• Nenhum resultado encontrado

Avaliação da Usabilidade da Ferramenta BVCCoN-Tool Tarefa do Usuário

Pesquisa realizada pelo grupo LER (Laboratório de Engenharia de Requisitos) da Univer- sidade Federeal de Pernambuco, para a elaboração de um relatório de usabilidade de uma ferramenta de modelagem.

Objetivo: Utilizar a ferramenta BVCCoN-Tool para realizar a modelagem de uma parte de um cenário de Check-In em um aeroporto.

Obs: Para validar o modelo, clicar dentro do espaço destinado para modelagem, ir ao Menu Edit -> Validate.

Passos da tarefa:

1. Criação do Projeto: Para se criar um projeto ir a File -> New -> Project. Na janela que aparece ir a General -> Project. Clicar em Next, escrever o nome do projeto e clicar em Finish. Após a criação do projeto, deve-se criar o espaço de edição dos modelos. Para isso ir a File -> New -> Example e seleciona-se BvccontoolDiagram. Clica-se em Next, clica-se em Next novamente e em seguida clica-se em Finish. No projeto criado anteriormente aparecem dois arquivos, um com extensão .bvccontool e outro com a extensão .bvccontool_diagram. O que vai ser usado na criação de modelos é o segundo.

2. Inserindo Modelos BPMN Dentro do Projeto: Acessar o link

(http://goo.gl/J2n82r). Se tiver conectado à internet, os modelos serão baixados automaticamente em um arquivo .rar. Ir até onde este arquivo .rar foi baixado e

144

extrair em um local de preferência. Em seguida copiar todos os arquivos .bpmn e colar dentro do projeto que foi criado anteriormente.

3. Criando um Ponto de Variação: Para criar um ponto de variação ir na Paleta de elementos, que fica localizada do lado direito, seção Variability Nodes, seleciona-se o elemento VariationPoint e o insere dentro da área destinada para modelagem. Ir até a aba Properties e definir seu nome como VP01, seu id como 1 e o operador como OR. Obs: Se a aba Properties não estiver visível, ir até o menu Window -> ShowView -> Other -> General -> Properties -> OK.

4. Importar Modelo de Referência: Clicar com o botão direito na área de modela- gem, clicar em Load Resource, em seguida clicar em Browse Workspace, navegar no projeto que foi criado, selecionar o arquivo reference_process.bpmn, clicar em OK e em seguida em OK novamente.

5. Definir Begins, Ends e Flow Elements do Ponto de Variação: Com o ponto de variação selecionado, ir até a aba Properties e definir os atributos begins, ends e flow elements. A FiguraB.1apresenta o processo referência, a tarefa que representa o atributo Begins (Verify Flight Information), a tarefa que representa o atributo ends (Emit Boarding Pass)e dentro da caixa vermelha os elementos para serem inseridos no atributo Flow Elements (Verify Flight Information, Sequence Flow 4, Perform Check-In, Sequence Flow 5 e Emit Boarding Pass).

6. Criando uma Variante: Para criar uma variante ir na Paleta de elementos que fica localizada do lado direito, seção Variability Nodes, seleciona-se o elemento Variante o insere dentro da área destinada para modelagem. Ir até a aba Properties e definir seu nome como Perform Online Check-in, seu id como 2.

7. Importando Modelo BPMN Para a Variante: Clicar com o botão direito na área de modelagem, clicar em Load Resource, em seguida clicar em Browse Workspace, navegar no projeto que foi criado, selecionar o arquivo variant_process.bpmn, clicar em OK e em seguida em OK novamente.

8. Definir Begins, Ends e Flow Elements da Variante: Com a variante selecionada, ir até a aba Properties e definir os atributos begins, ends e flow elements. A FiguraB.2apresenta um pedaço de processo que faz parte da variante, incluindo a tarefa que representa o atributo Begins (Verify Flight Information Online), a tarefa que representa o atributo ends (Perform Check-In Online) e dentro da caixa

146

Figura B.2 Pedaço de um Processo de uma Variante

vermelha os elementos para serem inseridos no atributo Flow Elements (Verify Flight Information Online, Variant_SF_Um e Perform Check-in Online).

9. Inserir WorkflowPattern e Conectá-lo a Variante: Para criar um WorkflowPattern ir na Paleta de elementos que fica localizada do lado direito, seção Variability Nodes, seleciona-se o elemento WorkflowPattern e o insere dentro da área destinada para modelagem. Em seguida, define o atributo Wt Pattern como SEQUENCE e o id como 3. Para realizar a ligação entre o WorkflowPattern e a variante criada anteriormente ir na Paleta de elementos, seção Variability Links e seleciona-se o link VariantSource. Em seguida, efetuar a ligação do WorkflowPattern para a variante.

10. Ligar a Variante a um Ponto de Variação: Para realizar a ligação entre a variante e um ponto de variação ir na Paleta de elementos, seção Variability Links e seleciona- se o link VarPoints. Em seguida, efetuar a ligação da variante para o ponto de variação.

11. Criar NFRModel e Softgoals: Para criar um NFRModel ir na Paleta de elementos que fica localizada do lado direito, seção Models, seleciona-se o elemento NFRMo- dele o insere dentro da área destinada para modelagem. Em seguida adiciona-se um Softgoal dentro do NFRModel. Para fazer este passo ir na seção NFR Node, seleciona NFRSoftgoal e o insere dentro do compartimento NFRModel.

Em seguida, ir até a aba Properties e definir seu id como 4, nome como Time Performancee seu NFR Softgoal Priority como 0.

Inserir outro Softgoal e definir seu id como 5, nome como Throughput e seu NFR Softgoal Prioritycomo 1.

Inserir mais um Softgoal e definir seu id como 6, nome como Response Time e seu NFR Softgoal Prioritycomo 2.

12. Ligar Softgoals: Ir até a Paleta de elementos que fica localizada do lado direito, seção NFR Links, selecionar o link AndContribution e realizar uma ligação do Softgoal Time Performancepara o Softgoal Throughput. Também realizar o mesmo tipo de ligação do Softgoal Time Performance para o Softgoal Response Time. 13. Ligar Variante e Softgoal: Ir até a Paleta de elementos que fica localizada do

lado direito, seção NFR Links, selecionar o link MakeContribution e realizar uma ligação da Variante para o Softgoal Throughput. Também realizar o mesmo tipo de ligação da Variante para o Softgoal Response Time.

14. Criar ContextModel: Para criar um ContextModel ir na Paleta de elementos que fica localizada do lado direito, seção Models, seleciona-se o elemento ContextModel e o insere dentro da área destinada para modelagem.

15. Criar ContextExpression: Agora que já foi inserido o compartimento Context- Model, pode-se começar a montar as expressões de contexto. Ir até a Paleta de elementos que fica localizada do lado direito, seção Context Nodes, selecionar o elemento Context Expression e o inserir dentro do ContextModel. Em seguida, definir seu id como 7.

16. Criar Statement e ligar com a ContextExpression: Para criar um Statement, ir na Paleta de elementos que fica localizada do lado direito, seção ContextNodes, seleciona-se o elemento Statement e o insere dentro da área destinada para mode- lagem. Definir seu id como 8 e sua descrição como on-line check-in is available. Para ligar o elemento Statement, ir na Paleta de elementos, seção ContextLinks, selecionar o link CELink e realizar a ligação do Statement que foi criado neste etapa para a ContextExpression que foi criada na etapa anterior.

17. Decompor a Expressão de Contexto: Para decompor a expressão de contexto ir na Paleta de elementos que fica localizada do lado direito, seção ContextNodes, seleciona-se o elemento AndDecomposition e o insere dentro da área destinada para modelagem.

18. Ligar o AndDecomposition ao Statement: Ir até a Paleta de elementos que fica localizada do lado direito, seção Context Links, selecionar o link PredicateLink e realizar uma ligação do AndDecomposition para o Statement.

148

19. Criar Fatos: Para criar um Fato, ir na Paleta de elementos que fica localizada do lado direito, seção ContextNodes, seleciona-se o elemento Fact e o insere dentro da área destinada para modelagem. Repita o procedimento para inserir mais um fato, no total 2. Para o primeiro fato, defir seu nome como fact1 e sua descrição como InternetIsOn. Para o segundo fato, definir seu nome como fact2 e sua descrição como CheckinSystemIsWorking.

20. Ligar os Fatos ao AndDecomposition: Ir até a Paleta de elementos que fica localizada do lado direito, seção Context Links, selecionar o link PredicateLink e realizar uma ligação do Fato para o AndDecomposition. Realizar este procedimento para os dois fatos que foram inseridos na etapa anterior.

21. Criar Variáveis: Para criar uma Variável, ir na Paleta de elementos que fica localizada do lado direito, seção ContextNodes, seleciona-se o elemento Variable e o insere dentro da área destinada para modelagem. Repita o procedimento para inserir mais uma variável, no total 2. Para a primeira variável, definir seu nome como InternetIsOn, seu tipo como Boolean e seu valor como true. Para a segunda variável, definir seu nome como CheckinSystemIsWorking, seu tipo como Boolean e seu valor como true.

22. Ligar Variáveis aos Fatos: Ir até a Paleta de elementos que fica localizada do lado direito, seção Context Links, selecionar o link Variables e realizar uma ligação do Fato InternetIsOn para a variável InternetIsOn. Realizar o mesmo procedimento para selecionar o link Variables e realizar uma ligação do Fato CheckinSystemIsWor- kingpara a variável CheckinSystemIsWorking.

23. Ligar Variante ao ContextExpression: Ir até a Paleta de elementos que fica localizada do lado direito, seção Variability Links, selecionar o link Contexts e realizar uma ligação da Variável Perform Online Check-in para o ContextExpression Cque foi definido no compartimento ContextModel.

24. Preencher Questionário Online: Acessoar o site http://goo.gl/3wNpKf e preen- cher o questionário PSSUQ (The Post-Study System Usability Questionnaire). Ao final do teste, pretende-se ter construído o modelo da FiguraB.3.

C

The Post-Study System Usability

Documentos relacionados