• Nenhum resultado encontrado

Asteroide que extinguiu os dinossauros deu origem à Amazônia

No documento ATENÇÃO!! INTERNET PATROCINADA (páginas 40-44)

Análise de fósseis revela que, antes do impacto, região era tomada por árvores coníferas. Por Bruno Garattoni 17 jun 2021, 09h23

Há 66 milhões de anos, um asteroide caiu na Península de Yucatán, no México, onde formou uma cratera de 150 Km de diâmetro. O impacto levantou uma grande nuvem de poeira, que barrou parte dos raios solares, levou a uma forte queda de temperatura – e resultou na extinção de 75% der todas as espécies presentes na Terra, incluindo os dinossauros.

Mas um novo estudo, publicado por cientistas do Instituto Smithsonian e de várias universidades americanas (1), sugere que a catástrofe também teve um efeito positivo: levou à formação da Floresta Amazônica. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão analisando amostras de pólen e folhas fossilizadas, anteriores à queda do asteroide. Elas revelam que, antes do impacto, a paisagem da região era bem diferente, com florestas menos densas, formadas por árvores coníferas (grupo que inclui os pinheiros e as sequoias) e pequenas plantas rasteiras.

Fonte Extinction at the end-Cretaceous and the origin of modern Neotropical rainforeststs. M. Carvalho e outros, 2021.

https://super.abril.com.br/historia/asteroide-que-extinguiu-os-dinossauros-deu-origem-a-amazonia/ 03- (1 ponto) Em que resultou o impacto da queda de um asteroide, há 66 milhões de anos, no México?

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ 04- (1 ponto) Qual foi o efeito positivo da queda do asteroide na Terra? Explique.

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ 05- (1 ponto) Releia: “O impacto levantou uma grande nuvem de poeira, que barrou parte dos raios solares,

levou a uma forte queda de temperatura.”

a) Quantas orações tem essa frase? __________________________________________________________ b) Qual é o sujeito da primeira oração?________________________________________________________ 06- (1 ponto) Na frase: “um asteroide caiu na Península de Yucatán, no México.”

a) Qual é o predicado da primeira oração?

_________________________________________________________________________________ b) O predicado classifica-se como: ( ) Verbal ( ) Nominal ( ) Verbo-nominal

07- (1 ponto) Na frase: “a paisagem da região era bem diferente.” a) Qual é o predicado da primeira oração?

____________________________________________________________________________________ b) O predicado classifica-se como: ( ) Verbal ( ) Nominal ( ) Verbo-nominal

08- (1 ponto) Na frase: “Os pesquisadores chegaram a essa conclusão analisando amostras de pólen e folhas fossilizadas,”

a) Qual é o sujeito? _______________________________________________________________________ b) Qual é o predicado?_____________________________________________________________________ 09- (1 ponto) Na frase: “[...]aqueles animais estão em risco de extinção.”

a)

Qual é o predicativo? __________________________________________________________________ O predicativo classifica-se como: ( ) Predicativo do Objeto ( ) Predicativo do Sujeito

40 NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR O SEU NOME, NOME DO PROFESSOR, DISCIPLINA E TURMA EM TODAS AS FOLHAS!!!

ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: ELIZÂNGELA CHEQUETTO BROCKER 9º Ano

Conteúdo: Figuras de Linguagem

ANO 2021

1ª Semestre

Figuras de Linguagem, também chamadas de figuras de estilo, são recursos estilísticos usados para dar maior ênfase à comunicação e torná-la mais bonita.

Dependendo da sua função, elas são classificadas em:

 Figuras de palavras ou semânticas: estão associadas ao significado das palavras. Exemplos: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase.

 Figuras de pensamento: trabalham com a combinação de ideias e pensamentos. Exemplos: hipérbole, eufemismo, ironia, personificação, antítese, paradoxo, gradação e apóstrofe.

 Figuras de sintaxe ou construção: interferem na estrutura gramatical da frase. Exemplos: elipse, zeugma, hipérbato, polissíndeto, assíndeto, anacoluto, pleonasmo, silepse e anáfora.

 Figuras de som ou harmonia: estão associadas à sonoridade das palavras. Exemplos: aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia.

Metáfora

A metáfora representa uma comparação de palavras com significados diferentes e cujo termo comparativo fica subentendido na frase.

Exemplo: A vida é uma nuvem que voa. (A vida é como uma nuvem que voa.)

Uso da metáfora em "meu amor é uma caravana de rosas vagando num deserto inefável" Comparação

Chamada de comparação explícita, ao contrário da metáfora, neste caso são utilizados conectivos de comparação (como, assim, tal qual).

Exemplo: Seus olhos são como jabuticabas.

Uso da comparação por meio do conectivo "como": "o amor é como uma flor" e "o amor é como o motor do carro"

Paradoxo

O paradoxo representa o uso de ideias que têm sentidos opostos, não apenas de termos (tal como no caso da antítese).

Exemplo: Estou cego de amor e vejo o quanto isso é bom.

Como é possível alguém estar cego e ver? 41

Uso do paradoxo pelas ideias com sentidos opostos realçada pelos termos que explicam a "certeza": relativa e absoluta Eufemismo

O eufemismo é utilizado para suavizar o discurso. Exemplo: Entregou a alma a Deus.

Acima, a frase informa a morte de alguém.

Na charge acima, a explicação de fofoqueira é usada para suavizar o discurso Anáfora

A anáfora é a repetição de uma ou mais palavras de forma regular.

Exemplo: Se você sair, se você ficar, se você quiser esperar. Se você “qualquer coisa”, eu estarei aqui sempre para você.

Uso da anáfora pela repetição do termo "falta" Catacrese

A catacrese representa o emprego impróprio de uma palavra por não existir outra mais específica. Exemplo: Embarcou há pouco no avião.

Embarcar é colocar-se a bordo de um barco, mas como não há um termo específico para o avião, embarcar é o utilizado.

O uso da expressão "bala perdida" é utilizada por não ter outra mais específica 42

ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: ELIZÂNGELA CHEQUETTO BROCKER 9º Ano

Conteúdo: Poema e poesia

ANO 2021

1ª Semestre

Diferença entre poema e poesia

Embora muito definem poema e poesia como sendo a mesma coisa, eles possuem conceitos diferentes. Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima.

Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema. Assim, a poesia é um conceito mais amplo que pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc. Já o poema está inserido no universo literário somente.

Resumindo:

 Poema: texto literário formado por versos.  Poesia: produção artística que provoca emoções. O que é poema?

O poema é um gênero textual literário formado por versos. O verso corresponde a uma linha do poema e um conjunto de versos é chamado de estrofe.

O poema pode apresentar uma estrutura fixa, como é o caso do soneto (formado por dois tercetos e dois quartetos), porém pode apresentar uma estrutura livre, como é o caso dos poemas modernistas.

Para ilustrar melhor esses exemplos, veja abaixo um poema de forma fixa e um poema de forma livre: Poema de forma fixa

Última flor do Lácio, inculta e bela, És, a um tempo, esplendor e sepultura: Ouro nativo, que na ganga impura A bruta mina entre os cascalhos vela... Amo-te assim, desconhecida e obscura, Tuba de alto clangor, lira singela, Que tens o trom e o silvo da procela, E o arrolo da saudade e da ternura! Amo o teu viço agreste e o teu aroma De virgens selvas e de oceano largo! Amo-te, ó rude e doloroso idioma,

Em que da voz materna ouvi: "meu filho!", E em que Camões chorou, no exílio amargo, O gênio sem ventura e o amor sem brilho! (Língua Portuguesa, Olavo Bilac)

Poema de forma livre

Estou farto do lirismo comedido Do lirismo bem comportado

Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e manifestações de apreço ao sr. diretor. Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário o cunho vernáculo de um vocábulo.

Abaixo os puristas.

Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis

Estou farto do lirismo namorador Político

Raquítico 43

Sifilítico

De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de si mesmo. De resto não é lirismo

Será contabilidade tabela de co-senos secretário do amante exemplar com cem modelos de cartas e as diferentes maneiras de agradar & agraves mulheres, etc.

Quero antes o lirismo dos loucos O lirismo dos bêbados

O lirismo difícil e pungente dos bêbados O lirismo dos clowns de Shakespeare.

- Não quero saber do lirismo que não é libertação. (Poética, Manuel Bandeira)

Tipos de poema

Dependendo do conteúdo presente no poema, ele pode ser:

 Poemas líricos: possuem caráter sentimental e subjetivo, como os sonetos.  Poemas dramáticos: têm o objetivo de serem encenados, como as farsas.  Poemas épicos: são caracterizados pela presença de heróis, como as epopeias.

Além dessa classificação baseada nos gêneros literários, podemos encontrar outros tipos de poemas, tais como: poemas satíricos, poemas eróticos, poemas sociais, etc.

O que é poesia?

A poesia é uma criação artística e que pode estar relacionada com a literatura, no entanto, possui uma abrangência maior que o poema. Uma obra de arte, por exemplo, possui poesia, mas não é considerada um poema.

A Noite Estrelada (1889), de Vincent van Gogh, é um exemplo de poesia

Isso porque representa uma criação artística produzida por alguém que provoca sensações, emoções e sentimentos no receptor. Entretanto, não utiliza a palavra como matéria-prima, que é o caso do poema.

Para a criação de poesia, o artista passa por um processo criativo com o intuito de gerar algo novo. Tipos de poesia

Alguns exemplos de poesia são: Literatura Fotografia Escultura Pintura Arquitetura Arte urbana Arte digital Músicas Filmes Publicidade 44 NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR O SEU NOME, NOME DO PROFESSOR, DISCIPLINA E TURMA EM TODAS AS FOLHAS!!!

No documento ATENÇÃO!! INTERNET PATROCINADA (páginas 40-44)

Documentos relacionados