• Nenhum resultado encontrado

1. Organização do Processo de Trabalho em Saúde e Enfermagem

1.7. Avaliação de Enfermagem

Avaliação de Enfermagem é o processo deliberado, sistemático e contínuo de

verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade huma-

na em um dado momento do processo saúde-doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado, e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enferma- gem (COFEN, 2009).

Para Potter e Perry (2009), a avaliação é compreendida por muitos como a últi- ma fase do processo de enfermagem, sendo esta sistemática e planejada, visando comparar o estado de saúde do cliente com as metas e os objetivos anteriormente definidos. Entretanto, a avaliação precisa ser vista não apenas como um momento para comparar o quadro de saúde atual do paciente com o anterior. É necessário que o enfermeiro veja nessa fase um momento também para refletir sobre a qua- lidade de sua assistência.

A avaliação da assistência de enfermagem consiste na ação de acompanhar as respostas dos pacientes aos cuidados prescritos e implementados, por meio de anota- ção no prontuário ou nos locais próprios, da observação direta da resposta do pacien- te à terapia proposta, bem como do relato do paciente (Tannure e Pinheiro, 2014).

A avaliação cuidadosa, deliberada e detalhada de vários aspectos do atendi- mento ao paciente é a chave para a excelência no fornecimento do atendimento de saúde (Alfaro-Lefevre, 2005).

Cabe reforçar que, mesmo sendo considerada a última etapa do processo de enfermagem, a avaliação não o conclui, pois deve levar à reavaliação que resulta em reinício do processo.

Essa etapa é realizada durante a execução do exame físico diário pelo enfermei- ro e a cada novo contato com o paciente. Os dados são registrados no prontuário e, após a coleta de informações, os diagnósticos devem ser reavaliados e, quando necessário, atualizados.

9. (2014 – INSTITUTO AOCP – UFC) Conforme a resolução do COFEN 358/2009, o Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interde- pendentes e recorrentes que são:

a) histórico de enfermagem, diagnóstico médico, planejamento de enfermagem, incorporação e avaliação de enfermagem

b) histórico de enfermagem, diagnóstico de enfermagem, planejamento de enfer- magem, incorporação e consolidação de enfermagem.

c) histórico de enfermagem, diagnóstico médico, planejamento médico de enfer- magem, implementação e avaliação médica

d) histórico de enfermagem, diagnóstico médico, planejamento de enfermagem e avaliação de enfermagem.

e) histórico de enfermagem, diagnóstico de enfermagem, planejamento de enfer- magem, implementação e avaliação de enfermagem

Letra e.

De acordo com o art. 2°, da resolução do COFEN 358/2009, o Processo de Enferma- gem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, independentes e recorrentes. Veja quais são: Coleta de dados (ou histórico de enfermagem); Diagnóstico

de enfermagem; Planejamento de enfermagem; Implementação; e Avalia- ção de enfermagem.

10. (2015 – INSTITUTO AOCP – EBSERH) O Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes. Qual destas etapas consiste em um processo deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de in- formações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença?

a) Planejamento da Assistência.

b) Diagnóstico de Enfermagem.

c) Prescrição de Enfermagem.

d) Coleta de dados de Enfermagem.

e) Implementação da Assistência.

Letra d.

A resolução do COFEN n. 358/2009, em seu art. 2°, inciso I, diz que: I – Coleta de

dados de Enfermagem (ou Histórico de enfermagem) – processo deliberativo, sis- temático e contínuo, realizado com o auxilio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletivida- de humana e sobre respostas em um dado momento do processo saúde e doença.

11. (2015 – INSTITUTO AOCP – EBSERH) O processo de enfermagem resume-se em 5 etapas. São elas, respectivamente:

a) diagnóstico de enfermagem, implementação, abordagem inicial, planejamento, avaliação.

b) avaliação, implementação, abordagem inicial, planejamento, execução das ati- vidades.

c) abordagem inicial, diagnóstico, planejamento, implementação, avaliação.

d) planejamento, abordagem inicial, diagnóstico de enfermagem, implementação, avaliação.

e) diagnóstico de enfermagem, abordagem inicial, implementação, avaliação, pla- nejamento.

Letra c.

Segundo Tannure e Pinheiro (2014), o processo de enfermagem se operacionali- za em etapas (ou fases, ou componentes) que variam de acordo com cada autor no que diz respeito ao número de fases e à terminologia utilizada. Na resolução do COFEN 358/2009, o processo de enfermagem é organizado em cinco etapas inter-relacionadas, independentes e recorrentes. A saber: Coleta de dados (ou

histórico de enfermagem); Diagnóstico de enfermagem; Planejamento de enfermagem; Implementação; e Avaliação de enfermagem.

12. (2014 – INSTITUTO AOCP – UFC) O que é a Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE?

a) Atividade da classe de enfermagem, que identifica situações de saúde/doença, subsidiando ações de assistência de Enfermagem que possam contribuir para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo.

b) Atividade privativa do enfermeiro, utiliza método e estratégia de trabalho cien- tífico para a identificação das situações de saúde/doença, subsidiando ações de assistência de Enfermagem que possam contribuir para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo, família e comunidade.

c) Atividade realizada pelo enfermeiro em que sistematiza a assistência realizada pelo técnico e auxiliar de enfermagem

d) Atividade da classe de enfermagem, que simula situações de saúde/doença, subsidiando ações de assistência que possam contribuir para a promoção, preven- ção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo.

e) Atividade realizada pelo médico onde sistematiza a assistência realizada pelo enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem.

Letra a.

ATENÇÃO! A SAE é uma atividade em que todos os profissionais de enfermagem

participam, logo podemos excluir as alternativas B e C, pois ambas trazem a SAE como privativa do enfermeiro. A alternativa D é incorreta uma vez que menciona a SAE como uma atividade que simula situações de saúde/doença. A SAE não simula situações de saúde/doença, ela identifica situações saúde/doença. Estamos falando de Sistematização da Assistência de Enfermagem, sendo assim, é uma atividade executada pelos profissionais de enfermagem, e não pelo médico.

13. (2016 – INSTITUTO AOCP – EBSERH) Segundo a Resolução COFEN 358/2009, o Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, inter- dependentes e recorrentes. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas eta- pas.

a) Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) – verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado; e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem.

b) Diagnóstico de Enfermagem – processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença.

c) Planejamento de Enfermagem – realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana.

d) Implementação – também conhecido como prescrição de enfermagem, é a de- terminação dos resultados que se espera alcançar; e das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas face às respostas da pessoa, família ou coletivi- dade humana em um dado momento do processo saúde e doença, identificadas na etapa de Diagnóstico de Enfermagem.

e) Avaliação de Enfermagem – realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de Planejamento de Enfermagem.

Letra b.

De acordo com o art. 2°, da resolução do COFEN 358/2009, em seu inciso II –

Diagnóstico de Enfermagem – processo de interpretação e agrupamento dos da- dos coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção dos ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.

14. (2015 – INSTITUTO AOCP – EBSERH) A Resolução do Conselho Federal de En- fermagem que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem é a

a) Resolução COFEN-212/1998. b) Resolução COFEN-358/2009. c) Resolução COFEN-292/2004. d) Resolução COFEN-270/2002. e) Resolução COFEN-424/2012. Letra b.

Questão presente de mãe, não é verdade? A Resolução COFEN n. 358/2009 – Dis-

põe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo Enfermagem, e dá outras providências.

15. (2015 – AOCP – EBSERH) O processo de enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes. Referente ao assunto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I – O Histórico de Enfermagem é um processo deliberado, sistemático e contínuo que tem a finalidade de obter informações sobre a pessoa.

II – O diagnóstico de Enfermagem é a realização das ações ou intervenções de- terminadas na etapa do Planejamento de Enfermagem.

III – O Planejamento de Enfermagem é a determinação dos resultados que se es- pera alcançar.

IV – A Implementação é um processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa.

V – A avaliação é um processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa.

a) Apenas I, II e III. b) Apenas I, III e V. c) Apenas II, IV e V. d) Apenas II e IV. e) I, II, III, IV e V. Letra b.

Veja o que diz a Resolução COFENn. 358/2009:

I – Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) – processo

deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxilio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado mo- mento do processo saúde e doença.

II – Diagnóstico de Enfermagem – processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção das ações

ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados espera- dos.

III – Planejamento de Enfermagem – determinação dos resultados que se es-

pera alcançar; e das ações ou intervenções de enfermagem que serão rea- lizadas face às respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, identificadas na etapa de Diagnóstico de Enfermagem.

IV – Implementação – realização das ações ou intervenções determinadas na

etapa de Planejamento de Enfermagem.

V – Avaliação de Enfermagem – processo deliberado, sistemático e contínuo

de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletivi- dade humana em um dado momento do processo saúde doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado; e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem.

16. (2015 – INSTITUTO AOCP – EBSERH) De acordo com a Resolução do COFEN 358/2009, o processo de Enfermagem organiza-se em quantas etapas inter-rela- cionadas, interdependentes e recorrentes?

a) Duas etapas. b) Três etapas. c) Quatro etapas. d) Cinco etapas. e) Seis etapas. Letra d.

Muito fácil. Sabemos que conforme a Resolução COFEN n. 358/2009, em seu art. 2°, o processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes.

17. (2014 – IADES –UFBA) O processo de enfermagem é uma abordagem cíclica para a resolução de problemas, de modo a atender às necessidades dos pacientes como um todo. Acerca desse assunto, assinale a alternativa que apresenta uma das etapas desse processo.

a) Assistência. b) Análise. c) Feedback. d) Desempenho. e) Evolução. Letra e.

IMPORTANTE! O enunciado não se refere à Resolução COFEN n. 358/2009. Se-

gundo Tannure e Pinheiro (2014), o processo de enfermagem se operacionaliza em etapas (ou fases, ou componentes) que variam de acordo com cada autor no que diz respeito ao número de fases e à terminologia utilizada. De acordo com a autora supracitada, a maioria dos autores é de acordo quanto à necessidade de quatro etapas no processo de enfermagem: Investigação ou histórico, diagnostico, inter-

venção ou implementação e evolução ou avaliação de enfermagem.

18. (2014 – IADES – EBSERH) O processo de enfermagem consiste em um méto- do utilizado para ordenar a assistência de enfermagem e é composto por fases. O autor que divide esse processo em seis fases é

a) Imogene King.

b) Rosalinda Alfaro Lefevre.

d) Florence Nightingale.

e) Patricia Iyer.

Letra c.

Tannure e Pinheiro (2014) traz que, na segunda metade do anos 1960, Wanda de Aguiar Horta, com base em suas teorias, apresentou um modelo de processo de enfermagem com os seguintes passos:

1) Histórico de Enfermagem; 2) Diagnóstico de Enfermagem; 3) Plano assistencial;

4) Plano de cuidado ou prescrição de enfermagem; 5) Evolução; e

6) Prognóstico de Enfermagem.

CUIDADO! Essas SEIS etapas é segundo Wanda de Aguiar Horta!

19. (2014 – EBSERH – IADES) Na Sistematização da Assistência de Enfermagem, o elemento inerente ao processo de enfermagem, cuja base é o julgamento sobre os fenômenos humanos específicos, é o (a)

a) problema de enfermagem.

b) avaliação de enfermagem.

c) consulta de enfermagem.

d) diagnóstico de enfermagem.

Letra d.

De acordo com a Resolução COFEN 358/2009 – Diagnóstico de Enfermagem – pro- cesso de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão as respostas da pessoa, família ou coletivida- de humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem

a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.

20. (2014 – EBSERH– IADES) Segundo Horta, nenhuma ciência pode sobreviver sem filosofia própria e assim tem de ser a enfermagem, que não deve prescindir de uma filosofia unificada que lhe dê bases seguras para o próprio desenvolvimento. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.

a) O histórico de enfermagem consiste na identificação das necessidades do ser humano e na determinação do grau de dependência desse atendimento em natu- reza e extensão.

b) O diagnóstico de enfermagem consiste na determinação da assistência de en- fermagem que o ser humano deve receber.

c) O plano assistencial consiste na determinação global da assistência de enferma- gem que o ser humano deve receber diante do diagnóstico estabelecido.

d) O plano de cuidados consiste na identificação das necessidades do ser humano e na determinação do grau de dependência desse atendimento em natureza e ex- tensão.

e) O prognóstico de enfermagem consiste na assistência de enfermagem diante do diagnóstico estabelecido.

Letra c.

Horta (1974) traz em seu texto que o Plano Assistencial é “A determinação global da assistência de enfermagem que o ser humano deve receber diante do diagnós- tico estabelecido. Este plano assistencial é sistematizado em termos do conceito de assistir em enfermagem, isto é, encaminhamentos, supervisão (observação e controle), orientação, ajuda e execução de cuidados (fazer)”.

21. (2013 – EBSERH – IADES) O processo de enfermagem é um método para or- ganização e prestação do cuidado na área. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

a) As intervenções da NIC estão relacionadas aos diagnósticos de enfermagem e prontamente constroem resultados dispostos em ordem alfabética.

b) Nursing Outcomes Classification (NOC) denomina e descreve as intervenções que os enfermeiros executam.

c) O diagnóstico de enfermagem é definido pela NANDA como julgamento clínico sobre as respostas individuais, familiares ou comunitárias aos atuais ou potenciais problemas de saúde.

d) Horta (1979) fundamentou a teoria da enfermagem transcultural.

e) NANDA refere-se a diagnósticos de enfermagem fundamentados em diagnósti- cos médicos.

Letra c.

Para NANDA (2010), citada por Tannure e Pinheiro (2014), “Os diagnósticos de en-

fermagem são julgamentos clínicos sobre as respostas do indivíduo, da família ou da comunidade a problemas de saúde reais ou potenciais, e proporcionam as bases para a seleção de intervenções de enfermagem e para alcance de resultados pelos quais os enfermeiros são responsáveis”.

22. (2014 – EBSERH – AOCP) O Processo de Enfermagem deve ser organizado em etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes. Assinale a alternativa que inclui todas as etapas preconizadas pela Resolução COFEN no. 358/2009, que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem.

a) Coleta de dados de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Evolução de Enfermagem e Plano de alta.

b) Coleta de dados de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Implementação e Avaliação de Enfermagem.

c) Levantamento de problemas de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Prescrição de Enfermagem, Evolução de Enfermagem e Plano de Alta.

d) Levantamento de problemas de Enfermagem, Prescrição de Enfermagem, Evo- lução de Enfermagem e Plano de Alta.

e) Consulta de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Implementação e Pla- no de Alta.

Letra b.

As etapas do processo de enfermagem são bastante cobradas em provas. De acor- do com o art. 2°, da resolução do COFEN n. 358/2009, o Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, independentes e recorrentes. Veja quais são: Coleta de dados (ou histórico de enfermagem); Diagnóstico de

enfermagem; Planejamento de enfermagem; Implementação; e Avaliação de enfermagem.

23. (INSTITUTO AOCP/EBSERH/UFCG/2017) Sobre os aspectos legais da Sistema- tização da Assistência de Enfermagem e do Processo de Enfermagem, estabeleci- dos pelo Conselho Federal de Enfermagem – COFEN, assinale a alternativa correta.

a) O COFEN estabelece normas e diretrizes sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e implementação do Processo de Enfermagem nos serviços públi- cos de saúde, porém não contempla os serviços privados de saúde.

b) Processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença, consiste na fase V do processo de enfermagem, denomi- nada avaliação de enfermagem.

c) Quando realizado em instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saú- de, domicílios, escolas, associações comunitárias, entre outros, o Processo de En- fermagem é usualmente denominado como Atendimento de Enfermagem.

d) O Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas que são independentes entre si.

e) A determinação dos resultados que se espera alcançar e das ações ou interven- ções de enfermagem que serão realizadas face às respostas da pessoa, família ou coletividade humana, em um dado momento do processo saúde e doença, refere- -se à IV etapa do PE, ou seja, Implementação.

Letra b.

A avaliação de Enfermagem é a quinta etapa do Processo de Enfermagem, confor- me a Resolução 358/2009. Veja: V – Avaliação de Enfermagem – processo delibe-

rado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resul- tado esperado; e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem.

24. (IADES/EBSERH/2013)No processo de Sistematização da Assistência de Enfer- magem (SAE), a realização das ações levantadas e determinadas pelo enfermeiro está contida em qual etapa?

a) Coleta de dados. b) Diagnóstico de enfermagem. c) Implementação. d) Planejamento. e) Avaliação Letra c.

A questão exige do candidato conhecimento sobre as etapas do Processo de En- fermagem. A Resolução n. 358/2009 traz, dentre as cinco etapas deste Processo,

a IMPLEMENTAÇÃO, que é a quarta etapa do Processo. Veja: IV – implementação – realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de Planejamento de Enfermagem.

25. (AOCP/COREN/SC/2013) Sobre o processo de enfermagem, informe se é ver- dadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( )

 A Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) constitui-se em processo deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informa- ções sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença.

( )

 O Diagnóstico de Enfermagem é um processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resul- tados esperados.

( )

 A Implementação de Enfermagem é a determinação dos resultados que se es- pera alcançar; e das ações ou intervenções de enfermagem que serão realiza- das face às respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, identificadas na etapa de Diagnóstico de Enfermagem.

( )

 O Planejamento de Enfermagem é a realização das ações ou intervenções de-

Documentos relacionados