• Nenhum resultado encontrado

3. METODOLOGIA

3.4. Atividades desenvolvidas com os estudantes

Com uma classe do 7º Ano foi desenvolvida atividades de forma tradicional. Antes da execução das atividades foi aplicado aos estudantes um questionário com o objetivo de identificar quais instrumentos de medição eles têm

mais dificuldades em utilizar e também com que frequência eles fazem uso desses instrumentos de medição nas aulas de matemática. Nesse primeiro momento, os estudantes fizeram atividades com o uso dos instrumentos de medição para fazer a construção de figuras planas analisaram as propriedades referentes a elas. Os estudantes também deveriam compreender a forma de calcular as áreas das figuras planas construídas. As atividades desenvolvidas foram as seguintes:

Atividade: Construção e análise das propriedades do quadrado.

Esta atividade teve duração de uma aula e as competências e habilidades almejadas foram:

• Construir um quadrado.

• Compreender as propriedades que definem um quadrado. • Compreender a formula do calculo da área do quadrado.

Atividade: Construção e análise das propriedades do retângulo.

Esta atividade foi realizada em uma aula e as competências e habilidades foram desenvolvidas nessa atividade foram:

• Construir um retângulo.

• Compreender as propriedades que definem um retângulo. • Compreender a formula do calculo da área do retângulo.

Atividade: Construção e análise das propriedades do triângulo.

As competências e habilidades almejadas nessa atividade foram: • Compreender a condição de existência de um triângulo.

• Compreender a ideia de medida de um ângulo (em grau), sabendo operar com medidas de ângulos.

• Compreender que a soma dos ângulos internos de um triângulo é 180º • Compreender a fórmula do calculo da área de um triângulo.

Após a realização das atividades, o aprendizado dos estudantes sobre os conteúdos abordados foi mensurado através de uma avaliação onde foram feitos os mesmos questionamentos da avaliação diagnóstica além da participação e envolvimento dos estudantes durante as aulas.

Já as atividades desenvolvidas com os estudantes da outra classe de 7º Ano, fizeram uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Foi utilizado o software Régua e Compasso que tem por objetivo auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos. Dentre alguns motivos que justificaram o desenvolvimento dessas atividades, podemos citar que os PCN mencionam que as tecnologias, em suas diferentes formas e usos, constituem um dos principais agentes de transformação da sociedade, pelas modificações que exercem nos meios de produção e por suas consequências no cotidiano das pessoas.

Antes da execução das atividades os estudantes responderam a um questionário, onde foram verificados quantos estudantes fazem uso do computador, quanto tempo eles usam e quais as finalidades principais de seu uso. A análise dos resultados do questionário foi importante para nortear a condução das atividades, pois quanto maior a interação os estudantes com a máquina, maior autonomia foi dada a eles na execução das tarefas solicitadas. Desta forma, ocorreram menos interferências do professor durante a execução das construções, ficando a cargo do professor apenas promover as discussões reflexivas sobre os resultados observados após as construções e suas respectivas análises. As atividades desenvolvidas nessa classe são as seguintes:

Atividade: Reconhecimento e aprendizagem dos comandos básicos do software

Régua e Compasso.

Após a análise dos resultados do questionário que indica a interação dos estudantes com o computador, foi aplicada a primeira atividade, onde para a sua realização foram necessárias duas aulas sendo uma realizada na sala de aula cotidiana e a outra no laboratório de informática da escola.

Compasso aos estudantes. Essa aula baseou-se na apresentação de tutoriais em vídeo, onde é mostrado e explicado com detalhes aos estudantes a área de trabalho do software, as barras de ferramentas e como utilizar os botões de comando. Após a apresentação dos tutoriais mostramos aos estudantes de que maneira poderiam buscar o software na Internet e como proceder sua instalação. Os estudantes que possuíam computadores pessoais em casa foram estimulados a repetirem os procedimentos de instalação e tentar utilizar o programa.

A segunda aula ocorreu no laboratório de informática da escola. Os estudantes irão nessa aula tentaram refazer as construções básicas apresentadas nos tutoriais (reconhecimento do software).

As competências e habilidades almejadas na atividade foram: • Compreender os comandos básicos do software.

• Registrar medidas e observações • Sistematizar dados.

• Trabalhar em grupo. • Estabelecer relações.

• Saber identificar e classificar formas planas por meio de suas representações em desenhos.

Atividade: Construção e análise das propriedades do quadrado.

Utilizando o Software Régua e Compasso, os estudantes construiram um quadrado a partir de um segmento de reta. Foi-lhes questionado o que perceberam durante a construção do quadrado. Foram também solicitados, utilizando os recursos do software, indicarem a medida dos lados, dos ângulos e sua área. Com a ferramenta <mover ponto> movimentaram o quadrado de diversas maneiras e então questionados novamente sobre o que eles perceberam. Existem propriedades que não se alteram? Como podemos expressar uma fórmula para calcular a área de qualquer quadrado?

Para a realização desta atividade será necessária uma aula e as competências e habilidades almejadas nessa atividade serão:

• Compreender as propriedades que definem um quadrado. • Compreender a formula do calculo da área do quadrado.

Atividade: Construção e análise das propriedades do retângulo.

Utilizando o Software Régua e compasso os estudantes construíram um retângulo e foram questionados sobre o que perceberam durante a construção dessa figura. Foram solicitados para com a utilizando os recursos do software, indicar a medida dos lados, dos ângulos e a área do retângulo. Com a ferramenta mover ponto, movimentaram o retângulo de diversas maneiras e perceberam que existem propriedades que não se alteram, além de expressarem uma formula para calcular a área de qualquer retângulo.

Esta atividade foi realizada em uma aula no laboratório de informática da escola e as competências e habilidades almejadas nessa atividade foram:

• Construir um retângulo.

• Compreender as propriedades que definem um retângulo. • Compreender a formula do calculo da área do retângulo.

Atividade: Construção e análise das propriedades do triângulo.

Os estudantes construíram com o auxílio do software Régua e Compasso um triângulo e calcularam a medida de seus ângulos internos e de seus lados. Após a construção foram questionados sobre o que perceberam. Com a ferramenta mover ponto movimentaram o triângulo de diversas maneiras e tentaram expressar que propriedades não se alteram, além de expressar uma fórmula para calcular a área de qualquer triângulo.

Esta atividade foi realizada no laboratório de informática com duração de duas aulas e as competências e habilidades almejadas nessa atividade foram:

• Compreender a condição de existência de um triângulo.

• Compreender a ideia de medida de um ângulo (em grau), sabendo operar com medidas de ângulos.

• Compreender que polígonos são formados pela união de triângulos. • Compreender a fórmula do cálculo da área de um triângulo.

A avaliação dos temas abordados e de como o auxílio do software foi importante para a construção do conhecimento matemático foi contínua durante todas as etapas do processo e foi verificada através de uma atividade final no laboratório de informática da escola. Nesta avaliação foram feitos os mesmos questionamentos da atividade diagnóstica e do envolvimento dos estudantes com o estudo das construções elaboradas com o software Régua e Compasso. Além disso, as informações obtidas em diálogos reflexivos com os estudantes sobre a forma de abordagem adotada foram também registradas.