• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III – O FIM – Análise Interpretativa dos Dados

3. Atividade 3 – Portugal: Orgulho Nacional

Símbolos nacionais são manifestações gráficas (no caso das bandeiras) e musicais (no caso dos hinos), tendo um importante valor histórico, pois constituem o mais alto sentimento de união de um mesmo país. Estes símbolos, enquanto representações de uma nação que mostra a sua soberania perante o mundo, são também representações da nossa identidade, pois destacam o nosso povo, o local de onde somos oriundos. São, deste modo, símbolos que devem respeitados e utilizados como meios para praticar a ética e a cidadania.

Estes símbolos constituem parte do Bloco 2 de Estudo do Meio – À Descoberta dos outros e das instituições, para o 3º ano de escolaridade, como forma de colocar as crianças em contacto com esta realidade, impulsionando a curiosidade sobre a história da sua própria nação.

3.1. Motivação

As crianças têm uma curiosidade inata sobre as suas origens e o seu passado, curiosidade essa que nos acompanha durante toda a vida. O ser humano tem esta particularidade de procurar dar significado à sua vida, valorizando as suas ‘raízes’ como ponto de partida para se ser quem é.

Colocar as crianças em contacto com os símbolos da sua nação não é mais do que as colocar em contacto com parte de quem são. Ser cidadão implica a partilha; em última instância, implica a partilha de um mesmo espaço físico e geográfico, de uma mesma língua, de uma mesma comunidade.

É certo que as crianças já contactaram com estes símbolos até à data, nos mais variados movimentos públicos onde se honra a pátria, nomeadamente, nos jogos de futebol da Seleção. É então importante que o professor consiga expandir os seus horizontes, levando-as a querer saber o que está por detrás desses movimentos públicos e qual a importância destes símbolos para cada nação, tendo também que, para isso, procurar descobrir informação pertinente que possa partilhar.

Através de uma pesquisa foi-me possível aceder ao Decreto n.º 150, de 30 de Junho de 1911, sendo este o “Decreto que aprova a Bandeira Nacional”, com referências às dimensões que a bandeira deve ter: “bandeira obrigatoriamente retangular; o seu comprimento deve ser igual a uma vez e meia a sua altura; a cor vermelha ocupa três quintos e a cor verde

44 ocupa dois quintos da totalidade da bandeira”. Terá sido assim uma excelente oportunidade

para relacionar conteúdos matemáticos e na qual as crianças puderam constatar as diferenças de escrita, (ocorridas desde a data do decreto até então), aumentando igualmente o seu vocabulário ao nível de palavras desconhecidas até à data através da exploração do Hino.

3.2. Integração no currículo

A presente atividade teve um foco particular na área de Estudo do Meio, partindo do Bloco 2 – À Descoberta dos outros e das instituições, com referência aos seguintes tópicos:

Reconhecer símbolos nacionais: - Bandeira nacional:

- Hino nacional;

o Brasões regionais.

Assim sendo, os objetivos específicos desta atividade foram: - Reconhecer símbolos nacionais (bandeira e hino);

- Reconhecer símbolos locais (bandeiras e brasões da freguesia, do concelho e do distrito).

Não esquecendo o carácter interdisciplinar desta atividade, a mesma pretendeu ir ao encontro das seguintes capacidades transversais:

- Conhecer novos vocábulos a partir do Hino nacional;

- Constatar discrepâncias entre a escrita de hoje e a do passado;

- Relacionar e relembrar conceitos matemáticos (explorar frações a partir da bandeira de Portugal).

3.3. Metas curriculares

Estudo do Meio

Domínio: Dinamismo das Inter-relações Natural - Social

Subdomínio: Dinamismo das Inter-relações entre Espaços

ü Meta Final 31) O aluno refere elementos da sua identidade cultural, diferenciadores e comuns à identidade de membros de outras culturas,

manifestando o sentido de pertença e o respeito pela diversidade de culturas.

O aluno confronta elementos da sua identidade com a de outros membros da comunidade, desenvolvendo o seu sentido de pertença cultural, e respeitando as pertenças a outras culturas.

Português

Domínio: Leitura e Escrita

ü Meta 7) Apropriar-se de novos vocábulos.

Reconhecer o significado de novas palavras, relativas a temas do quotidiano, áreas do interesse dos alunos e conhecimento do mundo.

Matemática

Domínio: Números e Operações

Subdomínio: Números racionais não negativos

ü Meta 3) Utilizar corretamente os termos «numerador» e «denominador».

ü Meta 4) Utilizar corretamente os numerais fracionários.

ü Meta 5) Utilizar as frações para designar grandezas formadas por certo número de partes equivalentes a uma que resulte de divisão equitativa de um todo.

Expressões

Domínio: Expressão Musical - Desenvolvimento auditivo Subdomínio: Interpretação e Comunicação

ü Meta Final 6) O aluno canta sozinho e em grupo, com intencionalidade expressiva, canções de diferentes formas, géneros e estilos.

O aluno participa, cantando, em manifestações artísticas públicas. Domínio: Expressão Musical - Compreensão das Artes no Contexto

Subdomínio: Culturas Musicais nos Contextos

ü Meta Final 14) O aluno reconhece e valoriza a música como construção social, como património e como factor de identidade social e cultural. Domínio: Expressão Plástica - Apropriação da Linguagem Elementar das Artes

46 ü Meta Final 25) O aluno adquire e aplica a linguagem elementar das

artes visuais para identificar e analisar técnicas em obras artísticas e noutras narrativas visuais, em situações de observação e/ou da sua criação plástica.

3.4. Data da atividade - 29 de janeiro de 2014

Manhã: das 9H30 às 10H; das 10H30 às 12H

3.5. Materiais utilizados

- Imagens (bandeiras e brasões – manual de Estudo do Meio);

- Letra do Hino Nacional “A Portuguesa” – manual de Estudo do Meio; - Reprodutor de áudio;

- Decreto n.º 150, de 30 de Junho de 1911 (17 cópias);

- Folha branca A4 para desenhar e pintar a bandeira nacional, de acordo com as indicações matemáticas.

3.6. Procedimentos

1 - Exploração do Hino nacional “A Portuguesa” – leitura individual e coletiva; 2 - Ouvir o Hino Nacional, cantando a preceito;

3 - Descobrir novos vocábulos e seus significados;

4 - Ouvir os Hinos correspondentes aos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, discutindo posteriormente semelhanças e diferenças entre os hinos ouvidos;

5 - Explorar as bandeiras: Bandeira nacional, Bandeira do Arquipélago dos Açores e Bandeira do Arquipélago da Madeira;

6 – Descobrir simbolismo da Bandeira Nacional e suas curiosidades: bandeira obrigatoriamente retangular; o seu comprimento deve ser igual a uma vez e meia a sua altura; a cor vermelha ocupa três quintos e a cor verde ocupa dois quintos da totalidade da bandeira;

7 - Desenhar e pintar a Bandeira conforme as indicações acima mencionadas; 8 - Colar a Bandeira no caderno, registando igualmente o seu simbolismo;

9 - Conhecer a Bandeira correspondente ao concelho de Almada, em termos das suas cores e seu simbolismo.

Documentos relacionados