Valor da Infraero96

Fonte: INFRAERO (2016).

As fontes de recursos97 da empresa são oriundas, conforme apresentado no art. 6º da sua referida lei de criação, de tarifas aeroportuárias captadas nos aeroportos atribuídos a ela,

96 Os macroprocessos finalísticos são “aqueles voltados ao negócio e à missão da Empresa” (INFRAERO, 2015, p. 29). A descrição de cada processo finalístico realizado pela empresa em sua cadeia de valor, esta disponível neste endereço eletrônico:

<http://www.infraero.gov.br/images/stories/Infraero/Contas/Processos/2015/parte_i_fls_01_a_140.pdf>. Acesso em: 01.05.2017.

sendo excluídas desta contabilidade, as relativas ao uso das comunicações e de auxílio à navegação aérea em rota, verbas orçamentárias e recursos do Fundo Aeroviário, créditos especiais, rendimentos decorrentes da participação em outras empresas, produto de operações de crédito, juros e venda de bens patrimoniais ou de materiais não mais utilizados, recursos recebidos como retribuição pela prestação de assistência técnica, especializada ou administrativa e recursos provenientes de outras fontes98. Ademais, as tarifas que incidem sobre as operações nos aeroportos administrados pela empresa são as tarifas de embarque, pouso, permanência, armazenagem, capatazia99 e de conexão, as quais são regidas pela Lei nº 6.009 de 26.12.1973100. As tarifas incidentes sobre o embarque são pagas pelos usuários do sistema diretamente ao operador do aeroporto e, as demais, se somam ao valor das passagens pelas companhias aéreas de forma indireta.

Ademais, a empresa conta com superintendências regionais responsáveis, em nome da Infraero, de “exercerem, [...], as atividades técnica, operacional, administrativa, comercial e financeira dos aeroportos” atribuídos a esses órgãos da empresa (AMAZONAS, 1989, p. 78). A necessidade dessas superintendências e sua história serão objeto de argumentação em seção posterior. Cabe ressaltar, que esses subgrupamentos organizacionais existem, pois agilizam a solução dos problemas locais de determinados aeroportos e descentralizam o exercício das atividades da empresa, beneficiando a redução da carga de atividades junto à sede, sem onerar a “centralização do planejamento, do controle, da supervisão e da coordenação efetuados pela Diretoria da Empresa” (ibid, p. 79)101.

97 A descrição completa da distribuição dos recursos regidos por seu estatuto, oriundos dessas fontes de captação de receitas, pode ser visualizado neste endereço eletrônico:

<http://www.infraero.gov.br/images/stories/Infraero/Estatuto/estatuto.pdf>. Acesso em: 25.05.2017.

98 Este trecho foi retirado deste endereço eletrônico: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1970- 1979/L5862.htm>. Acesso em: 01.02.2017.

99 As operações de capatazia consistem nas “atividades de movimentação e manuseio de cargas nas instalações de uso público, como os terminais de cargas” (ESTUDO..., 2010, p. 31).

100 Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1970-1979/L6009.htm>. Acesso em 05.06.2017. 101 São elas: a do Centro Oeste, localizada no Aeroporto Internacional de Brasília (DF), a da Região Norte, localizada no Aeroporto Internacional de Belém do Pará (PA), a da Região Sul, localizado no Aeroporto Internacional de Porto-Alegre (RS), a da Região Nordeste, localizada no Aeroporto Internacional do Recife (PE), a da Região Noroeste, localizada no Aeroporto Internacional de Manaus (AM), a da Região de São Paulo, localizada no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), a da Região do Rio de Janeiro, localizada no Aeroporto Internacional do Galeão (RJ), a da Região Centro-Leste, localizada no Aeroporto Internacional de Salvador (BA) e a da Região Sudeste, localizada no Aeroporto Internacional de Confins (MG). Disponível em: <http://licitacao.infraero.gov.br/arquivos_licitacao/2012/SEDE/023_DALC_SEDE_2012_PG-