• Nenhum resultado encontrado

Emerson de Paula Silva Eliane Leal Vasquez

SOBRE OS AUTORES Autor do prefácio

Roberto da Silva - Doutor em Educação (USP) e livre docente em Pedagogia Social pelo Departamento de Admi-nistração Escolar e Economia da Educação (FEA/USP).

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa: Estado, Sociedade e Educação, e foi professor formador do Curso de Especialização em Do-cência para Educação Penitenciária (DEAD/UNIFAP). É lí-der do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação em Regimes de Privação da Liberdade (GEPÊPrivação) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação em Angola (GEPEULAN). É o editor da Coleção Pedagogia Social, pu-blicada pela Editora Expressão e Arte. Participa do Comitê de Ética em Pesquisa no Sistema Prisional do Estado de São Paulo e integra o Conselho Editorial da Revista Brasileira de Execução Penal.

Autores do livro

Almiro Alves de Abreu - Mestre em Educação (UFS-CAR) e professor assistente do Curso de Graduação em Pe-dagogia (DED/UNIFAP) e foi professor formador do Curso de Especialização em Docência para Educação Penitenciária (DEAD/UNIFAP). Atualmente, cursando Doutorado em Educação (USP) e pesquisador do Grupo Políticas Públicas, Educação Inclusiva, Tecnologia Assistiva e Saúde Coletiva (PEPITAS), linha de pesquisa: Políticas públicas para educa-ção penitenciária. Desenvolve pesquisa de doutorado sobre educação penitenciária no Amapá, discutindo: A formação continuada de professores no Curso de Especialização em Docência para Educação Penitenciária (Ead), ofertado pela UNIFAP.

Edmar Souza das Neves - Doutor em Educação (UNINOVE) e professor substituto do magistério superior (UFPI), Departamento de Fundamentos da Educação, Cen-tro de Ciências da Educação e foi professor formador do Curso de Especialização em Docência para Educação Peni-tenciária (DEAD/UNIFAP). Pesquisador do Grupo de Es-tudos e Pesquisas em Educação e Educação Física (GEPEE-FE), linha de pesquisa: Estudos comparativos em educação penitenciária. Desenvolve pesquisa em educação penitenciá-ria no Brasil, com ênfase em: Atividade física no século XX, Educação Penitenciária no Amapá; Psicologia da Educação, foco nas Teorias de Piaget e Vygotsky.

Eliane Leal Vasquez - Doutora em História da Ciência (PUC/SP), professora adjunta do Curso de Graduação em Matemática (DCET/UNIFAP) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (DFCH/UNIFAP). Coordenou de 2018 a 2019, o Curso de Especialização em Docência para Educação Penitenciária (DEAD/UNIFAP). Pesquisadora do Grupo Políticas Públi-cas, Educação Inclusiva, Tecnologia Assistiva e Saúde Coleti-va (PEPITAS) e líder do Núcleo de Pesquisa História da Ciência e Ensino (NUPHCE). Tem experiência em pesquisa nas áreas de História da Ciência e Educação Matemática, com foco nos temas: Ciência Penitenciária no Brasil Império;

Educação Penitenciária no Amapá; História da Matemática na Formação de Professores de Matemática; Modelagem Ma-temática, Etnomatemática e Tecnologia Educacional na For-mação de Professores Indígenas. Ela é a editora chefe da re-vista eletrônica Science and Knowledge in Focus da UNI-FAP.

Emerson de Paula Silva - Mestre em Artes da Cena (UNICAMP) e professor assistente do Curso de Graduação em Teatro or (UNIFAP), Departamento de Letras e Arte, Campus Marco Zero do Equador. Atualmente, cursando Doutorado em Estudos Literários (UNESP). É líder do Gru-po de Estudos em Espaços Culturais, Inclusivos e

Deliberati-vos (NECID) e pesquisador do Núcleo de Estudos Linguísti-cos e Culturais (UNESP). Tem experiência em pesquisa, com ênfase nas temáticas: Artes da Cena, Acessibilidade Cultural e Estudos Africanos AfroBrasileiros.

Frederido de Carvalho Ferreira - Mestre em Artes (UFU) e professor assistente do Curso de Graduação em Te-atro (UNIFAP), Departamento de Letras e Arte, Campus Marco Zero do Equador. Atualmente, cursando Doutorado em Artes (UFPA) e pesquisador do Grupo PERAU - Memó-ria, História e Artes Cênicas na Amazônia (ETDUFPA/

ICA). Dedica-se na pesquisa, aos seguintes temas: Teatro do Clown; Processos de Ensino, Aprendizagem e Mediação em Artes; História da Arte e do Espetáculo; Pedagogia do Tea-tro, Educação e Teatro.

Leila do Socorro Rodrigues Feio - Doutora em Psico-logia (UNIOVI/Espanha), com título acadêmico revalidado no Brasil pela UFPA. Professora adjunta do Curso de Gradu-ação em Pedagogia (UNIFAP), Departamento de EducGradu-ação.

Foi professora formadora do Curso de Especialização em Docência para Educação Penitenciária (DEAD/UNIFAP).

Líder do Grupo Políticas Públicas, Educação Inclusiva, Tec-nologia Assistiva e Saúde Coletiva (PEPITAS). Tem expe-riência em pesquisa com foco em: Comportamento Mate-mático e Ansiedade Matemática; Política de Acessibilidade na Educação Superior; Autismo; Deficiência Visual; Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade; Metodologia do Professor, Gestão do Tempo de Estudo e Envolvimento Fa-miliar.

Leila Nazará dos Santos Passos - Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Administração, Orientação e Supervisão (FACINTER), servidora pública do Governo do Estado do Amapá, Secretaria de Estado da Educação (SEED). Tem experiência em pesquisa em educação peniten-ciária, discutindo o papel social da Escola Estadual São José (EESJ) às pessoas privadas de liberdade.

Lisete Clemente - Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Administração, Orientação e Supervisão (FA-CINTER), servidora pública do Governo do Estado do Amapá, Secretaria de Estado da Educação (SEED). Tem ex-periência em pesquisa em educação penitenciária, com foco no papel social da Escola Estadual São José (EESJ) às pesso-as privadpesso-as de liberdade. Ela exerceu o cargo de gestora da EESJ no período de 2005 a 2010.

Lucidéa Portal Melo de Carvalho - Doutora em Ciências da Educação (UNINTER, Paraguai), com título acadêmico re-validado no Brasil pela UFAL. Servidora pública do Governo Federal, cedida ao Governo do Estado do Amapá para a Secre-taria de Estado da Educação (SEED). Advogada (OAB/AP), com atuação na área Criminal, presidente da ABRACRIM/

Amapá e Conselheira Seccional da OAB/AP. Tem experiência em pesquisa, com foco em: Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos na Educação Penitenciária; Reintegração soci-al de egressos do Sistema Penitenciário Amapaense; Convívio com a Família e inserção de Egressos do Sistema Penitenciário no Mercado de Trabalho.

Margarete Rodrigues de Lima - Graduada em Ciências Sociais (UNIFAP), Departamento de Filosofia e Ciências Hu-manas. Na sua pesquisa de graduação, ela estudou o atendimen-to educacional especializada (AEE) ao estudante com deficiên-cia da Educação de Jovens e Adultos na Educação Penitenciária no Amapá. Interesse de pesquisa: Direitos das Pessoas com Deficiência; Educação Especial e Educação Penitenciária.

Mayara Caroline da Costa Marques - Graduada em Ar-tes Visuais (UNIFAP), Departamento de Letras e ArAr-tes. Atual-mente, cursando Graduação em Teatro (UNIFAP). Foi bolsista do Projeto de Extensão Teatro e Inclusão: Laboratório de Acessibilidade Cultural em Macapá (PROEAC). Tem interesse

em estudos com ênfase nos assuntos: Ensino de Arte; Cultura Visual; Experimentações Metodológicas; Questões de Gênero e Sexualidade.

Mesaque Silva Correia - Doutor em Educação Física (USJT), professor do magistério superior (UFPI), Departamen-to de MéDepartamen-todos e Técnicas de Ensino, Centro de Ciências da Educação (CCE/DMTE), atuando no ensino nos Cursos de Graduação em Pedagogia e Educação Física. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Educação Física (GE-PEEFE). Experiência de pesquisa, com foco nos temas: Pro-gramas de Intervenção Pública em Saúde à população LGBTs;

Gênero e Diversidade; Corpo e Sexualidade, Identidade; Políti-cas PúbliPolíti-cas à População LGBTs; Direitos humanos e PolítiPolíti-cas de Reconhecimento; Formação Professores; Empoderamento de Professores e Estudantes por meio das Práticas Corporais.

Myryan Sylvia Sousa de Almeida - Mestra em Planeja-mento e Políticas Públicas (UECE) e exerce o cargo de Técnica em Assuntos Educacionais no Departamento de Avaliação e Informação (DEAVI/UNIFAP). Trabalhoru pir sete anos no Núcleo de Acessbilidade e Inclusão, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (NAI/PROEAC/UNI-FAP). Participa da equipe do Grupo Políticas Públicas, Educa-ção Inclusiva, Tecnologia Assistiva e Saúde Coletiva (PEPI-TAS). Tem experiência em pesquisa, ênfase em: Programa In-cluir no Brasil e seus Indicadores; Política de Acessibilidade no âmbito da UNIFAP.

Zenilda Rodrigues Dias - Especialista em Docência para Educação Penitenciária (UNIFAP), servidora pública do Esta-do Esta-do Amapá, Secretaria de EstaEsta-do de Educação (SEED), Câ-mara da Educação Básica do Conselho Estadual de Educação (CEB/CEE-AP). Experiência de pesquisa: Educação em Pri-são; Educação de Jovens e Adultos; Regularização de Escola Pública; Adulto Preso no Estado do Amapá.

Roma Reis de Almeida - Especialista em Gestão do Tra-balho Pedagógico: Administração, Orientação e Supervisão (FACINTER), servidora pública do Governo do Estado do Amapá, Secretaria de Estado da Educação (SEED). Tem expe-riência em pesquisa em educação penitenciária, discutindo o pa-pel social da Escola Estadual São José (EESJ) às pessoas priva-das de liberdade.

Zoar de Oliveira Vasquez - Cursando Licenciatura em Geografia (UNIFAP), Departamento de Filosofia e Ciências Humanas. Servidor público do Governo do Estado do Amapá, Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública, Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN/SEJUSP).

Tem interesse em pesquisas em Ciências Humanas, com foco em: População carcerária na Geografia Humana; Ensino de Ge-ografia e Arte na Educação Penitenciária.

Autora do posfácio

Maura Leal da Silva - Doutora em História (UNB), pro-fessora adjunta do Curso de Graduação em História (UNI-FAP), Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Cam-pus Marco Zero do Equador. Foi professora formadora do Curso de Especialização em Docência para Educação Peniten-ciária (DEAD/UNIFAP). Tem experiência em pesquisa, com ênfase em Brasil República, discutindo os seguintes temas: His-tória, Democracia, Ditadura e História Regional, foco no Território do Amapá.

Afirmamos que caso seja infringido qualquer direito autoral, imediatamente, retiraremos a obra da internet. Reafirmamos que é vedada a comercialização deste produto.

Formato: 15,5 x 23,0 cm 1a Edição: dezembro de 2020

Navegando Publicações

www.editoranavegando.com editoranavegando@gmail.com Uberlândia - MG

Brasil

Apoio: