• Nenhum resultado encontrado

A Assessoria de Comunicação Social do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) desenvolve uma série de atividades com o objetivo de promover e resguardar a imagem do Tribunal junto ao público interno e à sociedade. Nesse sentido, atua como promotora do relacionamento da imprensa com os Magistrados, mantendo diálogos freqüentes com profissionais de comunicação de diversos veículos. A seguir, apresenta-se um resumo das atividades desenvolvidas pela Assessoria de Comunicação ao longo de 2007.

Política de Comunicação Externa: Manutenção de política de Comunicação voltada à valorização do contato com os veículos de comunicação e da troca de informações sobre pautas com os profissionais da imprensa. Com isso, os jornalistas são sistematicamente municiados de informações a respeito do cotidiano da Justiça do Trabalho Gaúcha. Essa troca de informações resultou, no ano passado, na divulgação de

70

Coluna no jornalZero Hora: Manutenção de coluna semanal no jornal Zero Hora, espaço conquistado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região no ano de 2004. Trata-se de um espaço fixo para responder dúvidas dos leitores sobre questões relacionadas ao universo das relações de trabalho. A coluna, batizada com o título “Por dentro da Lei”, é publicada todos os domingos no Caderno Empregos & Oportunidades sem qualquer ônus financeiro para o Tribunal. Representa um importante instrumento de interação do TRT-RS com a sociedade, além de uma ferramenta de utilidade pública. As informações contidas no espaço são prestadas pela Comissão de Comunicação Social do Tribunal com base na jurisprudência trabalhista predominante.

Coluna no jornal O Sul: Veiculada todos os domingos, desde março de 2005, a coluna, intitulada “Tribunal Regional do Trabalho” é composta por artigos de Juízes e representa mais um canal aberto junto à sociedade para a divulgação de assuntos relacionados à Justiça do Trabalho. Os textos já publicados também podem ser lidos no site do Tribunal (www.trt4.gov.br), no link Comunicação Social/Notícias.

Atendimento à imprensa: Auxílio aos jornalistas que procuraram a Justiça do Trabalho gaúcha para obter informações objetivando matérias jornalísticas.

Cerimonial e organização de eventos: Organização integral do protocolo de 78 eventos realizados pela Justiça do Trabalho gaúcha em 2007, incluindo a produção e a expedição de convites, a criação de peças gráficas, a elaboração de releases e informativos internos e também o desempenho da atividade de mestre-de-cerimônias.

Foram, ao todo, cinco posses de Juízes; cinco inaugurações de novas instalações de Varas do Trabalho (Alegrete, Caxias do Sul, Gramado, Cruz Alta e o posto de Capão da Canoa; cinco inaugurações de sedes próprias (Gravataí, Camaquã, Lajeado, Ijuí e Cachoeirinha); treze seminários e/ou encontros; solenidade de posse da nova administração do Tribunal; solenidade de aposição de retrato do Juiz Fabiano de Castilhos Bertolucci na galeria dos Presidentes do Tribunal; solenidade de entrega de toga, para as juízas Maria Guilhermina Miranda e Jane Alice de Azevedo Machado; culto de congraçamento religioso; entrega anual de distintivos; lançamento da Revista do Tribunal na Feira do Livro; festa Prata da Casa; Semana da Saúde; e quinze aberturas de exposições e mostras artísticas do Espaço Cultural (incluindo as aberturas das mostras da Bienal B).

Além desses eventos, ocorreram, ainda:

— As inaugurações: da Unidade dos Serviços Administrativos Auxiliares (em 07/03), da Sala do Acervo do Espaço Cultural (em 09/05) e do Centro Regional de Memória em Santa Maria (em 20/05);

— O Lançamento das Pedras Fundamentais dos novos Foros Trabalhistas de Camaquã, Pelotas, Bagé, Ijuí, Lajeado, Sapiranga, Taquara, Cachoeirinha e do Prédio Anexo Administrativo do Tribunal;

— Visitas a obras em Gravataí, Rosário do Sul, São Gabriel, Santana do Livramento, Pelotas, Bagé e Sapiranga;

— Audiências com os prefeitos de Alegrete, Uruguaiana e Santo Ângelo; — Exposição In Dúbio Pro Misero, do Memorial;

— Comemoração 40 anos VT de Montenegro; — Lançamento do novo site do TRT-RS;

— Divulgação do vencedor do concurso do Selo do Memorial – Acervo Histórico; — Entrega do acervo do Foro Trabalhista de Passo Fundo;

— Semana Nacional da Conciliação.

A Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS realizou a cobertura jornalística e fotográfica de todos os eventos ocorridos no âmbito da Justiça do Trabalho gaúcha. Isso permitiu a manutenção de reportagens fotográficas na internet e na intranet acerca de atividades realizadas por Juízes e servidores. Além disso, possibilitou a manutenção de um acervo digital de imagens com fotos de eventos, reuniões e solenidades ocorridas nas dependências do Tribunal e de seus órgãos.

Ainda em 2007, a Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS organizou e acompanhou dezenove visitas de estudantes de Direito.

Com a logomarca da Escola Judicial do TRT-RS, concebida em maio de 2007, a Assessoria de Comunicação Social conquistou o 1º lugar no V Prêmio Nacional de Comunicação & Justiça – categoria Identidade Visual. Ao mostrar três mesas de estudos estilizadas convergindo para o conhecimento, a logomarca explora um dos objetivos da Escola Judicial: a integração. As cores do Estado do Rio Grande do

Sul, área de abrangência da Justiça do Trabalho da 4ª Região, foram adotadas também como cores da Escola, assim como já havia sido feito quando da definição da logomarca do Tribunal. A logomarca da Escola Judicial do TRT-RS concorreu como finalista ao lado das logomarcas da campanha Bicentenário do Judiciário, promovida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e dos 15 anos do Ministério Público Estadual de Roraima.

Além disso, a Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS ficou entre os três finalistas na categoria Veículo Eletrônico de Comunicação, com uma publicação mensal: o Informativo da Assessoria de Informática da Corregedoria, idealizado pela ACS em fevereiro de 2007 com o objetivo de modernizar o já existente Informativo da Corregedoria do TRT-RS. Além da mudança no layout, que ganhou cores e ilustrações, o informativo recebeu o nome “In Foco” e uma logomarca própria. O prêmio é uma realização anual do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, uma organização não-governamental sem fins lucrativos fundada pelos Assessores de Comunicação do Judiciário e Ministério Público.

Foram organizados vários eventos e promoções voltados ao público interno com o objetivo de estimular a integração de servidores e Juízes. Nesse sentido, ao longo do ano de 2007, merecem destaque as seguintes realizações:

— Festa Prata da Casa, com show de talentos e apresentação de servidores e juízes do TRT em performances musicais, teatrais e de dança. A festa, realizada na AABB, foi prestigiada por mais de 400 pessoas, e contou com 20 apresentações em 2007.

— Culto de congraçamento religioso com coral infantil, organizado e promovido para marcar o encerramento do ano de 2007. O culto, realizado no saguão do prédio-sede do Tribunal, foi ministrado por líderes das religiões islâmica, umbandista e luterana, integrantes do Grupo de Diálogo Inter-Religioso de Porto Alegre (DIRPOA) – projeto criado em 1996 e integrado por nove religiosos, cujo objetivo é promover a paz por meio do exercício do conhecimento, da convivência e do respeito aos diferentes e às diferentes crenças. A celebração foi encerrada com a apresentação de 48 das 80 crianças integrantes do Coral Carlos Bina – Sogil, que reúne cantores de 8 a 14 anos. O coral é um projeto extracurricular, pedagógico e de inclusão social desenvolvido pela Escola Estadual Carlos Bina, de Gravataí, em parceria com a empresa de ônibus Sogil. As crianças cantaram quatro canções durante as quais interagiram com o público.

— Jornal Em Pauta, com seis edições (janeiro/fevereiro, março/abril, maio/junho, julho/agosto, setembro/outubro, novembro/dezembro), cujo conteúdo informativo é o principal atrativo. Em 2007, a publicação teve seu layout modificado, ganhando contornos mais modernos e afinados com os conceitos atuais de programação visual. A publicação é bimestral e nela são divulgados os mais significativos acontecimentos relativos ao Tribunal e às Varas do Trabalho do Rio Grande do Sul. O Jornal é distribuído para o Judiciário Trabalhista da 4ª Região e para os demais Tribunais Regionais do Trabalho, Tribunais Superiores, Associações de magistrados, Ministério Público, Órgãos dos Poderes Executivo e Legislativo, entidades de classe e inativos.

— Publicação diária de resenha eletrônica denominada clipping. Trata-se de uma compilação de matérias jornalísticas, selecionadas dos mais variados jornais e revistas nacionais, além de sites de Tribunais e de entidades vinculadas ao meio jurídico. Atenção especial é dada aos acórdãos do TST e às realizações do TRT da 4ª Região. As notícias selecionadas são organizadas de forma padronizada, com informação sobre o veículo ou site de onde foram retiradas, data e seção de publicação. O Clipping é encaminhado para uma relação de magistrados, servidores, advogados e entidades cadastradas que recebem, gratuitamente, as informações por e-mail. Além disso, o produto está disponível para leitura tanto na Intranet (para o público interno) quanto na Internet.

— Produção de releases (material de divulgação destinado aos veículos de comunicação com o objetivo de pautar ou esclarecer determinado assunto), cujos textos são encaminhados eletronicamente, pela internet, para a mídia em geral e veículos segmentados, como sites especializados em assuntos jurídicos.

— Realização de matérias com base em acórdãos ou na cobertura diária de fatos ocorridos no âmbito do Tribunal, abastecendo e atualizando a página do TRT na internet com informações de interesse público, e enviadas para sites especializados, divulgadas no Clipping e, por vezes, nos veículos de comunicação interna disponíveis.

— Divulgação de boletins semanais na Rádio Justiça (vinculada ao Supremo Tribunal Federal – STF), baseados em eventos ou acórdãos, com duração média de um minuto e meio cada, a fim de divulgar as ações e os julgamentos ocorridos no âmbito da 4ª Região. Em 2007, passaram a ser gravados em formato digital (mp3) e enviados por e-mail para a Rádio Justiça, em Brasília.

72

— Criação de material gráfico (cartazes, folders, materiais de apoio a diversas áreas do TRT-RS e cartão de final de ano da Administração do Tribunal) para divulgação de eventos.

— Concepção, desenvolvimento e produção de um calendário exclusivo do TRT-RS, uma publicação especial, que conta com diversas ilustrações de obras doadas ao Acervo do Espaço Cultural do TRT-RS, distribuído aos Magistrados e servidores em atividade na Justiça do Trabalho gaúcha, aos Ministros do Tribunal Superior do Trabalho, aos Presidentes dos demais 23 Tribunais Regionais do Trabalho e às respectivas Assessorias de Comunicação Social, ao Ministério Público do Trabalho e às escolas e entidades ligadas ao Judiciário Trabalhista.

— Edição e veiculação de 41 edições do informativo eletrônico Via E-mail, um meio virtual de divulgação interna com informações sobre eventos de interesse dos servidores e dos Juízes do Tribunal.

— Edição e divulgação de 25 números do informativo interno “TRT Equipe”, distribuído via correio eletrônico, com a finalidade de apresentar não só as atividades desenvolvidas nas diversas unidades do Tribunal, como também as pessoas que as executam.