• Nenhum resultado encontrado

5. Análise de Resultados

5.2 Avaliação da Unidade Didática

5.2.1 Avaliação dos alunos

A análise da avaliação realizada pelos alunos em relação à Unidade Didática tem como base um questionário que foi entregue a todos os alunos da turma, no qual era solicitado que os alunos respondessem a um conjunto de questões, de forma anónima. O respetivo inquérito é composto por uma série de perguntas organizadas e agrupadas, de acordo com as diferentes fases da Unidade, que visam avaliar as opções didáticas e a respetiva implementação.

Interessa ter presente que os inquéritos distribuídos aos alunos foram estruturados, de forma, a que através deles fosse possível recolher dados capazes de dar resposta aos objetivos definidos para a Unidade Didática, mas também perceber qual a perspetiva dos alunos no que diz respeito: à planificação, gestão e pertinência das aulas, aos conteúdos e exercícios realizados e ao desempenho e relação com a professora estagiária (a própria). Para isso, os alunos deviam indicar à frente de cada questão o seu grau de satisfação, numa escala de 1 a 4 (1 – Insatisfeito; 2 – Satisfeito; 3 – Bom e 4 – Muito Bom). A escala está dividia, intencionalmente, em quatro níveis de satisfação, para que os alunos não tivessem a oportunidade de dar respostas neutras e, consequentemente pouco esclarecedoras, ou seja, desta forma, os alunos foram forçados a tomar uma posição o que concede ao questionário uma maior validade quanto às respostas dadas. Para além disso, a escala apenas compreende um grau de insatisfação e três graus diferentes de satisfação, o que revela que se pretende avaliar com maior detalhe o grau de satisfação – ver Apêndice 3.

Seguindo a ordem estabelecida nos inquéritos, começa-se por analisar a avaliação dos alunos em relação à/aos:

 Planificação, gestão e pertinência das aulas lecionadas;  Conteúdos abordados e exercícios realizados;

134

Quadro N.º 20 – Análise dos resultados do questionário colocado aos alunos da turma 11.º D: sobre a Unidade Didática.

Fase do Projeto Questões Resultados Objetivo da aferição Análise dos Resultados

1. Introdução aos conteúdos de Geometria Descritiva A: Axonometrias.

1.1 Pertinência de uma aula introdutória.

Insatisfeito - 0% Satisfeito - 13% Bom - 47%

Muito Bom - 40%

Aferir a pertinência da aula introdutória ao estudo das Axonometrias (novo conteúdo da Geometria Descritiva A).

Verifica-se que todos os alunos consideraram a aula introdutória pertinente, sendo que cerca de 87% dos alunos classificaram com Bom e Muito Bom. 1.2 Qualidade do material didático utilizado (PowerPoint e Cartões do Jogo). Insatisfeito - 0% Satisfeito - 7% Bom - 40% Muito Bom - 53%

Aferir a qualidade do PowerPoint e do jogo didático usado na aula introdutória.

Observa-se que 93% dos alunos

classificaram o material didático utilizado com Bom ou Muito. Não se verifica nenhum aluno insatisfeito.

1.3 Interação entre alunos e alunos-professora (estagiária). Insatisfeito - 0% Satisfeito - 13% Bom - 40% Muito Bom - 47%

Aferir o relacionamento entre os alunos e entre os alunos e a professora (a própria).

Verifica-se que nenhum dos alunos se mostrou insatisfeito na sua relação com os colegas e com a professora (a própria).

2. Lecionação de conteúdos de Geometria Descritiva A: Axonometria Ortogonal Isométrica.

2.1 Clareza nas exposições teóricas. Insatisfeito - 0% Satisfeito - 0% Bom - 60% Muito Bom - 40% Aferir o desempenho da

professora no que diz respeito à clareza das exposições teóricas realizadas ao longo da lecionação de conteúdos de Geometria Descritiva A.

Verifica-se que todos os alunos avaliaram com Bom e Muito Bom a clareza das exposições teóricas. 2.2 Esclarecimento de dúvidas. Insatisfeito - 0% Satisfeito - 13% Bom - 34% Muito Bom - 53% Aferir o desempenho da professora em relação à sua capacidade de esclarecer dúvidas colocadas pelos alunos durante as aulas em questão.

Nenhum aluno revelou estar insatisfeito com o desempenho da professora, sendo que 87% dos alunos classificaram os esclarecimentos de dúvidas com Bom e Muito Bom.

135 2.3 Dificuldade dos exercícios realizados. Insatisfeito - 0% Satisfeito - 20% Bom - 73% Muito Bom - 7%

Aferir o grau de dificuldade sentido pelos alunos na resolução dos exercícios propostos (Ex. 2, 3, 4, 5, 6 e 7).

Verifica-se que 80% dos alunos classificaram o grau de dificuldade das tarefas com Bom ou Muito Bom, o que revela que os exercícios adequaram-se às competências e conhecimentos dos alunos. 2.4 Qualidade das exposições gráficas (PowerPoint e exercícios resolvidos no quadro). Insatisfeito - 0% Satisfeito - 0% Bom - 60% Muito Bom - 40%

Aferir a qualidade das exposições gráficas apresentadas nas aulas em causa.

Verifica-se que a totalidade dos alunos consideram as exposições gráficas “Boas ou Muito Boas”.

2.5 Importância do último exercício realizado de Geometria (trabalho de grupo com objetos reais, representação e realização do enunciado). Insatisfeito - 0% Satisfeito - 13% Bom - 40% Muito Bom - 47%

Aferir a importância que o último exercício (Ex. 7) teve na

aprendizagem dos alunos.

Verifica-se que a maioria dos alunos, cerca de 87%, classificou o último exercício de geometria com Bom e Muito Bom, o que revela que o mesmo teve importância e impacto na aprendizagem dos alunos.

3. Representação de dois objetos (frasco e taça) a partir dos conhecimentos adquiridos no âmbito da Geometria Descritiva A. 3.1 Aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores.

Insatisfeito - 0% Satisfeito - 7% Bom - 50% Muito Bom - 43%

Aferir a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos, no âmbito da geometria descritiva, na representação de objetos

tridimensionais (desenho de observação).

Verifica-se que nenhum aluno considerou não existir aplicabilidade dos conteúdos da geometria descritiva na representação de objetos tridimensionais. Todos os alunos se aperceberam da relação proveitosa dos conteúdos lecionados anteriormente.

136 3.2 Dificuldade do exercício. Insatisfeito - 0% Satisfeito - 7% Bom - 79% Muito Bom - 14%

Aferir a dificuldade sentida pelos alunos na realização do Ex. 8 (Representação de uma taça e de um frasco, através da observação direta).

Observa-se que 93% dos alunos classificam a dificuldade do Ex. 8 com Bom e Muito Bom, ou seja, consideraram o grau de dificuldade da tarefa adequado. 3.3 Tempo dado para a

concretização do exercício. Insatisfeito - 0% Satisfeito - 36% Bom - 43% Muito Bom - 21%

Aferir se o tempo, previamente, despendido para a concretização da tarefa foi apropriado.

Confirma-se que nenhum aluno

considerou estar insatisfeito com o tempo previsto para a concretização do exercício.

3.4 Qualidade do trabalho resultante. Insatisfeito - 0% Satisfeito - 29% Bom - 71% Muito Bom - 0%

Aferir se os alunos consideraram os trabalhos resultantes do Ex. 8 de qualidade.

Verifica-se que os alunos classificaram como Satisfatórios e Bons os desenhos produto do Ex. 8. 4. Representação de um objeto (vaso cerâmico) em Perspetiva Isométrica. 4.1 Clareza na exposição teórica (método de construção de uma elipse e de um dodecágono). Insatisfeito - 0% Satisfeito - 13% Bom - 34% Muito Bom - 53% Aferir o desempenho da

professora no que diz respeito à clareza da exposição teórica realizada.

Verifica-se que todos os alunos consideraram a exposição teórica esclarecedora, tendo 87% dos alunos classificado o desempenho da professora, a esse nível, com Bom e Muito Bom. 4.2 Qualidade da exposição gráfica (PowerPoint e exercício resolvido no quadro). Insatisfeito - 0% Satisfeito - 7% Bom - 33% Muito Bom - 60%

Aferir a qualidade do PowerPoint apresentado e da resolução do Ex. 9 no quadro da sala de aula.

Da totalidade dos alunos, cerca de 93% consideraram a qualidade da exposição gráfica “Boa e Muito Boa”.

4.3 Dificuldade do exercício (Ex. 9 e 10). Insatisfeito - 0% Satisfeito - 27% Bom - 60% Muito Bom - 13%

Aferir o grau de dificuldade sentido pelos alunos na realização dos Ex. 9 e 10.

Nenhum aluno revelou estar insatisfei-to com o grau de dificuldade, ou seja, não foi demasiado complicado. Desse modo, percebe-se que a tarefa foi adequada às competências dos alunos.

137

4.4 Tempo dado para a concretização do Ex. 9 e Ex. 10. Insatisfeito - 7% Satisfeito - 33% Bom - 47% Muito Bom - 13%

Aferir se o tempo previsto para a concretização dos exercícios foi apropriado.

Observa-se que 7% dos alunos não ficaram satisfeitos com o tempo cedido para a concretização dos Ex. 9 e 10, mas, ainda assim, a maioria considerou que o tempo foi adequado ao que foi solicitado.

4.5 Acompanhamento prestado aos alunos (individualmente). Insatisfeito - 7% Satisfeito - 27% Bom - 33% Muito Bom - 33% Aferir o desempenho da professora em relação ao acompanhamento (individual) prestado aos alunos ao longo da 8.ª aula.

Verifica-se que apenas um aluno (7%) mostrou-se insatisfeito quanto ao apoio prestado pela professora. 66% dos alunos classificaram o apoio da professora com Bom e Muito Bom.

4.6 Qualidade do trabalho resultante. Insatisfeito - 13% Satisfeito - 27% Bom - 47% Muito Bom - 13%

Aferir se a opinião dos alunos quanto à qualidade dos trabalhos resultantes do E. 9 e 10.

Observa-se que a maioria dos alunos (60%) classificou com Bom e Muito Bom a qualidade dos desenhos produto do Ex. 9 e 10. Registando-se apenas dois alunos (13%) que afirmaram não estarem satisfeitos com os seus trabalhos.

5. Representação de um objeto (frasco com tampa) em Perspetiva Isométrica. 5.1 Clareza na apresentação e explicação da tarefa proposta. Insatisfeito - 0% Satisfeito - 27% Bom - 20% Muito Bom - 53% Aferir o desempenho da

professora no que diz respeito à clareza da apresentação e explicação do Ex. 11.

Verifica-se todos os alunos consideraram ter sido uma apresentação e explicação esclarecedora, sendo que 73% classificou com Bom e Muito Bom.

5.2 Dificuldade do exercício. Insatisfeito - 0% Satisfeito - 27% Bom - 67% Muito Bom - 7%

Aferir o grau de dificuldade sentido pelos alunos na realização do Ex. 11.

Dado que nenhum aluno considerou estar insatisfeito com o grau e uma vez que 74% dos alunos classificou com Bom e Muito Bom o grau de dificuldade, verifica-se que a tarefa adequou-se às competências dos alunos.

138

5.3 Tempo dado para a realização do exercício.

Insatisfeito - 0% Satisfeito - 6% Bom - 47% Muito Bom - 47%

Aferir se o tempo cedido para a concretização do Ex. 11 foi adequado.

Verifica-se que todos os alunos

consideraram terem tido tempo suficiente para realizar o exercício. Para além dos 180 min. (9.ª e 10.ª aula) também foi permitido que os alunos finalizassem o exercício durante o fim-de-semana. 5.4 Acompanhamento

prestado aos alunos (individualmente). Insatisfeito - 0% Satisfeito - 20% Bom - 40% Muito Bom - 40% Aferir o desempenho da professora em relação ao apoio (individual) prestado aos alunos ao longo da 9.ª e 10.ª aula.

Observa-se que de todos os alunos, 80% consideram que o apoio dado pela professora ao longo da 9.ª e 10.ª aula foi Bom ou Muito Bom.

5.5 Qualidade do trabalho resultante. Insatisfeito - 0% Satisfeito - 33% Bom - 53% Muito Bom - 20%

Aferir o parecer dos alunos em relação à qualidade do trabalho resultante do Ex. 11.

Verifica-se que nenhum aluno ficou insatisfeito com a qualidade do seu trabalho, sendo que a maioria (73%), classificou com Bom ou Muito Bom.

6. Debate sobre o tema Educação para a Cidadania: Igualdade de Género. 6.1 Importância da abordagem do tema. Insatisfeito - 0% Satisfeito - 13% Bom - 33% Muito Bom - 54%

Aferir a importância que o debate sobre Educação para a Igualdade de Género teve para os alunos.

Verifica-se que todos os alunos consideraram o debate e o tema nem abordado importante. A grande maioria dos alunos (87%) classificou com Bom e Muito Bom, o que justifica o entusiasmo e interesse revelado pelos alunos do

decorrer da 11.ª aula. 6.2 Qualidade do material didático. Insatisfeito - 0% Satisfeito - 13% Bom - 33% Muito Bom - 54%

Aferir a apreciação dos alunos em relação à qualidade do material didático utilizado durante o debate.

Verifica-se que 87% dos alunos considerou como Bom e Muito Bom o material usado ao longo do debate. As notícias lidas durante a 11.ª aula foram recolhidas e elegidas pela professora.

139

6.3 Interesse por este tipo de atividade.

Insatisfeito - 0% Satisfeito - 7% Bom - 33% Muito Bom - 60%

Aferir o interesse dos alunos no que diz respeito a este género de atividade.

Observa-se que todos os alunos

manifestaram interesse em participar do debate criado na sala de aula. Cerca de 93% dos alunos revelou um forte interesse por este género de atividade.

7. Representação tridimensional de objetos.

7.1 Seleção dos grupos (à escolha dos alunos).

Insatisfeito - 0% Satisfeito - 20% Bom - 20% Muito Bom - 60%

Aferir o parecer dos alunos quanto à formação de grupos de trabalho.

Verifica-se que nenhum aluno ficou insatisfeito com a escolha dos grupos de trabalho. O facto de 60% dos alunos classificar com Muito Bom a formação dos grupos, é justificado devido ao facto de terem sido os próprios a fazer a seleção. 7.2 Clareza na explicação da tarefa proposta. Insatisfeito - 7% Satisfeito - 0% Bom - 40% Muito Bom - 53% Aferir o desempenho da

professora no que diz respeito á clareza na explicação do Ex. 12.

Apenas um aluno (7%) revelou estar insatisfeito em relação à clareza da explicação do Ex. 12. Os restantes classificaram a explicação da tarefa com Bom e Muito Bom.

7.3 Tempo cedido para a concretização do exercício. Insatisfeito - 20% Satisfeito – 47% Bom - 13% Muito Bom - 20%

Aferir se o tempo cedido para a concretização do Ex. 11 foi adequado.

Verifica-se que 20% dos alunos revelaram estar insatisfeitos com o tempo concedido para a realização do Ex. 12, ainda que para a maioria tenha sido o tempo adequado. 7.4 Dificuldade do exercício. Insatisfeito - 7% Satisfeito - 7% Bom - 79% Muito Bom - 7%

Aferir o grau de dificuldade sentido pelos alunos na concretização do Ex. 12.

Observa-se que apenas 1 aluno considerou o exercício demasiado difícil, sendo que a maioria (86%) classificou o grau de dificuldade do Ex. 12 com Bom e Muito Bom.

140 7.4 Dificuldade do exercício. Insatisfeito - 7% Satisfeito - 7% Bom - 79% Muito Bom - 7%

Aferir o grau de dificuldade sentido pelos alunos na concretização do Ex. 12.

Observa-se que apenas 1 aluno considerou o exercício demasiado difícil, sendo que a maioria (86%) classificou o grau de dificuldade do Ex. 12 com Bom e Muito Bom. 7.5 Interação e cooperação entre os elementos do grupo. Insatisfeito - 0% Satisfeito - 27% Bom - 33% Muito Bom - 40%

Aferir o parecer dos alunos no que diz respeito à cooperação e interação entre os elementos do grupo (duplas).

Verifica-se que nenhum aluno revelou estar insatisfeito com a sua dupla de trabalho. O facto dos alunos terem sido responsáveis por eleger a sua dupla pode ser a razão pela qual nenhum manifestou estar descontente acerca da cooperação.

7.6 Participação do outro elemento do grupo. Insatisfeito - 7% Satisfeito - 27% Bom - 20% Muito Bom - 46%

Aferir a opinião dos alunos sobre a participação do outro elemento do grupo no desenvolvimento do Ex. 12.

Um aluno mostrou-se descontente perante a participação do outro elemento do grupo, enquanto os restantes alunos, dos quais 46%, classificaram a participação do parceiro com Muito Bom.

7.7 Interesse por trabalhar em grupo (duplas).

Insatisfeito - 7% Satisfeito - 0% Bom - 27% Muito Bom - 66%

Aferir o interesse dos alunos por trabalhar em grupos, neste caso duplas.

Verifica-se que 93% dos alunos têm um forte interesse por trabalhar em grupo. Isto indica que os alunos interessam-se pelo método de aprendizagem

141

Com o foco centrado no desempenho da professora (a própria) durante a implementação da Unidade Didática interessa observar e analisar os resultados obtidos na avaliação dos alunos em relação à professora.

7.8 Qualidade do trabalho resultante. Insatisfeito - 7% Satisfeito - 33% Bom - 60% Muito Bom - 0%

Aferir o parecer dos alunos em relação à qualidade do trabalho resultante do Ex. 12.

Verificar que a grande maioria dos alunos (93%) classificou a qualidade dos trabalhos, produto do Ex. 12, com Satisfeito e Bom. Nenhum aluno considerou o seu trabalho Muito Bom e apenas um revelou estar insatisfeito com o resultado. Interessa observar que este foi 2.º exercício com melhor média conseguida pelos alunos, no entanto não o classificaram como tal, o que significa que para os alunos os trabalhos tridimensionais em arame estavam menos bem-conseguidos do que o que, realmente, estavam. O facto de se tratar de um exercício pouco frequente, modelação em arame, faz com que os alunos sejam demasiado exigentes consigo próprios e se autoavaliem com classificações inferiores aquelas que merecem.

142

Quadro N.º 21 – Análise dos resultados do questionário colocado aos alunos da turma 11.º D: sobre o desempenho da professora. Durante o

Projeto Questões Resultados Objetivo da aferição Análise dos Resultados

8. Avaliação da professora (estagiária).

8.1 Organização das aulas lecionadas (ordem pela qual as aulas foram dadas).

Insatisfeito - 0% Satisfeito - 0% Bom - 40% Muito Bom - 60%

Aferir o desempenho da professora no que diz respeito à organização das aulas lecionadas durante a implementação do Projeto.

Verificou-se que 40% dos alunos classificou com Bom e os restantes com Muito Bom a organização das aulas lecionadas. O que indica que os alunos perceberam a existência de uma planificação ordenada, em função dos objetivos da Unidade. 8.2 Gestão do tempo de aula. Insatisfeito - 0% Satisfeito - 13% Bom - 54% Muito Bom - 33%

Aferir o desempenho da professora ao nível da gestão do tempo de cada aula.

Observa-se que a maioria dos alunos (87%) avaliam com Bom e Muito Bom a gestão do tempo de aula.

8.3 Capacidade de esclarecer dúvidas. Insatisfeito - 7% Satisfeito - 7% Bom - 33% Muito Bom - 53%

Aferir o desempenho da professora em relação à sua capacidade de esclarecer as dúvidas colocadas pelos alunos.

Verifica-se que apenas um aluno não considerou a professora capaz de esclarecer as suas dúvidas. Enquanto 53% dos alunos classificaram o desempenho da professora com Muito Bom. 8.4 Acompanhamento aos alunos (individualmente). Insatisfeito - 0% Satisfeito - 27% Bom - 46% Muito Bom - 27%

Aferir o desempenho da professora no que diz respeito ao apoio (individual) prestado aos alunos durante as aulas lecionadas.

Verifica-se que nenhum aluno considerou o

acompanhamento da professora, ao longo das aulas, insatisfatório. Cerca de 46% dos alunos avaliou o apoio prestados como Bom.

8.5 Interação entre alunos-professora. Insatisfeito - 0% Satisfeito - 7% Bom - 53% Muito Bom - 40%

Aferir a interação entre os alunos- professora, a partir da perspetiva dos alunos.

Observa-se que todos os alunos afirmaram que a sua interação com a professora era positiva, dos quais 93% avaliaram como sendo “Boa” e “Muito Boa”.

143 8.6 Respeito entre alunos-professora. Insatisfeito - 0% Satisfeito - 7% Bom - 40% Muito Bom - 53%

Aferir o respeito existente entre os alunos-professora, na perspetiva dos alunos.

Todos os alunos manifestaram existir respeito entre eles e a professor, e vice-versa. Cerca de 93% dos alunos classificam a relação de respeito mútuo com Bom e Muito Bom.

Confirma-se o bom ambiente de sala de aula, que sempre teve como base as relações de respeito e interação com os alunos, de modo, a que todos se sentissem integrados, confiantes e à vontade para partilharem as suas dúvidas e dificuldades.

8.7 Qualidade das aulas lecionadas de Geometria Descritiva A. Insatisfeito - 0% Satisfeito - 7% Bom - 20% Muito Bom - 73%

Aferir o parecer dos alunos em relação à qualidade das aulas lecionadas pela professora, no âmbito da disciplina de Geometria Descritiva A.

Verifica-se que todos os alunos consideraram que as aulas de Geometria Descritiva A tiveram qualidade, que a maioria, cerca de 93% classificou com Bom e Muito Bom, prevalecendo com 73% o que avaliaram com Muito Bom. Estes valores podem justificar o interesse e o empenho dos alunos, especialmente, pelas aulas em que foram lecionados conteúdos da geometria, mais precisamente ao nível das axonometrias.

8.8 Qualidade das aulas lecionadas de Desenho A. Insatisfeito - 0% Satisfeito - 13% Bom - 27% Muito Bom - 60%

Aferir a opinião dos alunos no que diz respeito à qualidade das aulas lecionadas pela professora, no âmbito da disciplina de Desenho A.

Observa-se que todos os alunos avaliaram positivamente as aulas de Desenho A, lecionadas pela professora. Cerca de 27% dos alunos avaliaram com Bom e 60% com Muito Bom, o que perfaz um total de 87%. Também nas aulas em que foram lecionados conteúdos de desenho, Perspetiva Isométrica, os alunos manifestaram gosto e

interesse pelos exercícios propostos e empenharam- se na sua resolução.

144

Na continuidade interessa relembrar que a implementação da prática teve como principal objetivo:

 Perceber de que modo é que a interdisciplinaridade, entre as disciplinas de Desenho A e de Geometria Descritiva A, pode promover a aprendizagem dos alunos, no âmbito do desenho em Perspetiva Isométrica e das Axonometrias Ortogonais Isométricas.

De acordo com o objetivo principal, também foram definidos os seguintes objetivos específicos:

1) A interdisciplinaridade promove a aprendizagem dos alunos?

2) A lecionação das Axonometrias Ortogonais Isométricas pode facilitar a consolidação de conhecimentos no domínio do desenho em Perspetiva Isométrica?

Recordados aqueles que são os objetivos principais da Unidade Didática, aos quais se pretende dar resposta, segue-se a análise do último parâmetro dos inquéritos distribuídos à amostra de 15 alunos, totalidade da turma. Nesse sentido, elaborou-se uma tabela que sintetiza e relaciona os objetivos pedagógicos com as questões colocadas no questionário, os respetivos resultados, os objetivos de aferição e, por fim, apresenta-se a análise dos resultados.

O último grupo de questões colocadas no inquérito solicitava, intencionalmente, aos alunos que escolhessem uma das duas respostas possíveis: Sim e Não. Também neste conjunto de perguntas, não foi dada à escolha uma resposta neutra, pois essa opção poderia dar origem a resultados pouco esclarecedores.

145

Quadro N.º 22 – Análise dos resultados do questionário por objetivo pedagógico. Objetivo Unidade

Didática Questões Resultados Objetivo da aferição Análise dos Resultados

1) A interdiscipli- naridade promove a aprendizagem dos alunos? 9.1 Já ouviste falar de interdisciplinaridade? Sim – 73% Não – 27% Aferir se os alunos conhecem o conceito de interdisciplinaridade.

Verifica-se que alguns dos alunos, cerca de 27%, revelaram não saber, nem nunca terem ouvido falar, do conceito de

interdisciplinaridade. Contudo, os restantes (73%) reconheceram o termo e foram, inclusive, capazes de explicar aos colegas o que significava interdisciplinaridade.

9.2 Consideras que as aulas lecionadas pela professora tiveram carácter interdisciplinar? Sim – 93% Não – 7% Aferir o carácter

interdisciplinar das aulas

Documentos relacionados