• Nenhum resultado encontrado

DCL Diretoria Comercial

5 AVALIAÇÃO DOS INDICADORES GERAIS DE

DESEMPENHO (IGD) ESPECÍFICOS DOS

DEPARTAMENTOS DA ÁREA COMERCIAL DA CELESC

Visando o cumprimento das metas previstas para os anos subsequentes, os contratos de resultados definem em cada departamento: o objeto; as obrigações da respectiva área; as obrigações de cada departamento; os objetivos e metas empresariais; os recursos financeiros que serão utilizados para tornar o contrato de resultados factível; o processo de acompanhamento das metas previstas; a política de consequências resultante da faixa de desempenho em que se situar o IGD, bem como os pontos iniciais e metas dos indicadores dos objetivos empresariais para os períodos considerados.

Ressalta-se que, mesmo com todos os controles de objetivos, metas e indicadores gerais de desempenho específicos, o processo de gestão dos resultados ainda fica comprometido. A seguir, será detalhado o desempenho dos departamentos da Área Comercial para os anos de 2010 e 2011 respectivamente.

Para fins de avaliação, serão descritos somente os indicadores gerais de desempenho específicos dos departamentos da Área Comercial para os anos de 2010 e 2011.

5.1 INDICADORES GERAIS DE DESEMPENHO ESPECÍFICOS DOS DEPARTAMENTOS DA ÁREA COMERCIAL PARA 2010

Na sequência, serão descritos os indicadores gerais de desempenho específicos dos departamentos da área Comercial da CELESC.

5.1.1 Indicadores Gerais de Desempenho Específicos do DPGT - 2010

Os indicadores gerais de desempenho específicos do DPGT para 2010 foram os seguintes: Gerenciamento de Fiscalização do Grupo A, Gerenciamento de Fiscalização do Grupo B, Gerenciamento de Ligações novas (Grupos A e B), Sistema de Medição de Consumidores Livres e Fronteira, Aplicação em Eficiência Energética, Aplicação do Programa

de Eficiências Energética – PEE em Comunidades de Baixo Poder Aquisitivo.

5.1.2 Indicador de Desempenho Específico do DPCM – 2010 O indicador de desempenho específico do DPCM é denominado de Variação Entre o Montante de Energia Contratada e o Mercado Realizado.

5.1.3 Indicadores Gerais de Desempenho Específicos do DPGC – 2010

Os indicadores gerais de desempenho específicos do DPGC para o ano de 2010 foram os seguintes: Gerenciamento das Religações Normais e de Urgência, Gerenciamento da Inadimplência entre 31 e 90 Dias, Gerenciamento da Inadimplência acima de 90 dias, Gerenciamento do Corte Indevido (evitar), Gerenciamento das Indenizações por Danos em Aparelhos Eletrodomésticos, Gerenciamento da Devolução de Faturamento a Maior, Gerenciamento de Penalidade ANEEL (faturamento pela média), Gerenciamento UC Tensão de Contrato Inadequado Grupo A, Gerenciamento do Índice de Satisfação dos Clientes – ISQP.

5.1.4 Avaliação dos Indicadores Gerais de Desempenho Específicos dos Departamentos da Área Comercial da CELESC para o ano de 2010

Para o ano de 2010, os resultados da avaliação dos indicadores gerais de desempenho específicos para cada um dos departamentos da Área Comercial da CELESC estão, a seguir, descritos.

Para o DPGC, os indicadores tiveram a seguinte avaliação:  Indicador Específico 1 - Gerenciamento das Religações

Normais e de Urgência - ficou na cor vermelha em todos os meses de 2010, o que corresponde ao nível inferior, com desempenho crítico. O resultado acumulado do ano foi de 2,32% em relação à meta de 0,50%.

 Indicador Específico 2 – Gerenciamento da Inadimplência entre 31 e 90 Dias - O desempenho nesse indicador foi crítico, ficou na cor vermelha em todos os meses de 2010, 114

correspondendo ao nível comprometedor ou inferior. O resultado acumulado do ano foi de 0,73% em relação à meta de 0,60%.

 Indicador Específico 3 – O Gerenciamento da Inadimplência Acima de 90 dias ficou na cor vermelha em todos os meses de 2010, o que equivale ao nível comprometedor ou inferior, com desempenho crítico. O resultado acumulado do ano foi de 13,8% em relação à meta de -20 milhões.

 Indicador Específico 4 – Gerenciamento dos Cortes Indevidos (evitar). Esse indicador ficou na cor vermelha em todos os meses de 2010, equivalendo ao nível comprometedor ou inferior, com desempenho crítico. O resultado acumulado do ano foi de 0,18% em relação à meta de 0,0%.

 Indicador Específico 5 – O Gerenciamento das Indenizações por Danos em Aparelhos Eletrodomésticos ficou na cor vermelha em todos os meses de 2010, correspondendo ao nível comprometedor ou inferior, com desempenho crítico. O resultado acumulado do ano foi de 15,19% em relação à meta de 0,92%.

 Indicador Específico 6 – Gerenciamento da Devolução de Faturamento a Maior - Esse indicador ficou na cor verde em todos os meses de 2010, o que equivale ao nível de excelência ou superior almejado pela Empresa. O resultado acumulado anual foi de 0,0% em relação à meta de 0,0%.

 Indicador Específico 7 – Gerenciamento das Penalidades ANEEL (faturamento pela média) - Esse indicador ficou na cor verde, que corresponde ao nível de excelência ou superior almejado Empresa. O resultado acumulado anual ficou em 0,92% em relação à meta de 0,92%.

 Indicador Específico 8 – O Gerenciamento UC Tensão Contrato Inadequada - Grupo A (GA) apresentou variações em duas das três faixas durante o ano de 2010: na cor amarela, que corresponde ao nível de mercado e representa uma situação intermediária entre os níveis inferior e superior. Nessa, os períodos de junho a setembro, novembro e dezembro apresentaram os seguintes resultados: 3,82, 3,54, 3,34, 2,93, 2,60 e 2,61% respectivamente. A cor vermelha corresponde ao nível comprometedor ou inferior e representa desempenho crítico apresentou, para os meses de janeiro a maio de 2010, respectivamente: 6,22, 6,38, 6,53, 8,88 e, 8,90%. No mês de 115

outubro, a medição não foi realizada, o que compromete ainda mais os resultados da avaliação de desempenho desse departamento da Área Comercial da CELESC. O resultado acumulado anual ficou na faixa cor com 2,61% com uma meta projetada de 2,50%.

 Indicador Específico 9 – Gerenciamento do Índice de Satisfação dos Clientes ISQP ABRADEE - Esse indicador ficou na cor vermelha em todos os meses de 2010, equivalendo ao nível comprometedor ou inferior, com desempenho crítico. O resultado acumulado do ano foi de 88,03% em relação à meta de 90,90%.

O Quadro 2 apresenta um resumo das avaliações de nove indicadores Gerais de Desempenho Específicos do DPGC, no ano de 2010, nos contratos de resultados, considerando o peso, o ponto inicial e a meta a ser atingida.

CAMPO DE