• Nenhum resultado encontrado

Avaliação das diretrizes normativas aplicadas a cada estudo de caso

A Estação Palmeiras – Barra Funda possui um comércio de produtos variados nas lojas e quiosques. As lojas comercializam vestuário, acessórios, farmácia, perfumaria e venda de produtos alimentícios embalados em fábrica, tais como bolos, doces e bolachas. Os quiosques comercializam acessórios e alimentos, doces, salgados e refrigerantes.

O projeto do quiosque é precário, as instalações elétricas são aparentes e um tanto confusas, conforme ilustradas nas Figuras 58, 59 e 60. Observou-se que não há lugar para que os usuários permaneçam e o atendimento é realizado com o usuário em pé. A aparência do quiosque é prejudicada pela falta de local adequado para armazenagem dos produtos e pela falta de padronização dos coletores de lixo e dos próprios quiosques.

Figura 58 – Quiosques de alimentos

Crédito: acervo da autora, 2011. Figura 59 quiosques de alimentação. – Instalação elétrica dos

Crédito: acervo da autora, 2011.

Figura 60 – Quiosques de alimentos.

Crédito: acervo da autora, 2011.

Para avaliar questões relativas ao combate a incêndio, foram levantados os mapas de risco e de rota de fuga das estações estudadas para avaliar a existência ou não de conflito do uso desses espaços com a rota de fuga e a obstrução de equipamentos de combate a incêndio. No Quadro 17, é apresentada a avaliação das diretrizes normativas considerando a ocupação comercial dessa estação.

Quadro 17 – Análise das diretrizes normativas aplicadas aos espaços comerciais na Estação Palmeiras – Barra Funda.

Norma Descrição Situação

NBR 14021 Acessibilidade considerando

os preceitos do desenho universal para embarque e desembarque em estações de transporte de trens urbanos.

Nos locais avaliados, não há obstrução de acesso. Contudo, as lojas instaladas na rampa do acesso norte comprimem a circulação de usuários no geral.

NBR 9050 Acessibilidade em

edificações e mobiliário. Observou-se que nenhuma loja dispõe de mobiliário adequado ao atendimento de cadeirantes, principalmente nos quiosques cuja altura do balcão é superior ao especificado na norma.

IT 20 (SP 2010) Sinalização de

equipamentos de combate a incêndio e rota de fuga.

Os equipamentos e rota de fuga das estações do Metrô e CPTM estão sinalizados. Nos quiosques, não foi observado nenhum equipamento. Nas lojas, há extintores devidamente sinalizados.

IT 16 (SÃO PAULO, 2011)53 Plano de emergência contra

incêndio.

As lojas e quiosques não obstruem as rotas de fuga da estação.

ANVISA, 2004; SÃO PAULO, 2011; SÃO PAULO, 2012.

Cartilha de boas práticas para serviços de alimentação.

Nos quiosques que comercializam alimentos pré-preparados, como salgados fritos e assados, não há ponto de água para que os funcionários lavem as mãos, e o lixo não está acondicionado em lixeiras com tampa e pedal.

Com relação à temperatura das estufas não foi possível fazer a medição. Não há manipulação de alimentos nos quiosques. Fonte: elaborado pela autora a partir da análise das diretrizes normativas.

A Estação Santa Cruz possui máquinas dispensadoras de produtos e estandes promocionais ou de venda de livros, revistas e pequenos acessórios. Assim, as diretrizes normativas para análise concentraram-se na acessibilidade, no combate a incêndio e na rota de fuga. O

Quadro 18 apresenta a análise das diretrizes normativas relativas aos espaços comerciais da

Estação Santa Cruz.

53 Os mapas de rota de fuga e sinalização de equipamentos de combate a incêndio são apresentados nos anexos I

Quadro 18 – Análise das diretrizes normativas aplicadas aos espaços comerciais na Estação Santa Cruz.

Norma Descrição Situação

NBR 14021 Acessibilidade considerando os

preceitos do desenho universal para embarque e desembarque em estações de transporte de trens urbanos

Os acessos da estação não estão obstruídos. Contudo, o acesso para os usuários que chegam à estação pelo Terminal o acesso é complexo porque passa por dentro do

shopping. Da mesma forma é o

acesso das pessoas que necessitam utilizar os elevadores da rua (Terminal) para o mezanino da estação.

NBR 9050 Acessibilidade em edificações e

mobiliário. Os estandes promocionais e comerciais são temporários, mas não possuem mobiliário adequado ao atendimento de pessoas com deficiência.

IT 20 (SP 2010) Sinalização de equipamentos de

combate a incêndio e rota de fuga Na estação, os equipamentos e a rota de fuga estão devidamente sinalizados.

IT 16 (SÃO PAULO, 2011)54 Plano de emergência contra

incêndio. Os estandes e as máquinas não obstruem a rota de fuga.

Fonte: elaborado pela autora a partir da análise das diretrizes normativas.

Nos quadros exibidos anteriormente, observa-se que as diretrizes normativas utilizadas para análise desses espaços são eficientes e apresentam questões que, embora estejam atendendo a norma, podem ser aprimoradas de forma a facilitar o dia a dia do passageiro do Metrô.

Considerações sobre o capítulo 6. 6.3

Este capítulo apresentou como foram realizados os levantamentos, as visitas de observação, as entrevistas e a aplicação dos questionários. O processo utilizado para o levantamento dos dados mostrou-se eficaz uma vez que os resultados obtidos, que serão apresentados no sétimo capítulo, complementaram-se e permitiram a avaliação das estações estudadas bem como a proposição de melhorias para os objetos de estudo e futuros projetos.

O processo de levantamento dos dados foi complementado na medida em que foi realizado. Por exemplo, durante a aplicação do pré-teste do questionário na Estação Palmeiras – Barra Funda, os usuários manifestaram espontaneamente as questões relacionadas à higiene uma vez que essa estação possui muitos quiosques de alimentação. O questionário foi refeito e o novo pré-teste foi aplicado nessa estação com sucesso. Entretanto, o mesmo questionário, foi aplicado na Estação Santa Cruz, teve que novamente ser modificado para aferir a opinião do

usuário desta estação.

Na aplicação das entrevistas: observou-se a necessidade de incluir pessoas-chave que não estavam inicialmente previstas.

A abordagem multimétodos permite, já na etapa de levantamento, que, na aplicação de determinado instrumento seja possível avaliar os resultados da aplicação de outro instrumento, viabilizando assim, a correção dos rumos da pesquisa quando necessário de forma a garantir resultados mais eficientes.

DIAGNÓSTICO. 7

Aspectos preliminares. 7.1

A partir dos resultados dos levantamentos, foi possível elaborar um diagnóstico do edifício, contendo os aspectos positivos e negativos do ambiente. Essa etapa de análise precede a proposição de melhorias para o ambiente construído e para os projetos de edifícios similares.

Avaliação da satisfação dos usuários.