• Nenhum resultado encontrado

4.2 PROJETO, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DO ARTEFATO

4.2.4 Avaliação: 2º Ciclo

Como estabelecido no Capítulo 3 – Materiais e Métodos, a avaliação do 2º Ciclo do protótipo, explanada nessa subseção, foi realizada através de Testes Funcionais durante seu desenvolvimento e, no momento de instanciação piloto por meio de Avaliação Descritiva baseada em Cenários.

Os Testes Funcionais envolveram a frequência de execução de rotinas no modo periódico no Dynamo e os desdobramentos desta configuração na interface do Autodesk Revit 2017. Inicialmente, configurou-se o intervalo de atualização periódica de execução em 105000 milissegundos, alinhando-se ao tempo de atualização definido na Camada de Serviço do 1º Ciclo (p.120). Este intervalo, entretanto, não considera o tempo inicial que o Dynamo requer para rodar o script, a depender de sua complexidade e do tempo de processamento do

computador utilizado, sendo que o desdobramento constatado é o travamento da ferramenta. Além disso, este intervalo não contempla o tempo mínimo necessário que o usuário demanda para navegar pela interface do Autodesk Revit 2017 e acessar os recursos (ex. vistas 2D, 3D, tabelas) de monitoramento de desempenho, antes de outra execução contínua. Por conseguinte, foram testados novos intervalos de tempo de execução até definir-se seu novo valor: 180000 milissegundos ou 3 minutos. Este tempo atende às limitações observadas e permite ao usuário navegar pela interface para ter acesso às informações inseridas automaticamente (e periodicamente), e alterar ou interromper o script em execução, caso necessário.

Posteriormente, com o script neste modo de execução, foram testados todos os recursos definidos na interface para monitoramento de desempenho (Figura 70). Observou-se que a atualização de informações é contínua, independente do recurso acessado. Entretanto, a atualização das configurações de sobreposição gráfica de instâncias demanda do usuário que a vista 3D em questão esteja selecionada. Dessa forma, caso o script esteja no modo periódico, as vistas apresentam entre si uma defasagem de 3 minutos na visualização das sobreposições configuradas nos objetos BIM (ex. cores e transparência). No modo manual, uma execução do script seguida da outra reduz a defasagem de visualização das sobreposições a zero. Ademais, é relevante destacar que essa limitação não afeta as vistas 2D, cujas sobreposições gráficas são executadas indiretamente pelas informações das propriedades de Report, que alteram automaticamente seu esquema de cores no template de vista.

Figura 70 - Testes Funcionais de Execução Periódica no Dynamo

Após a aplicação dos Testes Funcionais, o produto do 2º Ciclo foi implementado para instanciação piloto. A Avaliação Descritiva baseada em Cenários apontou a relevância de verificar e visualizar espacialmente o potencial da contextualização semântica de um ambiente BIM nativo, as capacidades de retorno da estratégia de eco-feedback empregada e os resultados periódicos de monitoramento de condição do laboratório de pesquisa.

A partir da navegação no ambiente BIM nativo preparado para monitoramento de desempenho, foi possível obter os retornos de eco-feedback por informação, instrução, desagregação e comparação histórica do consumo de energia do sistema de iluminação, e os retornos de eco-feedback por informação, desagregação e comparação histórica das informações ambientais do laboratório de pesquisa. Ademais, em relação ao consumo de energia, foi possível estabelecer correlações de impactos econômico e ambiental, fundamentados em dados da CPFL Energia (2017) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA, 2017), respectivamente. Este quadro foi incrementado pela agregação de requisitos de Monitoramento de Condição, cujo objetivo foi aprimorar o desempenho da edificação e, em consequência, facilitar ações de manutenção preditiva. Durante a instanciação piloto, esses recursos de entrega e exibição foram evidenciados no cenário real, como prova de conceito.

No LAMPA, foi apontado no Modelo de Registro BIM três questões identificadas no Monitoramento de Condição relativo ao Sistema de Iluminação totalmente ligado: o Circuito A apresentou retorno instrutivo de “Verificação no Local” (Check in Place), devido à Luminária 2, cujos valores foram identificados como superiores à faixa de operação com status On, correspondendo a consumo excedente; e à Luminária 3, cujos valores foram identificados como inferiores à faixa de operação com status On, correspondendo a falhas operacionais. O Circuito B, por sua vez, apresentou retorno instrutivo positivo, “De acordo com o Monitoramento de Condição” (According to Condition Monitoring), devido ao desempenho regular de todas as suas luminárias com status On.

Além dos retornos de eco-feedback por informação e desagregação, apresentados nos objetos BIM através das propriedades preenchidas e da sobreposição gráfica nas vistas e tabelas, foi possível ratificar o feedback por instrução acessando os gráficos dinâmicos através da propriedade RealTimeMonitoringChart, inserida nos objetos BIM do sistema de iluminação. Dessa forma, se acessou o gráfico dinâmico do Circuito A, e, por consequência, verificou-se não só o momento atual do monitoramento, como o histórico de desempenho das Luminárias 1, 2 e 3, pertencentes ao circuito mencionado (Figura 71).

Figura 71 - Cenário Real de Monitoramento: Sistema de Iluminação Ligado (Parte 1)

Fonte: A autora.

Ainda, foi possível confirmar a veracidade dos alertas do Modelo de Registro BIM mediante verificação no local, e checar, na interface de monitoramento de desempenho, o TimeStamp referente à última atualização periódica e os valores de desempenho em tempo real, assim como suas médias por hora, dia, mês e ano. Os parâmetros COBie de contextualização auxiliaram na verificação de informações sobre as luminárias (Figura 72).

Figura 72 - Cenário Real de Monitoramento– Sistema de Iluminação Ligado (Parte 2)

Fonte: A autora.

Por sua vez, foi apontado no Modelo de Registro BIM duas questões identificadas no Monitoramento de Condição relativo ao Sistema de Iluminação totalmente desligado: o Circuito A apresentou retorno instrutivo de “Verificação no Local” (Check in Place), devido à Luminária 3, cujos valores foram identificados como superiores à faixa de operação com status Off, correspondendo a consumo excedente. Do mesmo modo, o Circuito B apresentou retorno instrutivo equivalente ao Circuito A, devido à condição da Luminária 5 com status Off. Logo, as Luminárias 3 e 5 apontaram valores correspondentes a corrente residual e indicaram consumo de energia no LAMPA, mesmo com ambos os circuitos desligados. As demais Luminárias apresentaram retorno instrutivo positivo (Figura 73 e Figura 74).

O acesso às informações de umidade e temperatura do LAMPA também reforçou os benefícios da instanciação piloto e evidenciou a relevância de integrar o Modelo BIM a Serviços Web. Além dos tipos de eco-feedback apresentados, destaca-se que a implantação da

solução nos demais ambientes da edificação instanciada apontam a potencialidade de empregar-se eco-feedback por comparação normativa entre laboratórios de pesquisa e entre departamentos da FEC-UNICAMP.

Figura 73 - Cenário Real de Monitoramento – Sistema de Iluminação Desligado (Parte 1)

Fonte: A autora.

Por conseguinte, a solução BIM-IoT desenvolvida auxilia o grupo-alvo da pesquisa, proprietários e gerentes de facilities, na identificação e compreensão contextualizada e enriquecida acerca do consumo excedente de energia e das falhas operacionais referentes a componentes do sistema de iluminação do LAMPA. Além disso, facilita o acesso às informações ambientais de umidade e temperatura do laboratório, que podem subsidiar o monitoramento futuro de níveis de conforto dos usuários. As provas de conceito apresentadas evidenciam a capacidade da solução em dar suporte às atividades de monitoramento de desempenho da edificação, apresentando diversos níveis de granularidade da informação. Além dos recursos tradicionais, gráficos dinâmicos e tabelas acessadas por gerenciadores de bancos de dados, a integração de BIM e IoT apresenta-se como solução relevante de ampliação da consciência do usuário acerca do consumo de energia e dos níveis de conforto ambiental, já que atua como um recurso acessível, interativo e extensível a outras interfaces.

Figura 74 - Cenário Real de Monitoramento – Sistema de Iluminação Desligado (Parte 2)

5

APRENDIZAGENS E GENERALIZAÇÃO

Este capítulo consiste nas etapas finais do delineamento da pesquisa, sendo subdividido nas seguintes seções: Explicitação das Aprendizagens e Generalização para uma Classe de Problemas.