• Nenhum resultado encontrado

SASF GRAJAÚ

2.6 ATIVIDADES INSTITUCIONAIS

 ENCONTRO EM FAMÍLIA DO INSTITUTO ANCHIETA GRAJAÚ: realizado anualmente no mês de maio, tendo em vista que, 15 de Maio é o Dia Internacional da Família.

Como o Instituto Anchieta Grajaú tem em seus primórdios a promoção do desenvolvimento comunitário e integração socioambiental dos moradores do Grajaú, fazendo interface às ações comunitárias, de educação e arte cultura, propomos o Dia da Família envolvendo ações em prol das famílias e comunidades referenciadas no IAG, contemplando intervenções que resultem na interlocução entre funcionários, educandos, famílias e comunidade.

Para tanto, antecipando o Dia da Família, a abordagem deste conceito é previamente trabalhada/articulada entre as equipes na semana que antecede o evento, no intuito de fazer dessa semana um espaço para a reflexão acerca das possibilidades e amplitudes do trabalho social com famílias.

Para este evento, o que está intrinsecamente imbricado, é o desejo, de internamente realizar ações de envolvimento e entrosamento, principalmente entre os irmãos e familiares que frequentam diariamente o Anchieta a fim de incutir, nos mesmos, a compreensão do contexto familiar sem perder de vista a particular subjetividade de cada núcleo, instigando nestes a motivação para que estes sejam os facilitadores da participação dos pais no Anchieta fortalecendo direta e indiretamente o vinculo entre famílias, comunidade e instituição.

A edição de 2016 do Encontro em Família reuniu quase 900 pessoas ao longo do dia, que puderam participar das ações ofertadas pelas equipes.

 16º ARRAIAL DO INSTITUTO ANCHIETA GRAJAÚ: realizado em 18 de junho de 2016, o Arraial ou Festa Junina, como sabemos, é um evento celebrado por muitos países do mundo, para festejar alguns santos populares. São celebrações católicas, que é relacionada com a festa pagã, comemorada no nosso hemisfério, no inverno, é uma festa antiga e tradicional que tem origem na Idade Média. E como não poderia deixar de ser, a festa se tornou tradição em nossa instituição, pois além de fazer todas essas celebrações feitas em todo mundo, também é uma forma de celebrarmos o trabalho que desenvolvemos juntos: famílias, comunidade e instituição. Além de permitir um fortalecimento de vínculo entre essas três instâncias. Com este atividade o Anchieta objetiva envolver todos os serviços, programas e projetos do Instituto Anchieta Grajaú, oportunizando espaço de socialização, confraternização entre funcionários, educandos, famílias, comunidade, serviços e parceiros. Tendo como proposta, angariar alguns

recursos financeiros para manutenção de projetos institucionais, a medida que, oportuniza um dia lúdico e festivo, com barracas de brincadeiras, comidas típicas e danças típicas, para crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, famílias e comunidade referenciadas e do entorno do IAG.

DIA DE AÇÃO VOLUNTÁRIA CYRELA: O Instituto Anchieta Grajau foi escolhido pelo colaboradores da Cyrela/Instituto Cyrela para o Dia da Ação Voluntária, que aconteceu em 27 de agosto de 2016. Esse evento contou com a participação de 300 voluntários da Cyrela e 80 colaboradores do Anchieta. Seguem abaixo ações realizadas: - Revestimento interno e externo do galpão do refeitório com o material doado pela Solpack, através de nosso apoiador Guilherme Isnard e sua equipe. - Novo paisagismo do Instituto com gramados, mudas e mão-de-obra doados pelo arquiteto paisagista Andre Paolielo. - Terraplanagem e gramado para o campo de rugby. - Revitalização da quadra de esportes. - Construção de galpão-sala de aula com 80 m2 para a horta/educação ambiental. - Pintura interna e externa de todas as edificações do Instituto. - Revisão-reparos nos pisos e janelas das edificações. - Limpeza e revitalização do espaço da horta. - Revitalização da biblioteca. - Nova cobertura para o salão da creche. Como forma de agradecimento

nossas crianças realizaram neste dia uma série de atividades e apresentações junto aos voluntários presentes: rugby, capoeira, apresentação musical e teatro.

 UNIVERSIDADE DE LEUVEN (BÉlGICA): Por indicação da conselheira Antonieta Felmanas e do Paulo Santiago (ONG Novo Olhar), o Instituto Anchieta entrou em contato com o coordenador do programa de pos-graduação em arquitetura da Universidade de Leuven, na Belgica, o Jerome Stevens. Está sendo combinado, ainda sujeito a ajustes, que o Jerome Stevens virá a São Paulo no final de fevereiro/2017 e ficará até o final de abril/2017. Com ele virão 6 alunos de seu programa de pós-graduação, que ficarão em São Paulo até o final de setembro/2017. O objetivo será apoiar e participar do projeto de integração sustentável para a área da Ocupação, incluindo rede de esgoto, melhoria das habitações, equipamentos sociais etc., e que, uma vez concluído este projeto, e com o prestigio que a Universidade de Leuven e o Instituto Anchieta lhe conferirem, poderá então se buscar um financiamento externo (ou interno) para a sua execução junto a empresas e/ou organismos internacionais (ou nacionais).

 IV MOSTRA CULTURAL DO INSTITUTO ANCHIETA GRAJAÚ: Em 26 de Novembro de 2016 foi realizada pelo Instituto Anchieta a IV Mostra Cultural, que teve como tema gerador

“Ressignificando olhares e sentidos: a estética do cuidado com o ambiente interior (o eu) e o exterior (o coletivo)”.

Compõe esse evento as exposições e apresentações do ano de trabalho envolvendo todos os serviços, programas e projetos do Instituto Anchieta Grajaú, oportunizando espaço de socialização, confraternização entre funcionários, educandos, famílias, comunidade, serviços e parceiros.

A equipe do SASF Grajaú II ficou responsável pela abertura das atividades com tradicional Sarau COMVIDA, iniciamos atividade com a musicalidade desenvolvida com os Orientadores e aos poucos os participantes foram se soltando.

Tivemos o momento lúdico com a leitura do livro de história infantil “O grão de areia”, fechamento dessa atividade se desenvolveu uma musica para que todos da roda cantassem juntos. Outras ações que compuseram o dia foram: Percussão e Capoeira do CCA Arte & Educação, Dança das crianças do CEI Anchieta, Teatro do CJ Juventude Anchieta e instalação do SASF Grajaú III, ainda compondo as atividades do dia, tivemos exposições resultantes dos trabalhos realizados ao longo do ano com crianças, adolescentes, jovens, adultos, famílias e comunidades.

Para esse dia contamos com a participação de cerca de 300 pessoas.

Vivencia do Sarau COMVIDA

 NOITE DO BEM – FILME KELLY ROBERTA: Após 02 meses de preparação, foi realizado em 14/dezembro/2016 A Noite do Bem, evento filantrópico patrocinado pelo casal Suzy e Elie Horn em prol do Instituto Anchieta Grajau. Na ocasião, o Instituto Anchieta recebeu uma quantia importante em doações, que o ajudará a honrar seus compromissos em 2017. O Elie Horn falou aos presentes sobre filantropia e a importância de doar, e Roberto Loeb, Eduardo

Muszkat e Celso Garbarz falaram pelo Instituto Anchieta. O evento contou também com cocktail oferecido pela Cyrela, apresentação do coral das crianças do Anchieta e apresentação de filme institucional do Instituto com duração de 04 minutos, que ficou pronto para a ocasião, tendo sido produzido e doado pelo cineasta Philip Moss e baseado numa carta da Kelly Roberta, uma ex-aluna do Instituto, que nesta carta se ofereceu como voluntária e expressou sua gratidão e também o quanto o Instituto foi importante na sua formação, na sua vida e na vida de sua família. Ao escrever esta carta a Kelly não poderia imaginar, mas sua carta acabou virando o roteiro do filme. Alem disto, foram distribuídos brindes aos convidados (camisetas estampadas com desenhos das crianças do Instituto doadas pela Tyrol Baby a pedido da voluntária Juliana Bueno).

 FESTA DE FINAL DE ANO DA CYRELA: O Instituto Anchieta Grajau foi convidado a participar da festa de final de ano da Cyrela realizada no dia 21/dezembro/2016 no clube Monte Líbano, em São Paulo (SP). Roberto Loeb, Celso Garbarz e Eduardo Muszkat representaram o Anchieta, proporcionando a visibilidade do Instituto para os cerca de 500 colaboradores da Cyrela presentes. Além disto, o filme da Kelly Roberta foi exibido e o coral das crianças do Instituto se apresentou.

 TETO: O Instituto Anchieta intermediou o contato inicial da ONG Teto (cujo objetivo é doar habitações de madeira de baixo custo e com durabilidade de 4-5 anos em caráter emergencial para pessoas ou famílias em estado de risco) com a Associação dos Moradores da Ocupação, estabelecendo-se então a partir dai um relacionamento direto entre as partes. Foi acertada a construção de 46 habitações, sendo que 16 já foram construídas no mês de novembro/2016 na própria área da Ocupação, substituindo barracos retirados da área da APA (área de preservação ambiental) e substituindo também barracos sem qualquer condição de habitabilidade. 150 voluntários da Teto durante um final de semana, ficaram alojados no Instituto e ergueram essas 16 habitações. Material e mão-de-obra, tudo ficou por conta da Teto. Inclusive trouxeram seus alimentos e utilizaram a cozinha do Instituto para preparar as suas refeições. As 30 unidades restantes também serão erguidas na área da Ocupação e entregues até o final de fevereiro/2017.

 OCUPAÇÃO: O documento regendo o acordo entre o Instituto Anchieta e Associação de Moradores da Ocupação está em fase final de elaboração pelo Dr. Carlos Ibanez (advogado do Instituto) e prevê, dentre outros pontos: - Identificação e registro dos barracos e seus moradores a partir do cadastro já realizado (quem não for morador de fato estará fora do acordo). - As famílias assentadas não serão proprietárias, mas terão o direito de permanecer em seus locais de moradia enquanto o contrato com o Assentamento estiver vigente (só as famílias registradas poderão permanecer no terreno). - Demarcação da área da APA (área de preservação ambiental), sendo que os barracos que estão nesta área serão removidos para outra área dentro do mesmo terreno. - O contrato deverá ser assinado pelo Instituto Anchieta e pela Associação de Moradores da Ocupação e terá validade de 01 ano com a possibilidade de renovação caso respeitado pelos ocupantes. Foi feito um levantamento pela nossa equipe do SASF (Servico de Atendimento Social as Famílias), o que permitiu termos uma ideia real da situação da Ocupação (extremamente precária) e do numero de pessoas que vivem na área (800 famílias, aproximadamente 3.000 pessoas). Note-se que atualmente aproximadamente 170 crianças, adolescentes e jovens da Ocupação são atendidos diariamente no Instituto. Paralelamente, e com sentido de urgência, iniciou-se um trabalho cujo objetivo é projetar e implantar uma rede de coleta de esgoto na área da Ocupação, onde hoje as condições sao deploráveis, com esgoto a céu aberto. A equipe

Guilherme Castagna e Kurt Ruger e contará também com o apoio do Tomas Alvim, da Marisa Moreira Salles, da Silvana Perassolini e da Tatiana Coelho da Fonseca no sentido de captar recursos e viabilizar essa iniciativa.

Documentos relacionados