• Nenhum resultado encontrado

Atribuições, competência e estrutura organizativa do IRN, IP

Capítulo I Dos Registos em Geral

5. Objeto e espécies do Registo em Portugal

7.1. Atribuições, competência e estrutura organizativa do IRN, IP

O IRN, IP é um instituto público absorvido na administração indireta do Estado, provido “apenas”157 de independência administrativa, o qual “prossegue atribuições do MJ, sob superintendência e tutela do membro do governo responsável pela área da justiça”158, e tem por função efetuar e seguir as políticas relativas aos serviços de registo, tendo em vista garantir a prestação de serviços aos cidadãos e às empresas no âmbito da identificação civil e do registo civil, de nacionalidade, predial, comercial, de bens móveis e de pessoas coletivas, bem como asseverar a regulação, controlo e fiscalização da atividade notarial.

A orgânica vigente do IRN foi aprovada pelo DL n.º 148/2012, de 12 de julho (vide Anexo V), o qual fixou a missão e as prerrogativas daquele Instituto. Para incremento das atividades intrínsecas aos seus objetivos e funções, o IRN, IP, está organizado em serviços centrais, compostos por unidades orgânicas nucleares e flexíveis, e em serviços de Registo.

Os serviços de registo compreendem serviços desconcentrados do IRN, IP, e serviços centrais de registo. São serviços centrais de registo do IRN, IP: a Conservatória dos Registos Centrais; e o Registo Nacional de Pessoas Coletivas. São serviços desconcentrados do IRN, IP: as conservatórias do registo civil; as conservatórias do registo predial; as conservatórias do registo comercial; as conservatórias do registo de veículos; os serviços de gestão de arquivos e documentos; e os balcões SIR — Soluções Integradas de Registo e outros serviços de registo previstos em legislação especial.159

Estes serviços compreendem ainda gabinetes de apoio ao Registo em determinadas instituições, como por exemplo, o gabinete de apoio ao Registo comercial nos CFE160e a possibilidade de registar os recém-nascidos nos hospitais.

Os Estatutos do IRN, IP, foram aprovados pela Portaria n.º 387/2012, de 29 de novembro, que define a organização interna dos serviços do IRN, I P e as suas unidades orgânicas, constando as

154

E ainda existem Conservatórias tri-anexadas conexas com Cartórios Notariais públicos. Vide sobre esta temática Carla Soares, ob. cit. pp. 266 a 270.

155

Precedentemente designado DGRN. De acordo com o DL n.º 519-F2/79, de 29 de dezembro, alterado pelo DL n.º 324/2007, de 28 de setembro.

156

Vide DRR n.º 17/2012/M, de 26 de julho.

157

Vide Carla Soares, ob. cit., pp. 237 e 238.

158

Cf. n.º 2 do art. 1º do DL n.º 148/2012, de 12 de julho.

159

Cf. art. 8º do DL n.º 148/2012, de 12 de julho.

160

unidades flexíveis, ou setores, e a respetiva competência, da Deliberação do Conselho Diretivo n.º 628/2013, de 27 de fevereiro.

A sua estrutura organizativa é composta pelo Departamento de Gestão e Apoio Técnico-Jurídico aos Serviços de Registo161, pelo Departamento de Recursos Humanos162, pelo Departamento Financeiro163, pelo Departamento de Identificação Civil, pelo Departamento Patrimonial164, pelo Gabinete de Controlo de Gestão e Relações Externas e ainda pelo Gabinete de Contratação e de Gestão de Contratos.

O IRN, IP, possui dois órgãos: o Conselho Diretivo e o Conselho Consultivo.165

7.1.1. O Conselho Diretivo

O Conselho Diretivo é formado por um Presidente, um Vice-Presidente e um Vogal.166

Compete ao Conselho Diretivo e ao seu Presidente a orientação e gestão do IRN, IP e dos seus serviços, competências essas conferidas por lei167ou que nele sejam delegadas ou subdelegadas.168

O atual PIRN, em regime de substituição por vacatura do lugar desde 18 de novembro de 2014, compete, de acordo com o Despacho n.º 3026/2015, da Ministra da Justiça, de 3 de março de 2015, ao Dr. José Ascenso Nunes da Maia, conservador da conservatória

do registo predial, comercial e

automóveis de Évora

, que na sequência de procedimento concursal, exerce também o cargo de Vice-Presidente do Conselho Diretivo do referido Instituto Público, conforme Despacho n.º 14928/2012, da Ministra da Justiça, de 9 de novembro de 2012.

De acordo com a Deliberação do Conselho Diretivo n.º 627/2012, de 12 de novembro, a qual procedeu à distribuição das responsabilidades de supervisão das diversas unidades orgânicas do IRN, IP, constatamos a competência de cada membro do conselho.

Assim, ao PIRN, incumbe a responsabilidade de supervisão das seguintes unidades orgânicas: do Departamento de Identificação Civil; do Departamento de Gestão e Apoio Técnico-Jurídico aos Serviços de Registo e, dentro deste, o Setor Técnico-Jurídico dos Serviços de Registo; e do Gabinete de Controlo de Gestão e Relações Externas. Acresce ainda todos os poderes constantes no ponto 1.1 da referida deliberação, nomeadamente dirigir os serviços centrais e desconcentrados do IRN, IP.

161

Compreende os seguintes setores: o Técnico-Jurídico dos Serviços de Registo; e o de Avaliação, Inspeção e Gestão de Serviços.

162

Compreende os seguintes setores: o de Planeamento, Formação e Qualificação; o de Administração de Recursos Humanos; e ainda o de Apoio Jurídico e de Processamento de Remunerações.

163

Compreende os seguintes setores: o de Programação Financeira e Planeamento; e o de Operações Contabilísticas.

164

Compreende os seguintes setores: o de Obras e Infraestruturas; e o de Aprovisionamentos, Equipamentos e Tecnologias da Informação e da Comunicação.

165

Cf. art. 4º do DL n.º 148/2012, de 12 de julho.

166

Cf. n.º 1 do art. 5º do anterior diploma legal.

167

Vide n.º 2 do citado art. 5º.

168

Ao Vice-PIRN, compete a responsabilidade de supervisão das seguintes unidades orgânicas: do Departamento de Recursos Humanos e, dentro deste, o Setor de Planeamento, Formação e Qualificação, o Setor de Administração de Recursos Humanos e o Setor de Apoio Jurídico e de Processamento de Remunerações; e o Setor de Avaliação, Inspeção e Gestão de Serviços. São-lhe ainda delegados todos os poderes constantes no ponto 2.1 da mencionada deliberação.

Ao vogal do conselho diretivo, Dr. João Pedro Monteiro Rodrigues169, ficou atribuída a responsabilidade de supervisão das seguintes unidades orgânicas: do Departamento Financeiro, e dentro deste, o Setor de Programação Financeira e Planeamento e o Setor de Operações Contabilísticas; do Departamento Patrimonial e, dentro deste, o Setor de Obras e Infraestruturas e o Setor de Aprovisionamento, Equipamentos e Tecnologias da Informação e da Comunicação; e do Gabinete de Contratação e de Gestão de Contratos. Compete ainda ao vogal os poderes delegados constantes no ponto 3.1 da citada deliberação.

7.1.2. O Conselho Consultivo

O conselho consultivo, anteriormente designado conselho técnico, é o órgão de consulta, apoio e participação na definição das linhas gerais de atuação do IRN, IP, e nas tomadas de decisão do conselho diretivo. O conselho consultivo compreende as seguintes secções: Identificação civil, registo civil e nacionalidade; Registo predial; Registo comercial e de bens móveis. Este conselho é constituído pelo PIRN, que preside e por conservadores dos registos, em número não inferior a três por secção.

Compete ao conselho consultivo pronunciar-se sobre todos os assuntos relacionados com as atribuições do IRN, IP, que lhe forem submetidos pelo membro do Governo responsável pela área da justiça ou pelo conselho diretivo do IRN, IP, bem como emitir pareceres sobre as reformas a empreender nos serviços de registo, para além de elaborar recomendações no âmbito da atividade e funcionamento dos mesmos serviços.170