• Nenhum resultado encontrado

87Aula 14 Organograma

No documento Organização, Sistemas e Métodos (páginas 88-92)

Prosseguindo com os estudos sobre formas diferentes de visuali- zar a constituição e estruturação das empresas, vamos, nesta aula, passar ao estudo de outra técnica de representação gráfica da es- trutura organizacional que é o organograma.

14.1 Conceito e características principais

Utilizando, inicialmente, o conceito do Dicionário Aulete Digital (2012), en- contramos a definição do organograma como a “representação gráfica da estrutura de uma organização, empresa etc., mostrando a hierarquia e as relações entre as suas unidades”.

De forma complementar, o autor Araújo (2001, p. 131) nos ensina que o organograma, além de ser um “gráfico representativo da estrutura formal da organização”, também tem o objetivo de demonstrar:

• a divisão do trabalho, mediante o fracionamento da organização em unidades de direção, assessorias, conselhos, gerências, supe- rintendências, departamentos, divisões, seções, serviços, setores etc.;

• a relação superior-subordinado, o que deixa implícito os procedi- mentos relativos à delegação de autoridade e responsabilidade; • o trabalho desenvolvido pelas frações organizacionais, podendo

evidenciar o detalhamento do tipo de trabalho, os cargos existen- tes, os nomes dos titulares, a quantidade de pessoas, a relação funcional e hierárquica. (ARAÚJO, 2001, p. 131).

Alguns autores, como por exemplo, Oliveira (2002) sobre o qual nos re- ferimos na aula anterior, entende o estudo do organograma associado à abordagem do fluxograma, que se analisado sob o ponto de vista de um formulário ou de uma representação gráfica, assiste razão ao autor.

Entretanto, em razão das características e fundamentos para a elaboração dos organogramas que se baseiam em elementos e variáveis relacionados à estrutura funcional da empresa, destacando-se os cargos e as funções de- sempenhadas pelas pessoas, com destaque para outros elementos tais como

Para saber mais sobre o Dicionário Aulete Digital, acesse:

<http://www.auletedigital.com. br/>.

a relação hierárquica, preferimos tratá-lo de forma isolada dos fluxogramas, entendendo serem complementares.

14.2 Tipos de organograma

Assim como os fluxogramas, os organogramas podem ser elaborados de diversas formas e tipos, a depender dos elementos e variáveis que os consti- tuem ou em razão dos objetivos para os quais estão sendo elaborados. Certo é que a grande variabilidade de situações e cenários estruturais e fun- cionais de uma empresa, faz com que se tenha a possibilidade de diversos ti- pos e formas de organogramas que buscam apresentar a estrutura funcional naquele dado momento estudado, ou que se pretenda estruturar a empresa em razão de decisões estratégicas de funcionamento.

Araújo (2001) nos apresenta os seguintes tipos de organogramas: “clássico, em bandeira, vertical, lambda e circular, horizontal, radial e misto, em linha, em linha e estado-maior, comitê, horizontal, hierárquico, hierárquico-consul- tivo, hierárquico-funcional, escalar, linear e militar”.

Ainda, considerando como tipos-próprios os seguintes: “estrutural (tradicio- nal), funcional, por cargos, estrutural-funcional, circular ou radial e matri- cial” (ARAÚJO, 2001, p. 132).

Percebe-se que, como destacamos, há uma gama de formas e tipos de or- ganogramas, razão pela qual se optou por tratar o tema em aula própria, considerando sua importância.

Informa ainda o autor, com o que se deve concordar em razão da experiência pessoal na realização de atividades profissionais vinculadas ao tema, que os tipos elencados na primeira referência recém-citada obedecerão à critérios e à técnicas de elaboração semelhantes, não obstante os resultados produzam mapas diferentes.

Ressalta, entretanto, o autor que o mais complexo de todos, que requer maior atenção, e produzirá estrutura mais sofisticada, é o organograma ma- tricial (construído em matriz). No organograma em matriz, encontraremos duas estruturas funcionais que deverão coexistir e compartilhar da mesma representação gráfica e isto fará com que a forma de elaboração seja mais complexa.

e-Tec Brasil

89

Na sequência, apresentaremos a demonstração gráfica de alguns dos princi- pais tipos de organogramas de acordo com as técnicas de elaboração mais utilizados.

14.2.1 Organograma clássico

No organograma clássico temos as figuras hierárquicas bem definidas, no topo da figura o destaque para o cargo (função) mais importante da empre- sa, sequenciando-se, nas linhas a seguir, os demais cargos (funções), redu- zindo-se a cada linha a importância dos cargos (funções) e vinculando-se os níveis hierárquicos.

14.2.2 Organograma funcional

No organograma funcional, encontraremos a distribuição das atividades de- senvolvidas, representando a função de cada cargo, respeitando-se os níveis hierárquicos e de subordinação.

Veja no exemplo da figura a seguir:

Figura 14.1: Organograma clássico Fonte: Elaborada pelo autor.

PRESIDENTE

GERENTE DE

PRODUÇÃO GERENTE DE RH COMERCIALGERENTE

SETOR A

SETOR B SETOR E SETOR C SETOR D

14.2.3 Organograma estrutural-funcional

Neste tipo de organograma, teremos informações sobre dois elementos do cargo (função), apresentados de forma consorciada. Teremos informações sobre a estrutura-linear hierárquica do cargo (função) e junto com ela, des- crito um rol de atividades que está sob a responsabilidade da pessoa que ocupa o cargo ou função.

Siga o exemplo a seguir apresentado:

SM TINTAS

PRESIDENTE:

• Presidir reuniões da empresa; Aprovar estratégias; • Aprovar planos financeiros.

DIRETOR ADMINISTRATIVO

• Elaborar planos de ação administrativa • Estruturar processos administrativos

DIRETOR COMERCIAL

• Elaborar estratégias de negócios • Elaborar estratégias de produtos

GERENTE COMERCIAL • Contratar e treinar vendedores • Gerenciar a expansão da base de clientes GERENTE FINANCEIRO • Executar fluxos financeiros • Contratar operações bancárias GERENTE DE RH • Contratar e treinar pessoas • Executar fichas de pagamento ASS. CONTÁBIL ASS. JURÍDICA VENDAS INTERNA EXTERNA CONSTRUTORAS TESOURARIA ESTOQUE DEPÓSITO ENTREGA FINANCEIRO CAIXA FATURAMENTO CONSULTORIA

Figura 14.2: Organograma funcional Fonte: Elaborada pelo autor.

e-Tec Brasil

91

No documento Organização, Sistemas e Métodos (páginas 88-92)