• Nenhum resultado encontrado

No seu dia-a-dia, o professor tem várias funções a desempenhar, entre elas as atividades letivas, que incluem entre outros, a planificação, a preparação e lecionação de aulas, a elaboração de materiais didáticos, e a conceção e correção de instrumentos de avaliação. Para além destas, este profissional tem outros encargos, como a participação em reuniões na escola, a dinamização e participação em atividades complementares, curriculares e extracurriculares e a participação como formando em ações de formação (Sanches, 2008).

Para que se entenda a realidade da profissão docente, é necessário que se participe em todas as atividades que fazem parte do quotidiano dos professores. Realça-se a importância da participação do professor estagiário nestas atividades, não só por este ser um professor, mas também por ser um formando de um Mestrado em Ensino. De acordo com o Regulamento da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da UMa, o formando tem como deveres participar em atividades que pretendem dinamizar a escola, e que incentivem “a formação docente numa perspetiva interdisciplinar”, “a interação escola-comunidade”, “a relação humana na comunidade escolar” e “a autoformação contínua nos diversos domínios da atividade docente” (p.3). O professor estagiário deve também participar regularmente em reuniões com os orientadores supervisores na universidade. Consciente desta realidade, participou-se durante o estágio em atividades não letivas, como reuniões, ações formativas, atividades de enriquecimento curricular e de lazer e convívio.

Reuniões

Durante o estágio participou-se em várias reuniões na ESJM que incluíram Reuniões Geral de Professores, Reuniões do Grupo Disciplinar 520 e Reuniões de Conselho de Turma. Destas reuniões destaca-se as do grupo disciplinar 520 em que se participou desde o início do ano letivo até ao final da Prática Letiva. Nestas reuniões foram discutidos assuntos, como as planificações de aulas, estratégias didáticas, organização de visitas de estudo e a avaliação dos alunos. As reuniões serviram igualmente para discutir o problema do surto de dengue na Madeira e as medidas de prevenção e controlo da doença a implementar na ESJM. As reuniões do grupo disciplinar 520 permitiram também o contacto com formalidades relativas às reuniões, como a elaboração de atas e dos procedimentos relativos às votações. Também foram importantes as reuniões de Conselho de Turma que tiveram lugar durante o ano letivo 2012/2013, e na qual se participou na qualidade de professora da turma. Estas reuniões consistiram numa reunião realizada no início do ano letivo, e nas reuniões de avaliação realizadas no final de cada período letivo.

Durante o ano de estágio tiveram lugar também reuniões na UMa com os professores orientadores supervisores, principalmente com a Prof.ª Doutora Dora Pombo. A maioria das reuniões em que se participou, foi destinada aos professores estagiários dos diferentes núcleos de estágio de Biologia e Geologia e focaram sobretudo a estrutura e a avaliação do estágio pedagógico e assuntos

124

relativos à Prática Letiva. Para além destas, participou-se nas reuniões do núcleo de estágio de Biologia e Geologia da ESJM com os professores orientadores supervisores, relativas à organização das ações enquadradas na AICE.

Formação

Conscientes da importância da formação no exercício da profissão docente, participou-se em palestras, conferências e seminários. Uma destas ações foi a sessão de esclarecimento sobre o vírus da dengue dirigida aos professores da ESJM, e cujos oradores foram o Dr. Maurício Melim e a enfermeira Carina António. Esta palestra teve lugar em novembro de 2012 e permitiu informar sobre a doença causada pelo vírus do dengue, e as medidas de prevenção da doença e de combate ao mosquito

Aedes aegypti adotadas na RAM.

Em maio de 2013, assistiu-se na ESJM à conferência “Recuperação da Biodiversidade no Maciço Montanhoso do Pico do Arieiro”, dinamizada no âmbito da XV Semana dos clubes/projetos e cujo preletor foi o Professor Dr. Raimundo Quintal. Ainda neste mês participou-se no seminário “Deontologia e autorregulação da profissão docente ‘Ser Professor’” na Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes que foi destinado a professores de todos os grupos e níveis de ensino, e foi promovido pela Associação Nacional de Professores.

Atividades de Enriquecimento Curricular e de lazer e convívio

A Professora Orientadora Cooperante incentivou por várias vezes durante o ano em que decorreu o estágio, a participação das professoras estagiárias nas atividades de enriquecimento curricular e nas atividades de lazer e convívio da Escola. Apesar do sentimento de que havia sempre muito por fazer e de que havia pouco tempo disponível para este tipo de eventos, considerou-se importante participar, uma vez que estes promoviam uma interação com os elementos da Comunidade Escolar e uma melhor integração na ESJM.

Assim em maio de 2013, assistiu-se na ESJM à projeção do filme “Miradouro do Mar” cujo elenco incluiu alunos, docentes e funcionários da Escola. A apresentação do filme surgiu no âmbito do encerramento da XV Semana dos clubes/projetos.

Durante o ano letivo 2012/2013 participou-se nos almoços da Páscoa e de Natal e no Jantar dos Santos Populares destinado aos professores da ESJM. Estes eventos facultaram momentos de convívio agradáveis com os outros professores, especialmente o Jantar dos Santos Populares por ser realizado no final do ano letivo, contar com as marchas populares e incluir o III concurso de sobremesas do Liceu no qual se participou e se obteve o 4º prémio. Para além destes eventos, participou-se num chá/lanche organizado por alunos finalistas do 12º ano que permitiu o convívio com alunos e professores.

125

Reflexão

No início do ano letivo desconhecia muito do que era o dia-a-dia do professor, mas fui gradualmente conhecendo esta realidade, não só com as atividades letivas mas também com as não letivas. Das várias tarefas destaco as reuniões na Escola, que permitiram-me adquirir conhecimentos inerentes à profissão docente, não só relativos aos assuntos tratados, mas também na condução das reuniões e nos procedimentos burocráticos associados às mesmas. As restantes reuniões realizadas na UMa com os professores orientadores supervisores permitiram-me sobretudo desenvolver competências necessárias à Prática Letiva, como a planificação e preparação das atividades letivas, a observação de aulas e a reflexão.

De igual modo, considero que foi essencial frequentar algumas atividades de caráter formativo pois estas contribuíram para o enriquecimento da minha formação académica e profissional. Os assuntos abordados permitiram-me adquirir e aprofundar conhecimentos e desenvolver várias competências incluindo a reflexão. Contudo, gostaria de ter tido mais tempo disponível durante o ano do estágio para frequentar outras ações formativas, pois reconheço que a formação é essencial para a evolução profissional do professor. A participação em atividades de enriquecimento curricular e de lazer e convívio foi também importante pois contribuiu para a minha formação pessoal e social e permitiu-me compreender as várias funções da profissão, além de incentivar uma maior interação com os colegas docentes e com os outros elementos da comunidade escolar.

Em suma, as várias atividades em que participei exigiram tempo e disponibilidade, traduziram-se num esforço adicional durante o ano de estágio, mas foram importantes pois constituíram experiências enriquecedoras que me permitiram adquirir conhecimentos essenciais para a profissão docente, familiarizar-me com os vários procedimentos do sistema de ensino, conhecer melhor a dinâmica da escola e integrar-me na comunidade escolar.

126