• Nenhum resultado encontrado

6.8 RENDIMENTO FÍSICO

6.8.2 Atividade da Citrato Sintase

Ainda com o objetivo de investigar o efeito da dieta rica em carboidrato simples no rendimento físico, mensuramos os níveis da citrato sintase (enzima biomarcadora do metabolismo oxidativo no músculo). A Figura 15 representa a atividade da enzima citrato sintase, a qual foi menor no grupo SCS (p=0,021), quando comparado com os animais do grupo TCS, sugerindo que treinamento físico para o grupo tratado com dieta rica em carboidratos simples foi capaz de reverter este quadro e melhorar a capacidade oxidativa.

SDP SCS TDP TCS 0 20 40 60 80 m g p ro te ín a /m in

Figura 15: Atividade da citrato sintase. SDP: Grupo sedentário dieta padrão (n=5); SCS: Grupo sedentário dieta rica em carboidratos simples (n=5); TDP: Grupo treinado dieta padrão (n=5); TCS: Grupo treinado dieta rica em carboidrato simples (n=7). (*) Indica diferença entre TCS quando comparado com SCS. Os dados foram expressos como média ± SEM e foram analisados pelo ANOVA one-way seguido pelo pós-teste de Bonferroni.

7 DISCUSSÃO

Os dados do presente trabalho mostraram que os animais submetidos à dieta rica em carboidratos simples apresentaram menor massa corporal, no entanto, maior índice de adiposidade, e alterações nos níveis plasmáticos de colesterol, lipoproteínas, triglicerídeos e sem alterações significativas dos parâmetros cardiovasculares e glicemia. O treinamento físico foi capaz de reverter ou minimizar alguns dos efeitos deletérios da dieta.

Apesar de não ter havido diferença significativa no consumo calórico dos animais, os grupos SCS e TCS, apresentaram massa corporal inferior aos demais. Este efeito induzido pela dieta também foi observado em animais jovens que receberam dieta rica em carboidratos simples, por meio de uma solução de sacarose adicionada à água (Sheludiakova, Rooney e Boakes, 2012; Castellanos Jankiewicz et al., 2015). A diferença no conteúdo proteico entre as dietas, também pode ter contribuído para a alteração no consumo alimentar e massa corporal. Malta et. al (2015) mostraram que animais com 90 dias de vida, alimentados com dieta com baixo teor de proteínas, apresentaram massa corporal e ingestão alimentar significativamente menores quando comparados com o grupo controle. No entanto, assim como observado por De Queiroz et. al (2012) e Diaz-Aguila et. al (2015), os ratos SCS apresentaram elevado índice de adiposidade corporal e tendência a alta quantidade de tecido adiposo retroperitoneal, que podem ser explicados pelos altos níveis plasmáticos de triglicerídeos. Além disso, este tipo de dieta durante a infância, tem sido associada com hiperplasia e hipertrofia de adipócitos, o que também explica o alto IAC em ratos sedentários alimentados com a dieta rica em carboidratos simples, na fase adulta (Fuente-Martin et al., 2012).

A leptina é um hormônio secretado pelos adipócitos e seus níveis circulantes estão correlacionados com a quantidade de tecido adiposo estocado pelo organismo. A leptina possui a função de sinalizar o aumento do estoque de gordura, e juntamente com outros hormônios, tem o papel de controlar o apetite, produzindo sinais para diminuir a ingestão alimentar (Fruhbeck et al., 2001; Castellanos Jankiewicz et al., 2015). Este fato pode justificar o menor consumo alimentar e menor massa corporal dos grupos que receberam dieta rica em carboidratos simples, já que os animais SCS apresentaram elevado índice de adiposidade

corporal e provável aumento dos níveis plasmáticos de leptina, como demonstrado por Sakr (2013) e De Queiroz et. al (2014).

A dieta rica em sacarose, não necessariamente induz o desenvolvimento da obesidade, mas causa alterações metabólicas importantes, como o acúmulo de tecido adiposo na região abdominal e síntese hepática de triglicerídeos a partir da glicose, os quais são transportados pelas lipoproteínas de densidade muito baixa (VLDL) para serem armazenados no tecido adiposo (Dziedzic et al., 2007). Hipertrigliceridemia foi observada nos animais que receberam dieta rica em carboidratos simples, devido à lipogênese de novo hepática e pela secreção hepática de VLDL, resultando em altos níveis séricos de triglicerídeos. Estes resultados são consistentes com outros achados na literatura (D'angelo et al., 2005; Sakr, 2013; De Queiroz et al., 2014; Diaz-Aguila et al., 2015). Apesar de alguns estudos que utilizaram uma composição dietética diferente (De Moraes et al., 2007; Sakr, 2013) e treinamento com corrida em esteira (De Moraes et al., 2007) mostrarem que o treinamento físico é capaz de diminuir os valores plasmáticos de triglicerídeos, este resultado não foi demonstrado no presente trabalho.

Em acordo com outras pesquisas, a dieta rica em carboidratos simples não alterou a concentração plasmática de glicose (Fuente-Martin et al., 2012; Castellanos Jankiewicz et al., 2015; Diaz-Aguila et al., 2015). Períodos mais longos de experimento podem induzir hiperglicemia (Sakr, 2013). No entanto, a dieta foi capaz de aumentar os níveis séricos de colesterol e LDL, a partir da síntese aumentada ou de alterações no metabolismo do colesterol (Abdullah et al., 2009); resultados que corroboram com outros trabalhos realizados (Merat et al., 1999; Tranchida et al., 2012; Schultz et al., 2013). O treinamento físico foi eficiente para reduzir as concentrações sanguíneas de colesterol e LDL (Sakr, 2013). Os níveis de HDL não foram afetados por este protocolo de treinamento e o mesmo foi observado com o protocolo utilizado por De Moraes et. al (2007).

Trabalhos realizados com modelos animais (Bunag, Tomita e Sasaki, 1983; Hwang et al., 1987; Sharma et al., 2007) e seres humanos (Kell et al., 2014), mostraram associação entre o consumo de dietas ricas em açúcares e aumento da pressão arterial. No presente estudo, os animais que receberam a dieta rica em carboidratos simples não desenvolveram hipertensão arterial, no entanto, assim como observado por Castellanos Jankiewicz et. al (2015), o grupo que não foi

submetido ao protocolo de treinamento físico e que ingeriu dieta rica em carboidratos simples, apresentou tendência a alta pressão arterial sistólica.

O consumo a longo prazo de dietas ricas em gorduras e açúcares tem estreita relação com a indução de inflamação cardíaca (Alam, Kauter e Brown, 2013) e fibrose (Qin et al., 2012; Alam, Kauter e Brown, 2013). A dieta rica em carboidratos simples não causou aumento da infiltração de células inflamatórias e nem deposição de colágeno no coração. Períodos mais longos de experimento, e a utilização de animais adultos podem favorecer o aparecimento destas alterações (Qin et al., 2012; Alam, Kauter e Brown, 2013).

A presença de altas concentrações plasmáticas de CK-MB é utilizada como um importante marcador de infarto ou lesões cardíacas (Nigam, 2007). Sakr (2013) mostrou que animais alimentados com dieta em gorduras e carboidratos simples apresentaram níveis elevados desta isoenzima e o treinamento físico foi capaz de minimizar esta alteração. Para observar este resultado, Sakr (2013) realizou um experimento com duração de 15 semanas e utilizou animais já adultos. No presente estudo, não houve diferença significativa nos níveis séricos de CK-MB, dados que se correlacionam com o não aumento de infiltração de células inflamatórias e deposição de colágeno no coração. Apesar de ser um marcador bastante utilizado, existe uma grande variação individual na atividade sérica desta enzima (Lopes et al., 2008) e a sensibilidade da CK-MB não é suficientemente alta para detectar pequeno dano miocárdio (Godoy et al., 1998).

Alterações na reatividade vascular têm sido frequentemente associadas à hipercolesterolemia, estresse oxidativo, condições pró-inflamatórias (Gonzalez-Pena et al., 2014) e obesidade (Kleinschmidt e Oltman, 2014). A fenilefrina produziu contração dose dependente na artéria mesentérica superior em ambos os grupos. No entanto, a porcentagem da resposta máxima à fenilefrina não sofreu alterações entre os grupos. Outros trabalhos mostram que a responsividade à fenilefrina nas artérias mesentéricas não foi alterada por dieta rica em gorduras (Sweazea e Walker, 2011) e nem pelo treinamento físico (De Moraes et al., 2007). No entanto, estudos mostram vasodilatação comprometida no leito mesentérico, em animais alimentados com dieta rica em gorduras e carboidratos simples (Naderali et al., 2001; Kleinschmidt e Oltman, 2014).

De Queiroz et al. (2012) mostraram que independentemente da dieta, o treinamento físico em esteira é eficaz em melhorar a capacidade oxidativa de

animais treinados, quando comparados com os sedentários. Após o término do protocolo de treinamento, o teste até a exaustão não mostrou diferenças entre os grupos. A atividade de enzimas mitocondriais é utilizada para confirmar a adaptação oxidativa do músculo esquelético, induzida pelo treinamento (Siu et al., 2003). O protocolo de treinamento utilizado neste estudo aumentou a atividade da enzima citrato sintase apenas no grupo que recebeu dieta rica em carboidrato simples (TCS). Este aumento não foi observado nos animais do grupo TDP. Segundo De Moura et. al (2013) e Botezelli et. al (2010), a intensidade do exercício correspondente ao equilíbrio entre a produção e a remoção de lactato sanguíneo, ou seja, o limiar anaeróbico, em animais jovens (28 dias) é atingido com uma sobrecarga entre 5 e 8% do peso corporal. Acreditamos que a intensidade do treinamento utilizada no presente projeto foi ideal para o grupo alimentado com dieta rica em carboidratos simples, porém foi baixa para o grupo TDP. Pesquisadores mostraram que ratos jovens, alimentados com dieta rica em gorduras e submetidos ao treinamento físico, apresentaram maior porcentagem de gordura corporal e menor quantidade de massa magra em relação aos animais treinados que consumiram dieta padrão. A composição corporal é um fator que influencia no rendimento físico e, altos percentuais de gordura comprometem a execução do exercício (Leite et al., 2013). Já que o grupo TCS apresentou tendência a alta adiposidade corporal, nossa hipotése é que os animais TCS possuiam uma menor quantidade de massa magra em relação ao grupo TDP, e portanto, a sobrecarga utilizada no treinamento foi eficiente para aumentar a atividade da enzima citrato sintase neste grupo.

8 CONCLUSÃO

O presente trabalho mostrou que a dieta experimental utilizada foi capaz de aumentar a adiposidade corporal, níveis séricos de LDL, VLDL, colesterol e triglicerídeos. A dieta rica em carboidratos simples causou efeitos deletérios que aumentaram os riscos para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e, o treinamento físico foi eficiente em reverter ou minimizar algumas das alterações. O treinamento com natação foi capaz de reduzir os níveis plasmáticos de LDL e melhorar a capacidade oxidativa de animais que receberam a dieta rica em sacarose. Mais estudos devem ser feitos com ratos jovens e com tempos prolongados de administração da dieta e treinamento, para a sustentação de tais resultados.

9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABDULLAH, M. M.; RIEDIGER, N. N.; CHEN, Q.; ZHAO, Z.; AZORDEGAN, N.; XU, Z.; FISCHER, G.; OTHMAN, R. A.; PIERCE, G. N.; TAPPIA, P. S.; ZOU, J.; MOGHADASIAN, M. H. Effects of long-term consumption of a high-fructose diet on conventional cardiovascular risk factors in Sprague-Dawley rats. Mol Cell Biochem, v. 327, n. 1-2, p. 247-56, Jul 2009.

AGOSTONI, C.; BRAEGGER, C.; DECSI, T.; KOLACEK, S.; KOLETZKO, B.; MIHATSCH, W.; MORENO, L.; PUNTIS, J.; SHAMIR, R.; SZAJEWSKA, H.; TURCK, D.; VAN GOUDOEVER, J. Role of dietary factors and food habits in the development of childhood obesity: a commentary by the ESPGHAN Committee on Nutrition. J Pediatr Gastroenterol Nutr, v. 52, n. 6, p. 662-9, Jun 2011.

ALAM, M. A.; KAUTER, K.; BROWN, L. Naringin improves diet-induced cardiovascular dysfunction and obesity in high carbohydrate, high fat diet-fed rats. Nutrients, v. 5, n. 3, p. 637-50, Mar 2013.

BARTON, M. Obesity and aging: determinants of endothelial cell dysfunction and atherosclerosis. Pflugers Arch, v. 460, n. 5, p. 825-37, Oct 2010.

BERNARDIS, L. L.; PATTERSON, B. D. Correlation between 'Lee index' and carcass fat content in weanling and adult female rats with hypothalamic lesions. J Endocrinol, v. 40, n. 4, p. 527-8, Apr 1968.

BOTEZELLI, J. D.; MORA, R. F.; DALIA, R. A.; MOURA, L. P.; CAMBRI, L. T.; GHEZZI, A. C.; VOLTARELLI, F. A.; MELLO, M. A. Exercise counteracts fatty liver disease in rats fed on fructose-rich diet. Lipids Health Dis, v. 9, p. 116, 2010. BUNAG, R. D.; TOMITA, T.; SASAKI, S. Chronic sucrose ingestion induces mild hypertension and tachycardia in rats. Hypertension, v. 5, n. 2, p. 218-25, Mar-Apr 1983.

CARROLL, J. F.; ZENEBE, W. J.; STRANGE, T. B. Cardiovascular function in a rat model of diet-induced obesity. Hypertension, v. 48, n. 1, p. 65-72, Jul 2006.

CASTELLANOS JANKIEWICZ, A. K. et al. Adipose tissue redistribution caused by an early consumption of a high sucrose diet in a rat model. Nutr Hosp, v. 31, n. n06, p. 2546-2553, 2015.

CASTRO, E. F. et al. Exercise training prevents increased intraocular pressure and sympathetic vascular modulation in an experimental model of metabolic syndrome. Braz J Med Biol Res, v. 48, n. 4, p. 332-8, Apr 2015.

CHEN, X.; WANG, Y. Tracking of blood pressure from childhood to adulthood: a systematic review and meta-regression analysis. Circulation, v. 117, n. 25, p. 3171- 80, Jun 24 2008.

CHIOLERO, A.; CACHAT, F.; BURNIER, M.; PACCAUD, F.; BOVET, P. Prevalence of hypertension in schoolchildren based on repeated measurements and association with overweight. J Hypertens, v. 25, n. 11, p. 2209-17, Nov 2007.

COOPE, G. J.; ATKINSON, A. M.; ALLOTT, C.; MCKERRECHER, D.; JOHNSTONE, C.; PIKE, K. G.; HOLME, P. C.; VERTIGAN, H.; GILL, D.; COGHLAN, M. P.; LEIGHTON, B. Predictive blood glucose lowering efficacy by Glucokinase activators in high fat fed female Zucker rats. In: (Ed.). Br J Pharmacol. England, v.149, 2006. p.328-35. ISBN 0007-1188 (Print)0007-1188 (Linking).

CUENCA-GARCIA, M.; ORTEGA, F. B.; HUYBRECHTS, I.; RUIZ, J. R.; GONZALEZ-GROSS, M.; OTTEVAERE, C.; SJOSTROM, M.; DIAZ, L. E.; CIARAPICA, D.; MOLNAR, D. ;GOTTRAND, F.; PLADA, M.; MANIOS, Y.; MORENO, L. A.; DE HENAUW, S.; KERSTING, M.; CASTILLO, M. J. Cardiorespiratory fitness and dietary intake in European adolescents: the Healthy Lifestyle in Europe by Nutrition in Adolescence study. Br J Nutr, v. 107, n. 12, p. 1850-9, Jun 2012.

D'ANGELO, G.; ELMARAKBY, A. A.; POLLOCK, D. M.; STEPP, D. W. Fructose feeding increases insulin resistance but not blood pressure in Sprague-Dawley rats. Hypertension, v. 46, n. 4, p. 806-11, Oct 2005.

DANIELS, S. R.; ARNETT, D. K.; ECKEL, R. H.; GIDDING, S. S.; HAYMAN, L. L.; KUMANYIKA, S.; ROBINSON, T. N.; SCOTT, B. J.; ST JEOR, S.; WILLIAMS, C. L. Overweight in children and adolescents: pathophysiology, consequences, prevention, and treatment. Circulation, v. 111, n. 15, p. 1999-2012, Apr 19 2005.

DE MORAES, C.; CAMARGO, E. A.; ANTUNES, E.; DE NUCCI, G.; ZANESCO, A. Reactivity of mesenteric and aortic rings from trained rats fed with high caloric diet. Comp Biochem Physiol A Mol Integr Physiol, v. 147, n. 3, p. 788-92, Jul 2007. DE MORAES, C.; DAVEL, A. P.; ROSSONI, L. V.; ANTUNES, E.; ZANESCO, A. Exercise training improves relaxation response and SOD-1 expression in aortic and mesenteric rings from high caloric diet-fed rats. BMC Physiol, v. 8, p. 12, 2008. DE MOURA, L. P.; SPONTON, A. C.; DE ARAUJO, M. B.; DALIA, R. A.; PAULI, J. R.; ROSTOM DE MELLO, M. A. Moderate physical activity from childhood contributes to metabolic health and reduces hepatic fat accumulation in adult rats. Lipids Health Dis, v. 12, p. 29, 2013.

DE QUEIROZ, K. B.; COIMBRA, R. S.; FERREIRA, A. R.; CARNEIRO, C. M. PAIVA, N. C.; COSTA, D. C.; EVANGELISTA, E. A.; GUERRA-SA, R. Molecular mechanism driving retroperitoneal adipocyte hypertrophy and hyperplasia in response to a high- sugar diet. Mol Nutr Food Res, v. 58, n. 12, p. 2331-41, Dec 2014.

DE QUEIROZ, K. B.; GUIMARAES, J. B.; COIMBRA, C. C.; RODOVALHO, G. V.; CARNEIRO, C. M. EVANGELISTA, E. A.; GUERRA-SA, R. Endurance training blocks uncoupling protein 1 up-regulation in brown adipose tissue while increasing uncoupling protein 3 in the muscle tissue of rats fed with a high-sugar diet. Nutr Res, v. 32, n. 9, p. 709-17, Sep 2012.

DIAZ-AGUILA, Y.; CASTELAN, F.; CUEVAS, E.; ZAMBRANO, E.; MARTINEZ- GOMEZ, M.; MUNOZ, A.; RODRIGUEZ-ANTOLIN, J.; NICOLAS-TOLEDO, L. Consumption of sucrose from infancy increases the visceral fat accumulation, concentration of triglycerides, insulin and leptin, and generates abnormalities in the adrenal gland. Anat Sci Int, Apr 3 2015.

DZIEDZIC, B.; SZEMRAJ, J.; BARTKOWIAK, J.; WALCZEWSKA, A. Various dietary fats differentially change the gene expression of neuropeptides involved in body weight regulation in rats. J Neuroendocrinol, v. 19, n. 5, p. 364-73, May 2007. FALBE, J.; ROSNER, B.; WILLETT, W. C.; SONNEVILLE, K. R.; HU, F. B.; FIELD, A. E. Adiposity and different types of screen time. Pediatrics, v. 132, n. 6, p. e1497- 505, Dec 2013.

FALBE, J.; WILLETT, W. C.; ROSNER, B.; GORTMAKER, S. L.; SONNEVILLE, K. R.; FIELD, A. E. Longitudinal relations of television, electronic games, and digital versatile discs with changes in diet in adolescents. Am J Clin Nutr, v. 100, n. 4, p. 1173-81, Oct 2014.

FARPOUR-LAMBERT, N. J.; AGGOUN, Y.; MARCHAND, L. M.; MARTIN, X. E.; HERRMANN, F. R.; BEGHETTI, M. Physical activity reduces systemic blood pressure and improves early markers of atherosclerosis in pre-pubertal obese children. J Am Coll Cardiol, v. 54, n. 25, p. 2396-406, Dec 15 2009.

FENTON, M.; HUANG, H. L.; HONG, Y.; HAWE, E.; KURZ, D. J.; ERUSALIMSKY, J. D. Early atherogenesis in senescence-accelerated mice. Exp Gerontol, v. 39, n. 1, p. 115-22, Jan 2004.

FOURNIER, R. D.; CHIUEH, C. C.; KOPIN, I. J.; KNAPKA, J. J.; DIPETTE, D.; PREUSS, H. G. Refined carbohydrate increases blood pressure and catecholamine excretion in SHR and WKY. Am J Physiol, v. 250, n. 4 Pt 1, p. E381-5, Apr 1986. FRARY, C. D.; JOHNSON, R. K.; WANG, M. Q. Children and adolescents' choices of foods and beverages high in added sugars are associated with intakes of key nutrients and food groups. J Adolesc Health, v. 34, n. 1, p. 56-63, Jan 2004.

FREEDMAN, D. S.; KHAN, L. K.; DIETZ, W. H.; SRINIVASAN, S. R.; BERENSON, G. S. Relationship of childhood obesity to coronary heart disease risk factors in adulthood: the Bogalusa Heart Study. Pediatrics, v. 108, n. 3, p. 712-8, Sep 2001.

FRUHBECK, G. et al. The adipocyte: a model for integration of endocrine and metabolic signaling in energy metabolism regulation. Am J Physiol Endocrinol Metab, v. 280, n. 6, p. E827-47, Jun 2001.

FUENTE-MARTIN, E.; GARCIA-CACERES, C.; GRANADO, M.; SANCHEZ- GARRIDO, M. A.; TENA-SEMPERE, M.; FRAGO, L. M.; ARGENTE, J.; CHOWEN, J. A. Early postnatal overnutrition increases adipose tissue accrual in response to a sucrose-enriched diet. Am J Physiol Endocrinol Metab, v. 302, n. 12, p. E1586-98, Jun 15 2012.

FUNG, T. T.; MALIK, V.; REXRODE, K. M.; MANSON, J. E.; WILLETT, W. C.; HU, F. B. Sweetened beverage consumption and risk of coronary heart disease in women. Am J Clin Nutr, v. 89, n. 4, p. 1037-42, Apr 2009.

GODOY, M. F. D. et al. A troponina como marcador de injúria celular miocárdica. Arq. Bras. Cardiol., v. 71, n. 4, p. 629-633, 10/1998 1998.

GONZALEZ-PENA, D.; ANGULO, J.; VALLEJO, S.; COLINA-COCA, C.; DE ANCOS, B.; SANCHEZ-FERRER, C. F.; PEIRO, C.; SANCHEZ-MORENO, C. High- cholesterol diet enriched with onion affects endothelium-dependent relaxation and NADPH oxidase activity in mesenteric microvessels from Wistar rats. Nutr Metab (Lond), v. 11, p. 57, 2014.

HAN, J. C.; LAWLOR, D. A.; KIMM, S. Y. Childhood obesity. Lancet, v. 375, n. 9727, p. 1737-48, May 15 2010.

HARE, M. E. et al. Methods and baseline characteristics of a randomized trial treating early childhood obesity: the Positive Lifestyles for Active Youngsters (Team PLAY) trial. Contemp Clin Trials, v. 33, n. 3, p. 534-49, May 2012.

HARROLD, J. A. et al. Individual severity of dietary obesity in unselected Wistar rats: relationship with hyperphagia. Am J Physiol Endocrinol Metab, v. 279, n. 2, p. E340-7, Aug 2000.

HONORIO, R. F.; COSTA MONTEIRO HADLER, M. C. Factors associated with obesity in brazilian children enrolled in the school health program: a case-control study. Nutr Hosp, v. 30, n. 3, p. 526-34, 2014.

HWANG, I. S.; HO, H.; HOFFMAN, B. B.; REAVEN, G. M. Fructose-induced insulin resistance and hypertension in rats. Hypertension, v. 10, n. 5, p. 512-6, Nov 1987. JOSLOWSKI, G.; GOLETZKE, J.; CHENG, G.; GUNTHER, A. L.; BAO, J.; BRAND- MILLER, J. C.; BUYKEN, A. E. Prospective associations of dietary insulin demand, glycemic index, and glycemic load during puberty with body composition in young adulthood. In: (Ed.). Int J Obes (Lond). England, v.36, 2012.

KELL, K. P. et al. Added sugars in the diet are positively associated with diastolic blood pressure and triglycerides in children. Am J Clin Nutr, v. 100, n. 1, p. 46-52, Apr 9 2014.

KLEINSCHMIDT, T. L.; OLTMAN, C. L. Progression and reversal of coronary and mesenteric vascular dysfunction associated with obesity. Obesity (Silver Spring), v. 22, n. 10, p. 2193-200, Oct 2014.

KOBAYASI, R.; AKAMINE, E. H.; DAVEL, A. P.; RODRIGUES, M. A.; CARVALHO, C. R.; ROSSONI, L. V. Oxidative stress and inflammatory mediators contribute to endothelial dysfunction in high-fat diet-induced obesity in mice. J Hypertens, v. 28, n. 10, p. 2111-9, Oct 2010.

LEE, I. M.; HSIEH, C. C.; PAFFENBARGER, R. S., JR. Exercise intensity and longevity in men. The Harvard Alumni Health Study. Jama, v. 273, n. 15, p. 1179-84, Apr 19 1995.

LEITE, R. D. et al. Resistance training may concomitantly benefit body composition, blood pressure and muscle MMP-2 activity on the left ventricle of high-fat fed diet rats. Metabolism, v. 62, n. 10, p. 1477-84, Oct 2013.

LIEN, N.; LYTLE, L. A.; KLEPP, K. I. Stability in consumption of fruit, vegetables, and sugary foods in a cohort from age 14 to age 21. Prev Med, v. 33, n. 3, p. 217-26, Sep 2001.

LIU, S.; WILLETT, W. C.; STAMPFER, M. J.; HU, F. B.; FRANZ, M.; SAMPSON, L.; HENNEKENS, C. H.; MANSON, J. E. A prospective study of dietary glycemic load, carbohydrate intake, and risk of coronary heart disease in US women. Am J Clin Nutr, v. 71, n. 6, p. 1455-61, Jun 2000.

LOPES, S. T. D. A. et al. Determinação da creatina quinase em cães. 12, 2008-10- 23 2008.

LUEPKER, R. V.; JACOBS, D. R.; PRINEAS, R. J.; SINAIKO, A. R. Secular trends of blood pressure and body size in a multi-ethnic adolescent population: 1986 to 1996. J Pediatr, v. 134, n. 6, p. 668-74, Jun 1999.

MALIK, V. S. et al. Sugar-sweetened beverages, obesity, type 2 diabetes mellitus, and cardiovascular disease risk. Circulation, v. 121, n. 11, p. 1356-64, Mar 23 2010.

MALTA, A.; DE MOURA, E. G.; RIBEIRO, T. A.; TÓFOLO, L. P.; ABDENNEBI- NAJAR, L., VIEAU, D.; DE OLIVEIRA, J. C. Protein-energy malnutrition at mid- adulthood does not imprint long-term metabolic consequences in male rats." European journal of nutrition. 1-11, 2015.

MARGONATO, V. et al. Swim training improves myocardial resistance to ischemia in rats. Int J Sports Med, v. 21, n. 3, p. 163-7, Apr 2000.

MARRIOTT, B. P.; COLE, N.; LEE, E. National estimates of dietary fructose intake increased from 1977 to 2004 in the United States. J Nutr, v. 139, n. 6, p. 1228s- 1235s, Jun 2009.

MCDEVITT, R. M. et al. De novo lipogenesis during controlled overfeeding with sucrose or glucose in lean and obese women. Am J Clin Nutr, v. 74, n. 6, p. 737-46, Dec 2001.

MELLOR, K. M.; RITCHIE, R. H.; DAVIDOFF, A. J.; DELBRIDGE, L. M. Elevated dietary sugar and the heart: experimental models and myocardial remodeling. Can J Physiol Pharmacol, v. 88, n. 5, p. 525-40, May 2010.

MERAT, S. et al. Western-Type Diets Induce Insulin Resistance and Hyperinsulinemia in LDL Receptor-Deficient Mice But Do Not Increase Aortic

Atherosclerosis Compared With Normoinsulinemic Mice in Which Similar Plasma Cholesterol Levels Are Achieved by a Fructose-Rich Diet. 1999-05-01 1999.

MOSTARDA, C.; MORAES-SILVA, I. C.; SALEMI, V. M.; MACHI, J. F.; RODRIGUES, B.; DE ANGELIS, K.; FARAH VDE, M.; IRIGOYEN, M. C. Exercise training prevents diastolic dysfunction induced by metabolic syndrome in rats. Clinics (Sao Paulo), v. 67, n. 7, p. 815-20, Jul 2012.

MOURA, M. J. C. S. et al. Forced-swim induces subsensitivity to phenylephrine in the rat thoracic aorta. Rev. Bras. Cienc. Farm., v. 39, n. 4, p. 433-439, 12/2003 2003.

NADERALI, E. K.; BROWN, M. J.; PICKAVANCE, L. C.; WILDING, J. P.; DOYLE, P. J.; WILLIAMS, G. Dietary obesity in the rat induces endothelial dysfunction without causing insulin resistance: a possible role for triacylglycerols. Clin Sci (Lond), v. 101, n. 5, p. 499-506, Nov 2001.

NEGRAO, C. E.; MOREIRA, E. D.; SANTOS, M. C.; FARAH, V. M.; KRIEGER, E. M. Vagal function impairment after exercise training. J Appl Physiol (1985), v. 72, n. 5, p. 1749-53, May 1992.

NIGAM, P. K. Biochemical markers of myocardial injury. In: (Ed.). Indian J Clin Biochem, v.22, p.10-7, 2007.

OLIVEIRA, M. C. et al. Acute and sustained inflammation and metabolic dysfunction induced by high refined carbohydrate-containing diet in mice. Obesity (Silver Spring), v. 21, n. 9, p. E396-406, Sep 2013.

OZANNE, S. E.; LEWIS, R.; JENNINGS, B. J.; HALES, C. N. Early programming of weight gain in mice prevents the induction of obesity by a highly palatable diet. In: (Ed.). Clin Sci (Lond). England, v.106, 2004.

PARKS, E. J.; HELLERSTEIN, M. K. Carbohydrate-induced hypertriacylglycerolemia: historical perspective and review of biological mechanisms. Am J Clin Nutr, v. 71, n. 2, p. 412-33, Feb 2000.

PAYAB, M. et al. Association of junk food consumption with high blood pressure and obesity in Iranian children and adolescents: the CASPIAN-IV Study. J Pediatr (Rio J), Nov 6 2014.

PENA, M.; BARTA, L.; REGOLY-MEREI, A.; TICHY, M. The influence of physical exercise upon the body composition of obese children. Acta Paediatr Acad Sci Hung, v. 21, n. 1, p. 9-14, 1980.

PEREIRA, C. A.; PASSAGLIA, R. D. C. A. T. Effects of chronic treatment with fluoxetine on the reactivity of mesenteric resistance arteries and mesenteric arterial bed isolated from rats. 2014-06-03 2014.

QIN, F. et al. The polyphenols resveratrol and S17834 prevent the structural and functional sequelae of diet-induced metabolic heart disease in mice. Circulation, v. 125, n. 14, p. 1757-64, s1-6, Apr 10 2012.

RAGHUVEER, G. Lifetime cardiovascular risk of childhood obesity. Am J Clin Nutr,

Documentos relacionados