• Nenhum resultado encontrado

2. O ENSINO DE GEOMETRIA SEGUNDO DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS

2.7. O uso do computador como ferramenta auxiliar de ensino

Cada vez mais os computadores estão presentes nas diferentes atividades desenvolvidas pela sociedade e também na área educacional, sendo neste ultimo segmento utilizado como instrumento didático, pois traz significativas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática.

O aprendizado da Matemática auxiliado por computador possui muitas vantagens, pois desperta grande motivação entre os estudantes. Nesse sentido, a escolha de um software educacional que leve o estudante a interagir com o programa de forma a construir conhecimento em Matemática, mais especificamente em geometria, é primordial.

(...) o bom uso que se possa fazer do computador na sala de aula também depende da escolha de softwares, em função dos objetivos que se pretende atingir e da concepção de conhecimento e de aprendizagem que orienta o processo (BRASIL, 1998, p.44).

Muitos estudantes do Ensino Fundamental demonstram dificuldades e pouco conhecimento dos conceitos geométricos elementares. Assim, o uso de softwares de geometria dinâmica pode ajudar no processo de ensino-aprendizagem em geometria, contribuindo em vários fatores, especificamente no que se refere à visualização geométrica.

Os softwares educativos possibilitam ao professor fazer simulações de materiais concretos, já que proporcionam situações virtuais que adquirem aspectos com grande aproximação da realidade.

As construções de imagens gráficas feitas no computador são extremamente úteis, pois possibilitam a exploração da geometria de uma forma não estática, tendo caráter motivador para o estudante e contribuindo para que ele possa fazer conjecturas e generalizações, levando a compreensão dos conceitos envolvidos.

Atualmente, com a expansão do acesso a Internet, podemos contar com o auxílio de softwares gratuitos desenvolvidos para contribuir no processo de aprendizagem em Matemática, proporcionando aos estudantes maiores possibilidades para o tratamento de representações e relações envolvendo conceitos matemáticos.

Como nos lembra os PCN, estudiosos do tema mostram que escrita, leitura, visão, audição, criação e aprendizagem são influenciados, cada vez mais, pelos recursos da informática. Assim, a utilização de recursos tecnológicos e a adequação das praticas pedagógicas dos professores frente a esta nova realidade se faz indispensável para o Ensino da Matemática nos dias atuais. Como já é sabido, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes em nossas vidas.

Produzindo uma quantidade diversificada de softwares e ambientes virtuais, permite à aplicabilidade e possibilidade de novas abordagens no campo educacional, isso tem determinado mudanças na prática pedagógica dos professores. Esses recursos favorecem amplamente a distribuição, a produção e a manipulação da informação do conhecimento (TOGNI, 2005, p. 02).

Essa “necessidade” observada, na verdade já faz parte de nossa realidade cotidiana, pois as tecnologias estão presentes em praticamente todas as atividades humanas, inclusive na escola. Devido a essas observações, pretendemos com essa pesquisa mostrar como a utilização do software Régua e Compasso pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de geometria.

Observamos que a partir da década de 1970 surgiram novas formas de transmissão e distribuição de informações expressas por textos, imagens, vídeos e sons. Essas novas formas de comunicação dinamizaram a compilação e aplicação das informações nas mais diversas áreas de atuação das pessoas, entre elas a educação.

Os recursos computacionais podem oferecer de maneira rápida, o conteúdo necessário para aprendizagem e estendermos as abordagens passivas utilizadas para o ensino atual, provendo exemplos interativos com animações gráficas que ilustrem o funcionamento de funções, cálculos e construções geométricas, dentre outras áreas. Com a experimentação e o retorno gráfico destas ferramentas, poderemos obter resultados

sensivelmente positivos ao ensino de matemática (ISOTANI; SAHARA; BRANDÃO, 2001, p. 02).

Essa nova realidade é produto do avanço tecnológico que a sociedade vem produzindo em um período que pode ser chamado de revolução informacional. Essas tecnologias que estão cada vez mais presente no cotidiano das pessoas são as chamadas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), que são constituídas por computadores pessoais, celulares, câmeras de vídeo, CDs, DVDs, softwares, Internet, TV a cabo, Ipad, Iphone, Wi-Fi, entre outras.

Essas mudanças de processos e métodos que as TICs podem proporcionar promovem implicações diretas nos processos de ensino e aprendizagem, pois possibilitam diversas mudanças nas metodologias buscando melhorar as relações entre professor-estudante e estudante-estudante, vislumbrando uma melhoria nos resultados no que diz respeito à efetiva construção do conhecimento.

A implantação do computador na educação consiste basicamente de quatro ingredientes: o computador, o software educativo, o professor capacitado a usar o computador como ferramenta educacional, e o estudante. O software educacional tem tanta importância quanto os outros ingredientes, pois sem ele o computador jamais poderá ser usado na educação. (VALENTE, 1991, p.16).

Outro aspecto que podemos mencionar para justificar a importância de se introduzir novas tecnologias na realidade da sala de aula é o fato dos computadores já fazerem parte do cotidiano dos estudantes. Assim, levar este recurso para a sala de aula, poderá trazer mais motivação aos estudantes, tornando o relacionamento entre professor e estudante mais dinâmico e consequentemente mais produtivo.

Com a inserção das TICs na escola, podemos ir muito além dos tradicionais textos, por exemplo, introduzir vídeos durante as aulas, promover pesquisas na Internet e utilizar softwares para a realização de exercícios. Tudo isso certamente levará a um aumento da participação dos estudantes no processo de construção do conhecimento, além de levar o estudante à inclusão na sociedade da informação ou sociedade do conhecimento, onde a interatividade é uma

característica marcante do processo. O professor vai além dos métodos tradicionais que vem de longa data e que muitas vezes desmotivam os estudantes que não enxergam nestes métodos possibilidades de aplicação do que foi em suas vidas.

Assim, os ambientes virtuais de aprendizagem podem constituir-se numa ferramenta capaz de auxiliar na construção do conhecimento. Para Kampf, Machado e Cavedini (2005), o papel dos recursos é dar suporte aos objetos matemáticos e a ação mental dos estudantes, favorecendo os processos inerentes a construção do conhecimento matemático e ao desenvolvimento de estruturas cognitivas, fundamentais para o aprendizado de matemática (TOGNI, 2005, p. 04).

Contudo cabe salientar que apesar das possibilidades serem muitas, nos deparamos muitas vezes com questões vão além do esforço e capacidade dos professores, da aprovação dos governantes e gestores. Pois, além de certezas positivas, o uso das TICs também trazem dúvidas sobre como professores e estudantes vão se adaptar a esta nova realidade, qual o custo e o impacto social que pode ser acarretado com essas mudanças.

O que podemos afirmar com relação ao aparecimento das TICs é que as informações estão cada vez mais ao alcance dos estudantes, diminuindo as distância e a falta e acesso a certos locais (que podem ser visitados virtualmente). Dessa maneira, os estudantes podem analisar e decidir o que lhes serão útil e o que poderão descartar, dando-lhes mais autonomia e contribuindo para o desenvolvimento e consequente participação dentro da sociedade.

Caminhamos para formas de gestão menos centralizadas, mais flexíveis, integradas (...) Os estudantes começam a utilizar o notebook para pesquisa, buscam novos materiais para a solução de problemas. O professor também está conectando-se mais... e têm mais materiais de apoio para motivar os estudantes e ilustrar as suas idéias. (MORAN, 2006, p.9).

Como consequência dessa evolução, a escola tem que se adequar para atender essas novas necessidades que os estudantes certamente irão cobrar, pois caso isso não ocorra, as aulas poderão não ser mais tão atrativas e motivadoras, acarretando em prejuízo no que se refere à construção do conhecimento.

Fica claro diante disso, a necessidade de capacitação dos professores e revisão dos métodos por eles usados buscando obter aulas de qualidade, motivadoras e atrativas para os estudantes, onde o relacionamento entre professor- estudante e estudante-estudante se da com base no diálogo e de forma colaborativa, onde os envolvidos possam interagir entre si e com os recursos tecnológicos de forma a trocar informações e experiências que levam à construção do conhecimento e de sua aplicabilidade em prol do desenvolvimento da sociedade.

Os professores afirmam que, como o computador está cada vez mais presente nas escolas, a pressão dos estudantes, dos pais e da direção em utilizá-lo tem aumentado, fazendo-os sentir necessidade de se atualizar e incorporar essa tecnologia em sua prática. Neste caso, o uso do computador na escola é legitimado pela demanda social e cultural (ZULATTO, 2003, p.78).