• Nenhum resultado encontrado

TOTAL GERAL

4.2 O Atual Modelo de Gestão do Centro Universitário do Planalto de Araxá – UNIARAXA

A partir da criação do Centro Universitário em 14 de Maio de 2002, iniciou-se na realidade um novo processo de estruturação da organização, com a indicação, pelo Conselho Diretor, do Diretor Geral que assumiu as funções com a principal missão de transformar a Instituição numa referencia no Ensino Superior de Graduação na sua região de atuação.

O projeto do Centro Universitário foi elaborado por um grupo de trabalho definido pela Direção Geral e sob sua supervisão. Para atender as exigências do Ministério da Educação (MEC), foi elaborado o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período 2004-2008 1. O documento elaborado passou a ser utilizado pela instituição como base para o desenvolvimento de suas estratégias.

O MEC exige que o PDI apresente breve histórico da Instituição, sua Missão, Visão, princípios e o plano de expansão pretendido pela instituição. A Missão do UNIARAXA está assim definida:

A missão do Centro Universitário do Planalto de Araxá procura atender à sociedade, indo além do suprimento das suas principais demandas, com a formação de profissionais qualificados em ambiente acadêmico, com atenção às necessidades mutantes de mercado, priorizando uma formação que tenha na qualidade o seu diferencial. Todas as instâncias acadêmicas se mobilizam para o aperfeiçoamento contínuo das ações, em sintonia com o que se passa no mundo, atentas à modernidade educacional e – mais importante que tudo – pensando criativamente em soluções que possam ser implementadas com os recursos disponíveis.

De forma determinada, o UNIARAXA sintetizou, objetivamente, a sua missão institucional:

“Oferecer ensino de graduação de qualidade, para formar cidadãos e contribuir com o desenvolvimento regional sustentável.”

O Centro Universitário do Planalto de Araxá – UNIARAXA – assume como principal prerrogativa, a oferta de serviços educacionais para atendimento às demandas sociais presentes e futuras, consciente de que se desenvolverá a partir da satisfação dessas necessidades.

Pretende crescer de maneira integrada e com qualidade, além de consolidar sua atuação nas áreas em que atua regularmente, embora seja uma instituição que tem o empreendedorismo e a inovação como bandeiras, enfrentando os riscos necessários. Cada meta atingida desafia à própria superação. O interesse do UNIARAXA é inovar, criar e ousar, com idéias inteligentes, simples, viáveis em termos econômicos, garantindo o ensino de qualidade com cursos permanentemente atualizados.

Sua visão de futuro retrata o compromisso com a qualidade, com os resultados, com a relevância social do seu papel junto à sociedade:

“Ser uma Instituição de referencia, reconhecida pela qualidade de suas ações e resultados.”

Com relação aos valores institucionais, o Centro Universitário do Planalto de Araxá tem sua filosofia institucional alicerçada nos seguintes valores:

Figura 4.1- Valores institucionais –Art.2º do Estatuto Fonte: PDI - UNIARAXA

Os princípios que norteiam a instituição são apresentados a seguir:

a) a pessoa como centro do processo educacional; b) a fundamentação ética;

c) a consciência crítico cidadã; d) o foco permanente na educação;

e) a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;

f) o fortalecimento da identidade institucional: pedagógica, científica, cultural e comunitária;

g) a autonomia da para a práxis universitária; h) a visão interdisciplinar;

i) a formação profissional mais bem qualificada; j) a prestação de serviços comunitários;

k) a identidade com o povo brasileiro e mineiro; l) a solidariedade internacional;

m) o desenvolvimento auto-sustentável.

Além da definição de missão, visão e princípios, o PDI elaborado apresentou o plano de expansão dos cursos de graduação. Cada curso de graduação, bem como a ordem cronológica de sua oferta, foi planejado e definido considerando-se a capacidade instalada da instituição, principalmente com relação a laboratórios, corpo docente e salas de aula. Assim, os cursos novos podem utilizar, com fácil adaptação e poucos investimentos, laboratórios específicos e de uso comum, além do aproveitamento de docentes titulados e carga horária contratada.

A estrutura hierárquica da organização é do tipo top down, composta por um Conselho Diretor, por uma Reitoria, uma Pró-Reitoria Acadêmica e uma Pró-Reitoria Administrativa. O anexo A apresenta o organograma do Centro Universitário do Planalto de Araxá.

O processo de definição das estratégias deriva do Conselho Diretor a partir de sua visão externa, e a partir da Reitoria com sua visão mais detalhada da instituição.

As estratégias definidas para o período de vigência do PDI (2004-2008), foram elaboradas a partir da Missão e Visão da instituição e ficaram assim estabelecidas:

a) estratégia 1: Excelência no Ensino, Pesquisa e Extensão; b) estratégia 2: Qualidade nos serviços prestados;

c) estratégia 3: Inserção social e cidadania; d) estratégia 4: crescimento sustentável.

A instituição está organizada como abaixo, conforme a estrutura organizacional definida no Estatuto do Centro Universitário, nos artigos: 5o, 10 a 16 e 35 a 39.

Administração da Instituição de Ensino

a) Reitoria, integrada pela Reitora, Vice-Reitora, Pró-Reitores (de Ensino,Pesquisa e Extensão e de Planejamento,Administração e Finanças) e Secretaria Geral/Chefia de Gabinete.

b) Assessoria Educacional c) Assessoria de Comunicação d) Assessoria Jurídica

e) Diretores de Institutos, integrados pelos Diretores dos Institutos: Superior de Educação, de Ciências Exatas e Humanas e de Ciências da Saúde.

f) Coordenadores de Cursos, integrados pelos Coordenadores dos Cursos de: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Normal Superior, Sistemas de

Informação, Fisioterapia, Enfermagem, Turismo e Gestão em Agronegócios.

g) Coordenadorias de Setores, integrados pelos Coordenadores de: Estágios e Práticas Escolares, Monografia, Centro de Apoio e Desenvolvimento Humano, Extensão, Pesquisa, Empresa Júnior, Núcleo de Práticas Jurídicas e Pós- Graduação.

h) Secretaria Acadêmica i) Serviço de Informática j) Biblioteca Central

Órgãos Colegiados

a) Conselho Universitário, composto pela Reitora, Vice-Reitora, Pró-Reitores (de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Planejamento, Administração e Finanças), Diretores dos Institutos (Superior de Educação, de Ciências Exatas e Humanas e de Ciências da Saúde), Dois representantes dos Professores Coordenadores, Coordenadores (de Pós-Graduação, de Pesquisa e de Extensão), Dois representantes do Corpo Docente, Dois representantes do Corpo Discente, eleitos e indicados pelo DCE, um representante da Mantenedora e um representante do corpo técnico-administrativo.

Órgão de deliberação superior e de supervisão geral, responsável pela definição da política do Centro Universitário, nos planos acadêmico, administrativo e financeiro. As decisões são tomadas por maioria simples de

votos, exceto nos casos de exigência da maioria de dois terço, prevista no Regulamento da Instituição.

b) Câmara de Graduação, composto do Pró-Reitor de Ensino e Extensão, Diretor do Instituto, Professores Coordenadores dos cursos de graduação e seqüenciais, Um professor, representante de cada colegiado de curso, Dois representantes do corpo discente, eleitos e indicados pelo DCE e Um representante da Entidade mantenedora.

Órgão deliberativo máximo do instituto. Reúne-se, ordinariamente, duas vezes em cada semestre letivo e, extraordinariamente, sempre que convocada pelo seu Presidente ou a requerimento da maioria de seus membros.

c) Colegiado de Curso, composto pelo Coordenador que o preside, Cinco docentes que ministrem disciplinas constitutivas das matérias do currículo do curso, eleito pelos pares e Um aluno regular do curso, eleito e indicado pelo DA.

Órgão deliberativo e consultivo do Curso para orientação e decisão da política didático-pedagógica nos cursos de graduação e seqüenciais. Reúne- se, ordinariamente, a cada bimestre letivo, e extraordinariamente, sempre que convocado pelo Presidente ou pela maioria de seus membros.

d) Câmara de Gestão, composto da Vice-Reitora, Pró-Reitores de (Ensino, Planejamento), Diretores dos Institutos (Superior de Educação, Ciências Exatas e Humanas e Ciências da Saúde), Coordenadores de (Extensão, Pós-Graduação e Informática), Assessorias (Educacional, de Comunicação e Jurídica), Coordenadores dos Cursos.

Dá suporte às decisões de competência da Reitoria e foi criada por iniciativa desta, através da Resolução no 001/03. Reúne-se, uma vez por semana,

geralmente às quarta-feira, para desenvolver pauta informada com antecedência, na responsabilidade da Reitoria.

A partir de um diagnóstico, alicerçado pela conjugação de conhecimentos setoriais e institucionais, necessários para a boa gestão e correta análise do contexto e o auto-conhecimento, para que o Centro Universitário continue a atender sua missão terá de aprofundar o seu trabalho, refletindo sobre cinco itens importantes:

1- A retomada da velocidade em captar o conhecimento;

2- As novas formas e os novos meios de adquirir conhecimento;

3- A legitimidade de representação do diploma, por meio da reciclagem dos alunos;

4- A reaproximação com a sociedade em geral; 5- A universalização do ensino.

Cabem, então, mais investimentos na qualidade, através do desenvolvimento de políticas, objetivos e estratégias que o transportem para o futuro. E sensibilidade aguçada para, na oportunidade devida, definir a ação correta.

Assim o Plano de Desenvolvimento Institucional, devidamente implementado, monitorado e realimentado, é a ferramenta balizadora para esta caminhada.

Apesar dos aspectos relacionados com o monitoramento/avaliação do PDI, onde são projetadas as metas dentro da realidade institucional/regional, coerentes, factíveis, e os objetivos e estratégias que orientam a dinamização do planejamento para os próximos 5 anos, e também as ações definidas e priorizadas semestralmente, podemos afirmar que não há na instituição um processo formal de desdobramento, disseminação e avaliação das estratégias propostas e conseqüentemente do desempenho da instituição com vistas a garantir o atingimento de sua Missão e Visão.

Para melhor entender o Modelo de Gestão da instituição em estudo, será realizado uma pesquisa com as principais lideranças da organização. A pesquisa será desdobrada em um instrumento qualitativo e com base neste a criação de um questionário quantitativo.