• Nenhum resultado encontrado

Atividades acadêmico-científico-culturais

2. O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

2.12. Atividades acadêmico-científico-culturais

As atividades complementares, têm a finalidade de incentivar e valorizar a participação do aluno em atividades capazes de ampliar as dimensões dos componentes curriculares referentes à Educação Física, como um recurso complementar a sua formação profissional. No curso de Licenciatura, elas são denominadas Atividades Acadêmico Científico Culturais (AC).

As Atividades Complementares no UNISAL são regulamentadas institucionalmente desde 2009, por meio da Resolução CONSU nº 004/2009, posteriormente atualizada pela Portaria n. 35, de 26.11.201. Em 2014 foi realizada nova atualização, aprovada através da Resolução CONSU nº 24/2014. O colegiado do curso de Licenciatura em Educação Física aprovou, em 15 de dezembro de 2014, um aditivo ao regulamento institucional de atividades complementares específico do curso da unidade Liceu Salesiano de Campinas, com vigência a partir de 2015. Em linhas gerais, as Atividades Complementares têm como objetivo geral flexibilizar a formação acadêmica e profissional proporcionada pelos currículos dos cursos de formação no UNISAL, oportunizando aos acadêmicos a possibilidade de aprofundamento temático e interdisciplinar, articulando os conteúdos teóricos e a prática.

Campus Liceu Salesiano Fone: (19) 3744-6800

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330 – Guanabara | CEP: 13075-270 Campinas – SP CNPJ: 60.463.072/0010-98

Segundo a regulamentação, deverão ser realizadas durante o curso de Licenciatura, o total de carga horária prevista no projeto pedagógico de cada curso e serão desenvolvidas na forma de estudos orientados e também de atividades extraclasse consideradas relevantes para a formação teórico-prática global do aluno, segundo parâmetros estabelecidos pelos respectivos projetos pedagógicos de cada curso. Especificamente no Curso de Licenciatura em Educação Física, a carga horária é de 200 horas.

Podem ser reconhecidos: monitorias e estágios; programas de iniciação científica; estudos complementares; cursos realizados em áreas afins; experiências anteriores em instituições de ensino e na prática profissional; participação em Grupos de Estudo e de Pesquisa; integração com cursos sequenciais correlatos à área; participação em eventos científicos no campo da Educação Física; participação em Projetos de Extensão e outros que, após análise, o Colegiado do Curso julgue relevantes.

No que se refere ao aproveitamento de estudos e de experiências anteriores no campo da Educação Física, é fundamental que se formalize um processo a ser submetido ao Colegiado do Curso, e que este emita um parecer quanto a sua relevância.

Os alunos deverão registrar as atividades sob a forma de relatório, com cópia de documentos comprobatórios anexos, a fim de serem submetidos à análise do Colegiado do Curso para validação das horas julgadas pertinentes às atividades propostas.

A carga horária das atividades complementares pode ser realizada desde o 1º semestre letivo do curso e deverá observar condições dispostas em regulamento que estabelece carga máxima para cada tipo de atividade (monitorias, iniciação científica, projetos de extensão, participação em eventos da área entre outros). Isto permitirá que o aluno possa, ao mesmo tempo, optar pela atividade que mais lhe convier, e ter uma visão de conjunto em sua formação, uma vez que tal exigência possibilitará experiências em atividades diversas. Integradas por atividades de ensino, pesquisa e extensão, essa carga horária deve ser cumprida ao longo dos três anos letivos do curso.

A Secretaria, mediante orientação da Coordenação de Curso, manterá registro individual das atividades complementares de cada aluno. Para tanto, a Secretaria disponibiliza requerimento próprio, a ser preenchido pelo aluno, acompanhado de comprovante da Atividade, o qual será encaminhado à coordenação para a análise da atividade e cômputo das horas cumpridas de cada aluno.

As Atividades complementares não computadas em um determinado período letivo podem ser computadas no período letivo seguinte, exceto se o aluno estiver cursando o último semestre do curso.

Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Curso de Educação Física nos limites de sua competência, como órgão soberano.

2.12.1. Monitoria

As atividades de Monitoria têm o objetivo básico de aprimorar o processo ensino-aprendizagem na perspectiva discente. Essas atividades têm como finalidades: colaborar com o docente nas questões didáticas; auxiliar o docente na elaboração do material para as aulas; realizar pesquisas junto aos temas da disciplina; envolver o discente nas questões metodológicas de pesquisas. No entanto, a monitoria não poderá substituir o docente em sua função de ministrar

Campus Liceu Salesiano Fone: (19) 3744-6800

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330 – Guanabara | CEP: 13075-270 Campinas – SP CNPJ: 60.463.072/0010-98

aulas. Durante os meses em que exercer a função, o monitor fará jus a uma ajuda de custo, em forma de bolsa de estudos, cujos limites são definidos pela instituição.

O trabalho de Monitoria é exercido por alunos selecionados conforme as condições estabelecidas pela Instituição e Colegiado de Curso, e supervisionado por docentes responsáveis pelas Disciplinas, mediante critérios definidos no Curso. Os projetos de monitoria deverão ser elaborados e implementados a partir de discussões entre a coordenação do Curso, os docentes e a representação discente.

Em princípio, todas as disciplinas curriculares do Curso poderão oferecer Projetos de Monitoria, voltados tanto à necessidade de aprofundamento teórico específico, quanto ao seu caráter de propostas práticas mais aproximadas à realidade social. Acredita-se, dessa forma, auxiliar o discente na tarefa de formador/educador dos seus pares.

É de fundamental importância num curso de graduação, incluindo as Licenciaturas, a identificação da relação teoria/prática. Por essa razão, o presente curso tem a intenção de promover atividades de Monitoria, com o objetivo básico de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem na perspectiva discente. Estas atividades têm como finalidades:

- colaborar com o docente nas questões didáticas, como o atendimento aos colegas para esclarecimento de dúvidas e dificuldades na aprendizagem, e o assessoramento às atividades práticas ou de campo executadas pelos colegas;

- auxiliar o docente na elaboração do material para as aulas;

- realizar pesquisas junto aos temas da disciplina e envolver o discente nas questões metodológicas de pesquisas.

No entanto, o monitor jamais poderá substituir o docente em sua função de ministrar aulas. A importância da Monitoria nas disciplinas do curso de Educação Física extrapola o caráter de obtenção de um título. Sua importância vai mais além, seja no aspecto pessoal de ganho intelectual do Monitor, seja na contribuição dada aos alunos monitorados e, principalmente, na relação de troca de conhecimentos, durante o programa, entre professor orientador e aluno monitor.

Para ter acesso à Monitoria, o aluno deverá ter cursado a disciplina e ter sido aprovado na mesma.

O regulamento para o exercício da monitoria (seleção, supervisão docente, etc.) encontra-se no anexo.

2.12.2. Projeto Integrado

O Projeto Interdisciplinar compreende atividade acadêmica em que ao futuro professor é oferecido o exercício e o envolvimento com o trabalho em conjunto com uma ou mais disciplinas do curso, dentro e/ou entre semestres, em que lhe é concedida a oportunidade da vivência da teoria aplicada na prática profissional.

O Projeto Interdisciplinar fomenta uma articulação interdisciplinar em duas dimensões:

1) Uma dimensão pontual, ou seja, focada em, ao menos, duas disciplinas do semestre vigente ou não, que devem acrescentar elementos para o diálogo científico.

Campus Liceu Salesiano Fone: (19) 3744-6800

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330 – Guanabara | CEP: 13075-270 Campinas – SP CNPJ: 60.463.072/0010-98

2) Uma dimensão prático pedagógica, pois integra os conhecimentos de diferentes semestres aplicando-os na prática profissional.

Por isso, também constitui-se em atividade prático pedagógica.

As atividades prático pedagógicas podem referir-se ainda a uma determinada disciplina, quando os alunos devem aplicar na elaboração de atividades práticas, conceitos vistos na teoria. Ou ainda, o inverso: extrair de situações práticas, a teoria, os conceitos estudados.

Os alunos ainda serão estimulados a apresentar os trabalhos em Seminários, Simpósios e Congressos.