• Nenhum resultado encontrado

I. PARTE I

2. ANÁLISE REFLEXIVA DA INTERVENÇÃO

2.4 Avaliação da Criança

A avaliação é crucial na educação, não só para a autorreflexão do trabalho desempenhado por parte do educador, como também para as crianças. Como afirmam Bredekamp e Rosengrant (citado por Gaspar & Silva) a avaliação das competências e desenvolvimento da criança é “o processo de observar, registar e outros modos de documentar o trabalho que a criança faz e como faz, como a base para a variedade de decisões educacionais que afetam a criança, incluindo planear para grupos e crianças individuais e comunicar com os pais” (2010, p. 7)

É nesta linha condutora que surge o portfolio como um instrumento que deve ser utilizado para se focar na criança e abordar “o seu desenvolvimento, as suas caraterísticas, aprendizagens, aquisições e conhecimentos, sem esquecer nunca as suas necessidades,

41

dificuldades e limitações” (Gaspar, 2010, p. 90). É a partir da seleção de dados e do rigor que esta implica que “se documentam os progressos ao nível das aprendizagens e das realizações e de reflexões sobre as mesmas, obtendo deste modo, uma descrição rica e compreensiva das aprendizagens da criança, mas também do seu desenvolvimento” (Mac Donald citado por Parente, 2004, p.53).

Nunca esquecendo que a avaliação assume um carácter contínuo e que se avalia a criança como ser individual e, simultaneamente, como ser inserido num grupo, apresentarei neste tópico a avaliação global do Dio. S com base no portfolio que apresento em anexo (Cf. Anexo K –Portfólio da Criança). O portfólio em questão foi organizado tendo como referência os domínios e parâmetros apresentados nas OCEPE (2016). O presente documento foi dividido em 3 áreas e em cada uma focalizei alguns domínios, sendo estes (i) Independência e Autonomia; Convivência Democrática e Cidadania na Área da Formação Pessoal e Social, (ii) Domínio da Educação Física; Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à escrita na Área da Expressão e Comunicação, (iii) Introdução à Metodologia Científica;Abordagem às Ciências na Área do Conhecimento do Mundo.

Relativamente à área da Formação Pessoal e Social, no que diz respeito à independência e autonomia da criança importa referir que a criança evoluiu consideravelmente ao longo destes meses da minha prática. Em Janeiro, é uma criança que realiza as tarefas do dia-a-dia sozinho orgulhando-se de não precisar de ajuda. Quando não consegue realizar determinada tarefa, tenta arranjar soluções e faz um esforço para ultrapassar as suas dificuldades. Apesar de no início da minha PPS, o Dio. por vezes pedir ajuda para comer, agora come sozinho utilizando os dois talheres, e chama os adultos para lhes mostrar como comeu tudo. Foi visível que o Dio. evoluiu na sua competência de se organizar nos momentos de brincadeira, arrumando quase sempre os materiais e sendo cuidadoso com estes. Para além disso, nota-se que é uma criança confiante dos cuidados a ter para enfrentar determinados obstáculos e condições, como o frio.

Também na convivência democrática e cidadania o Dio, demonstra prazer nas diversas propostas que realiza em grupo. No dia-a-dia, o Dio. gosta de contribuir para a aprendizagem do grupo. Assim, leva sempre alguma coisa em todas as reuniões da manhã para mostrar no “Contar, Mostrar, ou Escrever”, na maioria das vezes carros ou animais. É uma criança muito cuidadosa e afetuosa com os outros tendo em conta, na maioria das vezes, as regras de vida do grupo, e prestando atenção às crianças que, em alguns aspetos

42

necessitam de mais auxílio, como a Mari.Ao encontro do respeito que é visível nas ações do Dio., também a sua participação em situações que considera injustas por estarem a discriminar algum dos seus colegas (por incapacidade por exemplo) é uma constante. No Final do meu estágio, foi visível um Dio. mais participativo e critico, nomeadamente na realização do projeto “O Lixo”, sendo este que levou a pergunta desencadeadora do mesmo. No que diz respeito ao domínio da educação física incluído na Área da Expressão e Comunicação, importa referir que o Dio. sempre demonstrou, ao longo dos meses, um grande entusiasmo por todas as propostas e desafios que lhe iam sugerindo. Em termos gerais posso afirmar que o Dio. gosta de atividades físicas, cooperar em situações de jogo. É uma criança bastante ativa e demonstra particular interesse pelos triciclos e trotinetes quando vai para o recreio

O Dio. apresentou significativas evoluções no domínio da Linguagem Oral e Escrita. No entanto, e tal como nas restantes áreas, este ainda se encontra em desenvolvimento. Ainda assim, é uma criança que tem revelado iniciativa para participar em grande grupo, possui um discurso claro, e utiliza a linguagem para diferentes propósitos. Tal como mencionei na avaliação processual do grupo que nos últimos meses da minha prática as crianças revelaram mais gosto e iniciativa para a escrita, também o Dio. está incluído neste grupo. Para além disso o Dio sabe que quando precisa de registar alguma informação pode ir escrever no computador ou nos diversos papeis, associando as diversas funções aos diferentes suportes escritos. Evidencio também o facto de ser uma criança que se esforçou sempre para escrever o seu nome de forma mais correta, sendo evidente a evolução da reprodução de cada letra.

Finalmente na área do Conhecimento do Mundo surgem os últimos dois domínios em análise, nomeadamente (i) Introdução à Metodologia Científica e a (ii) abordagem às Ciências. É de realçar que o Dio. sempre mostrou bastante interesse por todos os assuntos que estivessem relacionados com a área em questão. É nesta linha condutora que, relativamente ao primeiro domínio, é uma criança exemplar que demonstra curiosidade e interesse por tudo o que o rodeia, observando e colocando questões aos adultos que se encontram ao pé de si. É uma criança que se envolve no processo de descoberta e exploração e revela satisfação com os novos conhecimentos que vai construindo. Mais especificamente quanto ao domínio das abordagens às ciências o Dio. revela necessidade de fazer diversas perguntas que satisfaçam a sua curiosidade e necessidade de saber mais.

43

Para além disso, foi sempre aplicando no dia-a-dia o que aprendeu, por vezes relembrando os adultos de certas atitudes de cidadania para proteção do meio natural, e de cuidado pessoal como a higiene.

Em suma, no decorrer dos quatro meses que permaneci no JI pude acompanhar, de perto, o Dio. S.: um menino sorridente, sempre disposto a ajudar e com uma vontade enorme de brincar é assim que descrevo o Dio. agora que finalizo o estágio. A partir das brincadeiras que observei e descrevi nestas páginas, considero que a criança revela um enorme empenho e bem-estar, esforçando-se para alcançar o seu objetivo e cumprindo com sucesso o que lhe é pedido.

Documentos relacionados