• Nenhum resultado encontrado

Compreende-se que a chegada de um aluno a uma instituição universitária está atrelada à perspectiva da realização de um projeto de vida. Os meios educacionais adquirem uma enorme responsabilidade pela factibilidade da realização de inúmeros projetos pessoais. Da mesma forma, diante do imaginário do aluno, assume um grande poder realizador ou frustrador do desejo conformado numa graduação ou profissionalização, mas principalmente, na absorção e desenvolvimento de saberes.

A realidade atual se apresenta ameaçadora desses mesmos projetos pessoais. O mercado de trabalho que os alunos enfrentam ou enfrentarão está marcado por uma escassez de oportunidades manifesta por um índice elevado de competição.

Assim, é imperativo que a instituição universitária mantenha sua responsabilidade em prover as bases das transformações sociais, estando atenta às necessidades da população que recebe em suas salas de aula.

Essa proposta busca importante referência nos fundamentos do Sistema Preventivo de Dom Bosco, fundamentado numa visão positiva da pessoa humana, inspirada no humanismo otimista de São Francisco de Sales (daí o nome salesiano).

O SAE é uma iniciativa de toda a Comunidade Educativa, onde serão priorizadas todas as ações de caráter preventivo, à medida que apresentam uma abrangência maior em relação às ações remediativas, sendo que estas estarão dirigidas inicialmente aos casos mais urgentes.

Compete ao SAE: a) fortalecer o compromisso do aluno com a vida acadêmica; b) oferecer condições de orientação e aperfeiçoamento acadêmico profissional; c) possibilitar ao aluno participação em programas adequados à sua necessidade de orientação pessoal e profissional; d) atuar de maneira preventiva para minimizar no aluno as crises evolutivas que possam intervir negativamente na aprendizagem durante o curso; e) apresentar ao aluno os recursos existentes na instituição e comunidade para o adequado enfrentamento de seus problemas.

O trabalho de atendimento ao aluno será desenvolvido por meio das seguintes técnicas: a) entrevistas para a identificação dos problemas, diagnóstico, acompanhamento e encaminhamento; b) atendimento individual ou em grupo; c) orientações para encaminhamento aos serviços adequados de acordo com o caso analisado (psicológico, educacional, espiritual e jurídico); d) verificar índice de retenção e adequar programas de correção; e) análise dos diversos motivos pelos quais alguns alunos não aprenderem e não conseguirem acompanhar o curso.

Importante ressaltar que o SAE já está implementado na Unidade Liceu Salesiano de Campinas, atendendo alunos de todos os cursos. O SAE, por meio de um mediador, com perfil adequado à função, busca realizar seu trabalho de forma imparcial, sigilosa, com o compromisso de zelar pelo clima afável no ambiente universitário salesiano, de defender os direitos humanos, promover a cidadania e o saudável relacionamento interpessoal entre todos os integrantes da comunidade acadêmica. No momento, a medidadora é a Profa. Me. Maria Ana Marabita.

104 Tem como principal meta buscar soluções e conciliações aos problemas, conflitos, angústias ou necessidades pessoais e psico-pedagógicas dos discentes, com ética, imparcialidade, celeridade, eficiência e eficácia, analisando e encaminhando as solicitações aos setores competentes e acompanhando os procedimentos até as soluções finais, garantida sempre a confidencialidade.

O SAE possui Regulamento próprio.

Existe ainda, a OUVIDORIA, centralizada na reitoria, funcionando como canal de comunicação entre o aluno e a Instituição.

A Ouvidoria do UNISAL é um serviço de atendimento às comunidades interna e externa com as atribuições de ouvir, encaminhar e acompanhar críticas e sugestões. É um órgão de natureza mediadora, sem caráter administrativo deliberativo, executivo, judicativo, que exerce suas funções diretamente junto a Unidades e Órgãos, para atingir seus fins. Serve de elo de comunicação entre o UNISAL e as comunidades externa e interna, por meio de atendimento eletrônico ou pelo correio convencional.

5.2 Programa de nivelamento

O UNISAL possui um programa de nivelamento pela Unidade Virtual/EaD, a qual conta com uma Equipe Multidisciplinar formada por profissionais das áreas de educação, de tecnologia, design gráfico e produção multimídia e gestão. Esses profissionais atuam desde a concepção de uma ação educativa, passando pela produção, desenvolvimento, implementação, acompanhamento e avaliação de todos os processos educativos a distância.

A Unidade Virtual/EaD conta com os tutores que são responsáveis pela presença salesiana nos ambientes virtuais e pelo acompanhamento dos participantes nas ações educativas, de modo a garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem, que caracteriza a educação no UNISAL, e a formar seres humanos preparados para o novo contexto sócio histórico no qual vivemos.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA do UNISAL se define por tecnologias que proporcionam a integração entre alunos, tutores e professores garantindo o desenvolvimento e a qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem. O AVA possibilita a interação virtual e permite ao participante organizar seus estudos com flexibilidade de horário, contando materiais didáticos e recursos multimídia, além do suporte e do compartilhamento dos conhecimentos. Programa de Reencontro de Fundamentos – Nivelamento

O programa contempla uma política de atendimento ao discente do Ministério da Educação (MEC) e tem o objetivo identificar as dificuldades ou lacunas de conhecimento prévio dos estudantes, em relação à Educação Básica, para fornecer condições para que eles possam cursar o ensino superior em sua plenitude.

Esse Programa está organizado em três eixos: Exatas, Comunicação & Expressão e Formação Superior. Os dois primeiros eixos têm oito módulos e o terceiro eixo, seis módulos. O Programa é gratuito para todos os ingressantes em 2016 e ministrado na modalidade a distância, sob responsabilidade da Unidade Virtual/EaD.

105 Em cada um dos módulos dos eixos haverá uma atividade diagnóstica, a fim de identificar os conhecimentos já adquiridos pelo estudante e aqueles que ainda precisam de estudos. Para seguir a atividade do módulo seguinte é necessário atingir 60% de acertos.

Para aprofundar seus estudos, o estudante terá acesso aos conhecimentos e conteúdos dos módulos e contará com o apoio de tutores para orientação da aprendizagem. Ao realizar todas as atividades do Programa, ele poderá imprimir o certificado de participação e verificar junto ao Coordenador do seu Curso de Graduação quais são os procedimentos para utilizar as horas como Atividades Complementares.

Para acessar o Programa: http://ead.unisal.br/extensao/

5.3. Política de bolsa

A Unidade Liceu Salesiano de Campinas, segundo sua identidade confessional filantrópica, missão e princípios, tendo como cerne a vocação de atender e incluir os menos favorecidos, pautado nas orientações das políticas institucionais do UNISAL, e com alicerce na solidariedade e compromisso social, disponibiliza como políticas de bolsas aos discentes o que se segue: a) Setor de atendimento ao aluno com dificuldades financeiras mediante oferecimento de bolsas sociais de estudo, segundo critérios institucionais; b) Bolsas integrais a filhos e dependentes de professores UNISAL, nos termos do acordo sindical; c) Bolsas integrais de estudos dos alunos advindos do Projeto PROUNI; d) Bolsas parciais a funcionários do Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, mediante mediação do Departamento de Recursos Humanos; e) Bolsas de iniciação científica, nos termos regulamentares e mediante critério de seleção, permitindo ao aluno a sua inserção na busca investigatória, apresentação de trabalhos na Mostra Científica Institucional anual, bem como um percentual de desconto em sua mensalidade escolar; e) Bolsas Monitoria, a favorecer os alunos que logram sucesso na seleção institucional para exercerem a Monitoria, orientados pelo professor, trazendo a si próprios redução na mensalidade escolar e sendo instrumentos de elucidação de dúvidas e dificuldades quanto ao conteúdo pedagógico das disciplinas aos demais alunos; f) Bolsas Atleta, tem por objetivo apoiar os Acadêmicos que já possuem um currículo de atleta e com experiência em campeonatos locais, nacionais e/ou internacionais, auxiliando-os financeiramente e melhorando as condições de treinamento, para que alcancem maior eficácia nas competições. A iniciação científica é um instrumento que permite introduzir os estudantes de graduação, na pesquisa. Deverá ocorrer um contato direto do aluno com processos de investigação sistemáticos. Assim, a iniciação científica caracteriza–se como um instrumento de apoio teórico e metodológico e constitui um canal adequado de auxílio para a construção de uma nova postura acadêmica do discente.

Dentre uma série de objetivos, destaca-se: a) despertar a vocação científica dos discentes; b) contribuir para a formação do educador/pesquisador; c) desenvolver o senso crítico de alunos e professores através de uma intervenção na realidade promovendo a produção científica e sua publicação; d) conduzir à sistematização e institucionalização da pesquisa; e) fomentar a interação entre cursos no âmbito do programa; g) auxiliar a Instituição no cumprimento de sua missão de integração entre ensino, pesquisa e extensão.

106 O projeto de iniciação científica contribuirá para o incentivo ao curso na formulação de uma política de pesquisa para a iniciação científica na graduação, além de qualificar os alunos para os programas de pós-graduação, colaborando para o fortalecimento de áreas emergentes na pesquisa, propiciando condições institucionais para o atendimento aos projetos na construção do saber, e estes, por sua vez trazendo contribuições para o desenvolvimento da área educacional e para a comunidade/sociedade.

5.3.1. O BIC-Sal

Criado pela, então, Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão, em 2002, o programa institucional de estímulo ao desenvolvimento da pesquisa, tem concedido bolsas - auxílios de pesquisa ao discente em forma de desconto nas mensalidades. Os alunos do Curso de Educação Física - Graduação/Licenciatura da Unidade Liceu Campinas são comunicados sobre o Programa - BIC - Sal e serão, por meio do esclarecimento da necessidade e importância de participar de programas de pesquisa, amplamente incentivados a participar do processo de seleção. Interessa ao curso de Educação Física - Licenciatura, buscar também outros órgãos de fomento à pesquisa como CNPq, Finep, Capes, para ampliar o número de bolsas de IC.

5.4. Política de intercâmbio

A Unidade Liceu Salesiano de Campinas recebe do UNISAL as propostas de intercâmbio para estudos em outras IES, com as quais o UNISAL mantém convênios firmados. A unidade conta com um representante da Comissão de Internacionalização do UNISAL.

A Unidade Liceu Salesiano de Campinas recebe do UNISAL as propostas de intercâmbio para estudos em outras IES, com as quais o UNISAL mantém convênios firmados. A unidade conta com um representante da Comissão de Internacionalização do UNISAL.

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL – acredita que a cooperação internacional não apenas amplia e oferece qualidade ao ensino, à Pesquisa e à Extensão, como também proporciona a divulgação do conhecimento, o desenvolvimento das habilidades e a empregabilidade dos egressos.

Por isso, fomenta um conjunto de ações internacionalizadas (at home and abroad) com o objetivo não só de cumprir tais metas, mas de, ao firmar programas de parcerias e convênios institucionais, tornar-se “uma Instituição que tenha vocação e presença internacional”, quer dizer, de inserção efetiva no cenário mundial, contribuindo para a cultura e para a sustentabilidade da vida, em geral.

Nesse sentido, o UNISAL conta com uma “Política de Internacionalização” bem definida e alinhada às exigências atuais do Ministério da Educação, com ações, parcerias e acordos em prol da formação acadêmica e cultural dos corpos discente, docente e técnico-administrativo. Conta também com uma Comissão Institucional que pensa, propõe e acompanha atividades internacionais para toda a comunidade acadêmica.

107 PARTE VI

Documentos relacionados